sábado, 28 de outubro de 2017

Homem tenta sequestrar duas crianças em San Martin

Segundo o DPCA, um homem, ainda não identificado, forçou as crianças a entrarem dentro de um carro após ter oferecido dinheiro para tirar fotos

Delegacia de Policia da Criança e do Adolescente
Delegacia de Policia da Criança e do AdolescenteFoto: Alfeu Tavares/Folha de Pernambuco

Uma tentativa de sequestro de duas meninas de 5 anos está sendo investigada pela Polícia Civil de Pernambuco (PCPE). O caso aconteceu na tarde desta sexta-feira (27) no bairro de San Martin, Zona Oeste do Recife.

Leia também
Adolescente é suspeito de matar sua ex-professora em sequestro-relâmpago
PM em Goiana recupera carga roubada dos Correios 


De acordo com o Departamento de Polícia da Criança e do Adolescente (DPCA), um homem, ainda não identificado, forçou as crianças a entrarem dentro de um carro branco depois de ter oferecido dinheiro para tirar fotos. 

As outras crianças que presenciaram a cena começaram a gritar, chamando atenção da comunidade. O homem, então, empurrou as vítimas para fora do veículo e fugiu. As duas menores foram ouvidas e passarão por exames clínicos para verificar a possibilidade de terem sofrido abuso. 

O caso está sendo investigado pela delegada Ana Izabel Barros, da equipe do DPCA. (Folhape).



Blog do BILL NOTICIAS

Com realização da Policia Militar e Prefeitura de Lagoa Grande, PROERD fecha mais um ciclo formando 336 jovens



Fechando mais um ciclo vitorioso do PROERD no município de Lagoa Grande, PE, aconteceu nessa quinta(26), na escola municipal Eduardo Campos, no distrito de Vermelhos, a segunda formatura de 2017 do Programa Educacional de Resistência as Drogas e a Violência – PROERD. 336 alunos do 6° e 7° anos do Ensino Fundamental da escola municipal Eduardo Campos receberam os certificados de conclusão. Recentemente cerca de 500 alunos da escola municipal Arco-Íris se formaram.
Presente na solenidade, o coordenador de Programas Preventivos Comunitários, Major Carvalho, que coordenou todas  as ações do PROERD e de várias ações preventivas na cidade como o “Feira Livre Segura”, grupo whatsApp “Escola Segura”, aproveitou a oportunidade para passar oficialmente a coordenação do PROERD para o novo  subcomandante da 7ª CIPM, Capitão Magnes. “Quero parabenizar, e é preciso reconhecer todos os parceiros que apoiaram o Proerd que formou este ano mais de 800 alunos no município. Em especial, agradeço ao meu amigo Comandante Cel. Marcondes parceiro destas ações; ao Prefeito Vilmar Cappellaro por todo apoio dado á segurança pública; ao secretário da Educação, Willian César pelo empenho; aos instrutores policiais Cabos Vitório e César, pela dedicação e o alto nível de profissionalismo, sem os quais esta missão não teria o mesmo brilho. Enfim á todos. Fui transferido para outra base de operações, saio com o sentimento de dever cumprido e deixo aqui muitos amigos. Só me resta agradecer” disse Carvalho.
O Prefeito Vilmar Cappellaro que recebeu das mãos do Major Carvalho o título “Amigo do PROERD” falou de sua satisfação “É com muita alegria e prazer que vemos todos estes jovens se formando com disciplina, ética, valores morais, de patriotismo e cidadania. Esta é à base de nossa sociedade. Fiquei observando os pais e familiares de cada aluno e a experiência deles neste momento nos dignifica muito. Se de fato queremos uma sociedade melhor amanhã, precisamos investir agora em educação, cultura e lazer” comemorou o Prefeito. Também receberam a honraria, o secretário da Educação, o chefe distrital de Vermelhos Regivando, o diretor da empresa SIRCRUX Design, Gabriel Tavares.
Representando o Comandante da 7ª CIPM, estava o Capitão Lyra; o vice-prefeito, Ítalo Ferreira, os vereadores Alvanir Gomes, Fernando Angelim, Josafá, Iara Evangelista, Carlinhos Ramos,  Rosa de Erasmo, Lindacy Amorim, Professor Vavá e Nena Gato. Os secretários municipais Ademar Nonato, Eliene Martins, o diretor da ADMA, Roque Cagliari, o conselheiro Tutelar, João Januário e a gestora escolar, Erlane Ester, o ex-chefe distrital Hélio Paz, diversos professores e colaboradores da Prefeitura.(C.Geral).
ASCOM – Jornalista Responsável Sérgio Martins DRT/PE 6056  Fotos: Isael Cordeiro

