sexta-feira, 21 de agosto de 2020

Em Petrolina covid-19 atinge o pico e apresenta uma curva de queda na cidade

                                   Via:Santanavinicius
Foto:Google Maps
A pesquisa do Curso de Economia da Facape,  mostra através de dados, de que Petrolina atingiu o pico da curva de contaminação do novo coronavírus entre 27 de julho a 2 de agosto. Inicialmente, o pico estava previsto para o dia 21 de agosto, no entanto, o professor doutor João Ricardo, coordenador da pesquisa da Facape confirmou hoje a imprensa regional que o pico foi registrado  bem antes do tempo que se esperava.
“Em Juazeiro o pico ocorreu primeiro, ainda no final de julho chegou a 502 novos casos na semana entre 20 a 26 de julho, e depois começou a declinar. Na semana passada, foram 327 casos na cidade. Em Petrolina, o picou foi um pouco depois, entre 27 de julho e 2 de agosto foram 487 novos casos, depois na semana seguinte 485 casos e diminuiu para 302 na última semana”, disse o  pesquisador.
Agora, diante do atual cenário, o município de Petrolina  caminha para novos momentos na pandemia, e o comportamento da população será decisivo para esses novos rumos, diz o pesquisador João Ricardo:
“Podemos considerar que temos uma boa notícia, que é essa redução da velocidade com que os novos casos aparecem na região. Agora o que buscamos entender é o que vai acontecer a partir desse momento. As possibilidades são: uma queda rápida no número de casos semanais e entrar a fase decrescente da curva, outra possibilidade é uma queda lenta do número de novos casos com uma estabilidade por um longo período de pico da curva formando um platô, e, existe a possibilidade de voltar a aumentar a quantidade de novos casos e a curva ter um outro pico. Basicamente quem vai definir isso é o comportamento da população, se mantiver os protocolos, níveis de isolamento, distanciamento, continuar usando máscara, álcool em gel, é possível que se tenha essa desejada queda, agora, se a população não colaborar, tem a possibilidade até de voltar a subir os novos casos semanais e esse seria o pior cenário, pois vai impactar diretamente no uso de leitos de hospitais e fazer inclusive com que as autoridades tenham que voltar com as medidas de maior isolamento”, colocou ele.


Blog do BILL NOTICIAS

RS contabiliza meio milhão de pessoas afetadas pelas chuvas

  Dos 497 municípios, pelo menos 317 sofrem consequências dos temporais Lauro Alves/Secom As fortes chuvas que atingem o estado do Rio Grand...