sexta-feira, 30 de setembro de 2022

Presidente do TSE pede que eleitores compareçam às urnas e votem com paz e responsabilidade

"Juntos, todas as brasileiras e brasileiros na grande festa da democracia: as eleições gerais de 2022", afirmou o ministro Alexandre de Moraes

Sessão plenária do TSE – 23/08/2022 (Foto: LR Moreira/Secom/TSE)

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, destacou nesta sexta-feira (30) a importância de os resultados das eleições serem respeitados no próximo domingo (2).

"Eleitoras e eleitores, compareçam no domingo, 2/10. Vamos todos votar com Paz, Segurança e Harmonia; Respeito e Liberdade; Consciência e Responsabilidade. Juntos, todas as brasileiras e brasileiros na grande festa da Democracia: as eleições gerais de 2022", afirmou o ministro no Twitter.

Durante o seu governo, Jair Bolsonaro (PL) fez ataques ao Judiciário ao acusar o Supremo Tribunal Federal de atrapalhar a gestão do candidato à reeleição. 

Sem provas, o ocupante do Planalto acusou o TSE de não ter segurança contra fraudes em urnas eletrônicas e defendeu a participação de militares na apuração do resultado da eleição. Partidos oposicionistas denunciaram possível tentativa de golpe. 247



BLOG DO BILL NOTICIAS

CNBB divulga nota e diz que Padre Kelmon não tem vínculo com Igreja Católica

                                     Por: Gustavo Werneck/Por: Estado de Minas 

Foto: Reprodução/SBT

Às vésperas da eleição, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou nota na tarde desta sexta-feira (30) sobre o candidato do PTB à Presidência da República, Padre Kelmon Luis da Silva Souza.


O texto diz que “em atenção aos fiéis que enviam perguntas à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), esclarecemos: 

1- O senhor Kelmon Luís da Silva Souza, candidato que se apresenta como “padre Kelmon”, não é sacerdote da Igreja Católica Apostólica Romana, sendo, portanto, de outra confissão religiosa, sem qualquer ligação com a Igreja sob o magistério do Papa Francisco. 

2- Oportuno ressaltar que, conforme vigência na Lei Canônica, os padres da Igreja Católica, em pleno exercício do ministério sacerdotal, não disputam cargos políticos, nem se vinculam a partidos.”

A CNBB é presidida pelo arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo.

Defesa 
Na terça-feira (27), diante do que considerou “calúnias e difamações”, o arcebispo primaz da Igreja Católica Apostólica Ortodoxa do Peru, Mor Francisco, Ángel Ernesto Morán Vidal, defendeu o candidato PTB à Presidência da República do Brasil, que estaria sendo alvo de acusações por parte de outras jurisdições ortodoxas no país. 

Em vídeo, o arcebispo primaz disse: “Cabe manifestar e reafirmar ante difamações e calúnias que vêm acontecendo contra o nosso querido Padre Kelmon. Hoje, como autoridade eclesiástica, a mesma que está subordinado o nosso querido Padre Kelmon, que é um padre com decência pastoral, quero reafirmar que Padre Kelmon é parte de nossa jurisdição eclesiástica”, disse o arcebispo no vídeo, lembrando que a igreja que representa trabalha em 16 países.” 

Em 14 e 26 de setembro, a Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia no Brasil informou, em duas notas à imprensa, que Kelmon não integra nenhuma paróquia, nem comunidades, missões e obras sociais. Também afirmou que ele não foi seminarista ou integrante do clero no Brasil ou em qualquer outro país.

Na sequência, a assessoria da campanha do petebista informou, em nota, que, em novembro, Padre Kelmon será sagrado Bispo pela Igreja Católica Apostólica Ortodoxa do Peru, com a missão de iniciar no Brasil a Igreja de Tradição Canônica Siro Ortodoxa Malankar. A partir daí, será transferido a ele os poderes eclesiásticos para conduzir a Igreja no Brasil.