Blog do BILL NOTICIAS

No dia do seu aniversário, Lula desabafa em ato público em Minas: “Não vou roubar para envergolhar milhões”


No dia do seu aniversário, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que “não é aos 72 anos que vou roubar um centavo para envergonhar milhões e milhões de pessoas que a vida inteira confiaram em mim”.
“Não é agora que sei o que eu represento para este país, eu sei o que nós fizemos por esse país, eu, a Dilma [Rousseff] e o PT, o Brasil nunca foi tão respeitado“, emendou ao lado da ex-presidente.
O ex-presidente contou que, aos 12 anos, tinha vontade de roubar maçã para comer, mas nunca o fez para não envergonhar a mãe. Lula voltou a dizer que é inocente das acusações de corrupção na Lava Jato e que buscas da Polícia Federal não acharam dinheiro em sua casa.
Nesta sexta (27), Lula discursou em Montes Claros (MG), no quinto dia de sua caravana por Minas Gerais. O petista disse que não iria comemorar seu aniversário, pois a morte de sua esposa, Marisa Letícia, em fevereiro, estava muito recente.
Se eu fosse respeitar a lógica de aniversário, eu não estaria aqui hoje, estaria com meus filhos que queriam fazer uma festa, mas faz pouco tempo que a Marisa morreu e eu vou esperar dar pelo menos um ano, vou comemorar só em 2018“, disse.
Em um discurso nostálgico, Lula lembrou sua trajetória do Sertão de Pernambuco à Presidência, passando pelas derrotas em eleições anteriores a 2002, quando foi eleito. “Eu só sou o que sou por causa de vocês. É a evolução política de vocês, é a evolução da compreensão de vocês dos problemas deste país que fizeram com que, um dia, vocês tivessem coragem de votar num metalúrgico sem diploma universitário para ser presidente desse país“, disse.
Lula também se comparou a Tiradentes, afirmando que, embora o herói mineiro tenha sido morto, suas ideias de liberdade e independência permaneceram. “Estão tentando me destruir desde que nasci. Tentem destruir o Lula, vocês nunca vão conseguir, porque o Lula não é o Lula, é uma síntese daquilo que são milhões e milhões de mulheres e homens. Lula é uma ideia criada por vocês”, disse. Ao final do discurso, Lula ganhou um bolo e o público cantou parabéns.
Pré-sal
O leilão de áreas do pré-sal desta sexta, que arrecadou R$ 6,15 bilhões, foi lembrado por petistas que acompanharam o discurso de Lula, inclusive a ex-presidente Dilma. Referindo-se ao impeachment como golpe e ao governo de Michel Temer (PMDB), disse que “hoje eles começaram a vender por preço de banana as riquezas deste país”.
Dilma afirmou também que a eleição de 2018 só será válida com a participação de Lula, ameaçado de concorrer devido à condenação na Lava Jato. “Barrar o golpe agora é impedir que em 2018 tenhamos uma eleição fajuta, viciada e de cartas marcadas“.
Estavam presentes ainda a presidente do PT e senadora, Gleisi Hoffmann (PT-PR), e o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT), além de deputados federais e estaduais. O comício terminou com Lula, Dilma, Gleisi e deputados de mãos dadas ao som de “Amigos para Sempre”. (Fonte: Notícias ao Minuto;Folhapress/foto: Reuters/Ueslei Marcelino),(C.Britto).

Blog do BILL NOTICIAS

DILMA: UM GOVERNO QUE NÃO RESPEITA SEU POVO NÃO É RESPEITADO POR NINGUÉM

Mídia Ninja

A presidente deposta Dilma Rousseff participa neste sábado, 28, da caravana do ex-presidente Lula por Minas Gerais. Durante seu discurso em Boacaiúva, Dilma foi firme ao criticar a coalizão do PSDB e PMDB na deflagração do impeachment sem comprovação de crime de responsabilidade contra ela. 
"Temos que compreender que impeachment é um roubo contra a população brasileira", criticou Dilma. A petista, que lidera as intenções de voto para uma candidatura ao Senado por Minas, criticou o governo de Michel Temer. "Um governo que não respeita seu povo, também não é respeitado por ninguém", afirmou. 
Ao lado de Lula, da presidente nacional do PT, senadora Gleisi Hoffmann, do governador Fernando Pimentel e de vários líderes petistas de Minas, Dilma Rousseff criticou a redução de recursos previstos pelo governo Temer para o Pronaf, o Programa Nacional da Agricultura Familiar. (247).


