Presidente também disse que deseja visitar a Etiópia em 2024 para uma reunião da União Africana
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta terça-feira (5) que pretende visitar a Guiana no próximo ano para participar de uma reunião dos países da Caricom, em meio ao agravamento da disputa territorial do país com a Venezuela na região de Essequibo. Ele também quer visitar Addis Ababa para uma reunião da União Africana.
"O ano que vem eu tenho duas viagens que eu quero fazer: uma é para uma reunião da União Africana, dos 54 países da África que vai ser em Addis Ababa na Etiópia; e a outra é na Guiana, uma reunião dos países do Caricom (Comunidade do Caribe). Essas eu quero participar porque são coisas que tenho interesse de falar para eles sobre democracia, sobre o sistema ONU, sobre financiamento", disse Lula durante a live "Conversa com o Presidente". >>> Lula determinou 'blindagem de fronteiras' por aumento da tensão entre Venezuela e Guiana, diz ministro da Defesa
No último domingo, os venezuelanos votaram em um referendo para reivindicar a soberania sobre a região de Essequibo, um território rico em petróleo disputado entre a Venezuela e a Guiana. Mais da metade dos eleitores venezuelanos elegíveis, ou 10,55 milhões de pessoas, participaram do referendo, com todas as cinco questões na cédula obtendo 95% de apoio público, disse o Conselho Nacional Eleitoral. - 247.
BLOG DO BILL NOTICIAS