terça-feira, 13 de dezembro de 2022

Flávio Dino diz que lei vai agir contra quem praticou atos criminosos em Brasília

Em coletiva, futuro ministro da Justiça disse que Lula está em segurança e em nenhum momento foi exposto a risco

Andrei Rodrigues, Flávio Dino e Júlio Danilo (Foto: Reprodução)


O futuro ministro da Justiça, Flávio Dino, afirmou em coletiva de imprensa realizada às 23h40 desta segunda-feira (12) que a lei irá agir contra os responsáveis pelos atos criminosos e golpistas em Brasília. 

“Os manifestantes confundem a liberdade de expressão com o cometimento de crimes. E esse cometimento tem que cessar”, declarou Dino. 

“As medidas de responsabilização já adotadas irão prosseguir. Não há nenhuma hipótese de haver passos atrás na garantia da lei e da ordem pública em razão de violência”, assegurou.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, diplomado nesta segunda-feira, hospedado em Brasília, está em absoluta segurança e em nenhum momento foi exposto a risco, informou ainda Flávio Dino.

“Estamos tranquilos e com firmeza em um caminho em defesa da lei”, disse.

“Nós estamos trabalhando há algumas semanas, em parceria com o Distrito Federal, e é hábito para garantir a segurança do presidente Lula e a ordem pública do País”, declarou.

Segundo ele, há diálogo permanente entre a equipe de transição e o GDF. “Falei com o Ibaneis cinco vezes”, relatou.

Atos ‘golpistas’

Questionado pelo repórter Marcelo Auler, do 247, se atos “antidemocráticas” podem continuar ocorrendo pacificamente, Dino afirmou que “há uma atuação permanente em relação a esse atos”.

“Foi uma dessas atuações que ensejou essa reação violenta, absurda e inaceitável”, acrescentou, em referência à prisão do indígena José Acácio Serere Xavante, que participava de atos golpistas, por ordem do presidente do TSE, Alexandre de Moraes, e que causou à queima de carros e ônibus por bolsonaristas.

O secretário de Segurança do Distrito Federal, Júlio Danilo, disse não ser possível afirmar se prisões haviam sido feitas e que as ações das forças públicas do DF contra manifestantes devem ser efetuadas em conjunto com as Forças Armadas, já que manifestantes partiram de área sob jurisdição militar. Ele disse que os atos golpistas, caso fossem "pacíficos", eram legítimos. Brasil247.

Assista à coletiva:




BLOG DO BILL NOTICIAS

RS contabiliza meio milhão de pessoas afetadas pelas chuvas

  Dos 497 municípios, pelo menos 317 sofrem consequências dos temporais Lauro Alves/Secom As fortes chuvas que atingem o estado do Rio Grand...