Blog do BILL NOTICIAS

Governadores se unem para defender pacto em torno da segurança pública

O governador Paulo Câmara (PSB) participou do encontro, 
que resultou na Carta do Acre
Paulo Câmara
Paulo CâmaraFoto: Maria Nilo/Folha de Pernambuco


Vinte governadores se reuniram em Rio Branco, no Acre, nesta sexta-feira (27), para debater medidas de fortalecimento da segurança pública e reforçar as fronteiras brasileiras para impedir a entrada de drogas e armamentos. O 'Encontro dos Governadores do Brasil pela Segurança Pública e Controle de Fronteiras' contou com a presença, ainda, com as participações de quatro ministros de Estado - Sergio Etchegoyen, do Gabinete de Segurança Institucional; Torquato Jardim, da Justiça e Segurança Pública; Raul Jungmann, da Defesa; e Aloysio Nunes, das Relações Exteriores.

Diante da crise na segurança, os gestores propuseram a união de esforços e a adoção de medidas, expressas na Carta do Acre, documento que resultou do encontro. A carta é assinada pelos governadores do Acre, Rondônia, Amapá, Pará, Roraima, Tocantins, Mato Grosso, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco, Piauí, Sergipe, Distrito Federal, Espírito Santo, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, assim como pelos vice-governadores do Amapá e da Paraíba.

Entre as medidas sugeridas, a implementação do Sistema Nacional de Segurança Pública; Plano Nacional Integrado entre governo federal e estados para a segurança pública; força-tarefa integrada contra a fragilidade das fronteiras, para o combate ao narcotráfico, tráfico de armas e munições; e convidar os demais Poderes da República e o Ministério Público Federal para participar da discussão, sobre a atualização, revisão de leis, medidas penais e administrativas, mediante propostas apresentadas pelos estados ao governo federal.

Paulo Câmara (PSB), que participou do encontro, lembrou que o Brasil faz fronteira com grandes produtores de cocaína do mundo - Bolívia, Peru e Colômbia. "Com drogas e armamento pesado entrando com facilidade, o trabalho dos Estados é dificultado ainda mais. O crack já não está restrito apenas às grandes cidades. E cerca de 70% dos homicídios cometidos em Pernambuco decorrem do tráfico", explicou Paulo Câmara, acrescentando que, sem trabalho integrado, o desafio se torna maior. (Folhape).




Blog do BILL NOTICIAS

Conta de luz terá taxa extra de R$ 5 para cada 100 quilowatts-hora

Medida foi tomada depois de não haver melhoria na situação dos
 reservatórios das hidrelétricas
Energia elétrica
Energia elétricaFoto: Reprodução

A bandeira tarifária que será aplicada nas contas de luz de novembro será a vermelha patamar 2, com acréscimo de R$ 5 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), não houve evolução na situação dos reservatórios das usinas hidrelétricas em relação ao mês anterior.

“Ainda que não haja risco de desabastecimento de energia elétrica, é preciso reforçar as ações relacionadas ao uso consciente e combate ao desperdício”, diz a agência.

Leia também:
Startup ajuda usuário a reduzir conta de luz 
A conta de luz da Eletrobras e a do consumidor


Na última terça-feira (24), a Aneel aprovou uma proposta de reajuste de quase 43% sobre o atual valor da bandeira tarifária vermelha patamar 2, a mais cara do sistema, passando o valor da taxa extra de R$ 3,50 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) e passarão a pagar R$ 5 de taxa extra, já a partir de novembro.

Em outubro, a bandeira vermelha patamar 2 foi acionada pela primeira vez desde que o sistema passou a contar com duas graduações para a cor vermelha, em janeiro de 2016. A decisão foi tomada devido à baixa vazão das hidrelétricas, porque as chuvas em setembro ficaram abaixo da média.

Por causa do atual cenário de falta de chuvas, o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) decidiu que vai fazer reuniões semanais para analisar as condições de fornecimento de energia no país.

