segunda-feira, 8 de abril de 2019

Os 365 dias de Lula e os 100 de Bolsonaro


Por uma dessas coincidências da vida, completam-se quase simultaneamente os 365 dias de Lula preso e os 100 dias de Bolsonaro livre, leve e solto. Na campanha presidencial do ano passado, Lula sempre ocupou o primeiro lugar em todas as pesquisas, até ser impedido de concorrer; Bolsonaro, que foi autorizado a concorrer apesar de 300 processos na Justiça Eleitoral, o segundo. As credenciais de Lula eram oito anos de governo do qual saiu com mais de 80% de aprovação e as de Bolsonaro, 30 anos de vida improdutiva na Câmara dos Deputados, onde colecionou cenas deploráveis e incendiou conflitos.
Em 365 dias de prisão – fato inédito na história do Brasil, jamais um presidente ou ex ficou preso tanto tempo – Lula se comportou de forma a orgulhar os brasileiros. Manteve a serenidade, a altivez, a coragem, a lucidez, a disposição por lutar por seus direitos e convocou os brasileiros à união. Jamais ultrapassou os limites da decência, do comportamento civilizado, jamais deu lições de violência, intolerância, pusilanimidade.
Foi o mesmo Lula que comandou a maior greve da história do país aos 30 anos e aos 60 mostrou que um trabalhador é tão capaz de ser um bom presidente da República – ou melhor - quanto um empresário ou um intelectual.
Em nenhum momento de seus 365 dias recluso fez uma declaração inadequada, arrogante, incendiária, atentatória aos interesses do Brasil. Aguentou injustiças sem esmorecer. Comportou-se como um verdadeiro patriota, na acepção da palavra: aquele que ama e defende os cidadãos de seu país.
Em contraste com Lula, aquele que ganhou as eleições em seu lugar colocou o país, em 100 dias, no túnel do Trem Fantasma. A cada curva seguramos a respiração, temendo um novo desastre. Dos dois lados da linha, fantasmas e monstros nos assombram.
Formou um governo de amadores, exóticos e incompetentes. Em todos os seus dias de governo agiu de forma a dividir o país, com mensagens ofensivas, infames, inconstitucionais e chulas. Envergonhou os brasileiros moral e politicamente. Liberou armas em vez de oferecer livros. Sujou a grande festa que tínhamos para mostrar ao mundo. Colocou o país de cócoras na Casa Branca. Ameaça engajar o Brasil numa guerra com um vizinho que nunca nos agrediu. Não oferece nenhum projeto de crescimento econômico. Cortou o salário mínimo e quer sacrificar os aposentados. Comemora assassinatos. Tem ligações estreitas com ex-PM que é amigo de milicianos envolvidos na execução de Marielle Franco. Manda comemorar o início de uma ditadura. Falsifica a história mundial e a brasileira. Ameaça a todo momento a democracia que tanto sangue, suor e lágrimas custou aos brasileiros.
Estranho país o nosso, que deixa presa uma pessoa que melhorou a vida dos brasileiros e que pode ajudar o país a voltar a crescer e deixa solto aquele que o apequena, achincalha, rebaixa, desumaniza, corrompe e conduz a um destino desconhecido e assustador.(Por:Alex Solnik)


Blog do BILL NOTICIAS

Lula derrota todos os adversários também nos cenários de segundo turno

  Pesquisa Datafolha aponta favoritismo do presidente Lula contra possíveis candidatos da extrema direita Lula - Estaleiro Ecovix, Rio Grand...