sábado, 30 de setembro de 2017

LULA ESTARÁ NAS ELEIÇÕES DE 2018 VIVO OU MORTO, DIZ DILMA


Em mais um palestra de sucesso no exterior, a presidente deposta Dilma Rousseff falou para uma plateia na Universidade de Helsinque, na Finlândia, sobre a democracia no Brasil e reafirmou a presença de Lula nas próximas eleições. 
“Cada vez que Lula é condenado, cresce mais nas pesquisas. E cada vez que cresce nas pesquisas, aumentam o processo. Mas ele participará da eleição. Vivo ou morto, preso ou solto, condenado ou inocentado. Lula sempre estará presente porque ele não é mais uma pessoa. Ele já é um projeto”, afirmou a petista.
Dilma voltou a denunciar internacionalmente o golpe que sofreu e comparou seu afastamento ao “tapetão” – gíria do futebol utilizada para se referir a vitórias conquistadas fora do campo.
“Perder e ganhar eleição é algo da vida democrática. Mas não é algo da vida democrática dar golpe. Não é da vida democrática tentar ganhar, como diz no futebol, no tapetão – eu não sei se também usam aqui na Finlândia esse termo. Ganhar no tapetão… Não pode. E isso, politicamente, é impensável se você quer construir um regime de fato democrático”, disse. (247).
Informações são do Metro1.

Blog do BILL NOTICIAS

Prefeitura de Juazeiro realiza Audiência Pública para debater implantação do Parque Fluvia


A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano vai debater, por meio de uma audiência pública, a implantação do Parque Fluvial. O evento acontece no dia 02 de outubro de 2017, às 9h, no auditório da Câmara de Vereadores.
A audiência pública faz parte do cronograma de ações do projeto de implantação do Parque Fluvial e tem como objetivo dar transparência aos processos e promover a participação popular. Na oportunidade, o prefeito Paulo Bonfim e a equipe técnica da SEDUR, responsável pelo projeto, vão apresentar à comunidade juazeirense todas as informações referentes ao projeto.
“O Projeto Parque Fluvial está prestes a se tornar realidade e promover uma verdadeira transformação na Orla fluvial de Juazeiro no trecho entre o bairro Angari e as instalações da Marinha. A gestão municipal será fiel ao principio da transparência e democracia convocando e envolvendo a comunidade em todo o andamento da obra”, explica o secretário de Obras e Desenvolvimento Urbano (SEDUR), Anderson Alves.
Apoiado por uma parceria do Fundo Nacional de Meio Ambiente (FNMA), do Ministério do Meio Ambiente e do Fundo Socioambiental da Caixa Econômica Federal (CEF), o projeto da Prefeitura de Juazeiro concorreu com outros 12 municípios localizados às margens do Rio São Francisco onde somente 4 foram selecionados: Juazeiro, Petrolina, Pirapora e Januária.
O projeto vai promover a revitalização física e paisagística de toda a área considerada como degradada da orla fluvial do trecho entre o muro da Marinha e o Angari. A intervenção prevê a implantação de academias da saúde, parques infantis, pista de Cooper e ciclovia em toda a extensão do parque, recuperação do campo de esportes, das quadras poliesportivas e de areia, estruturação e ordenamento do mirante, criação de um atracadouro náutico, reaproveitamento da cobertura do espaço onde estão localizados os bares do M para a criação de um terminal hidroviário.
As barracas que hoje ficam próximas à Marinha, serão retiradas da margem do rio por questões ambientais, ordenadas e padronizadas na área da calçada. Em resumo Juazeiro terá uma nova área de lazer, um novo cartão postal para suas famílias. O projeto já está licitado e em fase de conclusão dos trâmites burocráticos, por se tratar de uma obra em uma área da união.
“O projeto está licitado, o recurso garantido, já recebemos parte da autorização da Superintendência de Patrimônio da União – SPU, de outros órgãos ambientais como o INEMA e também da Caixa Econômica. Agora convocamos toda a sociedade civil e organizada juazeirense para discutirmos essa importante obra que vai potencializar o desenvolvimento urbano, turístico e ambiental da nossa cidade”, finalizou Anderson Alves. (Ascom),(247).

