quinta-feira, 27 de julho de 2017

ROTATIVO DO CARTÃO VOLTA A SUBIR E CHEGA A 378%

Marcos Santos/USP Imagens

Após registrar queda em maio, segundo mês de vigor das novas regras, os juros do rotativo do cartão de crédito voltaram a subir em junho último. Números divulgados nesta nesta quinta-feira (27) pelo Banco Central revelam que a taxa foi de 378,3% ao ano em junho (alta de 0,4%) na comparação com maio (377,9%).
Os juros do parcelamento da fatura do cartão de crédito caíram de 159,6% para 157,8% ano no mês passado. Desde 3 de abril, o consumidor só pode usar o rotativo do cartão por, no máximo, 30 dias. Após esse período, o banco deve apresentar uma proposta mais vantajosa para o cliente, como o crédito parcelado, no qual ele define o número de prestações na hora da aquisição. Nesse caso, os juros são mais baixos que no rotativo, mas ainda assim altos.
Antes, se o consumidor não pagava o valor total da fatura do cartão de crédito, a dívida era jogada para o mês seguinte, por meio do chamado crédito rotativo.
Isso acontecia mês a mês, sucessivamente, com a cobrança de juros sobre juros, transformando a dívida numa bola de neve.
Esses são números médios e podem variar para cada situação específica, porque os bancos oferecem taxas diferentes de acordo com o plano contratado pelo cliente e a relação entre eles (quem tem mais dinheiro no banco paga menos taxas).(247).


Blog do BILL NOTICIAS

PRF quer comprar internet de Elon Musk para patrulhar áreas remotas da Amazônia

Equipamento está em fase de testes na região do Oiapoque e pode permitir que empresa do bilionário Elon Musk tenha acesso a informações priv...