E mais: “Antes de fazer parte da Igreja Católica Apostólica Ortodoxa do Peru, Padre Kelmon foi membro da Igreja Apostólica Ortodoxa da América, onde foi ordenado padre no dia 2 de agosto de 2015 pelo Bispo Kyrios Ioannis de Santa Catarina”.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Agredido no debate da Globo, Lula manda recado a Bolsonaro: 'o povo vai te mandar pra casa'

Debate da Globo é marcado por ataques de todos os presidenciáveis ao ex-presidente Lula, que obtém vários direitos de resposta

Luiz Inácio Lula da Silva (à esq.) e Jair Bolsonaro (Foto: Reprodução/TV Globo)

O candidato à Presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quinta-feira (29) a Jair Bolsonaro (PL) que o povo mandará o atual ocupante do Planalto para casa. 

"É uma insanidade um Presidente da República vir e dizer o que ele diz. É por isso que no dia 2 o povo vai te mandar para casa e eu vou fazer um decreto acabando com o seu sigilo de 100 anos", disse Lula a Bolsonaro.

Em um direito de resposta, Lula afirmou que o "presidente atual não tem um pingo de honestidade". "Ele montou quadrilha com rachadinha, com sigilo de 100 anos, quadrilha da vacina, não fui eu que disse, foi a CPI. Comporte-se como um presidente".

O ex-presidente também rebateu Ciro Gomes. O pedetista começou perguntando: "como o senhor explica que após 14 anos de governo do PT os cinco brasileiros mais ricos acumulavam o que possuem os 100 milhões mais pobres".

O candidato do PT respondeu: "você viveu no meu período de governo o momento de maior conquista social do país e sabe disso. Você poderia perguntar como é que no governo do PT os mais pobres tiveram 80% de aumento real na sua renda".

Votos

Na pesquisa Datafolha, divulgada nesta quinta-feira (29), Lula teve 50% dos votos válidos, excluindo brancos, nulos e indecisos. Para vencer uma eleição no primeiro turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um. 

Segundo o levantamento, Lula teve 53,6% dos votos válidos espontâneos. O ex-presidente teria 54% no segundo turno contra Bolsonaro. 247.


BLOG DO BILL NOTICIAS

quinta-feira, 29 de setembro de 2022

Quatro marcas de café são proibidas de vender produtos

 IMPUREZAS

Foto: Reprodução/Pixabay

Quatro marcas de café estão proibidas de comercializar produtos por excesso de impurezas. As decisões liminares foram obtidas pelo Ministério Público de Minas Gerais em Ações Civis Públicas ajuizadas em Viçosa, na Zona da Mata.

Segundo o Ministério Público, as marcas só poderão voltar a vender quando laudo produzido por órgão de vigilância sanitária ou pelo Sindicafé-MG comprove a ausência de impurezas como milho, areia, cascas e paus, nos produtos comercializados.

As empresas Fartura - Tradicional, Da Feira - Extra Forte, Da roça e Viçosense – Extra Forte devem comprovar a interrupção da comercialização, no prazo de 10 dias.

Além disso, a Justiça estabeleceu a obrigação dos réus de somente comercializar produtos que estejam de acordo com as normas expedidas pelos órgãos oficiais competentes.

 A decisão também determinou a apreensão dos produtos fabricados e expostos à venda nos comércios da comarca de Viçosa. Segundo o MP, o recolhimento será feito pela vigilância sanitária local, que dará o devido descarte aos produtos impróprios apreendidos.

As ações foram ajuizadas pelo Ministério Público em função de análises, de mais de 1200 marcas de café torrado e moído coletadas no Estado de Minas Gerais, que demonstraram a existência de elevados índices de impurezas nos produtos das quatro empresas.

 “Uma das empresas, por exemplo, apresentou em seu café a presença de 1,83% de cascas e paus, de 7,90% de milho e 0,29% de areia, pedras e torrões, em total desacordo com a legislação que rege o setor e impróprio para o consumo”, esclareceu o MP em nota.