Blog do BILL NOTICIAS

103 municípios de Pernambuco entram no Mapa do Turismo Brasileiro


Pela primeira vez em 11 anos, Pernambuco bateu o recorde de inscrições no Programa de Regionalização do Turismo. Através da secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do Estado, 103 municípios pernambucanos garantiram a entrada no Mapa do Turismo Brasileiro e a destinação de recursos federais de incentivo ao turismo para as localidades.
Entre janeiro e julho de 2017, o Ministério do Turismo abriu o sistema de inclusão de dados para a nova estrutura do Programa de Regionalização. Neste período, a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, através da Empetur, convidou os municípios com perfil para o turismo para o início das inscrições.
Entre os compromissos assumidos pelos municípios está a destinação anual de recursos orçamentários para o turismo, constituição ou reativação dos conselhos de turismo e elaboração de um Planejamento Estratégico Municipal de Turismo. Com a chegada de novos municípios pernambucanos ao programa, duas novas regiões turísticas foram criadas, “Sanfona, Aboio e Couro” e “Território da Poesia e Cantoria”, totalizando 16 regiões turísticas.
Resultado de imagem para • ÁGUAS E VINHOS DO VALE DO SÃO FRANCISCO
A Uva e o Vinho do São Francisco são destaques
Resultado de imagem para • ÁGUAS E VINHOS DO VALE DO SÃO FRANCISCO
Resultado de imagem para • ÁGUAS E VINHOS DO VALE DO SÃO FRANCISCO
ir a permanência dos municípios no Mapa do Turismo Brasileiro, a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco estará, durante todo o ano de 2018, trabalhando com as secretarias municipais de turismo, com os conselhos municipais de turismo e com as instâncias de governança das Regiões Turísticas fortalecendo a parceria.
“O aumento no número de cidades contempladas no Mapa do Turismo contribui diretamente para o desenvolvimento da atividade turística em Pernambuco. Esta é uma ação que fizemos questão de acompanhar de perto nesta primeira fase e vamos continuar junto aos municípios para ajudar na captação de recursos junto ao Ministério do Turismo. Já iniciamos uma série de capacitações nas regiões para auxiliar em todo o processo. Esta é uma forma de desenvolvermos o Estado como um todo, gerando mais empregos e oportunidades para todos os pernambucanos”, afirmou o secretário de Turismo, Esportes e Lazer do Estado, Felipe Carreras.
A cada dois anos, haverá uma reavaliação do programa e os municípios deverão estar preparados para as novas exigências do Ministério do Turismo visando à permanência na lista.
Confira as regiões de Pernambuco no Mapa do Turismo Brasileiro:
  • CANGAÇO E LAMPIÃO: Serra Talhada, Santa Cruz da Baixa Verde, São José do Belmonte, Triunfo, Flores e Calumbi;
    • COSTA NÁUTICA COROA DO AVIÃO: Itapissuma, Abreu e Lima, Goiana, Igarassu, Ilha de Itamaracá e Pualista;
    • ENCANTOS DO AGRESTE: Agrestina, Altinho, Lagoa dos Gatos, Panelas, São Joaquim do Monte e Cupira;
    • CHAPADA DO ARARIPE: Araripina, Bodocó, Exú Granito e Ouricuri;
    • ENGENHOS E MARACATUS: Lagoa do Carro, Nazaré da Mata, Vicência, São Lourenço da Mata, Itambé, Tracunhaém, Aliança, Camaragibe e Timbaúba;
    • FÉ E ARTE: Belo Jardim, São Bento do Una, Palmeirina, Pedra, Paranatama, Águas Belas, Lajedo, Buíque, Arcoverde, Bom Conselho, Sanharó, Garanhuns e Pesqueira;
    • HISTÓRIA E MAR: Cabo de Santo Agostinho, Fernando de Noronha, Jaboatão dos Guararapes, Ipojuca, Recife e Olinda;
    • HISTÓRICA, DOS ARRECIFES E MANGUEZAIS: Tamandaré, Rio Formoso, Barreiros, São José da Coroa Grande e Sirinhaém;
    • ILHAS E LAGOS DO SÃO FRANCISCO: Belém do São Francisco, Jatobá, Tacaratu, Floresta, Itacuruba e Petrolândia;
    • MODA E ECOTURISMO: Santa Cruz do Capibaribe, Toritama, Riacho das Almas e Taquaritinga do Norte;
    • SERRAS E ARTES DE PERNAMBUCO: Bezerros, Barra de Guabiraba, Pombos, Camocim de São Félix, Moreno, Sairé, Bonito, Brejo da Madre de Deus, Caruaru, Gravatá e Vitória de Santo Antão;
    • TEARES, BORDADOS E RAÍZES MUSICAIS: Feira Nova, Bom Jardim e Limoeiro;
    • ÁGUAS DA MATA SUL: Palmares, São Benedito do Sul, Cortês e Quipapá;
    • ÁGUAS E VINHOS DO VALE DO SÃO FRANCISCO: Cabrobó, Dormentes, Lagoa Grande, Petrolina, Santa Maria da Boa Vista e Orocó;
    • DA SANFONA, DO ABOIO E DO COURO: Salgueiro, Serrita, Paranamirim, Verdejante;
    • TERRITÓRIO DA POESIA E DA CANTORIA: Iguaraci, Itapetim, Solidão, Tabira, Tuparetama, São José do Egito, Sertânia, Ingazeira e Afogados da Ingazeira.(Via: JC Online),(C.Geral).


Blog do BILL NOTICIAS

Sesc abre inscrições para exposição de obras produzidas por universitários


IX Salão Universitário de Arte Contemporânea – UNICO está com inscrições de trabalhos abertas até 27 de outubro. Exposição começa em novembro
No intuito de incentivar a produção artística trazendo novos talentos para a cena cultural de Pernambuco, estão abertas, até o dia 27 de outubro, as inscrições para o IX Salão Universitário de Arte Contemporânea do Sesc – UNICO. Com o tema “Arte e Participação”, até dez projetos desenvolvidos por estudantes universitários de todo o Estado poderão ser selecionados para fazer parte da exposição, que terá início no dia 30 de novembro na galeria de arte do Sesc Casa Amarela, na Zona Norte do Recife. Os interessados em participar devem preencher um formulário disponível no site www.sescpe.org.br gratuitamente.
Podem participar da seleção estudantes que estejam matriculados em qualquer curso e instituição de ensino superior de Pernambuco e que inscrevam trabalhos inéditos. Nesta edição, o tema “Arte e Participação” chama atenção para a sensibilidade e o teor crítico presentes na arte contemporânea. Além disso, o mote da mostra procura estabelecer relações conceituais, subjetivas e provocativas com as pessoas que apreciam as obras.
Os candidatos devem preencher o formulário online com o nome completo, nome artístico e título do projeto. Após imprimir e assinar a ficha de inscrição, é preciso entregá-la na sede do Sesc Pernambuco, até 27 de outubro, num envelope com o comprovante de matrícula, memorial descritivo da obra com até duas laudas, carta de intenção e material para apresentação do trabalho à comissão. As obras em formato de vídeo devem ser entregues em até duas cópias em arquivo compatível para computador.
Aos selecionados, será concedida uma ajuda de custo no valor de R$ 1.500 para finalização e transporte das obras. O resultado do processo seletivo será divulgado no dia 17 de novembro. A mostra será realizada no período de 30 de novembro a 9 de março do próximo ano. (Ascom),(C.Geral).

