sexta-feira, 6 de agosto de 2021

Mundo relembra neste 6 de agosto bombardeio com arma nuclear em Hiroshima

 


Nesta sexta-feira, 6 de agosto, transcorre o 76º anversário do ataque com bomba atômica a Hiroshima, autorizado pelo então presidente dos Estadis Unidos, Harry Truman, sob a alegação de que se tratava de uma medida para obrigar o Japão a se render e a Segunda Guerra Mundial terminasse. 

A bomba atômica, designada Little Boy, foi lançada sobre Hiroshima no dia 6 de agosto em 1945, matando em um momento 80 mil japoneses, principalmente civis. A contagem total de mortes aumentou para 129.000 como resultado dos efeitos colaterais que os japoneses sofreram devido à radiação. 

Três dias depois, os Estados Unidos lançaram a segunda bomba atômica, Fat Boy, sobre a cidade japonesa de Nagasaki, matando cerca de 40.000 pessoas instantaneamente, mas atingindo uma contagem de mortes de 226.000 ao longo dos anos devido aos efeitos colaterais. 

O Japão, sendo um dos membros do Eixo, se rendeu em 15 de agosto, pondo fim à Segunda Guerra Mundial. 

Os Estados Unidos são o primeiro e único país que utilizou armas nucleares em uma guerra. Os ataques aconteceram pouco tempo depois dos testes. Em 16 de julho de 1945, os Estados Unidos detonaram o primeiro dispositivo nuclear do mundo em Alamogordo, Novo México. O presidente Joe Biden disse no mês passado em um comunicado que os bombardeios "marcaram o fim da Segunda Guerra Mundial, mas abriram nossos olhos para a verdade de que uma guerra nuclear nunca deve ser iniciada". 

Vários grupos de cidadãos e fóruns no Japão vão realizar vigílias para assinalar as datas de 6 e 9 de agosto. (Sputnik).


BLOG DO BILL NOTICIAS

Decisão do futsal entre Palmeiras e Corinthians termina em pancadaria generalizada (vídeo)

Clube alviverde vencia por 5 a 2 quando a briga começou; não havia policiamento preventivo no local Briga na decisão entre Corinthians e Pal...