terça-feira, 5 de janeiro de 2021

Juiz acata STF e libera acesso de Lula a mensagens de Moro e Dallagnol

 

Lula, Sergio Moro e Deltan Dallagnol (Foto: Felipe L. Gonçalves/Brasil247 | ABr)

O juiz Gabriel Zago Capanema de Paiva, plantonista da 10ª Vara Federal Criminal do Distrito Federal, determinou na noite de segunda-feira (4) o cumprimento de ordem judicial do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski que libera o acesso da defesa do ex-presidente Lula a mensagens apreendidas pela Operação Spoofing, que investigou um grupo de hackers que invadiu celulares de autoridades brasileiras, incluindo procuradores da força-tarefa da Lava Jato, o ex-juiz Sergio Moro e Jair Bolsonaro, o que deu origem à série de reportagens intitulada Vaza Jato.

“Com esse intuito, oficie-se à Divisão de Contrainteligência da Diretoria de Inteligência da Polícia Federal (…). Considerando a urgência do provimento, confiro ao presente despacho força de ofício para fins de cumprimento. Intime-se o requerente. Comunique-se o Ministro Relator acerca do teor deste despacho”, escreveu em decisão o juiz Gabriel Zago.

A decisão de Lewandowski foi proferida em 28 de dezembro. No entanto, foi descumprida por Waldemar Cláudio de Carvalho, responsável pelo plantão da 10ª Vara naquele momento. O ministro teve de reforçar sua determinação por duas vezes.

Na segunda-feira (4), Lewandowski intimou o juiz pelo descumprimento da decisão. (247).


BLOG DO BILL NOTICIAS

RS contabiliza meio milhão de pessoas afetadas pelas chuvas

  Dos 497 municípios, pelo menos 317 sofrem consequências dos temporais Lauro Alves/Secom As fortes chuvas que atingem o estado do Rio Grand...