Blog do BILL NOTICIAS

POPULAÇÃO JÁ ENTENDE QUE DILMA FOI AFASTADA POR CANALHAS


Disponível agora em dados detalhados, a pesquisa CNI Ibope vai dando mais detalhes sobre o grau de descrédito de Michel Temer.
Seus 3% de “ótimo e bom” são zero por cento de ótimo.
Apenas 6% dos brasileiros têm algum nível de confiança nele.
A relação entre sua aprovação/desaprovação é disparado a mais desfavorável de toda a história recente do Brasil.
Nem Sarney, nem Collor no impeachment alcançaram seu nível de desprestígio, como você vê no gráfico que montei a partir dos números da pesquisa.
O Governo Temer é sustentado apenas pelo apetite do mercado financeiro, a quem ele entrega o país e os direitos do povo brasileiro e por um congresso corrupto e fisiológico que dele arranca favores e dinheiros.
Ah, sim, e pelos tucanos que não desgrudam do poleiro.
O fato de 59% já considerarem o Governo Dilma melhor que este – embora “melhor que este” não seja elogia é revelador de que a população está compreendendo que ele foi derrubado para que ascendesse uma súcia de canalhas.
Eles, porém, não ligam a mínima para que este país tenha um governo-detrito.
Esfregam as mãos com a pesquisa que sai agora, pouco antes da votação da segunda denúncia contra Temer.
É que vai ficar mais caro o voto e mais lucrativo o crime.(247).

Blog do BILL NOTICIAS

O PT JOGA ÁGUA NO MOINHO DOS GOLPISTAS


Vítima de um golpe, o PT virou protetor de um de seus maiores algozes: o senador Aécio Neves. Não é o STF que adotou uma "medida esdrúxula", mas é a direção do PT que está sendo esdrúxula pelo festival de erros que vem cometendo. Uma direção que adota posições não só contra a vontade da maioria da sua militância, da sua base social e do seu eleitorado, mas também contra o entendimento correto da Constituição.
A nota da direção do PT que condena o afastamento de Aécio é um equívoco completo, político, moral e jurídico. Em primeiro lugar, o Artigo 53 da Constituição estabelece que a inviolabilidade civil e penal dos mandados só se refere a "quaisquer de suas opiniões, palavras e votos" e não a crimes comuns, como é o caso das acusações que pesam sobre o senador tucano.
O Supremo não decretou a perda do mandato de Aécio, mas a sua suspensão. Quem determina a perda do mandato é, conforme o caso, a Câmara dos Deputados ou o Senado. É passível de perda de mandato o deputado ou senador que violar as vedações estabelecidas no Artigo 54; aquele que incorrer na quebra de decoro parlamentar (Art. 55 -II; aquele que deixar de comparecer à terça parte das sessões plenárias e aquele que sofrer condenação transitada em julgado. Em caso de prisão, em flagrante crime inafiançável, de um deputado ou senador, os autos serão remetidos à respectiva Casa, conforme define o Artigo 32, parágrafo 2, que se pronunciará pela maioria de seus membros sobre o caso.
Nestes termos, o STF não feriu nada daquilo que a Constituição estabelece acerca da inviolabilidade do mandato. Ele decidiu sobre uma figura que não existe na Constituição. Em sendo o STF um tribunal constitucional e dada a gravidade dos delitos de Aécio Neves, o Tribunal tem a prerrogativa de decidir sobre uma lacuna constitucional para salvaguardar o interesse público e impedir a desmoralização ainda maior do Senado, que já é uma instituição profundamente desmoralizada.
Veja-se, por exemplo, que a figura do casamento homoafetivo também estava incursa numa lacuna legal e constitucional. O STF, como tribunal constitucional, decidiu pelo entendimento de que se trata de um direito legal. Essas prerrogativas dos tribunais constitucionais são iguais em praticamente todos os regimes republicanos presidencialistas. A Suprema Corte dos Estados Unidos tem esse tipo de prerrogativa e já constitucionalizou vários temas que não estavam na Constituição. Note-se ainda que Eduardo Cunha também foi afastado de seu mandato por uma decisão do STF. Ao que consta, não houve, naquela ocasião, nenhum protesto da direção do PT. Qual a razão de haver agora com Aécio?
Outra afirmação equivocada da nota da direção do PT consiste na afirmação de que o Senado Federal é um poder soberano. Não é. Na república democrática presidencialista, a soberania pertence ao povo. Este sistema de governo se define por uma reação de equilíbrio, pesos e contra-pesos na relação entre os três poderes. A Constituição deve definir os mecanismos de ataque e de defesa de um poder em relação outro. Nenhum poder tem autonomia absoluta na sua relação com os outros poderes.
A Constituição dos Estados Unidos, que é a matriz das constituições republicanas presidencialistas, permite que deputados e senadores possam ser presos por crime de traição, crime comum e perturbação da ordem pública. A nota do PT daria uma grande contribuição à democracia se defendesse o fim do instituto esdrúxulo do Foro privilegiado e se defendesse a não proteção de deputados senadores que cometem crimes comuns, passando estes a poder serem presos se cometessem tais crimes.
A nota do PT vai contra o espírito da Constituição e contra o sentimento geral da soberania popular, da sociedade brasileira, dos eleitores e militantes do partido. A nota afirma que os seus signatários tem todos os motivos para defender a democracia e a Constituição. Então, que defendam o afastamento de Aécio Neves do Senado. Ter Temer como presidente da República e Aécio Neves como senador constitui um violento ataque à democracia e à Constituição.(247).

Blog do BILL NOTICIAS

CUNHA DIZ QUE MORO DESTRUIU A ELITE POLÍTICA DO PAÍS


Em entrevista à revista Época, Eduardo Cunha atacou duramente o juiz federal Sérgio Moro, responsável pela Lava Jato em primeira instância. O ex-presidente da Câmara acusou Moro de usar a Lava Jato para se promover.
"Nós temos um juiz que se acha salvador da pátria. Ele quis montar uma operação Mãos Limpas no Brasil – uma operação com objetivo político. Queria destruir o establishment, a elite política. E conseguiu", afirmou.
Cunha disse que Moro o via como um troféu.
"Minha prisão foi absurda. Não me prenderam de acordo com a lei, para investigar ou porque estivesse embaraçando os processos. Prenderam para ter um troféu político. O outro troféu é o Lula. Um troféu para cada lado. O MP e o Moro queriam ter um troféu político dos dois lados. Como Janot já era meu inimigo, todos da Lava Jato estavam atrás de mim. Mas acredito que o Supremo vá julgar meu habeas corpus, parado desde junho, e, ao seguir o entendimento já firmado na Corte, concedê-lo." (247).

