quarta-feira, 10 de maio de 2023

Ministra garante inéditos R$ 3,8 bi para a Cultura

Lei Paulo Gustavo de apoio ao setor será regulamentada em decreto do presidente Lula nesta quinta

Janja, Margareth Menezes, Lula e Lu Alckmin (Foto: Ricardo Stuckert)


A ministra da Cultura, Margareth Menezes, anunciou nesta quarta-feira (10) a liberação de R$ 3,68 bilhões a estados e municípios para o cumprimento da Lei Paulo Gustavo de apoio ao setor. 

A lei prevê repasses para ações emergenciais do setor cultural, duramente atingido pelos efeitos econômicos da pandemia de Covid-19. Música, dança, pintura, escultura, cinema, fotografia, artes digitais. A proposta pretende contemplar toda a diversidade de manifestações culturais e artísticas do país. 

Segundo a ministra, os trabalhadores do setor cultural estavam "na fila do osso" durante o governo de Jair Bolsonaro (PL). 

“A lei foi pensada para apoiar o setor e socorrer os trabalhadores da cultura que foram duramente atingidos pela Covid-19. O governo passado vetou a proposta e adiou os repasses. Agora estamos conseguindo garantir a execução deste instrumento que pode ser acessado por todos os estados e municípios do país”, ressaltou Margareth Menezes. 

Segundo informações do Planalto, o investimento previsto no setor é o maior da história do País e chega aos 5.570 municípios.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinará o decreto que regulamenta a Lei Paulo Gustavo nesta quinta-feira (11), em Salvador (BA). A ministra Margareth Menezes também estará presente. -247.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Maioria dos americanos desaprova gestão de Trump na economia, diz pesquisa

  Pesquisa da CBS News mostra queda de quatro pontos nos índices de apoio às políticas econômicas do ex-presidente Presidente dos EUA, Donal...