segunda-feira, 30 de setembro de 2019

Mello Franco, do Globo, diz que história do impeachment de Dilma está sendo reescrita

Dilma Rousseff
Dilma Rousseff (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)


"Três anos depois, a história do impeachment de Dilma Rousseff continua a ser reescrita. Na sexta-feira, o tucano Aloysio Nunes afirmou que a Lava-Jato cometeu 'ilegitimidades' e vendeu 'peixe podre' para forçar a derrubada da ex-presidente. Ele se referia ao grampo do 'Bessias', vazado por Sergio Moro às vésperas da votação decisiva na Câmara", diz o colunista Bernardo Mello Franco, do Globo.
"O tucano foi beneficiário direto do impeachment. Candidato a vice-presidente na chapa de Aécio Neves, ele virou líder do governo de Michel Temer no Senado. Meses depois, foi promovido a ministro das Relações Exteriores. Na sexta, o tucano disse não ter dúvidas de que a nomeação de Lula teria evitado a queda de Dilma", afirma ainda o colunista.(247)


Blog do BILL NOTICIAS

SAÚDE Cientistas identificam novo parasita que já infectou mais de cem pessoas no Nordeste

  Por: FolhaPress - FolhaPress
Foto: Reprodução / Pixabay
Foto: Reprodução / Pixabay


Um parasita microscópico que até hoje não tinha sido identificado pela ciência já infectou mais de uma centena de pessoas no Nordeste, causando lesões graves no fígado, no baço e na pele e matando pelo menos um desses pacientes.
 
As características da doença lembram a leishmaniose visceral, moléstia endêmica na região, normalmente causada pelo protozoário Leishmania infantum. Mas a análise do DNA do micro-organismo revelou que se trata de um parasita novo, cujos parentes mais próximos costumam infectar apenas insetos.
 
Os dados acabam de ser publicados por pesquisadores da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), da Universidade Federal de Sergipe e da USP de Ribeirão Preto na revista especializada Emerging Infectious Diseases.
 
A equipe ainda não sabe como o micróbio acabou infectando os 141 pacientes que eles conseguiram rastrear até agora (o número real de afetados pode, é claro, ser muito mais alto).
O causador da leishmaniose é transmitido pelo chamado mosquito-palha ou flebotomíneo. Entretanto, os primos mais próximos do novo parasita, que pertencem ao gênero Crithidia, costumam estar presentes no organismo de anofelinos (os transmissores da malária) e mosquitos do gênero Culex, como o pernilongo comum.
 
"O que a gente sabe é que, nesse grupo de protozoários, a transição em que a espécie deixa de ser um parasita que afeta apenas insetos e passa a infectar também vertebrados acontece nos casos em que o inseto se alimenta de sangue", explica a bióloga Sandra Maruyama, da UFSCar, uma das autoras do estudo. "Estudar esse protozoário pode ser uma ferramenta importante para entender como o salto acontece."
 
Além disso, as implicações para a saúde pública podem ser consideráveis. O novo parasita só acabou sendo flagrado porque produzia sintomas inesperados –feridas avermelhadas na pele do corpo todo, em vez das feridas mais localizadas que o Leishmania normalmente causa, por exemplo – e não respondia ao tratamento tradicional.
 
"Mas que diabo será isso?" foi a reação de João Santana da Silva, da USP de Ribeirão Preto, quando análises de DNA preliminares indicaram que o micro-organismo, até então considerado apenas outra variante de Leishmania resistente a medicamentos, mostrou não ter parentesco próximo com as formas já conhecidas.
 
A confusão é compreensível porque, ao microscópio, muitos protozoários desse grande grupo, que inclui também o causador do mal de Chagas, são bastantes parecidos uns com os outros. "Hoje a gente já percebe que, enquanto o Leishmania é mais alongado e tem um flagelo ["cauda"] comprido, o novo parasita é mais achatado, com flagelo mais curto", aponta Maruyama.
 
