sexta-feira, 10 de março de 2017

Arthur Maia quer demissão de quem se aposentar

A medida se aplica ao setor público e privado, 
mas tem como alvo as contas do Governo Federal

Arthur Maia
Arthur MaiaFoto: Arquivo/ABr

O relator da reforma da Previdência, Arthur Maia (PPS-BA), acrescentará ao projeto uma emenda para impedir que trabalhadores se aposentem e continuem no emprego. "Já tem a emenda pronta, simplesmente dizendo o seguinte: a aposentadoria encerra o vínculo empregatício." A medida se aplica ao setor público e privado, mas tem como alvo as contas do Governo Federal.
A possibilidade de manter o emprego após a aposentadoria representa gastos adicionais de R$ 2 bilhões por ano para o governo devido às empresas estatais. Só nos Correios, segundo Maia, há 12 mil funcionários nessa situação. "A aposentadoria tem que extinguir a relação de trabalho", diz Maia.
Em evento realizado no TCU, o relator disse, ainda, que a reforma não vai passar como está e voltou a defender a necessidade de alterações, principalmente nas regras de transição.Em seminário que discutiu a Previdência dos servidores, a presidente da Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil, Lucieni Pereira, defendeu que não dá para dar o mesmo tratamento a servidores e "trabalhador de fábrica".

O relator afirmou que é difícil fazer distinção entre servidores e trabalhadores da iniciativa privada. "O maior mérito da reforma é isonomia em relação ao regime geral."
Após mencionar a "inflexibilidade" da Fazenda para negociar alterações na reforma, Arthur Maia disse que a proposta considerada "ótima" pelo governo não será aprovada. "Aprendi naquela Casa (a Câmara) que o ótimo é inimigo do bom. Vamos tentar construir um projeto bom." (Folhape).

Blog do BILL NOTICIAS

Maioria dos americanos desaprova gestão de Trump na economia, diz pesquisa

  Pesquisa da CBS News mostra queda de quatro pontos nos índices de apoio às políticas econômicas do ex-presidente Presidente dos EUA, Donal...