Recomendação vale para as unidades de ensino da redes privada e pública; proteção segue obrigatória para os ensinos infantil e fundamental
O uso da máscara em ambientes fechados nas escolas deixará de ser obrigatório a partir desta quinta-feira (18). Neste momento, a recomendação valerá apenas para estudantes e profissionais da educação do ensino médio, tanto da rede pública quanto da rede privada. No ensino infantil e no fundamental o uso permanecerá obrigatório.
O secretário de Educação e Esportes de Pernambuco, Marcelo Barros, ressaltou que será feito acompanhamento desse processo de flexibilização do uso de máscaras nas escolas pernambucanas:
“Seguiremos acompanhando os boletins epidemiológicos e fazendo avanços de forma gradativa nesta recomendação”, afirmou.
O uso de máscara passou a ser flexibilizado a partir de março deste ano, incluindo as áreas comuns das escolas.
Atualmente a rede estadual de ensino possui cerda de 317.637 estudantes no ensino médio.
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), o Estado registrou, nas últimas semanas, redução nos casos de síndrome respiratória aguda grave (Srag) e também de internamentos entre os jovens.
Pernambuco também registrou, nas últimas semanas, o menor patamar do ano em número de casos de Srag notificados e positivos para Covid-19. Foram notificados 287 entre 31 de julho e 06 de agosto, e 303 entre os dias 7 e 13 de agosto. A taxa de positividade para a Covid está em 2,5%.
"Apesar da queda nos casos de Covid-19 em Pernambuco, precisamos reforçar a importância da vacinação contra a doença, inclusive a imunização dos nossos jovens. Somente com o avanço da vacinação, em todas as faixas etárias elegíveis, vamos garantir um cenário sustentado de controle da doença" reforça o secretário estadual de Saúde, André Longo.