O Ministério Público ainda requer, ao final do julgamento, que as empresas sejam condenadas a indenizar os danos morais coletivos. (Por: Estado de Minas).


BLOG DO BILL NOTICIAS

Datafolha: Lula tem 50% dos votos válidos e pode levar no primeiro turno

 O ex-presidente tem quase 15 pontos de vantagem para Jair Bolsonaro (PL)

Luiz Inácio Lula da Silva (Foto: Ricardo Stuckert)

A pesquisa Datafolha, divulgada nesta quinta-feira (29), mostrou o candidato a presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em primeiro lugar com 50% dos votos válidos, o mesmo percentual da pesquisa anterior, de 22/09). 

Jair Bolsonaro (PL) continuou na segunda posição, com 36%, mesma porcentagem do último levantamento. Ciro Gomes (PDT) teve 6%, perda de um ponto percentual na comparação com a pesquisa anterior. Simone Tebet (MDB) manteve os 5%.

Nos votos totais, incluindo brancos, nulos e indecisos, Lula saiu de 47% para 48% na comparação com a pesquisa anterior. Bolsonaro foi de 33% para 34%, Ciro, de 7% para 6% e Tebet continuou com 5%.

A pesquisa ouviu 6.800 eleitores entre os dias 27 e 29 de setembro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento foi registrado no TSE sob o número BR-09479/2022. 247.


BLOG DO BILL NOTICIAS

terça-feira, 27 de setembro de 2022

Pesquisa Folha/IPESPE para o Senado: Teresa Leitão lidera com 25% das intenções de votos

André de Paula (12%), Gilson Machado (10%) e Guilherme Coelho (8%) estão tecnicamente empatados

                           Por Betânia Santana/Folhape

Pesquisa Ipespe para o Senado de Pernambuco, Arte: Portal de Prefeitura

A deputada estadual Teresa Leitão (PT) lidera em Pernambuco a disputa para o Senado Federal com 25% da preferência do eleitorado, de acordo com a pesquisa realizada nos dias 23, 24 e 25 de setembro pela Folha de Pernambuco/Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (IPESPE). Mil pessoas foram entrevistadas pessoalmente, através de questionários. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento está registrado no Tribunal Regional Eleitoral sob o protocolo PE-01647/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo BR-09992/2022.

Considerando a margem de erro, os candidatos André de Paula (PSD), Gilson Machado (PL) e Guilherme Coelho (PSDB) estão tecnicamente empatados. O deputado André de Paula aparece com 12% das intenções de voto. O ex-ministro do Turismo Gilson Machado tem 10% e o ex-prefeito de Petrolina Guilherme Coelho surge com 8%.

Os candidatos Carlos Andrade Lima (União Brasil), Esteves Jacinto (PRTB), Eugênia Lima (PSOL) e Roberta Rita (PCO) conseguiram 1% das intenções dos votos. Com a margem de erro, podem chegar a 4,2%.  A candidata Dayse Medeiros (PSTU) não pontuou.

O levantamento Folha de Pernambuco/Ipespe aponta também que 19% dos entrevistados não votarão em nenhum dos candidatos ou vão optar pelo voto branco ou nulo. Outros 23% ainda não sabem em quem votar ou não responderam.

Gênero
Entre as entrevistadas 27% das mulheres disseram escolher Teresa Leitão., Entre os homens, são 23%. Já com André de Paula 11% são do sexo feminino e 13% são homens. Gilson Machado tem o meamo percentual de votos masculinos, 13%. Entre as mulheres, 8% dizem votar nele. Com Guilherme Coelho há 8% dos votos masculinos e 7%, femininos. Carlos Andrade Lima apresentou 2% entre os homens e 1% dos votos femininos.

