quarta-feira, 30 de maio de 2018

JORGE VIANA: ELEIÇÃO PRECISA SER ANTECIPADA E LULA PODE VOLTAR COMO MANDELA

Moreira Mariz/Agência Senado | Ricardo Stuckert

247

O senador Jorge Viana (PT-AC) concedeu entrevista à TV 247 nesta quarta-feira (30) defendendo uma saída da crise que passe pela antecipação das eleições e a liberdade do ex-presidente Lula. "O povo brasileiro não aguenta mais, greves paralisam o Brasil, até quando o governo Temer irá se sustentar?", questiona o parlamentar.
O senador considera a situação do Brasil dramática. "O impeachment foi parte de uma farsa e o governo Temer afundou-se na sua frágil política econômica, além da ilegitimidade. Estamos aprofundando o País numa crise, talvez antecipar as eleições seja o caminho para redemocratizar o país, mas como parte de um acordo nacional, revendo o sistema político vicioso que temos", avalia.
Ao defender a antecipação das eleições, Jorge Viana perpassa pela durabilidade de Temer frente à presidência. "Será que o governo aguenta mais um dia, uma semana? Até a imprensa anda questionando se Temer consegue terminar seu mandato. Ainda existe uma terceira denuncia contra o presidente ilegítimo. Se a Procuradoria Geral da República (PGR) denunciá-lo, ele cai no dia seguinte", projeta.
Questionado sobre como a antecipação das eleições seria viabilizada, o senador enumera elementos que proporcionam o adiantamento. "O povo está na rua e o país paralisado, a greve dos caminhoneiros tem 80% de apoio popular, além do governo não ter mais o apoio das elites como tinha antes. O ex-ministro da fazenda Henrique Meirelles percebeu há tempo a gravidade e pulou fora do barco, o congresso aponta duras críticas ao governo. Temer está recuado", observa.
Jorge Viana ressalta que a candidatura de Lula está ativa e que o ex-presidente é o único líder capaz de tirar o Brasil da recessão e divisionismo. "Registraremos a candidatura de Lula no próximo dia 15 de junho e Lula voltará com o espírito de Mandela, ele é o personagem que pacificará o País. O gesto de Lula se apresentar à Polícia Federal sem culpa alguma entrará para história", elucida.
Ao citar Lula, o senador condena o estado de exceção enfrentado no País que, segundo ele, prendem inocentes e liberta corruptos. "Infelizmente a constituição de 1988 deu super-poderes ao judiciário e hoje as consequências são prisões arbitrárias e sem legitimidade alguma", afirma o senador.
Greve e Pedro Parente
Jorge Viana defende a greve dos caminhoneiros. "A categoria vive à margem da sociedade e foi colocada nas costas dessa gente para pagar a fatura da Petrobras, que está entregue aos acionistas". relata.
O senador Jorge Viana conclui a entrevista condenando a política de Pedro Parente. "O PSDB é dono da Petrobras, precisamos de uma CPI para investigar o que estão fazendo com a empresa. Se roubavam a Petrobras nos governos anteriores, os criminosos deveriam ser punidos, mas nada justifica o desmonte da estatal", denuncia.


Blog do BILL NOTICIAS

Lula derrota todos os adversários também nos cenários de segundo turno

  Pesquisa Datafolha aponta favoritismo do presidente Lula contra possíveis candidatos da extrema direita Lula - Estaleiro Ecovix, Rio Grand...