quarta-feira, 24 de outubro de 2018

Secretaria de Ensino a Distância da Univasf abre processo seletivo para curso de Ciência da Computação

   Por: Carlos Britto
Campus Sede da Univasf, no Centro de Petrolina. (Foto: Blog do Carlos Britto)

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), por meio da Secretaria de Educação a Distância (SEaD), está abrindo processo seletivo para o preenchimento de 150 vagas destinadas ao curso de Licenciatura Interdisciplinar em Ciência da Computação, ofertado na modalidade a distância, no âmbito da Universidade Aberta do Brasil (UAB). As inscrições podem ser realizadas até o próximo dia 5 de novembro.
De acordo com a assessoria, estão aptos a participar do processo seletivo candidatos que concluíram o ensino médio. A quantidade de vagas será dividida em três modalidades: alunos de escola pública, professores da rede pública em exercício da profissão e ampla concorrência. Das vagas ofertadas, 50% são destinadas a estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas, conforme o Edital N˚ 22/2019.
As inscrições são feitas através do site da SEaD. A taxa é R$ 50,00 e deve ser paga até 6 de novembro. A isenção da taxa pode ser solicitada até o dia 28 de outubro. Na inscrição, o candidato indicará somente uma opção entre as modalidades de ingresso.
As vagas serão distribuídas entre cinco polos de apoio presencial: Jaguarari, Campo Formoso, Capim Grosso, Remanso (na Bahia) e Afrânio (PE) cada um terá 30 vagas, 15 destinadas a estudantes de escolas públicas, 10 para ampla concorrência e 5 para professores da rede pública. O ingresso no curso de graduação a distância ocorrerá por meio da utilização da pontuação obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) das últimas cinco edições, realizadas de 2013 a 2017, ou por meio da carta de intenções que funcionará como processo seletivo para as vagas reservadas aos professores da rede pública de ensino.
Resultado
O resultado final do processo seletivo será divulgado no dia 12 de novembro. As matrículas serão realizadas nos dias 19 e 20 de novembro no polo que o candidato escolheu. As aulas estão previstas para iniciar no dia 26 de novembro. O curso de Ciência da Computação terá a duração de quatro anos. Mais informações podem ser obtidas no site da SEaD ou através do telefone (87) 2101- 6821.

Blog do BILL NOTICIAS

Escada rolante desaba e deixa vinte feridos em Roma

Todos os veículos da imprensa local mencionaram o caso de uma vítima que teria perdido 'metade de um pé'

  Por: AFP - Agence France-Presse
Torcedores russos do CSKA começaram a pular todos juntos na escada, provocando o desabamento. Foto: Reprodução



Vinte pessoas ficaram feridas, sobretudo nas pernas, depois que parte de uma escada rolante desabou no centro de Roma, o que teria sido provocado por torcedores russos do CSKA de Moscou, noticiou a imprensa italiana nesta terça-feira (23).

Segundo a agência AGI, "um grupo significativo de torcedores do CSKA, provavelmente sob efeito de álcool, começaram a pular todos juntos, provocando o desabamento" de parte da escada rolante. A escada levava a uma estação de metrô no centro de Roma que foi fechada ao público após o incidente. Carros de polícia e ambulâncias se dirigiram ao local.

Segundo a rede de televisão Sky-TG24, citando fontes policiais, havia 20 feridos, a maioria russos, um deles em estado grave. A AGI noticiou que cerca de quinze torcedores do CSKA de Moscou ficaram feridos, dois deles em estado grave. Todos os veículos de imprensa mencionaram o caso de um russo que teria perdido "metade de um pé".

A procuradoria de Roma abriu uma investigação, assim como a ATAC, empresa de transportes públicos de Roma. A polícia determinou que parte da estação de metrô afetada fique sob auspícios judiciais.

A prefeita de Roma, Virginia Raggi, se dirigiu ao local do acidente. O clube moscovita enfrenta a Roma nesta terça-feira na capital italiana.