Uma clareza maior acerca do enigma veio com a "leitura" completa do genoma do micro-organismo e de sua comparação detalhada com o de outros protozoários. Há diferenças substanciais entre o DNA dele e o das várias espécies de Leishmania, a começar pelo tamanho do "livro" do genoma: 33 milhões de pares de letras químicas de DNA no caso do causador da leishmaniose contra cerca de 54 milhões no novo parasita (o genoma humano, bem mais prolixo, chega a 3 bilhões).
 
Os dados genômicos concluem uma história que começou em 2010, quando Roque Pacheco Almeida, do Departamento de Medicina da Universidade Federal de Sergipe, teve o primeiro contato com o paciente que, após três tentativas de tratamento, acabou morrendo.
 
"Nesse caso, temos certeza da causa. Estamos investigando outro caso, no qual o paciente também não respondia ao tratamento e perdemos contato com ele. Outro morreu recentemente, com achados clínicos fora do esperado. Estamos verificando se foi pelo mesmo parasita", conta Almeida.
 
Ele lembra que, segundo o Ministério da Saúde, Sergipe tem uma taxa elevada de mortalidade causada por leishmaniose visceral –cerca de 15% dos infectados, enquanto o normal seria 6%. "Talvez estejamos diante de um grande problema decorrente da presença de um novo agente infeccioso, para o qual não dispomos ainda de terapêutica adequada."
 
De fato, ainda há muito a fazer para compreender a natureza e a ação do parasita. Os pesquisadores agora pretendem entender o ciclo de vida da espécie, identificando os insetos capazes de transmiti-la e outros possíveis hospedeiros (já se sabe que o micro-organismo é capaz de causar manifestações da doença em camundongos, por exemplo).
 
É esperado que o avanço de mudanças climáticas e ambientais coloquem a população em contato cada vez mais frequente com novos causadores de doenças, em especial em regiões tropicais como o Brasil. "Estudar essa espécie pode funcionar como uma escola para enfrentar esse desafio", diz Santana da Silva.
 
O trabalho foi realizado no âmbito do Crid (Centro de Pesquisa em Doenças Inflamatórias) e do programa Jovem Pesquisador em Centros Emergentes, ambos criados com financiamento da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo). Também participaram do estudo pesquisadores da Fiocruz e dos Institutos Nacionais de Saúde dos EUA.





Blog do BILL NOTICIAS

LULA - Lula desafia Lava Jato e diz que não aceita 'barganha' para sair da prisão

A carta foi divulgada após a força-tarefa da Operação Lava Jato ter recomendado à Justiça Federal que conceda a progressão de regime ao petista

    Por: Agência Brasil
Lula
LulaFoto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva divulgou uma carta na tarde desta segunda-feira (30) na qual diz que não aceita barganhar seus direitos para sair da prisão. "Não troco minha dignidade pela minha liberdade", afirmou. "Quero que saibam que não aceito barganhar meus direitos e minha liberdade", disse.

A carta foi divulgada após a força-tarefa da Operação Lava Jato ter recomendado à Justiça Federal que conceda a progressão de regime ao petista, que está preso desde abril de 2018.

Lula atingiu a marca de um sexto da pena por corrupção e lavagem no caso tríplex, principal requisito para que ele saia do regime fechado de prisão. Em documento protocolado na tarde de sexta-feira (27), a equipe da Lava Jato afirma que Lula já cumpre as condicionantes para que progrida de regime.
A recomendação, assinada pelos 15 procuradores do grupo de Curitiba, incluindo o coordenador Deltan Dallagnol, agora será avaliada pela juíza Carolina Lebbos, responsável por administrar o dia a dia do cumprimento da pena.

Lula já havia manifestado anteriormente que só pretendia deixar a prisão sendo considerado inocente pela Justiça. O petista resiste, por exemplo, à possibilidade de usar tornozeleira eletrônica.