Faixa etária
Maioria do eleitorado de Teresa Leitão tem 60 anos ou mais (30%). De 45 a 59 anos, são 27%. O índice é de 26% na faixa de 25 a 44 anos e cai para 16%, de 16 a 24 anos. Com André de Paula estão 13% dos entrevistados de 16 a 24 anos; 12%  de 45 a 59 anos; 11% com 25 a 44 anos e outros 11% a partir dos 60 anos. Gilson Machado tem 12% dos eleitores de 25 a 44 anos; 10% com 60 anos ou mais; 9%, de 45 a 59 anos e 7% dos 16 aos 24 anos. Guilherme Coelho aparece com 9% dos 16 aos 24 anos e outros 9% na faixa dos 25 aos 44. Com 60 anos ou mais, é de 7% e chega a 5% de 45 a 59 anos. Carlos Andrade Lima apresentou: 2% de 16 a 24 anos; mais 2% de 45 a 59 anos; 1%, na faixa de 25 a 44 anos e 1% a partir dos 60 anos.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Em Pernambuco, Lula tem 63% das intenções de voto; Bolsonaro, 21%, segundo Folha/IPESPE

Pesquisa sobre disputa à presidência entrevistou mil pernambucanos do dia 23 ao dia 25 deste mês

                              Por Carlos André Carvalho/Folhape

Pesquisa também avaliou candidatos(as) na capital, na periferia e no interior - Miguel SCHINCARIOL/AFP

A quarta rodada de pesquisa Folha/IPESPE, divulgada ontem, além de mostrar as intenções de voto para governador e senador no estado, também ouviu os pernambucanos sobre a disputa à presidência da República. Na pesquisa estimulada, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 63%; Jair Bolsonaro (PL), 21%; Ciro Gomes (PDT), 5%; e Simone Tebet (MDB), 2%. 

Soraya Thronicke (União Brasil), Felipe D’Ávila (Novo), Vera Lúcia (PSTU) e Padre Kelmon (PTB) não pontuaram. O percentual de entrevistados que não votariam em nenhum candidato, em branco ou anulariam foi de 6% e o dos que não sabem ou não responderam, 2%.

Lula tem 58% dos votos na capital, 51% na periferia e 69% no interior. Bolsonaro fica, respectivamente, com 22%, 27% e 18%. Já Ciro tem 2%, 7% e 5%. Simone possui 2% na capital, sobe para 3% na periferia e cai para 1% no interior. Soraya fica com 1% na capital, repete o mesmo percentual na periferia e não pontua no interior. Felipe, Vera e Kelmon só pontuam na capital, com 1% cada.

Entre os homens, 58% votam em Lula, 27% em Bolsonaro; 4% em Ciro e 2% em Tebet. No voto feminino, a preferência de 67% delas é por Lula. Outras 17% ficam com Bolsonaro. Ciro chega a 6% e Simone, 2%. No que diz respeito à faixa etária, Lula ganha em todas elas. Entre 16 e 24 anos, ele alcança 61% das intenções de voto. Bolsonaro fica em segundo, com 25%. Ciro e Tebet têm 5% e 3%, respectivamente. Dos que têm 60 anos ou mais, 65% seguem com o petista; 18% com o atual presidente; 3% com o pedetista e 2% com a senadora emedebista.-

Instrução

Quanto ao grau de instrução, Lula fica 70% dos votos daqueles que têm até o ensino fundamental. Nessa parcela, Bolsonaro fica com 15%; Ciro, 3% e Tebet, 1%. Para os que têm ensino médio, o líder das pesquisas tem 57%; seguido de Bolsonaro, com 26%; o ex-governador do Ceará tem 7% e Tebet, 2%. Em relação aos eleitores com nível superior, Lula ganha com 59%. Bolsonaro possui 27% das intenções; Ciro, 5%; Tebet, 4%.

Na estratificação por renda familiar, Lula alcança 67% de quem recebe até dois salários mínimos. Seu principal opositor fica com 17%; o pedetista tem 5% e Simone, 2%. Já para o público com renda acima de cinco salários, Lula lidera com 53%, seguido do atual presidente, com 33%; da senadora Simone Tebet, com 5% e por Ciro, com 4%.