Blog do BILL NOTICIAS

Museu do Sertão de Petrolina ganha espaço virtual de visitação

   Por: Vinicius de Santana

Além de ser um dos equipamentos que contam a história dos petrolinenses e do homem sertanejo, o Museu do Sertão está entre os mais antigos pontos de cultura de Petrolina. E para quem não pode ir até o memorial, o equipamento ganhou um espaço virtual e pode ser visitado também pelo site https://www.valetourvirtual.com/museudosertao/ .
Entre as mais de mais de três mil peças que podem ser vistas, estão as alas: Acervo Arqueológico; Fauna e Flora; Casa Sertaneja; Jardim Sertanejo; Cultura e Economia; Petrolina Ontem; Religiosa; e Galeria dos Prefeitos. Além de espaços sobre personalidades petrolinenses, como o mágico Marcos Hione, que fez sucesso no Brasil e no mundo.
Sobre o Museu:
O Museu do Sertão foi inaugurado no dia 27 de outubro de 1973, pelo então prefeito de Petrolina, Geraldo Coelho. O espaço tem entrada livre e funciona das terças-feiras aos sábados, das 9h às 17h e aos domingos de 9h às 14h, na rua Esmelinda Brandão, Centro, Petrolina (PE). Os agendamentos para grupos podem ser feitos através do email museudosertaopetrolina@gmail.com , pelo WhatsApp (87) 9 8803-0335 ou pelos telefones (87) 3862-1943 / (87) 3862-1534. (Ascom)

Blog do BILL NOTICIAS

DORIA DERRUBA BOLSONARO E HADDAD LIDERA EM SÃO PAULO


SP 247 - Levantamento do Ibope sobre intenções de voto para presidente na cidade de São Paulo mostra que a associação do candidato do PSDB governador, João Doria (PSDB), está contribuindo para alavancar a candidatura de Fernando Haddad (PT) a presidente. 
Segundo o Ibope, a alta rejeição ao tucano na capital que ele abandonou tem feito o "Bolsodoria", voto casado nele e em Jair Bolsonaro (PSL), tem pior desempenho entre os paulistanos do que entre os moradores do interior de São Paulo.
Na cidade de São Paulo, Haddad disparou de 19,7% de votos no primeiro turno para 51% da intenções de voto, contra 49% de Bolsonaro, de acordo com o Ibope. Já o candidato do PSB a governador,l Márcio França, lidera com 18 pontos de vantagem em relação ao tucano.
Doria renunciou ao cargo de prefeito para disputar o governo do estado pouco mais de um ano depois de assumir, em 2017, mesmo tendo se comprometido a ficar na prefeitura até o fim do mandato. 48% dos eleitores da capital dizem que não votam nele, contra 25% dos do interior, segundo o Ibope.


Blog do BILL NOTICIAS

Caminhão e carga são recuperados logo após roubo na BR-116

   Por: Carlos Britto

Um caminhão e a carga de mercadorias diversas avaliada em R$ 300 mil foram recuperados, na terça-feira (23), pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Polícia  Militar da Bahia (PMBA) na BR-116, em Abaré, no Sertão baiano. O veículo havia sido roubado momentos antes na mesma região.
Policiais realizavam uma fiscalização de trânsito em Belém de São Francisco (PE), no Sertão de Itaparica, quando receberam informações sobre um caminhão que havia sido roubado enquanto seguia de São Paulo para o Ceará. Ao chegar ao local indicado, encontraram o caminhão atravessado sobre a rodovia. Foram realizadas buscas no local, mas ninguém foi localizado.
Pouco depois, o motorista que havia sido vítima do roubo foi encontrado em um posto de combustíveis da região. Ele informou que havia sido abordado por quatro homens armados, que o retiraram da cabine e levaram o veículo.
A ocorrência foi conduzida pela PMBA e o caminhão devolvido ao motorista. Com informações da PRF.

