sábado, 4 de maio de 2024

Forças Armadas realizam mais de 9,7 mil resgates no Rio Grande do Sul

A operação, batizada de Taquari 2, envolve 29 helicópteros, quatro aeronaves, 866 viaturas e 182 embarcações, além de 85 equipamentos de engenharia


O ministro Paulo Pimenta durante a primeira reunião da sala de governo estabelecida em Porto Alegre (Foto: Lucas Leffa / Secom / PR)

As Forças Armadas estão mobilizando um efetivo de quase mil militares para lidar com as inundações e deslizamentos que assolam grande parte do Rio Grande do Sul devido às fortes chuvas no estado. 

Até o momento, já foram realizados 9.749 resgates na região, dos quais 7.007 foram operações terrestres, 2.340 foram operações fluviais e 402 foram operações aéreas.

A operação, batizada de Taquari 2, envolve 29 helicópteros, quatro aeronaves, 866 viaturas e 182 embarcações, além de 85 equipamentos de engenharia, levando em conta Exército, Marinha, Aeronáutica e agências parceiras, num efetivo de quase 900 pessoas.

“A situação é crítica. Mais de 200 pessoas já foram resgatadas só pela Força Aérea Brasileira em mais de 36 horas de voo”, explicou o ministro Paulo Pimenta, da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, que está no Rio Grande do Sul acompanhando as ações emergenciais. 

A Defesa Civil aponta 57 mortes em decorrência dos temporais, sendo dez em investigação para determinação da causa. Dos 497 municípios do Rio Grande do Sul, 300 foram afetados pelas fortes chuvas que atingem o estado. As chuvas deixaram 350 mil localidades sem energia elétrica, sendo 54 mil da distribuidora CEEE Equatorial somados a 296 mil pontos abastecidos pela empresa RGE Sul. - 247.



BLOG DO BILL NOTICIAS

Lula posta mensagem alusiva ao Dia das Mães e presta homenagem "às mães do Rio Grande do Sul" (vídeo)

"Vocês não estão sozinhas", garantiu o presidente, antes de lamentar: "sabemos que nem tudo pode ser recuperado. Mães perdera...