A pesquisa Folha/IPESPE, registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o protocolo PE-01647/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo BR-09992/2022, foi realizada do dia 23 ao dia 25 deste mês. Foram ouvidos mil pernambucanos a partir de entrevistas pessoais, com questionário estruturado.



BLOG DO BILL NOTICIAS

Pesquisa Folha de Pernambuco: Marília consolida liderança e segundo lugar fica empatado

 

A quarta rodada do levantamento mostra que outra vaga do 2º turno está indefinida


                         Por Pupi Rosenthal/Folha de Pernambuco
Divulgação

Com a eleição já batendo na porta, a quarta rodada da Pesquisa Eleições 2022 – Governo de Pernambuco, realizada pela Folha de Pernambuco em parceria com o Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (IPESPE), mostrou a estabilização da candidata Marília Arraes, do Solidariedade, em primeiro lugar, com 35% das intenções de voto. Mas é impossível determinar quem vai disputar o segundo turno com ela. Em segundo lugar, estão numericamente empatados: Anderson Ferreira (PL), Danilo Cabral (PSB) e Raquel Lyra (PSDB) – cada um com 12%. Em seguida, tecnicamente empatado, está Miguel Coelho (UB), com 11%. 

O candidato do PTB, Wellington Carneiro, tem 1%. Entre os entrevistados, 12% disseram que não votam em nenhum dos candidatos ou preferem votar branco ou nulo. Já o percentual daqueles que disseram que não sabem ou não quiseram responder chegou ao menor patamar desde o início desta série: 4%. 

Em relação a quem o eleitor não votaria de jeito nenhum, Anderson Ferreira teve 27%; Danilo fica em segundo, com 20%, Marília  com 17%, Miguel com 11% e Raquel Lyra tem a menor rejeição, com 9%. 
O levantamento ouviu 1 mil pernambucanos nos dias 23, 24 e 25 de setembro de 2022. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos e o intervalo de confiança é de 95,45%. A pesquisa foi registrada no TRE/PE sob o protocolo PE-01647/2022 e no TSE sob o protocolo BR-09992/2022.

Evolução 

Em relação à pesquisa anterior Folha/IPESPE, divulgada no dia 12 de setembro, Marília manteve o mesmo percentual de votos. Raquel e Danilo também apresentaram estabilidade. As únicas oscilações observadas, dentro da margem de erro, foram de Anderson – que tinha 13% na última pesquisa e, agora, ficou com 12% - e de Miguel – que ficou com 10% antes e passou para 11%. 

Levando em conta o voto por gênero, entre os eleitores do sexo masculino, 32% disseram votar em Marília; 15% em Anderson; 12% em Raquel. Danilo e Miguel têm, cada um, 10%. Entre as mulheres, os votos se dividiram em Marília, 37%; Danilo, 14%; Raquel e Miguel, 12% cada e Anderson, 10%.

Entre os pesquisados que informaram ter entre 16 e 24 anos, 39% votam na candidata do Solidariedade. O ex-prefeito de Petrolina fica em segundo, com 16%. Raquel tem 13%, Danilo, 10% e Anderson, 9%. Entre os eleitores com mais de 60 anos, Marília fica com 32%. O socialista tem 16%. Ferreira tem 13%. Raquel, 10% e Miguel, 9%.

Nível escolar

Para quem tem apenas o ensino fundamental, 38% preferem Marília Arraes governadora. Outros 15% vão de Danilo. 9% querem Anderson e outros 9%, Raquel. Miguel fica com 8%. Para os eleitores com nível médio, o primeiro lugar é de Marília, com 32%. Anderson e Raquel têm 14% cada um. Miguel tem 13% e Danilo, 11%. Por último, para quem tem ensino superior, a liderança é de Marília, com 36%; seguida de Anderson, 19%. Raquel e Miguel ficaram com 14% cada e Danilo, com 10%.

Renda familiar

A pesquisa Folha/IPESPE também mostra a intenção de voto por renda familiar. Para quem recebe até dois salários mínimos, o resultado foi Marília, 38%; Danilo, 12%; Anderson, 11%; Raquel e Miguel, 10% para cada um. 