Blog do BILL NOTICIAS

MUITA GENTE ESTÁ PEDINDO, DIZ PORTA-VOZ DO CLUBE MILITAR SOBRE INTERVENÇÃO

Fernando Frazão/Agência Brasil

Da Sputnik Brasil
A última ditadura militar registrada no Brasil ocorreu entre 1964 e 1985. No período, foram cassados mandatos de políticos, jornais foram censurados e opositores foram presos, torturados e assassinados.
Ainda assim, o fantasma da intervenção militar volta para assombrar a sociedade brasileira vez ou outra.
A mais recente aparição do assunto ocorreu quando o ministro do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) Og Fernandes perguntou em seu Twitter se os brasileiros querem uma intervenção militar. Após mais de 37 mil votos, o "não" venceu com 51%.
O porta-voz do Clube Militar, Coronel Ivan Cosme, avalia que os pedidos por uma intervenção são fruto da desesperança com a política.
"A questão da intervenção militar, que muita gente está pedindo, talvez seja até em função de uma desesperança que está se abatendo sobre o povo em função do que a gente vê nos nossos meios políticos."
Ivan Cosme ressalta que, em sua opinião particular, a intervenção não é o melhor caminho. "Não é que a intervenção não vai resolver. Até porque muitas pessoas estão se esquecendo que no mundo atual, globalizado, a intervenção leva ao isolamento da comunidade internacional".
O Clube Militar é uma associação civil que reúne membros do Exército, Marinha e Aeronáutica. Com sede no Rio de Janeiro, a entidade costuma realizar eventos no aniversário da ditadura.
O general do Exército Antônio Hamilton Martins Mourão, que defendeu uma intervenção militar para combater a crise enfrentada pelo Brasil, afirmou ao jornal Estado de S. Paulo que pretende presidir o Clube Militar.
Apesar da crise política enfrentada pelo Brasil, o cenário atual é diferente de quando ocorreu o golpe militar, em 1964, avalia a professora de ciência política da Fundação Getulio Vargas (FGV-RJ) Sônia Fleury.
"Ainda não temos esse cenário pela frente. Não há uma deterioração tão grande do país, da economia, e das próprias relações entre as forças sociais para justificar um golpe."
Ela ressalta que o momento da geopolítica mundial alterou-se bastante e que não há uma tensão social entre esquerda e direita como na década de 1960. Também não há mais a guerra fria e seu "incentivo para combater tudo que parecesse comunismo, sendo ou não".
"A elite está confortavelmente instalada no Governo, Congresso, Legislativo e Judiciário", afirmou a professora da FGV.(247).

Blog do BILL NOTICIAS

sexta-feira, 29 de setembro de 2017

LULA E BOLSONARO POLARIZAM DISPUTA EM 2018

Ricardo Stuckert | REUTERS/Ueslei Marcelino

 Levantamento do Instituto Paraná Pesquisas mostra o ex-presidente Lula na liderança em todos os cenários para a disputa à presidência da República em 2018.
A pesquisa será divulgada na nova edição da IstoÉ e foi adiantada pelo jornalista Sérgio Pardellas, redator-chefe da revista, em seu Twitter.
Num cenário com o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, como candidato do PSDB, Lula tem 26,5% das intenções de voto, à frente de Jair Bolsonaro (20%), Marina Silva (9,8%) e o tucano, que tem 8,4%.
O ex-presidente do STF Joaquim Barbosa aparece neste cenário quase empatado com Alckmin, com 8,3%. Ciro Gomes tem 4,5%, o senador Álvaro Dias, 3,9%, e o ministro da Fazenda do governo Temer, Henrique Meirelles, 1,6%.
Em um cenário com João Doria disputando pelo PSDB, Lula continua na liderança, mas o tucano revela desempenho melhor que o governador e padrinho político: 11,5%.(247).

Blog do BILL NOTICIAS

Prefeito Paulo Bonfim inaugura Praça da Mônica totalmente reformada



Uma das praças históricas de Juazeiro foi completamente reformada pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano (SEDUR). A Praça da Mônica foi inaugurada pelo prefeito Paulo Bomfim nesta sexta-feira (29) acompanhado do titular da SEDUR, Anderson Alves, vereadores e secretários de governo.
Antes sem mesas de jogos, parque infantil, paisagismo, a praça tinha apenas um muro alto no meio da praça e uma Mônica desgastada. Com a reforma, foi entregue a população com canteiros, bancos e piso recuperados, muro central rebaixado para proporcionar maior visibilidade de toda a área, parque infantil, mesas e bancos para jogos; revisão da iluminação, paisagismo, e restauração do monumento da Mônica. A obra teve um investimento de aproximadamente R$ 84 mil, fruto de recursos próprios do município.
A inauguração contou com diversas atividades e brincadeiras, comandadas por palhaços, pula-pula e apresentação do coral de crianças da Escola Municipal Nossa Sra. das Grotas, a  participação de vários moradores, principalmente crianças, que se divertiram com a programação preparada especialmente para a inauguração.
O prefeito Paulo Bonfim ressaltou que além da Praça da Mônica outras Praças devem ser entregues à população muito em breve a exemplo da Praça principal do bairro Alto do Cruzeiro e a Praça São João, no distrito de Pinhões.
“Trabalhar na recuperação de praças é investir na qualidade de vida, no ser humano. Cada vez mais precisamos ter espaços agradáveis para que a sociedade tenha perto de sua casa bem-estar. A Praça da Mônica está plantada no coração de um bairro central, e é uma das mais antigas e históricas de Juazeiro. Estou muito feliz em entregar esse espaço a esses moradores para diversão, convivência, saúde e educação”, evidenciou o prefeito.
Para a moradora Rosângela Nascimento, o local será muito bem utilizado pelos moradores. “A praça é o nosso maior patrimônio, um espaço voltado para o divertimento, o lazer de todas as idades. Estamos muito felizes, todos que moram aqui, agora precisam zelar bem”, declarou a moradora.
A estudante Maria Eduarda tem apenas 10 anos, mas para ela a nova Praça da Mônica vai mudar a rotina dos moradores principalmente da escola onde estuda. “Agora vamos ter um lugar perto da escola para outras atividades. Agradecemos de coração ao prefeito por nos dar essa praça de presente. Muito obrigada prefeito Paulo Bonfim”, declarou emocionada a pequena Maria Eduarda.
“Só vejo comentários positivos dos moradores do bairro. Todo mundo está adorando e voltamos a ter um ponto de encontro para conversarmos e espairecer. Acompanhei a inauguração da praça no ano de 1979 e é com muita alegria que hoje estou aqui acompanhando a inauguração da reforma que nos entrega esse espaço maravilhoso”, disse José Mendes, funcionário público e morador há mais de 40 anos do bairro Alagadiço.
De acordo com o Secretário Anderson Alves, vários outros projetos para reforma de outras praças da cidade estão em andamento. “É uma determinação da gestão do nosso prefeito Paulo Bonfim, trabalhar sempre mais para a melhoria da qualidade de vida do juazeirense, e é essa determinação que tem pautado nosso trabalho a frente da SEDUR”, finalizou Anderson Alves. (Ascom),(C.Geral).