Até ontem (26), o nível dos reservatórios das regiões Sudeste e Centro-Oeste, os mais importantes do país, estavam em 17,9% de sua capacidade máxima. No mesmo período de 2001, quando houve um grande racionamento de energia do país, o índice estava em 21%.

Sistema
O sistema de bandeiras tarifárias foi criado em 2015, como forma de recompor os gastos extras com a utilização de energia de usinas termelétricas, que é mais cara do que a de hidrelétricas. A cor da bandeira é impressa na conta de luz (vermelha, amarela ou verde) e indica o custo da energia em função das condições de geração.

Quando chove menos, por exemplo, os reservatórios das hidrelétricas ficam mais vazios e é preciso acionar mais termelétricas para garantir o suprimento de energia no país. Nesse caso, a bandeira fica amarela ou vermelha, de acordo com o custo de operação das termelétricas acionadas. (Folhape).




Blog do BILL NOTICIAS

GLOBO DESCOBRE COM TEMER QUE LEI NÃO É PARA TODOS

REUTERS | Reprodução

A Revista Época, que pertence à Globo, traz na capa da edição deste fim de semana chamada para reportagem em que sugere que a vitória de Michel Temer ao ver rejeitada pela Câmara a denúncia de organização criminosa e obstrução de Justiça foi uma derrota para o Brasil. 
"Michel Temer joga pesado, prossegue como presidente de uma República em que nem todos são iguais perante as leis", diz a Época em sua capa. A reportagem traz detalhes da votação na Câmara e diz que até os protestos da oposição foram mais tímidos comparados à votação da primeira denúncia contra Temer. 
"Por mais que fosse previsto e esperado o resultado favorável a Temer, trata-se de um fato histórico relevante. Temer está indelevelmente marcado como o único presidente em 128 anos de República acusado de cometer crimes comuns no exercício do cargo. Consoante o padrão histórico do país, Temer livrou-se da Justiça dos comuns manobrando pelos tortuosos meandros da política, só acessíveis a alguns. Sua vitória marca um ponto de inflexão na Operação Lava Jato, até aqui uma ruptura nesses padrões", diz trecho da reportagem.
Embora a Globo, que controla revista Época, tenha feito propaganda do filme "Lava Jato – A Lei é Para Todos", a principal fiadora do golpe parlamentar que alçou Michel Temer ao poder e destruiu a economia e a imagem do País agora descobriu que, no Brasil, não é bem assim que as coisas funcionam.(247).