Na faixa de 2 a 5 salários, a líder tem 31%. A ex-prefeita de Caruaru fica em segundo com 16%. Anderson tem 14% das intenções. Já Danilo e Miguel empatam, marcando 11%. E entre os eleitores com renda acima de 5 salários, Marília fica com 30%; Anderson com 18%; Danilo e Miguel empatam novamente, mas com 15%; e Raquel alcança 13%.

Regiões

A indefinição sobre quem deverá disputar o segundo turno segue a mesma quando se leva em conta a localização geográfica do eleitor. Para os votantes da capital, a líder fica com 33%. O socialista tem 15%; Ferreira fica com 10%. Raquel e Miguel vêm na sequência com 8% e 7%, respectivamente. Os votos da periferia se dividem em Marília, 27%; Anderson, 18%; Cabral, 12%; Lyra, 11% e Coelho, 8%. E, no interior, a ordem muda um pouco. A líder é a mesma, com 39%. Mas Raquel e Miguel seguem atrás, com 14% e 13%, respectivamente; Danilo tem 12% e Anderson, 10%.


BLOG DO BILL NOTICIAS

segunda-feira, 26 de setembro de 2022

Ipec: Lula tem 54% e Bolsonaro 35% no segundo turno

Os dois candidatos tinham os mesmos percentuais na pesquisa anterior

Luzi Inácio Lula da Silva (à esq.) e Jair Bolsonaro (Foto: Ricardo Stuckert | REUTERS/Adriano Machado)

A pesquisa do Ipec, encomendada pela Globo e divulgada nesta segunda-feira (26), mostrou o candidato à Presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 54% das intenções de votos em um eventual segundo turno contra Jair Bolsonaro (PL), com 35%.

Os dois candidatos tinham os mesmos percentuais na pesquisa anterior (19/09).

Os números apontaram que Lula venceria a eleição no primeiro turno.

Foram entrevistados 3.008 eleitores nos dias 25 e 26 de setembro. A margem de erro foi de dois pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança, 95%. Brasil247.





BLOG DO BILL NOTICIAS

Bolsonaro tem 51% de rejeição, mostra Ipec

De acordo com a nova pesquisa, o atual ocupante do Planalto está mais de 15 pontos percentuais de rejeição à frente do ex-presidente Lula

Ato pelo impeachment de Jair Bolsonaro (Foto: Mídia Ninja)

A pesquisa Ipec, divulgada nesta segunda-feira (26), encomendada pela Globo, mostrou que 51% dos eleitores não votariam em Jair Bolsonaro (PL). O candidato à Presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) apareceu com 35% de rejeição.

O presidenciável Ciro Gomes (PDT) vem em seguida, com 14%. Simone Tebet (MDB) e Soraya Thronicke (União Brasil) têm 6% de rejeição cada.

De acordo com os números, Lula venceria a eleição no primeiro turno e ganharia de Bolsonaro com uma diferença de quase 20 pontos percentuais no segundo turno

Foram entrevistadas 3.008 pessoas entre os dias 24 e 26 de setembro em 183 cidades brasileiras. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o código BR‐01640/2022. (247).


BLOG DO BILL NOTICIAS

Ipec aponta vitória de Lula no 1º turno com 52% dos votos válidos

Nova pesquisa Ipec aponta novamente vitória do ex-presidente Lula no primeiro turno

(Foto: RICARDO STUCKERT)

A pesquisa Ipec, divulgada nesta segunda-feira, 26, e encomendada pela Globo, mostrou o ex-presidente Lula, candidato do PT à Presidência da República, em primeiro lugar, com 48% dos votos. O petista cresceu um ponto, pois havia registrado 47% na anterior, divulgada em 19/09.

Jair Bolsonaro (PL) ficou na segunda posição, com 31% (mesmo percentual da anterior). 

