quarta-feira, 2 de dezembro de 2020

2020 deve encerrar como um dos três anos mais quentes da história

 

                                                                    Foto: ED ALVES/CB/D.A.Press

Porvando que realmente é um ano fora do normal, 2020 deve chegar ao fim como um dos três mais quentes da história desde que a temperatura começou a ser medida, no fim do século 19, pela Organização Meteorológica Mundial (OMM). Ainda segundo a OMM, a década de 2011 a 2020 também deve ser a mais quente desde então. Um relatório prévio do seu Estado do Clima Global em 2020 foi divulgado nesta quarta-feira (2).

"A temperatura média global em 2020 deve ficar em cerca de 1,2°C acima do nível pré-industrial (1850-1900). Há pelo menos uma chance em cinco de exceder temporariamente 1,5°C até 2024", afirmou o secretário-geral da OMM, Petteri Taalas, em comunicado à imprensa.

No próximo dia 12 o Acordo de Paris, que busca, entre outros pntos, conter o aquecimento do planeta em 1,5°C até o fim do século, completa cinco anos. Entretanto, o tratado parece estar cada vez mais longe de ser alcançado. Segundo Taalas, os esforços que os 200 países do mundo fizeram para reduzir suas emissões de gaseses e efeito estufa não estão sendo suficientes. "Mais esforços são necessários", frisou o executivo. 

Ele lembra que, até então o ano mais quente da história havia sido 2016, quando houve ocorrência do fenômeno El Niño, que aquece as águas do Pacífico e colaboram com o aumento da temperatura do planeta. Em 2020, por sua vez, está em vigor o fenômeno El Niña, que tem efeito contrário, de esfriamento. 

Ainda assim e Mesmo com as medidas de lockdown adotadas em vários países neste ano por causa da pandemia de Covid-19, que paralisaram atividades industriais, a temperatura média do planeta subiu. "Não foi suficiente para colocar um freio no aquecimento deste ano. Este ano já mostrou recordes de calor comparáveis aos de 2016", afirmou Taalas. (DP)





RS contabiliza meio milhão de pessoas afetadas pelas chuvas

  Dos 497 municípios, pelo menos 317 sofrem consequências dos temporais Lauro Alves/Secom As fortes chuvas que atingem o estado do Rio Grand...