Projeto visa narrar a trajetória democrática do Brasil, com foco na participação social, e aguarda aprovação no Congresso Nacional
Atos golpistas de 8 de Janeiro de 2023 (Foto: Fellipe Sampaio /SCO/STF)
O governo Lula propôs a inclusão de um projeto de construção do Museu da Democracia, em Brasília, no âmbito do Novo PAC. Com um investimento estimado em R$ 40 milhões, o museu tem como objetivo narrar a história da construção da democracia no Brasil, incluindo o evento de 8 de janeiro, quando manifestantes bolsonaristas invadiram prédios públicos em Brasília, destaca a Folha.
A ministra da Cultura, Margareth Menezes, anunciou a intenção de criar um memorial logo após os ataques ocorridos em janeiro. O museu pretende abordar a evolução da democracia no país, com ênfase em seus significados dinâmicos e na participação social na sua formação, defesa e fortalecimento. A proposta não visa centrar-se no evento de 8 de janeiro, mas sim contextualizá-lo como parte do conteúdo abordado.
"A proposta do museu parte do ocorrido em 8 de janeiro, mas não é sobre o 8 de janeiro. Após o aprofundamento da discussão dentro do ministério, percebeu-se a necessidade de um olhar abrangente sobre a história da democracia, para entender seus significados dinâmicos e a potência da participação social na sua construção, defesa e fortalecimento, e seus caminhos futuros", afirmou o Ministério da Cultura em nota.
Embora já faça parte da lista de obras previstas no programa, o projeto do museu ainda está em discussão. Equipes técnicas da Subsecretaria de Espaços e Equipamentos Culturais do Minc, do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) estão envolvidas nas análises detalhadas do projeto.
A construção do Museu da Democracia dependerá da aprovação pelo Congresso Nacional, uma vez que o projeto está incluído no Novo PAC e utiliza recursos do Tesouro Nacional. O programa, recém-lançado pelo governo Lula, prevê investimentos públicos de R$ 371 bilhões até o final de seu mandato em 2026.
Embora a localização exata do museu ainda não tenha sido definida, a pasta da Cultura informou que haverá um concurso para a criação do projeto arquitetônico. A discussão técnica e a aprovação institucional são processos necessários para dar início à construção do museu. A pasta também ressalta que o conteúdo do museu será decidido coletivamente e com consulta popular. - 247.
BLOG DO BILL NOTICIAS