Considerando os votos válidos, isto é, desconsiderando indecisos e brancos/nulos, Lula vence no primeiro turno, com 52%, contra 34% de Bolsonaro.

Na possibilidade de um segundo turno, Lula marcou 54% (54% na pesquisa anterior) contra 35% de Bolsonaro (PL), mesmo percentual da anterior.

O presidenciável Ciro Gomes (PDT) conseguiu 6%, na terceira colocação. Ele perdeu um ponto em relação à pesquisa anterior. Em quarto lugar, Simone Tebet (MDB) teve 5% do eleitorado (eram 5% no último levantamento).

Soraya Thronicke (União Brasil) se manteve em 1%. Felipe d'Ávila, do Novo, subiu um ponto e foi para 1%. Cinco candidaturas ficaram com 0% – Vera, do PSTU, Constituinte Eymael, da DC, Sofia Manzano, do PCB, Léo Péricles, da UP, e Padre Kelmon, do PTB.

Brancos e nulos somaram 4% (5% na pesquisa anterior), e não souberam ou não responderam, 4% (4% na pesquisa anterior).

A pesquisa ouviu 3.008 pessoas entre os dias 25 e 26 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no TSE sob número BR-01640/2022. 247.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Pesquisa telefônica FSB/BTG mostra Lula em alta e perto da vitória no primeiro turno

O ex-presidente oscilou positivamente um ponto e tem agora 48% dos votos válidos, enquanto Bolsonaro aparece estagnado há quase um mês em 37%

(Foto: RICARDO STUCKERT)

Pesquisa telefônica do instituto FSB, encomendada pelo banco BTG Pactual, divulgada nesta segunda-feira (26) mostra o ex-presidente Lula (PT) em alta e com chances de vencer o pleito presidencial no primeiro turno.

Desde a rodada da pesquisa de 12 de setembro, Lula cresceu quatro pontos. Na última semana, o petista oscilou positivamente um ponto. Ele tem agora 48% das intenções de votos totais - desconsiderados os nulos, brancos e indecisos.

Já Bolsonaro está desde 5 de setembro estagnado em 37%.

grafico

A pesquisa ouviu 2 mil eleitores por telefone entre 23 e 25 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais e o intervalo de confiança é de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-08123/2022. Brasil247





BLOG DO BILL NOTICIAS

Felipe Neto pede perdão a Dilma por ter apoiado o golpe de Estado de 2016

“Perdão por ter propagado o antipetismo, o discurso golpista e o ódio à esquerda”, disse o youtuber, que mudou sua visão política e hoje irá votar em Lula

Felipe Neto e Dilma Rousseff (Foto: Reprodução/Twitter)

O youtuber Felipe Neto se encontrou com a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) neste domingo (26), durante um encontro de influenciadores digitais em apoio à candidatura do ex-presidente Lula (PT), e fez uma autocrítica sobre seus gestos do passado, como o apoio ao golpe de Estado mascarado como impeachment que derrubou a petista da Presidência da República.

“Ontem pude olhar nos olhos da Presidenta Dilma e pedir perdão. Perdão por ter propagado o antipetismo, o discurso golpista e o ódio à esquerda”, iniciou o influenciador. 

Ele ainda destacou que “o amor que ela me deu em retorno foi algo que nem consigo explicar a vocês. É esse amor que vai vencer dia 02", em referência à data do primeiro turno da eleição presidencial deste ano. 247.

Grupo Bemisa investe R$ 10 bilhões para construção de ferrovia e terminal de minério em Suape

 

Equipamentos tem o objetivo de ser uma alternativa à Transnordestina. Serão gerados 1,9 mil empregos diretos e até 1,4 mil empregos indiretos para construção do Terminal, cujas obras devem iniciar em 2027


                         Por Matheus Jatobá

Grupo Bemisa e o Governo de Pernambuco anunciaram a implantação de um Terminal de Granéis Sólidos Minerais no Complexo Industrial Portuário de Suape. O equipamento será modalidade de Terminal de Uso Privado (TUP) e receberá um aporte de R$ 1,5 bilhão da empresa Planalto Piauí Participações e Empreendimentos S.A, que faz parte do Grupo Bemisa. Além do terminal, a Bemisa anunciou que serão investidos no total R$ 10 bilhões em um pacote de ações que prevê a construção de uma Ferrovia com R$ 5,7 bilhões de investimento, indo de Curral Novo, no Piauí até o Complexo de Suape, e R$ 2,8 bilhões para adequação de uma mina para exploração de minérios.
 
