terça-feira, 6 de fevereiro de 2024

Prorrogado: prazo de exame toxicológico para habilitação C, D e E vai até 30 de abril

 

A não realização do teste pode gerar multa e infração gravíssima


                          Por Marta Souza
Exame toxicológico é obrigatório no Brasil e tem como objetivo reduzir o risco de acidentes relacionados ao consumo de substâncias psicoativas e/ou proibidas - Freepik

Foi prorrogado o prazo para realização do exame toxicológico obrigatório para habilitação C, D e E. Agora há duas datas limites para o teste, que anteriormente tinha vencimento no dia 31 de dezembro de 2023.

Segundo o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), motoristas de caminhões e ônibus com validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) entre janeiro e junho têm até dia 31 de março para fazer o exame. Já os que a CNH vence entre junho e dezembro devem renovar até o dia 31 de abril.

exame toxicológico é obrigatório no Brasil e tem como objetivo reduzir o risco de acidentes relacionados ao consumo de substâncias psicoativas e/ou proibidas, já que podem afetar a capacidade cognitiva do condutor e interferir na habilidade de direção.

O Contran reforça que o teste não é invasivo, é indolor e capaz de detectar consumo de drogas em um período de 90 a 180 dias antes da coleta, utilizando amostras de pelos ou unhas, por exemplo.

O exame custa, em média, R$ 120, e o resultado sai em até 15 dias após a coleta.

Multa e pontos na carteira

De acordo com dados da Associação Brasileira de Toxicologia (Abtox), pelo menos cinco milhões de condutores estão irregulares. A multa para quem não realizar o exame ocorre de maneira automática quando o prazo se encerra, e a infração é considerada gravíssima.

 Além de perder sete pontos na CNH, o condutor paga a taxa de R$ 1.467,35. Caso o motorista seja flagrado dirigindo irregularmente sem o documento, pode ter direito de dirigir suspenso por três meses.


BLOG DO BILL NOTICIAS

RS contabiliza meio milhão de pessoas afetadas pelas chuvas

  Dos 497 municípios, pelo menos 317 sofrem consequências dos temporais Lauro Alves/Secom As fortes chuvas que atingem o estado do Rio Grand...