Presidenciável petista impulsionou vendas de livro do consagrado pedagogo após mencionar célebre frase durante sabatina no Jornal Nacional
Após o ex-presidente Lula (PT) ter citado uma frase de Paulo Freire durante sabatina no Jornal Nacional desta quinta-feira (25), as vendas do principal livro do consagrado pedagogo foram impulsionadas.
De acordo com a coluna do Guilherme Amado no portal Metrópoles, nesta sexta-feira (26) a obra “Pedagogia do oprimido” ficou entre as cem mais vendidas do catálogo da Amazon, um dos maiores sites de vendas de livros do mundo.
A frase citada por Lula foi: "De vez em quando a gente precisa estar junto com os divergentes para combater os antagônicos." O presidenciável petista mencionou tal referência ao falar sobre a composição de sua chapa com o ex-governador Geraldo Alckmin (PSB), que, há poucos anos, era um de seus grandes "divergentes" na política nacional. Agora, ambos estão juntos para combater o antagônico Jair Bolsonaro (PL).
A referência de Lula vem da obra “Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido”, em que Paulo Freire diz: "(...) só uma política radical, jamais, porém, sectária, buscando a unidade na diversidade das forças progressistas, poderia lutar por uma democracia capaz de fazer frente ao poder e à virulência da direita. Vivia-se, porém, a intolerância, a negação das diferenças. A tolerância não era o que deve ser: a virtude revolucionária que consiste na convivência com os diferentes para que se possa melhor lutar contra os antagônicos”. 247.
BLOG DO BILL NOTICIAS