O Grupo de Trabalho do Foro de São Paulo, instância coordenadora dessa articulação de partidos políticos latino-americanos, reuniu-se nesta segunda-feira (4) em Havana, capital cubana. Na ocasião, o organismo multilateral analisou a conjuntura política e lançou a palavra de ordem de defender a paz na região
Foro de São Paulo, GT, Havana, 2019 (Foto: Estúdios Revolución)
Voltado para a defesa da paz na região latino-americana, o Foro de São Paulo reuniu seu Grupo de Trabalho nesta segunda-feira (4), em Havana, informa o jornal Granma.
Na ocasião, o organismo multilateral analisou a conjuntura política e lançou a palavra de ordem de defender a paz na região
A reunião contou com a presença do presidente cubano Miguel Díaz-Canel e do Segundo Secretário do Comitê Central do Partido Comunista de Cuba, José Ramón Machado Ventura.
Díaz-Canel referiu-se ao Encontro Anti-imperialista encerrado na véspera, em que representantes de partidos de esquerda e movimentos sociais falaram pelo desenvolvimento de ações comuns de solidariedade, paz continental e outras causas que hoje convocam a região da América Latina e do Caribe, cuja realidade exige a resistência do povo, das forças progressistas e o destaque dos jovens na luta, como apontou o presidente cubano.
Também é necessário, disse Díaz-Canel, articular estratégias que nos permitam enfrentar a guerra cultural e da mídia com a qual o neoliberalismo e o imperialismo pretendem subjugar nossos povos, tentando destruir nossas identidades. A escalada agressiva que o continente está enfrentando hoje faz parte de uma batalha ideológica e cultural, acrescentou.
A reunião do Foro de São Paulo concluiu que é muito importante trabalhar pela unidade e defender a América Latina e o Caribe como região de paz.(247)
Blog do BILL NOTICIAS