sexta-feira, 8 de janeiro de 2021

Um dia depois de falar em 'reconciliação', Trump anuncia que não vai à posse de Biden

 

Trump, Capitólio invadido por apoiadores de Trump e Joe Biden (Foto: Reuters)

Menos de 24 após falar em “reconciliação” e se comprometer em realizar uma transição pacífica, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que não  comparecerá à posse do presidente eleito, o democrata Joe Biden, no próximo dia 20, o que porá fim a uma tradição de 152 anos.

"Para todos aqueles que tem perguntado, eu não vou à posse no dia 20 de janeiro", afirmou Trump nesta sexta-feira (8). Veja:

Tradicionalmente, os presidentes que deixam o cargo participam da cerimônia de posse do sucessor. Quando Trump assumiu a Casa Branca, em 2017, Barack Obama compareceu ao evento e cumprimentou o republicano.

Os únicos três presidentes que faltaram à posse dos seus sucessores foram John Adams (em 1801), John Quincy Adams (em 1829) e Andrew Johnson (em 1869).

Mesmo com a ausência de Trump, o vice-presidente Mike Pence deve participar da cerimônia, embora não tenha confirmado a ida. Ele transmitirá o cargo para a eleita Kamala Harris.

A declaração de Trump vem na esteira das demissões de integrantes do seu gabinete e do repúdio à invasão do Capitólio feita por apoiadores e que resultou em cinco pessoas mortas. (Brasil247).


BLOG DO BILL NOTICIAS



RS contabiliza meio milhão de pessoas afetadas pelas chuvas

  Dos 497 municípios, pelo menos 317 sofrem consequências dos temporais Lauro Alves/Secom As fortes chuvas que atingem o estado do Rio Grand...