Com o aporte no terminal, serão gerados 1,9 mil empregos diretos e até 1,4 mil empregos indiretos. A expectativa é de que as obras do empreendimento iniciem em 2027, com duração de três anos. A área do empreendimento é de 51,8 hectares.

Segundo o governador Paulo Câmara, a construção dos equipamentos vai proporcionar uma nova realidade logística no Estado.
 
“Esse desafio era um muito grande que está sendo concretizado, é uma parceria estratégica, a Bemisa é detentora de uma mina de minério de ferro no Piauí e vai ajudar na finalização da ferrovia que vai ligar o Piauí até Suape. Isso vai possibilitar que o ramal ferroviário funcione também para outros arranjos produtivos, é mais uma opção logística importante e que vai baratear custos, dando condições de desenvolvimento. Vai ter condições de potencializar a utilização de Suape, tendo uma opção de escoamento através da malha ferroviária”, contou.
 
Quando ponto, o novo terminal deverá gerar 400 empregos diretos na região. Com o anúncio, os próximos passos agora são a realização de um estudo de viabilidade técnica, econômica e social; realização de projetos de engenharia; e os estudos de impactos socioambientais.

O terminal terá capacidade de recebimento e embarque de 50 mil toneladas de minério por dia e volume máximo de 780 mil toneladas para estocagem no pátio. A operação tem previsão de arrecadar R$ 617,2 milhões em tarifas portuárias e um total de R$ 184,5 milhões pelo arrendamento da área durante a vigência do contrato, que é de 30 anos. 
 
O CEO da Bemisa, Augusto Lopes, conta os estudos serão feitos e ainda não se sabe se o grupo conseguirá utilizar a estrutura da ferrovia Transnordestina.
 
“Temos uma série de pontos para concretizar e chegar a implantação. Estamos do desenvolvimento e um investimento dessa magnitude envolve mina, ferrovia e porto, é um projeto integrado. A discussão de usar a Transnordestina não depende de nós, mas estamos abertos para avaliar. Nosso projeto é independente e buscamos uma alternativa, uma solução logística”, afirmou.
 
O terminal ficará na parte da ilha de Suape que foi aterrada e vai preservar 52% do meio ambiente local.
 
diretor-presidente de Suape, Roberto Gusmão, conta que não só as minas poderão passar pela ferrovia que será construída, o que vai beneficiar outras cadeias produtivas da economia. “É uma alternativa a Transnordestina, o Estado teve atratividade para um grupo com muita experiência em terminais portuários e solidez financeira. O terminal vai escoar a produção da mina em Curral Novo, no Piauí, e criar várias oportunidades de escoamento de granéis e no frete de retorno que encarece muitas mercadorias no interior de Pernambuco”, declarou.
 
Gusmão conta ainda que a criação da ferrovia não representa que o Estado tenha desistido da obra da Transnordestina. “A Bemisa tem autorização ferroviária para construir na área que determinarem e não significa que abrimos mão da Transnordestina. Nós criamos uma alternativa para a ferrovia, vamos batalhar para que elas sejam construídas e é importante que a gente possa desenvolver projetos duradores”, disse. 


BLOG DO BILL NOTICIAS

Lula e Xi Jinping estreitam laços com a assinatura de 37 acordos bilaterais entre Brasil e China

  Acordos abrangem mais de 15 áreas estratégicas, como agronegócio, tecnologia, saúde, educação, infraestrutura e energia Presidente da Repú...