Entre os que votaram na emedebista no primeiro turno da eleição presidencial, 43% afirmaram que ela deveria apoiar Lula no segundo turno
Simone Tebet e Luiz Inácio Lula da Silva (Foto: REUTERS/Amanda Perobelli)
A pesquisa Datafolha, divulgada nesta sexta-feira (7) e encomendada tanto pelo jornal Folha de S.Paulo como pela Globo, mostrou que, para 53% dos entrevistados, a senadora Simone Tebet (MDB-MS) deveria apoiar o candidato à Presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno. A parlamentar oficializou o apoio na última quarta-feira (5). A pesquisa foi feita entre quarta-feira (5) e esta sexta (7).
Entre os que votaram na emedebista no domingo (2), 43% afirmaram que ela deveria apoiar o ex-presidente e 36%, Bolsonaro. Outros 15% disseram que Simone não deveria apoiar candidatura alguma, e 6% não souberam responder.
A senadora ficou em terceiro lugar e teve 4,1% dos votos válidos no primeiro turno da eleição presidencial. Lula conseguiu 48% dos votos válidos, contra 43% (51 milhões) de Jair Bolsonaro (PL), que De acordo com a pesquisa, 39% afirmaram que ela deveria apoiar o atual ocupante do Planalto (PL).
Para 3%, Tebet não deveria apoiar candidato algum no segundo turno. Outros 4% não souberam responder à pergunta.
No Mato Grosso do Sul, onde a emedebista é senadora, Bolsonaro conseguiu 52,70% (794.206 votos) e Lula, 39,04% (588.323 votos computados).
Na pesquisa divulgada nesta sexta foram entrevistados 2.884 eleitores em 179 cidades. O levantamento tem margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-02012/2022.
Ciro Gomes
A pesquisa mostrou que, para 51% dos entrevistados, o ex-presidenciável Ciro Gomes (PDT) deveria apoiar Lula e, segundo 41%, o pedetista deveria estar ao lado de Bolsonaro.
No levantamento, 4% dos eleitores afirmaram que o ex-governador do Ceará não deveria apoiar candidato algum e 4% não souberam responder.
O ex-ministro ficou na quarta posição, com 3% dos votos válidos.
Entre eleitores de Ciro, 44% dos entrevistados pelo Datafolha afirmaram que ele deveria apoiar Lula. Para 40%, o ex-ministro deveria apoiar Bolsonaro. De acordo com os números, 10% disseram que ele não deveria estar ao lado de candidatura alguma e 5% não souberam responder. 247