Destaque do programa é o curso de inglês, que será oferecido conforme o nível de cada participante
O Ministério dos Povos Indígenas (MPI) está com inscrições abertas, até o dia 23 de agosto, para a seleção de 30 lideranças indígenas que serão treinadas para defender os interesses dos povos indígenas brasileiros em fóruns internacionais, incluindo a COP30, que ocorrerá em Belém (PA), em novembro de 2025. O objetivo do Programa Kuntari Katu, criado em parceria com o Ministério das Relações Exteriores e o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, é capacitar essas lideranças para atuarem em decisões globais relacionadas ao clima, direitos humanos e governança ambiental.
O processo de seleção inclui atividades presenciais em Brasília e à distância, com duração de 18 meses. Além de receberem mentorias individualizadas e acompanhamento técnico, os selecionados terão a oportunidade de compor delegações do MPI em eventos internacionais, como observadores. Outro destaque do programa é o curso de inglês, que será oferecido conforme o nível de cada participante, preparando-os para negociações multilíngues. O MPI cobrirá custos de viagem e estadia para os encontros presenciais.
As inscrições devem ser feitas por meio de um formulário no site do MPI e o envio de documentos, como currículo e declarações de experiência na área ambiental. Podem participar indígenas com idade mínima de 16 anos, que comprovem pelo menos um ano de experiência em negociações climáticas ou socioambientais. O resultado da seleção será divulgado no site do MPI no dia 30 de agosto no site do MPI.
As inscrições serão realizadas exclusivamente por meio do preenchimento do Formulário de inscrições online, no endereço https://forms.office.com/r/Bhb5ndzjSN?origin=lprLink, e do envio dos documentos de que trata o item 5.1.5., para o e-mail didep.mpi@povosindigenas.gov.br. - 247.
BLOG DO BILL NOTICIAS