segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Em discurso sobre Dia da Consciência Negra, Gonzaga afirma que autoridades “deve respeito” à comunidade afro


O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB-PE) não deixou passar em branco o Dia da Consciência Negra, celebrado em todo o país nesta segunda-feira (20). Em nome do partido socialista, ele fez um discurso na tribuna da Câmara dos Deputados enaltecendo a data, que é lembrada desde 2003 – quando foi incluída no calendário escolar pela lei que tornou obrigatório o ensino da temática “História e Cultura Afro-Brasileira” nas escolas.
Em 2011, uma nova lei consolidou-a também como Dia Nacional de Zumbi. Para o parlamentar, as autoridades brasileiras devem respeito aos negros. Ele acredita que Brasil dos dias de hoje segue explorando sua população negra e promove leis que invalidam as conquistas desses povos no país.
Poderíamos ser o segundo país do mundo em economia e em respeito aos negros.  Mas somos o segundo país com maior população negra abandonada do mundo. Este povo conquistou muito ao longo dos últimos 500 anos, mas muitos governantes parecem ter esquecido o passado e trabalham no sentido de fazer estas conquistas desaparecerem. Falo dessa portaria, que não irá passar, que pode trazer de volta a escravização em nosso país. E, ainda, da reforma trabalhista e da revogação da CLT – algo que conquistamos quando nosso país ainda começava a crescer”, criticou Gonzaga.
Para o parlamentar sertanejo, é preciso que todos os brasileiros abracem as lutas da causa negra como suas próprias. “Em nome do PSB, peço: não desistam, continuem essa luta que é da sociedade brasileira. A causa negra é de todos os patriotas: de quem é Patriota no nome, como eu, e de quem é no coração”, destacou.
Feriado
Gonzaga lamentou, ainda, que a data não seja um feriado nacional. Somente seis Estados têm leis estaduais que determinam o feriado nesta data em todos seus municípios: Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Somado a leis municipais, há 1.045 cidades em que o Dia da Consciência Negra é feriado, segundo levantamento de 2015 da Seppir (Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial), do governo federal. (com informações da assessoria/foto: arquivo divulgação)(C.Britto).

Blog do BILL NOTICIAS

Maioria dos americanos desaprova gestão de Trump na economia, diz pesquisa

  Pesquisa da CBS News mostra queda de quatro pontos nos índices de apoio às políticas econômicas do ex-presidente Presidente dos EUA, Donal...