Na carta desta segunda, Lula afirma que "tudo que os procuradores da Lava Jato realmente deveriam fazer é pedir desculpas ao povo brasileiro, aos milhões de desempregados e à minha família, pelo mal que fizeram à democracia, à Justiça e ao país". "Já demonstrei que são falsas as acusações que me fizeram. São eles e não eu que estão presos às mentiras que contaram ao Brasil e ao mundo", afirma.

Confira a carta na íntegra:



carta










Blog do BILL NOTICIAS



domingo, 29 de setembro de 2019

UFPA divulga abertura de dois Processos Seletivos Especiais para admissão em 2020

pse2019


A Universidade Federal do Pará (UFPA) divulga a abertura de dois Processos Seletivos Especiais para admissão em 2020. Os candidatos vão concorrer a vagas no curso de Educação do Campo, ofertado nas cidades de Abaetetuba, Altamira e Cametá, e no curso de Licenciatura Integrada em Matemática e Linguagens, na cidade de Mocajuba. As inscrições para ambos os PSE pode ser feita aqui.
Para o curso de Educação do Campo (PSE UFPA 2020-3) serão ofertadas 270 vagas. As inscrições ocorrerão até o dia 30 de setembro. O PSE ocorrerá em duas etapas: a primeira é a prova objetiva e a redação em Língua Portuguesa; e a segunda é a entrevista pessoal. O candidato será selecionado conforme a oferta de vagas na sua localidade (Abaetetuba, Altamira ou Cametá) e de acordo com o seu desempenho nas etapas de seleção.
O Curso de Licenciatura em Educação do Campo se destina à seleção de candidatos que sejam: agricultores familiares, extrativistas, pescadores artesanais, ribeirinhos, assentados e acampados da Reforma Agrária, quilombolas, caiçaras, indígenas e outros povos tradicionais. Os candidatos devem atuar como educadores do campo, habitar no campo e pertencer a comunidades do campo, sem formação de nível superior iniciada ou concluída.
Já no curso de Licenciatura Integrada em Matemática e Linguagens (PSE UFPA 2020-2) serão ofertadas 24 vagas que não foram preenchidas no PSE anterior. A inscrição será feita até o dia 11 de outubro. As vagas são destinadas aos candidatos que, no Enem/2018, obtiveram pontuação maior ou igual a 500 (quinhentos) na redação. Não haverá aplicação de provas. A seleção será feita com base nos resultados dos candidatos no Enem/2018.
Inscrição – De acordo com o edital para o PSE do curso de Educação do Campo, as inscrições podem ser feitas até o dia 30 de setembro, no site. Não há taxa de inscrição, porém os candidatos devem gerar e imprimir o “boleto de pagamento”, para comprovar sua inscrição no PSE/UFPA 2020-3. O candidato PcD deve informar, no ato da sua inscrição, em campo próprio, o tipo de atendimento compatível com a sua deficiência para a realização da prova.
Para homologar a inscrição, os candidatos deverão entregar o boleto de pagamento, o histórico e diploma escolar do Ensino Médio e a declaração de pertencimento nos locais indicados no edital.
Caso encontrem dificuldades em realizar a inscrição, os candidatos podem ir à faculdade de Etnodiversidade (campus de Altamira), à faculdade de Educação do Campo (campus de Cametá) ou à faculdade de Formação e Desenvolvimento do Campo (campus de Abaetetuba), onde receberão auxílio presencial.
Para se inscrever no curso de Licenciatura Integrada em Matemática e Linguagens, os candidatos deverão acessar o link. As inscrições vão até o dia 11 de outubro. De acordo com o edital, a taxa de inscrição é de R$ 15,00 (quinze reais). O pagamento da taxa deve ser feito até o dia 16 de outubro, via boleto bancário, que deverá ser impresso pelo candidato ao fim de sua solicitação de inscrição, seguindo as instruções contidas no próprio boleto.
O recolhimento da taxa de inscrição será feito em nome da Universidade Federal do Pará (UFPA). No caso de haver candidato com mais de uma taxa de inscrição paga, será considerada a que apresentar o mais alto número de protocolo. Em hipótese alguma será ressarcido o valor da taxa de inscrição.
Serviço:
Divulgação da abertura de dois Processos Seletivos Especiais – 2020
30 de setembro - Fim da inscrição no curso de Educação do Campo
Link do edital e inscrição.
11 de outubro - Fim da inscrição no curso de Licenciatura Integrada em Matemática e Linguagens.
Link do Edital e inscrição
Mais informações no site
Texto: Maiza Santos – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: MkT Ascom




