quinta-feira, 9 de maio de 2019

INVESTIGAÇÃO - Comitê do Senado dos EUA convoca filho de Trump para depor


O comitê do Senado dos Estados Unidos sobre inteligência citou nesta quarta-feira (8) a declarar o filho mais velho do presidente Donald Trump, Donald Jr., dentro da investigação sobre a intervenção russa nas eleições de 2016, informaram os meios de comunicação. 

É a primeira vez que um parente do presidente é intimado a depor numa "investigación en curso". Essa convocação chega após o procurador especial Robert Mueller se negar a acusar a equipe da campanha eleitoral de Trump nas eleições de 2016 de concluio com os russos para ser eleito. 

A intimação foi feita por um comitê controlado pelos republicanos, uma nova fonte de conflito entre o Congresso e a Casa Branca, envolvidos em vários conflitos.

Donald Jr., de 41 anos, já testemunhou voluntariamente uma vez perante o comitê, numa audiência na qual abundaram as perguntas sobre a reunião que ele e outro integrante da campanha do atual presidente tiveram em 9 de junho de 2016 na Torre Trump de Nova York com uma advogada russa, na qual foi oferecido material sobre a então candidata democrata, Hillary Clinton.

O comitê também perguntou sobre seus contatos com Julian Assange, o fundador de WikiLeaks, que filtrou documentos e comunicações roubados por russos da campanha de Clinton. 

Fontes do comitê não confirmaram a convocação ou o que querem saber sobre o filho mais velho do presidente, que atualmente ajuda a dirigir a Organização Trump, o império imobiliário da família, além de colaborar na campanha de reeleição de seu pai.

Citando uma pessoa próxima a Donald Jr., The Wall Street Journal disse que o filho de Trump havia se oferecido a responder as pereguntas por escrito do comitê, e planejava lutar contra a intimação que exige que testemunhe pessoalmente.(DP)





Blog do BILL NOTICIAS

PRF quer comprar internet de Elon Musk para patrulhar áreas remotas da Amazônia

Equipamento está em fase de testes na região do Oiapoque e pode permitir que empresa do bilionário Elon Musk tenha acesso a informações priv...