sábado, 10 de março de 2018

MANUELA D´ÁVILA À TV 247: “VIVEMOS UM CICLO DE AMEAÇA À DEMOCRACIA”

Felipe Gonçalves

 Em entrevista exclusiva concedida à TV 247 nesta sexta-feira 9, a deputada estadual e pré-candidata à presidência da República pelo PCdoB, Manuela D´Ávila, fala sobre a decisão de lançar uma candidatura este ano e rebate as críticas de necessidade de união da esquerda em torno da candidatura Lula.

"Nós interpretamos que o golpe de 2016 encerra um ciclo no Brasil. Acreditamos que esse processo, do golpe, abre um novo ciclo de construção de alternativas para o Brasil e nós acreditamos que temos as condições para representar esse projeto de desenvolvimento que responda ao que o golpe representa para o Brasil", diz.
Ela avalia também que "vivemos um ciclo de ameaça à democracia, busca de censura das artes". "Ameaça aos ensinos nas universidades, perseguição à autonomia como construção do golpe. É importante que a esquerda se manifeste de forma diversa", completa.
A pré-candidata aborda a dificuldade das mulheres diante da reforma trabalhista do governo Temer, o complicado acesso à política e defende ações do Estado que estimulem a igualdade de gênero, desde a educação à maior representatividade no Executivo. "Quem sofre com o desmonte do Estado promovido pela turma do Temer são, sobretudo, as mulheres, principalmente no cotidiano. 50% das mulheres não voltam ao mercado de trabalho depois de ter um filho. Por pura ausência do Estado", afirma.
Para ela, "a não participação da mulher na política tem a ver com o machismo, mas, mais ainda, com a ausência do Estado, porque as mulheres estão 'presas' ao ambiente privado". Ela defendeu cotas para a participação de mulheres no Congresso e citou casos como o da Argentina, que elevou significativamente o ingresso de mulheres no parlamento e medidas como do Chile de Michele Bachelet, que determinou que reuniões não aconteçam depois das 18h no governo, facilitando a presença de mulheres nas decisões políticas.
Ao comentar a avaliação de que as mulheres têm se mobilizado mais nos últimos anos, Manuela afirma que "as mulheres brasileiras sempre se mobilizaram". "Não é a toa que tivemos uma presidenta mulher que lutou contra a ditadura militar", lembra, sobre Dilma Rousseff, que para a deputada sofreu um "golpe misógino".
Sobre o pré-candidato Jair Bolsonaro (PSL), Manuela o define como "uma ameaça real", porém um candidato que "não tem projeto para o país e nem para a segurança pública".
"Primeiro acho que a esquerda tem que ter um olhar humilde e generoso para compreender que o povo brasileiro tem medos legítimos. A gente não pode abstrair de um medo legítimo de um trabalhador desempregado, de um jovem desempregado. As pessoas têm um medo real. O Bolsonaro transforma esse medo em ódio e tenta organizar e apontar uma saída", analisa.
Na opinião de Manuela, "a internet será central nas eleições" de 2018, "para o bem e para o mal". "Um dos grandes problemas a ser enfrentado é a fake news. Temos que saber quem financia essas notícias falsas. Quem está por trás? O problema não está no boato em si, mas em quem financia o boato. Tem que botar o olho no problema certo", ressalta.
Se for eleita, ela pretende fazer um referendo revogatório para buscar a opinião da sociedade sobre reverter medidas que foram aprovadas durante o governo Temer, como a reforma trabalhista e a mudança na política de exploração do pré-sal, que entregou o petróleo brasileiro a multinacionais. Segundo ela, o PCdoB já recolhe assinaturas para essa iniciativa, que será lançada em abril.(247).


Blog do BILL NOTICIAS

PRF quer comprar internet de Elon Musk para patrulhar áreas remotas da Amazônia

Equipamento está em fase de testes na região do Oiapoque e pode permitir que empresa do bilionário Elon Musk tenha acesso a informações priv...