Blog do BILL NOTICIAS

Sondagem 247: para 76%, Lula só deve sair com liberdade plena

(Foto: Felipe Gonçalves/Brasil 247)

O Brasil 247 fez uma enquete neste domingo (29) com 4.500 assinantes da TV 247, publicada na Comunidade do canal no YouTube, sobre a progressão do regime da pena do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, cujo pedido do fechado para o semiaberto foi feito pelos procuradores da Lava Jato. 
Perguntados se o Lula deve aceitar o regime semiaberto, 76% responderam que não, que Lula deve aceitar apenas a liberdade plena. Para 15% dos membros da comunidade, a decisão de Lula depende das condições impostas pela juíza Carolina Lebbos. 
Apenas 10% disseram que Lula deve aceitar a progressão para o semiaberto, porque o Brasil precisa dele mais ativo politicamente.
O ex-presidente Lula tem se manifestado reiteradamente que não aceita ir para o regime semiaberto e defnde que só sairá da Superintendência da Polícia Federal em Curitiba com sua inocência plenamente reconhecida. 
Por outro lado, familiares e líderes do PT e da esquerda defendem que Lula fora da prisão fortalece a luta pela sua liberdade plena e a oposição ao governo de Jair Bolsonaro. 
Leia aqui a pesquisa e comentários dos assinantes. 


Blog do BILL NOTICIAS

Tristeza e revolta! Bebê de 8 meses é degolada pelo próprio tio em Altinho-PE

Menina foi mantida refém e morta no banheiro da casa onde morava, afirma PM.

Resultado de imagem para sirene gif da policia

Uma bebê de oito meses foi degolada pelo próprio tio na manhã desta sexta-feira (26) no sítio Taquara, na zona rural de Altinho, no Agreste de Pernambuco. Segundo a Polícia Militar, a criança estava sendo feita refém no banheiro da casa onde morava.
Ainda de acordo com a policia, conforme familiares, o homem chegou em casa por volta das 2h da manhã, com o estado psíquico alterado, muito agressivo e quebrando os móveis da residência. Os outros moradores, a mãe, padrasto, a irmã e o cunhado, saíram do imóvel, alegando estarem com medo do comportamento dele. No entanto, deixaram a criança dentro da residência e o suspeito se trancou com ela dentro do banheiro.
O Corpo de Bombeiros informou que tentou negociar junto com a PM a liberação da menina, mas ao entrar dentro da casa a bebê já estava morta. Ainda de acordo com polícia, o suspeito possui problemas mentais. Ele foi preso em flagrante e levado para a delegacia. A Polícia Civil vai investigar o caso.(G1-Caruaru-PE)


Blog do BILL NOTICIAS

MUNDO - Navio que transportava petróleo explode na Coreia do Sul

Cargueiro estava ancorado em porto na Coréia do Sul explodiu neste sábado e atingiu outra embarcação. Segundo a polícia local, 46 pessoas que estavam a bordo das embarcações foram resgatadas
  Por: Agência Brasil
Explosão no navio que transportava petróleo ainda atingiu outra embarcação
Explosão no navio que transportava petróleo ainda atingiu outra embarcaçãoFoto: Reprodução.

Um navio cargueiro, ancorado em um porto na Coreia do Sul, explodiu ontem (28). Uma embarcação nas proximidades também pegou fogo. A polícia diz que todas as 46 pessoas a bordo das duas embarcações foram resgatadas.