Blog do BILL NOTICIAS

TEMER ZERA REPASSES A AÇÕES CONTRA HOMOFOBIA

Reuters

 O governo Michel Temer reduziu a zero os repasses para programas contra homofobia e outras demandas LGBT em 2017. Segundo o Ministério dos Direitos Humanos, a verba agora está sendo usada para campanhas de conscientização, informa reportagem do portal UOL.
O Brasil é o país que mais mata travestis e transexuais em todo o mundo. Em seis anos, de 2008 a 2014, 604 travestis e transexuais foram assassinadas aqui.
Dados da ONG Grupo Gay da Bahia mostra aumento dos assassinatos de LGBTs. Foram contabilizadas 227 mortes até 20 de setembro de 2017, média de mais de um assassinato por dia, maior média desde o início desse levantamento, em 2008.
Levantamento feito site de checagem de dados Aos Fatos mostra que os investimentos federais para ações de combate à homofobia saíram de pouco mais de R$ 3 milhões em 2008 para R$ 519 mil em 2016.
Esse dinheiro garantia convênios com cidades, estados e ONGs para a criação de centros de defesa da comunidade LGBT. Em 2016, último ano com dotação para esse tema, foram destinados mais de R$ 512 mil para as cidades de São Paulo e Sapucaia do Sul (RS) e para o Estado da Bahia.
Segundo levantamentos apontados pelo UOL, de 2008 a 2017, o governo federal desembolsou pouco mais de R$ 15,1 milhões para a agenda da defesa da população LGBT, dos quais R$ 9,1 milhões foram pagos nos últimos três anos do governo Lula. Em 2016, o repasse ficou em R$ 518 mil. Sobre 2017, porém, não há registro de pagamentos do governo para essas ações.
Em nota, o ministério afirmou gastar R$ 225 mil em diárias e passagens para integrantes do Conselho Nacional de Combate à Discriminação contra o Público LGBT. Neste ano, o Conselho LGBT se encontrou em quatro reuniões ordinárias e três extraordinárias.
Ao assumir a Presidência, em 2016, Temer reduziu a importância da Secretaria de Direitos Humanos. Sem status de ministério, a pasta foi incorporada ao Ministério da Justiça, perdeu autonomia orçamentária e foi alvo de cortes. Neste ano, contudo, Temer recriou o ministério, que tem à frente a jurista Luislinda Valois (PSDB). (247).

Blog do BILL NOTICIAS

CNI/IBOPE APONTA LULA COMO O MELHOR DA HISTÓRIA

Agência Brasil

Alvo de uma caçada judicial e midiática sem precedentes no País, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é apontado pela pesquisa CNI/Ibope como o melhor presidente que o Brasil já teve. 
Segundo o levantamento do Ibope com a avaliação mensal de cada presidente desde a redemocratização, Lula terminou seu segundo mandato, em dezembro de 2010, com 80% de avaliações ótimo e bom da população. Nenhum governante foi tão aprovado pela população. 
Os dados mostram que o ex-presidente José Sarney começou seu mandato com avaliação positiva de 71%, mas foi paulatinamente caindo até chegar a novembro de 1989 bem avaliado por apenas 9% dos brasileiros. 
Seu sucessor, Fernando Collor de Mello, assumiu o governo em 1990 com 59% de bom ou ótimo, mas após as denúncias que levaram ao seu impeachment, em agosto de 1992 Collor deixou a presidência com a apenas 12%. 
O presidente Itamar Franco, cujo governo foi responsável pelo Plano Real e a estabilização da moeda, terminou bem avaliado por 46% dos brasileiros. 
Ainda segundo o levantamento do Ibope, o presidente Fernando Henrique Cardoso iniciou o primeiro governo avaliado positivamente por 41% da população. O maior percentual de popularidade que FHC chegou a ter foi uma avaliação positiva de 51%, março de 1997. Terminou o primeiro mandato com 40% de bom ou ótimo, e o seu segundo mandato com apenas 22%. 
O ex-presidente Lula iniciou o primeiro mandato, em 2003, com avaliação positiva de 51%, o teto de FHC. Lula manteve uma regularidade e disputou a reeleição com aprovação de 57%. 
No segundo mandato, conforme a pesquisa Ibope/CNI, Lula registra uma ascensão paulatina, começando com 49% em março de 2007, subindo para 73% em dezembro de 2008, 75% em junho de 2010 e, ao entregar a faixa presidencial para Dilma Rousseff, o ex-presidente havia feito um governo bom ou ótimo para 80% dos brasileiros. 
A presidente Dilma Rousseff iniciou seu primeiro governo bem avaliada por 56% da população. Chegou a 63% de bom ou ótimo em março de 2013 e foi reeleita com 40% de aprovação. Após a campanha sistemática de sabotagem de seu governo pela aliaça entre o PSDB de Aécio Neves e o então presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB), Dilma iniciou o segundo mandato com 13% de avaliação positiva, chegou a ter 9% em dezembro de 2015 e quando foi retirada da Presidência sem comprovação de crime de responsabilidade, ou seja, por meio de um golpe, tinha 10%. 
Já Michel Temer conseguiu bater todos os recordes de rejeição da população. Iniciou o governo com 13% de avaliação positiva e chegou a ter 14% em setembro do ano passado. De lá para cá, vem despencando de 10% em março deste ano, 5% em julho e atualmente encontra-se aprovado como ótimo ou bom por apenas 3% da população. 
Moral da história: o brasileiro reconhece em Lula o maior presidente que o País já teve, por isso Lula lidera em todas as pesquisas de intenções de voto. Enquanto Michel Temer, que chegou ao Poder de maneira ilegítima, é rechaçado pela população. (247).

