sexta-feira, 6 de agosto de 2021

Mundo relembra neste 6 de agosto bombardeio com arma nuclear em Hiroshima

 


Nesta sexta-feira, 6 de agosto, transcorre o 76º anversário do ataque com bomba atômica a Hiroshima, autorizado pelo então presidente dos Estadis Unidos, Harry Truman, sob a alegação de que se tratava de uma medida para obrigar o Japão a se render e a Segunda Guerra Mundial terminasse. 

A bomba atômica, designada Little Boy, foi lançada sobre Hiroshima no dia 6 de agosto em 1945, matando em um momento 80 mil japoneses, principalmente civis. A contagem total de mortes aumentou para 129.000 como resultado dos efeitos colaterais que os japoneses sofreram devido à radiação. 

Três dias depois, os Estados Unidos lançaram a segunda bomba atômica, Fat Boy, sobre a cidade japonesa de Nagasaki, matando cerca de 40.000 pessoas instantaneamente, mas atingindo uma contagem de mortes de 226.000 ao longo dos anos devido aos efeitos colaterais. 

O Japão, sendo um dos membros do Eixo, se rendeu em 15 de agosto, pondo fim à Segunda Guerra Mundial. 

Os Estados Unidos são o primeiro e único país que utilizou armas nucleares em uma guerra. Os ataques aconteceram pouco tempo depois dos testes. Em 16 de julho de 1945, os Estados Unidos detonaram o primeiro dispositivo nuclear do mundo em Alamogordo, Novo México. O presidente Joe Biden disse no mês passado em um comunicado que os bombardeios "marcaram o fim da Segunda Guerra Mundial, mas abriram nossos olhos para a verdade de que uma guerra nuclear nunca deve ser iniciada". 

Vários grupos de cidadãos e fóruns no Japão vão realizar vigílias para assinalar as datas de 6 e 9 de agosto. (Sputnik).


BLOG DO BILL NOTICIAS

Maioria dos americanos desaprova gestão de Trump na economia, diz pesquisa

  Pesquisa da CBS News mostra queda de quatro pontos nos índices de apoio às políticas econômicas do ex-presidente Presidente dos EUA, Donal...