Segundo a polícia e a agência de notícias da Coreia do Sul, Yonhap, o navio, transportando 25 mil toneladas de derivados de petróleo, estava ancorado em um porto na cidade de Ulsan, no sul do país, quando houve explosão. Uma foto tirada no local mostra a chama e a fumaça negra saindo da embarcação.
A polícia afirma que duas pessoas ficaram feridas, mas não estariam correndo risco de vida.




Blog do BILL NOTICIAS

LAJA-JATO Lula: "Eu só saio daqui com 100% de inocência"

EX-PRESIDENTE
Lula diz que seria "um prazer" sair da prisão e Moro e Deltan entrarem
FOTO: Arquivo/AFP
FOTO: Arquivo/AFP


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), preso na Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba, desde abril de 2018, afirmou em entrevista ao site GGN que seria “um prazer” que o ministro da Justiça, Sérgio Moro, e o procurador Deltan Dallagnol entrassem em seu lugar. “Eu só saio daqui com 100% de inocência, e o maior prazer seria sair daqui e o Moro entrar no meu lugar. Ele e o Dallagnol”.

A declaração do petista foi em razão da expectativa dele passar para o regime semiaberto, situação que o ex-presidente já disse não aceitar porque, segundo antecipou, só que deixará a prisão com “100% de inocência”. Lula cumpre pena de 8 anos, 10 meses e 20 dias pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Como já cumpriu um sexto da pena e por isso tem direito a mudar de regime. 

Ainda na função de juiz, Sérgio Moro, hoje ministro da Justiça e Segurança Pública, foi o responsável por condenar Lula em primeira instância no processo do tríplex do Guarujá (SP). A denúncia do caso foi feita pela força-tarefa da Operação Lava Jato no Ministério Público Federal no Paraná, que é coordenada por Dallagnol. A condenação foi confirmada em instâncias superiores, o que levou o ex-presidente à prisão. Na semana passada, a força-tarefa da Lava Jato se manifestou a favor da progressão de regime de Lula para o semiaberto. A decisão sobre o tema ficará a cargo da juíza federal Carolina Lebbos.

Ainda na sexta, a defesa do petista também não deu certeza de que tem interesse na progressão de regime, e disse que o assunto seria discutido com Lula. “O ex-presidente Lula deve ter sua liberdade plena restabelecida porque não praticou qualquer crime e foi condenado por meio de um processo ilegítimo e corrompido por flagrantes nulidades”, declarou o advogado Cristiano Zanin Martins.
Na entrevista ao GGN, o petista também deixou claro que não aceitaria deixar a cadeia mediante condições como o uso de uma tornozeleira eletrônica. “Não sou pombo”, afirmou. Desde que passou a ser alvo da Lava Jato, Lula mantém o discurso de que é inocente e perseguido politicamente. A ida para o semiaberto poderia assemelhar, ao menos do ponto de vista político, seu caso ao de outros presos na operação. A entrevista com Lula foi gravada na quarta-feira (25) e publicada neste sábado (28). 

A socióloga Rosângela da Silva, namorada de Lula, via Twitter, também refutou a possibilidade de o ex-presidente ir para o semiaberto. “A liberdade irá nos alcançar mas não virá assinada por aqueles que fraudaram a Justiça! #lulainocente #liberdadeplena”, declarou na rede social. (DP)





Blog do BILL NOTICIAS

Filho de Teori coloca em dúvida 'acidente' com o pai após confissão de Janot

Filho de Teori Zavascki pede investigação sobre emails de Moro e Dallagnol
Filho de Teori Zavascki pede investigação sobre emails de Moro e Dallagnol (Foto: Nelson Jr./SCO/STF )