Blog do BILL NOTICIAS

LUIS MIGUEL: VIOLÊNCIA DE BOLSONARO COMEÇOU A ASSUSTAR O ELEITORADO


247 - O cientista político Luis Felipe Miguel ressaltou que a diferença de votos entre os presidenciáveis Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT) "caiu em todas as regiões do Brasil". "A rejeição a Bolsonaro subiu. O eleitor dele se mostra menos convicto", escreveu o analista no Facebook.
"O tempo é curto, mas estamos nas ruas e podemos virar. O ponto central é que a violência de Bolsonaro finalmente começou a assustar o eleitorado. E a campanha dele não tem como reagir, porque ele não tem nada a oferecer além de mais violência", acrescentou.
De acordo com levantamento divulgado pelo Ibope, nesta terça-feira (23), o candidato do PSL tem 57% dos votos válidos em nível nacional, contra 43% do seu adversário. Em votos totais, o deputado federal tem 50% e Haddad, 37%. Votos brancos e nulos somam 10% e os indecisos são 3%. Bolsonaro tem 40% de rejeição e o seu oponente, 41%.
Luis Felipe Miguel
Há 13 horas
A diferença caiu em todas as regiões do Brasil. A rejeição a Bolsonaro subiu. O eleitor dele se mostra menos convicto.
O tempo é curto, mas estamos nas ruas e podemos virar.
O ponto central é que a violência de Bolsonaro finalmente começou a assustar o eleitorado. E a campanha dele não tem como reagir, porque ele não tem nada a oferecer além de mais violência.

Blog do BILL NOTICIAS

Folha de São Paulo pede que Policia Federal investigue ameaças a profissionais

Resultado de imagem para Folha de São Paulo

Folha de São Paulo
A Folha entrou com uma representação no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ontem, solicitando à Polícia Federal que instaure inquérito para apurar ameaças contra uma jornalista e um diretor da empresa.
Os ataques começaram após a publicação da reportagem “Empresários bancam campanha contra o PT pelo WhatsApp”, na última quinta-feira.
O jornal considera haver indícios de uma ação orquestrada com tentativa de constranger a liberdade de imprensa.
A autora da reportagem, Patrícia Campos Mello, recebeu centenas de mensagens nas redes sociais das quais participa e por e-mail.
Entre sexta-feira, dia seguinte à publicação, e ontem, um dos números de WhatsApp mantidos pelo jornal recebeu mais de 220 mil mensagens de cerca de 50 mil contas do aplicativo.
O caso suscitou manifestações de repúdio por entidades internacionais nesta terça-feira.
Para Emmanuel Colombié, diretor do escritório da RSF (Repórteres Sem Fronteiras) na América Latina, “os ataques do candidato Jair Bolsonaro e de seus apoiadores contra o jornal Folha de S.Paulo são inaceitáveis e indignos de um partido que pretende governar o país”.
O CPJ (Comitê para a Proteção dos Jornalistas), organização independente de defesa da liberdade de expressão, fez um apelo para que as autoridades brasileiras garantam a segurança da jornalista.
O WhatsApp de Patrícia foi hackeado. Na invasão, parte de suas mensagens mais recentes foi apagada e seu aparelho enviou mensagens pró-Bolsonaro para alguns dos contatos da agenda telefônica da profissional.
Ela recebeu duas ligações telefônicas de número desconhecido nas quais uma voz masculina a ameaçou.
As ameaças à jornalista também se alastraram por grupos de apoio ao presidenciável do PSL no WhatsApp. Foram distribuídas mensagens convocando eleitores do capitão reformado para confrontar Patrícia no endereço onde aconteceria um evento que seria moderado por ela, na próxima segunda-feira (29).
A jornalista foi alvo de memes com ofensas distribuídas por meio de Twitter, Facebook e outras redes.
Os agressores também fizeram circular uma foto anexada a um texto em que afirmam que era Patrícia uma mulher desconhecida que aparece na imagem abraçada ao presidenciável petista Fernando Haddad. O programa de checagem Folha Informações já desmentiu essa imputação.
Patrícia Campos Mello permanece na apuração do caso.
O diretor-executivo do Datafolha, Mauro Paulino, também foi alvo de ameaças, no seu Messenger e em sua casa.
Dois outros jornalistas da Folha que colaboraram com a reportagem, Wálter Nunes e Joana Cunha, também foram alvo de um meme falso.
A mensagem simula uma conversa fantasiosa em que José Sergio Gabrielli, coordenador da campanha petista, teria encomendado a reportagem aos jornalistas.


