sexta-feira, 3 de janeiro de 2020

MUNDO - EUA atacam aeroporto de Bagdá e matam general iraniano

 (Foto: AFP/Arquivo)
Foto: AFP/Arquivo

Um ataque do exército norte-americano a um aeroporto de Bagdá, capital do Iraque, na madrugada desta sexta-feira, matou um dos principais generais do Irã e o líder de uma milícia local pró-Teerã. O general Qassem Soleimani liderava há mais de 20 anos a força Quds, braço de
elite da Guarda Revolucionária do Irã responsável por conduzir operações militares secretas no exterior. O governo dos Estados Unidos confirmou que a ação militar tinha como objetivo a morte do general iraniano e foi autorizada diretamente pelo presidente Donald Trump. 

Também morreram Abu Mahdi al-Muhandis, chefe da milícia iraquiana Forças de Mobilização Popular (que tem apoio do Irã), e o porta-voz de grupo, Mohammed Ridha Jabri, além de ao menos outras duas pessoas ainda não identificadas. Outras pessoas também ficaram feridas na ação.   
O comboio onde eles estavam foi atingido por mísseis, de acordo com o jornal The New York Times. A ação deve aumentar a tensão na região, que nos últimos dias viveu uma série de conflitos indiretos entre Teerã e Washington.

No último dia 24, um funcionário terceirizado do Exército americano foi morto após um ataque contra uma base americana próxima a Kirkuk.
Washington culpou as milícias apoiadas pelo Irã pela ação e no domingo (29) realizou um ataque aéreo em áreas controladas por essas facções no Iraque e na vizinha Síria. A ação gerou revolta contra o país no Iraque e levou manifestantes e milícias a atacarem a embaixada dos EUA em Bagdá na terça (31) -o cerco terminou no dia seguinte.

Em uma rede social, o presidente Donald Trump acusou o Irã de orquestrar a invasão e disse que o país seria responsabilizado. "O Irã matou um segurança privado [terceirizado] americano e feriu outras pessoas. Respondemos com vigor e sempre iremos responder", disse, em referência
à ação do último domingo. 





Blog do BILL NOTICIAS

Lula derrota todos os adversários também nos cenários de segundo turno

  Pesquisa Datafolha aponta favoritismo do presidente Lula contra possíveis candidatos da extrema direita Lula - Estaleiro Ecovix, Rio Grand...