Blog do BILL NOTICIAS

Em Juazeiro, Secretaria de Cultura divulga as 24 músicas classificadas para o Festival Edésio Santos da Canção


No último final de semana aconteceu, em Salvador, na sala de dança da Fundação Cultural do Estado da Bahia, a curadoria do Festival Edésio Santos da Canção, que classificou as 24 músicas concorrentes do festival que irá acontecer desse sábado(30) de novembro a 02 de dezembro, uma realização da Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes.
As 24 músicas classificadas foram publicadas no Diário Oficial desse dia 27 de setembro, e estarão disponíveis na secretaria e no site da Prefeitura. “Agora vamos preparar o Festival e organizar os ensaios com a banda base. Algumas pessoas ainda questionam o porquê da curadoria acontecer fora de Juazeiro, mas é que já houve a experiência de ser em Juazeiro e o resultado não foi bom, havia preferências nas escolhas, resultados eram vazados. Fazendo em outro local prezamos pela isonomia, de forma idônea, inclusive com curadores que já fazem esse trabalho constantemente”, afirma o Gerente de Cultura Ramon Raniere.
A curadoria foi composta por Eduardo Sepúlveda, vocalista da banda Diamba; pelo produtor e programador musical, Nairo Elo, além do produtor musical Luciano Rocha. Durante um dia inteiro eles ouviram as músicas e deram suas notas. “Havia muita coisa boa, mas também senti falta de criatividade em arranjos, tudo muito formatado. Percebo que faltou inovação, ousadia para um Festival, arranjos muito em cima de fórmulas já existentes.”, atenta Nairo Elo.
Para o produtor musical Luciano Rocha, o fato do Festival Edésio Santos ser realizado em uma cidade que é considerada Capital da Bossa Nova causa muita expectativa. “Em uma cidade que tem filhos ilustres como João Gilberto, Ivete Sangalo e Luis Galvão, o festival acaba causando expectativa grande e deixa um legado para as pessoas que moram em Juazeiro e para as pessoas que participam do evento. A Prefeitura está de parabéns por dar continuidade ao festival”, disse.
“Para quem não foi classificado, o conselho é tentar novamente. Acredito que às vezes a gente participa de um festival achando que aquilo que a gente fez é a melhor coisa do mundo, acha que a curadoria não valorizou direito as canções, mas nós fomos bem criteriosos, a gente ouviu as canções uma a uma. Outra coisa, as pessoas mandam as músicas sem se importar em fazer um arranjo, só com a voz e o violão. Tem que tentar nos trazer a música como se ela estivesse sendo gravada já para seu disco, para chegar com mais força”, conclui o Duda da Diamba. (Ascom),(C.Geral).

Blog do BILL NOTICIAS

Festa dos Vaqueiros deste ano pode bater recorde de participantes e de público


Nos próximos dias 29 e 30, Juazeiro se transforma na capital do vaqueiro, com a realização da 6ª edição da Festa dos Vaqueiros. A estimativa é de que 300 vaqueiros participem da festa que é promovida pela Federação de Vaquejada e Desenvolvimento Cultural Baiano (Fevaba), com o apoio da Prefeitura Municipal de Juazeiro.
O Superintendente de Eventos da Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte do Município, Josenaldo Cícero (Naldinho do Kidé), um dos responsáveis pela organização do evento, lembra que “essa confraternização faz parte da cultura de Juazeiro e é contada desde o momento em que o índio e o vaqueiro encontram a imagem de Nossa Senhora das Grotas. O vaqueiro integra a nossa paisagem e escreve a nossa história trazendo a zona rural para os limites da cidade”.
Para Adilson Nunes, presidente da Fevaca, o acontecimento também serve para fortalecer cada vez mais a classe, agora reconhecida por Lei Federal, de autoria do juazeirense Edson Duarte, e é pano de fundo para a comemoração do Dia Municipal do Vaqueiro.
De acordo com o dirigente, “mesmo em época de vacas magras como agora, é de se louvar a tenacidade e desprendimento do vaqueiro nordestino, que abdica por uns momentos seus afazeres diários na labuta para participar dos festejos de sua classe”. Adilson também ressalta o zelo que os vaqueiros têm com seus animais e indumentárias que os identificam mundialmente.
Os organizadores avaliam uma forte presença popular nos dois dias, para assistir às apresentações dos artistas no palco armado na Avenida Flaviano Guimarães, superando a última edição, quando no mesmo espaço um público entre seis e oito mil pessoas cantaram até o último acorde na madrugada.
Confira a programação de 2017:
Dia 29/09
19h00 – Matheus do Acordeon, Júlio do Acordeon e Tinho do Acordeon
Dia 30/09
07h00 – Café da manhã dos vaqueiros no Ginásio de Esporte
08h00 –  Saída do desfile cívico
11h00 –  Missa na Igreja do São Geraldo
14h00 –  Almoço dos Vaqueiros no Ginásio de esportes
15h00 –  Shows com Chico Justino, Sérgio do Forró, Esquema 2, Rasga Tanga, Acácio e André Mendes. (Ascom),(C.Geral).