Blog do BILL NOTICIAS

Portaria da AMMPLA proíbe mototaxistas de Petrolina de usar touca ninja no serviço

                       Por:Carlos Britto


A partir de agora os mototaxistas cadastrados em Petrolina estão terminantemente proibidos de usarem no serviço a balaclava – mais conhecida por touca ninja. A portaria contendo a determinação foi expedida no dia de ontem (23), pelo diretor-presidente da Autarquia Municipal de Mobilidade (AMMPLA), Edilson Leite, o ‘Edilsão do Trânsito’.
Segundo o gestor, a decisão foi tomada porque este equipamento não consta da Portaria n°10/13, que dispõe sobre o vestuário obrigatório dos profissionais que fazem esse serviço. Além disso é uma forma de garantir a segurança dos usuários, já que há casos registrados de supostos mototaxistas cometendo delitos na cidade.
O mototaxista que for flagrado com a touca ninja poderá ser autuado e pagar uma multa no valor de 50 UFMs – cerca de R$ 150,00 – pelo uso irregular da vestimenta, conforme Decreto 83 de 2009.

Blog do BILL NOTICIAS

Haddad e o governo de união nacional

  Por:Emir Sader/247
Stuckert

O país foi levado à beira do abismo por setores das elites dominantes, que só pensam nos seus estreitos interesses. Para eles, que se dane o país, contanto que não volte a existir um governo em que estão contemplados os interesses de toda a população.
Com resultado dessa politica aventureira, o Brasil está correndo o grave risco de ser governado por um capitão expulso vergonhosamente das FFAA brasileiras, que tem saudade da ditadura militar, que faz a apologia da tortura, que prega soluções violentas que matem a 30 mil pessoas, entre elas FHC, que declarou que não aceita outro resultado que não seja sua vitória, que promove o ódio às mulheres, aos negros, aos LGBT, aos quilombolas, que ameaça os opositores com a prisão ou o exílio, que ameaça diretamente a órgãos da mídia.
Esse perigo promove o pânico entre setores de todas as ideologias em todos os cantos do mundo, apavorados que alguém com essas posições, absolutamente descontrolado, que não aceita debate público, que ameaça instalar uma tirania no Brasil, possa ser eleito presidente do país no próximo domingo.
Bolzonazi pode ter cometido um grave erro: ao invés de apaziguar sobre suas verdadeiras intenções, escancarou-as. Coloca em risco a setores cada vez mais amplos da sociedade com suas fanfarronices. Pode ser que se sinta seguro de ganhar de qualquer maneira, mas coloca em risco o país.
O que está em jogo não é apenas a democracia, mas a própria segurança física das pessoas. A polícia terá sinal verde para resolver na bala qualquer circunstancia, alegando armamento de alguém, como aconteceu com pessoas até com guarda-chuva.
Haddad tem que oferecer ao país paz, garantia dos direitos de todos, escola, trabalho, convivência de todos na diferença, Estado de direito, liberdade de expressão e de organização. Votar nele é dará uma nova chance ao Brasil, votar no seu opositor é fechar todas as possibilidades da paz voltar a reinar no pais, é decretar a guerra de todos contra todos, é impor a lei da bala, em que quem está mais armado triunfa sobre os outros, em que a polícia não defende o cidadão, mas atira para matar diante da simples suspeita.
Haddad tem que aparecer para os brasileiros como o pacificador, quem representa para o mundo o Brasil pacífico, diverso, que acolhe todas suas diversidades. Que respeita o direito de todos, que se projetou no mundo como o campeão na luta contra a fome e a miséria.
Não ha alternativas: ou é a guerra de todos contra todos, a disputa selvagem entre todos, com o Estado protegendo as elites milionárias, ou é a construção de um pais para todos. O Brasil está às portas de uma decisão que compromete o futuro do pais por muito tempo. A pesada herança do governo Temer já tinha despeito quase tudo o que pais tinha construído de bom. Como poderemos suportar a continuidade do neoliberalismo, agora acompanhado de uma brutal política discriminatória e repressiva?
Haddad é a alternativa de um Brasil democrático, de paz e de solidariedade.

