Por: Diario de Pernambuco
Governador Paulo Câmara esteve presente durante assinatura da autorização (Divulgação/SEI)A mineradora Bemisa recebeu autorização para construir e explorar uma ferrovia de 717 quilômetros que conecte Curral Novo, no Piauí, ao Porto de Suape, na Região Metropolitana do Recife. O aval, foi assinado nesta nesta quinta-feira (9) pelo ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas.
Além disso, Freitas também autorizou o início Do processo de consulta pública para que a Ilha de Cocaia seja retirada da área do Porto Organizado de Suape, o que poderá possibilitar a movimentação de cerca de 20 milhões de toneladas de minério por Suape. Caso saia da chamada Poligonal do Porto, a ilha poderá receber a instalação de um terminal privado de minério de ferro, o que viabilizaria a construção da ferrovia que deverá ligar o interior do Piauí ao atracadouro pernambucano.
O projeto, que deverá gerar milhares de empregos para os pernambucanos, tem investimento previsto de R$ 5,7 bilhões. "A confirmação desse projeto ferroviário entre o Piauí e o Porto de Suape é uma vitória de todos os pernambucanos. Temos trabalhado em parceria com a Bemisa para concretizar essa obra pelas indiscutíveis vantagens de Suape e, mais do que nunca, esse investimento está em um caminho irreversível para a sua concretização já nos próximos anos. A ferrovia vai cortar o Estado de ponta a ponta e será mais uma grande vantagem logística para Pernambuco, com a criação de milhares de empregos em setores diversos", avaliou Paulo Câmara.