"Francisco Zavascki, filho de Teori, se manifestou em seu Facebook após Rodrigo Janot revelar os planos para matar Gilmar Mendes", informa o colunista Lauro Jardim.
 "O ex-Procurador Geral da República abertamente admitindo que queria matar um Ministro do STF e ainda tem gente querendo me convencer que o avião caiu por acidente!", postou ele
Teori Zavascki, então relator da Lava-Jato no STF, morreu em janeiro de 2017 num acidente de avião na região do litoral de Paraty (RJ).(247)




Blog do BILL NOTICIAS

SAÚDE - Anvisa suspende importação de insumo para remédio contra azia e úlcera gástrica

   Por: Estadão Conteúdo - Estadão Conteúdo
Imagem ilustrativa. Foto: Pixabay
Imagem ilustrativa. Foto: Pixabay

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) suspendeu a importação, o uso e a comercialização do insumo farmacêutico ranitidina, medicamento usado no tratamento de úlceras gástricas e azia, fabricado pela Saraca Laboratories Limited, empresa com sede na Índia. O motivo da suspensão é a detecção de uma impureza chamada N-nitrosodimetilamina (NDMA).

A ação tem caráter preventivo e cautelar - já que estudos recentes, feitos em animais, identificaram a NDMA como um possível agente cancerígeno humano. A NDMA é uma nitrosamina, substância que pode ser encontrada na água e em alimentos, mas não é esperado que cause danos quando ingerida em níveis muito baixos.

Nos EUA, a agência responsável pela regulação de medicamentos, FDA (Food and Drug Administration), identificou níveis baixos de impurezas em medicamentos, mas ainda não há uma definição do real risco já que as quantidades identificadas são pouco maiores do que as que podem ser encontradas em alimentos comuns.

Com a suspensão, o insumo farmacêutico ativo deste fabricante específico não pode mais entrar no país. Os medicamentos com ranitidina têm perfil de segurança bem estabelecido e são amplamente utilizados para azia e úlceras estomacais. Nesse momento, não há recomendação de suspensão, mas existem vários outros medicamentos utilizados para as mesmas indicações que podem ser usados como alternativas terapêuticas - como o Omeprazol, por exemplo.




Blog do BILL NOTICIAS

MUNDO - Trump repete roteiro de 2016 para tentar embaralhar processo de impeachment

Para derrubar Trump, além da votação na Câmara, de maioria democrata, o Senado precisa declará-lo culpado com apoio de dois terços dos parlamentares

   Por: Folhapress
Donald Trump
Donald TrumpFoto: Nicholas kamm/ AFP

O roteiro é bem conhecido por Donald Trump. O presidente repete a estratégia usada há três anos e tenta atingir o democrata Joe Biden -seu potencial adversário na eleição do próximo ano- da mesma maneira que avançou sobre Hillary Clinton na corrida pela Casa Branca em 2016.

Com receituário que vai da distorção de notícias a ataques pessoais, Trump quer imprimir um trauma na oposição que persista até 2020, ao mesmo tempo em que alimenta um ambiente nebuloso para o inquérito de impeachment aberto contra ele no Congresso.

Foi assim que o republicano fez com que Hillary fosse dragada por suspeitas em torno da fundação Clinton e o escândalo do uso de servidores privados de e-mail quando era chefe da diplomacia americana. Mesmo que a investigação formal do FBI tenha afirmado que sua conduta fora "extremamente descuidada", mas não suficiente para recomendar indiciamento, a democrata não conseguiu se livrar da narrativa reforçada por Trump.
Agora, ao mirar Biden -um dos primeiros colocados na arena democrata para a eleição de 2020-, insiste na acusação de que o adversário está envolvido em irregularidades. "Trump parece estar revivendo a mesma estratégia que usou contra Hillary Clinton, distorcendo reportagens em uma teoria da conspiração complicada e difícil para as pessoas entenderem", afirma Barbara McQuade, professora especialista em segurança nacional da Universidade de Michigan. "Mas ele vai repeti-la até que ela grude nos eleitores."