Blog do BILL NOTICIAS

Governo de Pernambuco inicia formação de mais 1,3 mil PMs

(foto/divulgação)

Depois de colocar nas ruas 1.500 policiais militares, o Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Defesa Social (SDS), dá início à segunda turma dos aprovados no concurso da Polícia Militar de 2016. São mais 1.322 policiais para a segurança pública, entrando em operação em abril de 2018. Os novos alunos foram recepcionados pelo Governador Paulo Câmara, durante solenidade no Teatro Guararapes, no Centro de Convenções, na manhã de hoje (29).
A primeira semana, chamada de semana zero, é a apresentação da nova turma. Verificamos documentação, providenciamos os uniformes e materiais necessários e dividimos as turmas. A partir da aula inaugural, serão 1.044 horas-aulas, com capacitação, teórica e prática, sobre os diversos temas relacionados ao desempenho do trabalho policial, como as técnicas de policiamento ostensivo, abordagem, inteligência de segurança pública e defesa pessoal, além de temas fundamentais para o bom desempenho da profissão junto à população, como gerenciamento de crises, resolução de problemas, direitos humanos, ética e cidadania”, detalha o secretário Antônio de Pádua.
Este será o quarto curso de formação de praças e oficiais realizado durante a Gestão Paulo Câmara, onde as aulas serão iniciadas na primeira semana de outubro. O Governo já incorporou 2,8 mil profissionais à PM de janeiro de 2015 para cá. Desde o início do Pacto pela Vida, em 2007, são 11 mil militares formados e integrados à corporação.
Assim como na PM, a Polícia Civil e a Polícia Científica também estão sendo reforçadas. Na próxima segunda-feira (02), às 9h, no Teatro Guararapes, no Centro de Convenções, em Olinda, 1.283 aprovados em concurso participam da aula inaugural do curso de formação para os respectivos órgãos. No total, são 850 novos policiais civis, dentre delegados, agentes e escrivães; e 433 profissionais para a Científica, dentre peritos criminais, médicos legistas, papiloscopistas e auxiliares de legista e perito.(C.Britto).

Blog do BILL NOTICIAS

DEGRADAR O RIO É DEGRADAR O BRASIL

Divulgação | ABr

No melhor livro que eu já li sobre o Rio ("O Rio de todos os Brasis", Editora Record), Carlos Lessa aborda o tema de como um dos esportes favoritos da elite do dinheiro no Brasil, é degradar a imagem do Rio de Janeiro, é uma outra forma de degradar o Brasil, de baixar nossa auto estima, de jogar a imagem do Brasil, aqui e la fora, pra baixo.
Por tudo o que o Rio representa para o Brasil. Não só suas belezas extraordinárias, mas também porque os brasileiros de todo o país sempre se debruçaram sobre o Rio como uma referência fundamental no Brasil. Sempre torceram para times do Rio, sempre olharam para as praias do Rio, para o carnaval, como referência fundamental para a nossa identidade como país.
É certo que, depois de deixar de ser capital, tendo sido uma cidade basicamente administrativa e não produtiva, o Rio entrou em decadência em termos econômicos, comparado com a pujança de São Paulo.
Mas, com todos os seus méritos – em termos sociais, culturais, por exemplo -, São Paulo nunca se reivindicou seu o centro de referência para o Brasil. O maldito espírito de 1932, de uma aristocracia que se considera "locomotiva da nação", arrastando a vagões preguiçosos, nunca foi superado por sua elite, que tem uma visão preconceituosa sobre o Brasil. Veja-se como, até agora, FHC, Cantanhêde, como expressões atuais desse ranço, se referem ao nordeste como "mal informado", como gente que não levaria em conta as denúncias sobre corrupção sobre o Lula, etc.
A imensa quantidade de gente que tem ido para São Paulo, especialmente desde os anos 1950, nordestinos, caipiras do interior do estado, levas de imigrantes, costumam ter uma atitude instrumental da cidade de São Paulo. Em geral não gostam da cidade, dura para viver, costumam dizer que assim que fizerem um pé de meia voltam, pro nordeste ou pro interior do estado.
Especialmente nos governos neoliberais de Collor e de FHC, a degradação da imagem do Brasil se projetou fortemente sobre o Rio. Gente da elite – como o Jabor, a Danuza – se bandearam para São Paulo, se encantaram com a grana da burguesia paulista, passaram a escrever na Folha, desancando o Rio de Janeiro.
O neoliberalismo, como o reino do dinheiro, que instalou mais de 100 agências de bancos só na Avenida Paulista, parecia ser definitivamente o reinado de São Paulo – da São Paulo da grana – sobre cidades como Rio, cheia ainda de espaços públicos, impossíveis de serem privatizados e tornados parques temáticos por grandes corporações internacionais – a começar pelas próprias praias. Enquanto ainda sobrevivem esses espaços públicos e outros, o Rio não é avassalado como São Paulo tem sido por grandes empresas privadas e seus "centros culturais" de bancos na Avenida Paulista, enquanto no Rio esses centros são do Banco do Brasil, da Caixa Econômica.
Um intelectual paulista, ultra esquerdista, me confessou que não vinha ao Rio há 15 anos, mesmo tendo parente próximo vivendo aqui. Não lhe perguntei, enquanto isso, quantas vezes tinha ido a Paris, a Nova York, mas certamente foram várias dezenas de vezes. Estão de costas pro Brasil, ao estar de costas pro Rio.
Depois de ter tido degradada sua imagem durante os governos neoliberais, quando o neoliberalismo volta, o Rio volta a ser vítima da política do dinheiro, da grana viva, que se concentra onde estão os bancos, que degrada tudo o que é público, seja empresas, serviços ou espaços. A crise atual do Rio é continuidade daquela que degrada o Rio como parte da degradação do Brasil. Que odeia o Rio como odeia o Brasil. Que se valeu do governo do Rio como forma de dilapidar o patrimônio do estado.
Que trata o Rio como uma cidade doente, terminal, que tem que ser acudida contanto que termina de dilapidar seu patrimônio público, que trata suas universidades e toda sua educação como dispêndios de recursos que desequilibram as contas públicas. Que consideram que o tráfico no Rio é um problema do Rio e não do Brasil.
São Paulo só pode se conciliar com o Brasil quando tiver governos de esquerda, que superem a identidade de São Paulo vinculada aos bandeirantes – na verdade, exterminadores de índios – e a 1932 – "a questão social é questão de polícia", segundo Washington Luis -, e resgatam as outras identidades de São Paulo, uma cidade tão plural, acolhedora para todos que chegam, uma cidade do trabalho, dos trabalhadores, dos professores da rede pública, das universidades públicas, dos sindicatos, dos centros culturais, de tanta coisa extraordinária.
Uma São Paulo que possa se sentir parte integrante do Brasil e não sua locomotiva, que tenha uma relação fraternal e não discriminatória com todo o pais. Para isso precisar de uma mídia democrática, de governos democráticos, precisa de políticas sociais durante muito tempo, que a humanizem. E que olhe para o Rio como uma irmã.(247).

