quinta-feira, 23 de março de 2023

Em acordo inédito, Brasil e China vão se unir para combater fome e pobreza extrema

Na visita de Lula à China, mais de 20 acordos serão assinados, incluindo um que promove cooperação entre países na designação de áreas prioritárias para combater fome e pobreza

Lula e Xi Jinping (Foto: Ricardo Stuckert/PR | Reuters)

O Brasil e a China estão unindo forças para firmar um acordo inédito com o objetivo de combater a fome e a pobreza extrema. A aliança prevê a possibilidade de colaboração com organismos multilaterais para colocar o assunto na agenda internacional. A informação é do colunista Jamil Chade do portal Uol.

Durante a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao líder chinês, Xi Jinping, mais de 20 acordos serão assinados, incluindo um que promove a cooperação entre os dois países na designação de áreas prioritárias para combater a fome e a pobreza. 

Após a assinatura, os governos dos dois países darão início aos trabalhos para implementar as medidas discutidas. Os Ministérios do Desenvolvimento Social e do Desenvolvimento Agrário serão os responsáveis brasileiros pela missão. O jornalista informa que um primeiro encontro entre os ministros já foi agendado para as próximas semanas.

Isso representa a primeira formulação concreta de uma ideia que já havia sido mencionada por Lula: durante a COP27 no Egito, em novembro, o petista havia expresado o desejo de formar uma aliança contra a fome.

Vale lembrar que a China alcançou antes de qualquer outro país a meta estabelecida pela ONU de reduzir pela metade o número de pessoas vivendo em extrema pobreza. Em um período de 40 anos, milhões de indivíduos foram retirados da condição de extrema miséria, definida como uma renda diária de US$ 1,9 ou menos. - (247).


BLOG DO BILL NOTICIAS

Maioria dos americanos desaprova gestão de Trump na economia, diz pesquisa

  Pesquisa da CBS News mostra queda de quatro pontos nos índices de apoio às políticas econômicas do ex-presidente Presidente dos EUA, Donal...