Vice-presidente de Barack Obama, Biden está no centro da crise que pode tirar Trump da Presidência americana. Na terça-feira (24), a democrata Nancy Pelosi, presidente da Câmara, anunciou a abertura de um processo de impeachment contra o republicano, revendo a postura reticente que adotava até então.

Para derrubar Trump, além da votação na Câmara, de maioria democrata, o Senado precisa declará-lo culpado com apoio de dois terços dos parlamentares, o que hoje é improvável, porque a Casa tem maioria republicana.

Enquanto adversários fazem cálculos sobre sua possível deposição, Trump tenta manter os holofotes em Biden. "O presidente faz como muitos advogados de defesa em julgamentos criminais: cria distração e confusão levando o público a não saber no que acreditar. É difícil para a parte com o ônus da prova prevalecer quando os tomadores de decisão estão confusos", explica McQuade.

Pelosi autorizou a abertura do processo após a divulgação de relatos sobre um telefonema em que o presidente dos EUA pressionou o líder da Ucrânia, Volodimir Zelenski, a investigar o filho de Biden, Hunter Biden, ex-membro do conselho de uma empresa de gás que esteve na mira da procuradoria ucraniana.

O script de Trump é mostrar que Joe Biden pressionou pela demissão do procurador-geral Viktor Shokin, que investigava a empresa na qual Hunter trabalhava. Pouco importa se Shokin renunciou sob críticas de outros líderes do Ocidente e da população local devido a acusações de que não ia a fundo em investigações de corrupção no país. Ou que o período referente à apuração sobre a empresa de gás não compreende a época em que Hunter trabalhava na companhia.

Para Trump, o que importa é aproveitar a brecha que o pré-candidato democrata deixou ao pedir a demissão de um procurador que investigava uma empresa ligada a seu filho.

Alguns dos aliados de Biden temem que ele repita Hillary e não consiga livrar sua imagem de um processo impopular, abrindo caminho para Elizabeth Warren, democrata mais à esquerda que vem ganhando espaço -e os nichos de eleitores jovens- e já aparece em primeiro lugar em algumas pesquisas.



Blog do BILL NOTICIAS

PF faz operação em endereço de Janot após revelação de plano para matar Gilmar

Polícia Federal faz operação em endereço de Rodrigo Janot
Polícia Federal faz operação em endereço de Rodrigo Janot (Foto: STF / Agência Brasil)

A Polícia Federal realiza uma ação de busca e apreensão em endereços ligados a Rodrigo Janot, ex-procurador-geral da República, depois de ele ter confessado em entrevistas a veículos da imprensa ter feito um plano para matar o ministro do STF Gilmar Mendes.
A operação foi autorizada pelo ministro do Supremo Alexandre de Moraes, segundo reportagem de Thais Arbex e Camila Mattoso, da Folha, atendendo a um pedido do próprio Gilmar. Moraes é responsável pelo inquérito que apura as ameaças contra o tribunal.
A PF já apreendeu uma pistola, três pentes, celular e o tablet do ex-procurador geral da República, informa o portal jurídico Jota.
Em sua revelação, Janot conta que, em 2017, foi armado ao prédio do STF decidido a assassinar Gilmar Mendes e suicidar-se depois. “Não ia ser ameaça não. Ia ser assassinato mesmo. Ia matar ele (Gilmar) e depois me suicidar”, afirmou o ex-PGR. O motivo, segundo ele, seria o fato de que Gilmar teria "inventado" história de que sua filha advogava para uma empresa da Lava Jato.
Ouça aqui o áudio em que Janot conta o que aconteceu quando se deparou com o ministro na antessala da Corte e por que não conseguiu apertar o gatilho.


Blog do BILL NOTICIAS

Lula e Xi Jinping estreitam laços com a assinatura de 37 acordos bilaterais entre Brasil e China

  Acordos abrangem mais de 15 áreas estratégicas, como agronegócio, tecnologia, saúde, educação, infraestrutura e energia Presidente da Repú...