Blog do BILL NOTICIAS

Preocupante: Vara da Infância e Juventude de Petrolina registra mais de 100 casos de automutilação


A Vara Regional da Infância e Juventude de Petrolina divulgou um número preocupante relacionado a adolescentes na cidade. O órgão acompanha atualmente 105 ocorrências de jovens que apresentam comportamento autodestrutivo nas escolas públicas da cidade. Os casos coincidem com o mês de prevenção do suicídio (Setembro Amarelo) e estão sendo monitorados pela unidade judiciária.
Em maio, a Vara da Infância e Juventude encaminhou a Orientação 001/2017 para profissionais de educação e de saúde sobre os procedimentos a serem adotados em situações que envolvam comportamentos autodestrutivos em crianças e adolescentes. A ação faz parte do Projeto Previne (Prevenção de Violência nas Escolas) e tem o objetivo de minimizar este tipo de demanda no ambiente escolar.
De acordo com a psicóloga do Núcleo Psicossocial, Andrea de Gois Alcântara, as ações contribuem para preservar a integridade física e mental dos jovens. “Eles precisam de atendimento especializado e os pais e educadores precisam de orientação para identificar os sinais e buscar ajuda profissional“, explica a psicóloga.
A Vara da Infância enviou às escolas ficha de monitoramento para identificar mais rapidamente os casos de vulnerabilidade. Nos meses de outubro e novembro serão realizadas palestras e oficinas para orientar os pais dos jovens que forem enquadrados nessa situação.(C.Britto).

Blog do BILL NOTICIAS

AFINAL, O PT É UM PARTIDO OU UMA SEITA?

Ricardo Stuckert

"Somos um partido político sob a liderança de pessoas de carne e osso ou somos uma seita guiada por uma pretensa divindade?", questionou o ex-ministro Antonio Palocci, hoje delator na Operação Lava Jato, na carta em que pede sua desfiliação do PT.
Palocci, todos sabem, sempre foi de carne e osso. Já era quando, ainda ministro da Fazenda, foi flagrado numa mansão de lobby em Brasília, frequentada por garotas de programa. Continuou de carne e osso quando, eleito deputado, assumiu o risco de ser também consultor de empresas durante os governos do PT – o que fatalmente levantaria suspeitas sobre eventual tráfico de influência. Afinal, por maior que fosse a experiência de Palocci na economia, os empresários que o contrataram, muitas vezes, estavam mais interessados nas suas boas relações do que nos seus conhecimentos.
Se Palocci é humano, demasiadamente humano, passemos à segunda questão. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, alvo principal de Palocci em sua delação, seria então uma divindade, acima do bem e do mal? Bobagem. O argumento do ex-ministro serve apenas à construção de um mito: o de que os eleitores de Lula, líder em todas as pesquisas sobre sucessão presidencial, seriam cegos, fanáticos ou ignorantes. 
A realidade, no entanto, é outra. Não há, dentro ou fora do PT, quem considere Lula um santo. Aqueles que o apoiam simplesmente reconhecem que, apesar dos erros, seus governos promoveram crescimento, distribuição de renda, empregos e autoestima entre os brasileiros – mercadorias que desapareceram da prateleira nos últimos anos. Não é por outra razão que Lula deixou o governo com 80% de aprovação. Em contraposição, o Brasil de hoje tem um "presidente" aprovado por 3% da população.
Lula seria então uma espécie de "rouba mas faz" ou um "bandido de estimação" dos fanáticos da igrejinha petista? Outro argumento que não cola entre muitos brasileiros por uma razão simples. Basta compará-lo com a concorrência. Michel Temer, mantido no poder sob o silêncio cúmplice dos que atacam a "seita", foi apontado como chefe de uma quadrilha que desviou R$ 567 milhões nos últimos anos. Aécio Neves, responsável pelo golpe de 2016, foi flagrado num esquema de propinas de R$ 2 milhões e tem sido bajulado pelos presidenciáveis tucanos – apesar disso, ninguém questiona se o PSDB é uma seita.
Num mundo ideal, Lula talvez pudesse ser uma espécie de José Pepe Mujica. Mas o fato é que ele foi presidente de um país que caminhava para ser a quinta economia do mundo, antes de desabar e cair pelas tabelas com o golpe de 2016, inserida numa cultura em que sempre foram promíscuas as relações público-privadas. Evidente que, hoje, o próprio Lula há de questionar se não manteve relações próximas demais com determinadas empresas. Mas, novamente, a sociedade enxerga a hipocrisia quando observa a diferença de critérios que pauta o Poder Judiciário. Afinal, por que as doações da Odebrecht ao Instituto Lula são criminosas e ao Instituto Fernando Henrique Cardoso são contribuições para o debate democrático? Por que amigos não podem emprestar um sítio em Atibaia (SP) a Lula e FHC pode ter um apartamento à sua disposição em Paris?
Esses são apenas alguns exemplos do duplo padrão moral da elite brasileira, que ainda não compreendeu que uma eleição no Brasil não é uma competição entre santos – ou divindades, para usarmos a expressão de Palocci. Trata-se, tão-somente, de uma disputa entre projetos de desenvolvimento para o País. E aquilo que o eleitor maduro compara é o resultado. Quem, afinal, é capaz de promover maior bem-estar para a maioria da população? É somente isso o que explica o desempenho de Lula nas pesquisas e também o fato de Palocci ainda não ser a bala de prata contra Lula.(247).
(este artigo foi originalmente publicado na Revista Nordeste)

Blog do BILL NOTICIAS

Lula e Xi Jinping estreitam laços com a assinatura de 37 acordos bilaterais entre Brasil e China

  Acordos abrangem mais de 15 áreas estratégicas, como agronegócio, tecnologia, saúde, educação, infraestrutura e energia Presidente da Repú...