sábado, 2 de maio de 2020

Urgente: STF suspende expulsão de diplomatas venezuelanos

(Foto: Marcos Corra/PR | Reuters | Reprodução)


247 com Sputnik – O Supremo Tribunal Federal acaba de impor mais uma derrota a Jair Bolsonaro. Decisão do ministro Luís Roberto Barroso proibiu a expulsão de 34 diplomatas venezuelanos do território nacional, uma decisão tomada por Ernesto Araújo que contraria a Convenção de Viena, fere os interesses nacionais e foi tomada apenas para atender aos Estados Unidos, que têm o objetivo de derrubar o governo de Nicolás Maduro para se apoderar das maiores reservas de petróleo do mundo, que estão em solo venezuelano. 
Barroso atendeu a um pedido do deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS), que ingressou com um habeas corpus no STF pedindo que a ordem do Itamaraty fosse derrubada.
A suspensão tem validade de dez dias. O ministro determinou que neste período o presidente Jair Bolsonaro e o Ministério das Relações Exteriores esclareçam ao STF os motivos que levaram o governo federal a saída dos representantes do governo venezuelano.
O prazo dado pelo Itamaraty terminaria neste sábado e aqueles que descumprissem a ordem seriam considerados "personas non gratas" e perderiam os direitos diplomáticos. 
Nesta sexta-feira (1º), o procurador-geral da República, Augusto Aras, enviou ofício ao ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, em que afirma que a expulsão dos diplomatas pode contrariar tratados e convenções internacionais.

Blog do BILL NOTICIAS

Maioria dos americanos desaprova gestão de Trump na economia, diz pesquisa

  Pesquisa da CBS News mostra queda de quatro pontos nos índices de apoio às políticas econômicas do ex-presidente Presidente dos EUA, Donal...