sábado, 27 de abril de 2024

"Israel não tem condições de comprar briga com o Irã", diz Rui Costa Pimenta

Análise do líder do PCO destaca poder de resposta do Irã e os riscos de um possível conflito na região do Oriente Médio

Israel | Irã | Rui Costa Pimenta (Foto: Reuters | Felipe L. Gonçalves/Brasil247)


Em uma entrevista à TV 247, o presidente do Partido da Causa Operária (PCO), Rui Costa Pimenta, expressou sua análise sobre a recente escalada de tensões entre Israel e Irã, destacando a falta de capacidade de Israel para enfrentar o Irã em um conflito direto.

Pimenta iniciou sua argumentação destacando a relevância do Irã no cenário internacional, especialmente no que diz respeito aos recursos energéticos: "O Irã na realidade seria a terceira maior reserva de petróleo conhecida, a primeira seria a da Venezuela, a segunda da Arábia Saudita. O Irã é a terceira potência na questão energética". Além disso, enfatizou a posição geográfica estratégica do país: "Na política internacional é uma posição decisiva porque o Irã controla a maior parte do acesso ao Golfo Pérsico".

O líder do PCO também comentou sobre a recente demonstração de poder do Irã na resposta ao ataque da embaixada feita por Israel, indicando que esta envia uma mensagem clara ao imperialismo: "Com essa demonstração de força que eles deram eles também mandaram um recado para o imperialismo que é o seguinte: se houver qualquer tipo de agressão nós temos condição de bloquear a navegação no Golfo Pérsico".

Ao abordar a resposta de Israel às tensões, Pimenta argumentou que foi insuficiente e praticamente despercebida, o que evidencia a sua fragilidade diante do Irã: "A resposta de Israel foi tão fraca que passou despercebida, o que mostra que eles não têm condições de comprar a briga com o Irã".

Sobre a possibilidade de um conflito entre Irã e Israel, Pimenta ressaltou que seria custoso para o Irã, apesar de sua vantagem estratégica: "Se Irã e Israel entrassem em guerra seria um custo alto para o Irã, pois toda guerra é um problema". Ele também apontou que o domínio israelense sobre a Faixa de Gaza e a Cisjordânia poderia entrar em colapso rapidamente em caso de um confronto direto. - 247.

Assista: 

 


BLOG DO BILL NOTICIAS

Rio Grande do Sul tem cinco barragens em situação de emergência

  Há risco de rompimento e é preciso adotar medidas urgentes Arquivo Pessoal/Divulgação O governo do Rio Grande do Sul informou, nesta quart...