Blog do BILL NOTICIAS

Ex-presidente do PSDB, Goldman declara apoio a Haddad

Tucano afirmou que a fala em que Jair Bolsonaro (PSL) insinua perseguição a opositores "ultrapassou qualquer limite do aceitável" e "não quero pagar para ver"

  Por: Folhapress
Ex-presidente do PSDB Alberto Goldman
Ex-presidente do PSDB Alberto GoldmanFoto: George Gianni/ PSDB


ex-governador de São Paulo Alberto Goldman (PSBD) declarou nesta quarta-feira (24) voto em Fernando Haddad (PT) na eleição presidencial, conforme antecipou a Folha de S.Paulo. O dirigente tucano divulgou um vídeo nas redes sociais em apoio ao petista. "Nunca pensei em votar neles, nunca quis votar neles, mas estamos em uma situação absolutamente diferente", disse Goldman.

O tucano afirmou que a fala em que Jair Bolsonaro (PSL) insinua perseguição a opositores "ultrapassou qualquer limite do aceitável" e "não quero pagar para ver".
"Vou contra minha vontade, contra o que eu pensava, contra os princípios e contra todos esses anos de luta contra o PT. Vou acabar votando em Haddad."

Goldman também fez uma série de críticas ao PT e afirmou que Bolsonaro é um produto do petismo. "Essa direita que saiu do armário de forma violenta, aquela que baba, quer morte, que quer causar mal às pessoas, estava no armário e saiu por glória, honra e trabalho do PT."



Blog do BILL NOTICIAS

Miguel Coelho e ministro dos Transportes inauguram duplicação da Avenida Sete de Setembro

   Por: Carlos Britto
Foto: Emerson Leite/divulgação

Após uma lacuna de quase doze anos sem obras de mobilidade de alto impacto, a população de Petrolina poderá usufruir do novo sistema viário da Avenida Sete de Setembro. Nesta sexta-feira (26), às 10h, o prefeito Miguel Coelho e o ministro dos Transportes, Valter Casimiro, inauguram a duplicação do corredor de tráfego de veículos situado na porta de entrada da cidade sertaneja. As obras da avenida levaram nove meses para serem concluídas, com um investimento de mais de R$ 11 milhões, incluindo a nova rede de iluminação em LED.
Além da entrega da duplicação, Miguel e o ministro Valter Casimiro anunciarão a segunda etapa da remodelação da Sete de Setembro. O sistema viário que liga mais de dez bairros terá o recapeamento das pistas locais e a programação do início da construção de dois viadutos, conectando comunidades da zona leste de Petrolina.
A solenidade será realizada próximo ao cruzamento da Sete de Setembro com a entrada do Bairro Vila Eulália. O evento contará com a presença do senador Fernando Bezerra, do deputado federal Fernando Filho e vereadores – entre outras autoridades. Com informações da assessoria da PMP.

Blog do BILL NOTICIAS

VELHICE - Com que idade uma pessoa é considerada "velha"?

  Pesquisadores da Universidade de Stanford chegaram ao nº exato após pesquisas científicas com 4 mil pessoas                               ...