terça-feira, 6 de setembro de 2022

Ipec: Lula se mantém com 44%, Bolsonaro oscila para 31%; Ciro e Tebet crescem

O ex-presidente petista se manteve com 44% pela terceira pesquisa seguida. O chefe do Executivo caiu um ponto percentual em relação ao levantamento do dia 28 de agosto

                           Pedro Grigori/correiobraziliense
Lula se manteve estável, Bolsonaro oscilou um ponto e Ciro Gomes e Simone Teber cresceram dentro da margem de erro. - (crédito: AFP)

A menos de um mês do primeiro turno das eleições presidenciais, uma nova pesquisa Ipec mostrou estabilidade dos principais candidatos ao Palácio do Planalto. Divulgada na noite desta segunda-feira (5/9), o levantamento tem o ex-presidente Lula (PT) na liderança, com os mesmos 44% das duas últimas pesquisas. Em segundo lugar, Jair Bolsonaro (PL) caiu um ponto percentual e marcou 31%. 

No segundo pelotão, Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB) cresceram e marcaram, respectivamente, 8% e 4%. Felipe D'avila (Novo) e Soraya Thronicke (UB) estão empatados com 1% cada. Brancos e nulos somam 6% e os que não sabem ou não quiseram responder são 5%.  

Pesquisa Ipec para presidente da República divulgada no dia 5 de setembro de 2022
Pesquisa Ipec para presidente da República divulgada no dia 5 de setembro de 2022(foto: Benjamin Figueredo/CB/DA PRESS)

Os candidatos Constituinte Eymael (DC), Léo Péricles (UP), Pablo Marçal (PROS), Roberto Jefferson (PTB), Sofia Manzano (PCB) e Vera (PSTU) não pontuaram — a pesquisa foi realizada antes do PTB retirar a candidatura de Jefferson. 

A pesquisa, contratada pela TV Globo, foi realizada entre 2 e 4 de setembro, com 2.512 entrevistados em 158 municípios. Margem de erro é de 2 pontos para mais ou para menos.

A pesquisa mostrou os impactos do primeiro debate entre os presidenciáveis, realizada no dia 28 de agosto e das propagandas políticas na TV e no rádio. É também a primeira pesquisa do instituto a ser realizada após a divulgação de uma reportagem que apontou que quase metade do patrimônio em imóveis de Bolsonaro e de seus familiares mais próximos foi construída nas últimas três décadas com pagamentos em dinheiro em espécie.

Na última pesquisa Ipec, divulgada no dia 29 de agosto, Lula liderava com 44%, Bolsonaro tinha 32%, Ciro Gomes 7% e Simone Tebet 3%. 

Segundo turno 

Em um cenário de segundo turno, o ex-presidente Lula venceria Bolsonaro por 52% a 36%. A margem de diferença dos candidatos aumentou em relação ao último levantamento, quando o petista tinha 50% e o presidente 37%.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Lula e Xi Jinping estreitam laços com a assinatura de 37 acordos bilaterais entre Brasil e China

  Acordos abrangem mais de 15 áreas estratégicas, como agronegócio, tecnologia, saúde, educação, infraestrutura e energia Presidente da Repú...