Blog do BILL NOTICIAS

Referendo revogatório: condição de resgate da democracia

Ricardo Stuckert | Reuters

O governo golpista, apesar de ilegítimo, colocou em pratica, de forma avassaladora, um pacote de medidas antipopulares, antidemocráticas e antinacionais. Trata de desmontar tudo o que de melhor foi feito pelos governos do PT, que transformaram positivamente o Brasil neste século. Ataca o patrimônio público, ataca os direitos dos trabalhadores, ataca os programas sociais.
Quer se afirmar diante do grande empresariado e da mídia pelas (contra)reformas neoliberais. Quer justificar seu mandato por ter passado à historia pelo desmonte do Estado de bem estar social, do caráter nacional do Estado, dos direitos dos trabalhadores.
Segue vendendo a preço de banana patrimônios da Petrobras e do Pre-sal. Acreditam que tanto estas vendas como aquele pacote são irreversíveis. Mudaram a Constituição em vários aspectos, gostariam de aprovar ainda retrocessos imensos na previdência social.
Esse é um sonho do neoliberalismo: inserir na Constituição os valores pregados por essa concepção do mundo. Sempre quiseram tornar obrigatória constitucionalmente a prioridade do ajuste fiscal. O pacote ja aprovado mudou a Constituição, com o objetivo de tornar perene o neoliberalismo,
Um tema reiterado nos discursos e entrevistas do Lula tem sido o o do referendo revogatório. Ele tem dito que seria impossível governar o Brasil e efetivamente resgatar a democracia, sem rever as iniciativas aprovadas pelo governo golpista, a começar pelo fim do congelamento de gastos sociais. Lula tem dito que convocaria um referendo revogatório para rever essas medidas, submetendo ao povo a decisão sobre todos os temas aprovados.
Lula tem dito que o referendo revogatório, junto com uma composição progressista do Congresso, são condições indispensáveis para fazer o Brasil voltar a ser um pais que cresça e distribua renda. Um governo que volte a centrar sua ação nas políticas sociais precisa rever a decisão dos tetos dos recursos sociais, antes de tudo. E' indispensável revisar os graves atentados aos direitos dos trabalhadores contidas na reforma da legislação do trabalho, é indispensável a revisão da terceirização das relações do trabalho.
A direita começa a integrar na agenda politica nacional o tema do referendo revogatório. Já é uma primeira vitória politica. A direita, pela mídia, manifesta sua preocupação com o tema, expressando supostas interrogações do mercado em relação à continuidade das (contra)reformas liberais. Agora acrescenta a isso a preocupação com a revisão do que ja foi aprovado.
Buscam depoimento de juristas, que declaram a ausência na Constituicao da figura do referendo revogatório. Que sua inclusão implicaria uma reforma constitucional, com o correspondente apoio de 3/5 do Congresso.
O que remete ao outro tema: o da necessidade de um Congresso com uma composição radicalmente diferente da atual. Não apenas para não repetir os riscos do golpe que a Dilma sofreu, mas também para apoiar o referendo revogatório e outras medidas, que tem a ver, antes de tudo, com a democratizacao dos meios de comunicação.
As Caravanas tem esses temas como centrais, difundindo sua importância e convocando aos movimentos sociais para responsabilizar-se por cotas que façam com que o Congresso se torne representativo da sociedade e não das grandes empresas, que compraram a maioria do Congresso atual.
Dado isso, será sempre possível encontrar a modalidade institucional que permita entregar nas mãos do povo a decisão sobre o pacote aprovado pelo Congresso comprado pela maior corrupção da história do país. Será, alem disso, uma nova modalidade de participação popular, que permitira' ampliar as formas democráticas de intervenção do povo nos temas de maior importância para o Brasil.(247).


Blog do BILL NOTICIAS

Produtores rejeitam aumento na cobrança de uso da água do Rio São Francisco


A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) rejeitou por unanimidade a proposta do Comitê de Bacias do Rio São Francisco de aumentar os valores cobrados pelo uso da água do rio, que pode chegar a 800%. O debate aconteceu nessa quinta-feira (26) em reunião da Subcomissão Nacional de Recursos Hídricos.
A Federação da Agricultura do Estado de Pernambuco (Faepe), vinculada à CNA, ressalta a importância de levar esse posicionamento ao Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH), a fim de que a proposta possa ser reestruturada. Desde o início do ano, a CNA realiza reuniões em parceria com as Federações de Agricultura e Pecuária e Associações de Irrigantes para negociar valores menores.
“Isso afeta diretamente os custos de produção e a viabilidade econômica e operacional da irrigação em diversos polos produtivos que compreendem a bacia do rio São Francisco”, destacou Pio Guerra, presidente da Faepe.
“Essa cobrança que pode ir de 300% a 800% não é justa, porque é um pagamento que pode tirar a competitividade do setor e onerar a produção”, destacou o coordenador de Sustentabilidade da Superintendência Técnica da CNA, Nelson Ananias Filho.
A cobrança não tem fim de arrecadação, mas de mostrar didaticamente o valor da água. Porém, com os valores propostos, estão desvirtuando o princípio da cobrança e deixando o sistema produtivo sem condições de produzir”, reforçou Nelson Ananias.
Outro assunto tratado na reunião foi a indexação da cobrança dos preços públicos unitários da água proposta da Agência Nacional de Águas (ANA). A CNA vai trabalhar junto com os demais setores usuários de água pela rejeição da proposta.
O grupo tratou também da participação do Sistema CNA no Fórum Mundial da Água, que será realizado em Brasília, no período de 18 a 23 de março de 2018. A ideia é realizar um seminário de preparação com as Federações em fevereiro, antes do fórum.  (Ascom),(C.Geral).

Blog do BILL NOTICIAS

Danificada desde o início do ano, ponte na Avenida dos Tropeiros terá serviço de recuperação concluído na próxima semana


A conclusão do serviço de recuperação da ponte da Avenida dos Tropeiros, na zona oeste de Petrolina, já tem data marcada para acontecer. As equipes da prefeitura vão trabalhar no local entre os dias 2 e 4 de novembro. Inicialmente prevista para este fim de semana, a ação foi remanejada por conta do feriado de finados – no próximo dia 2 – bem perto do fim de semana. Dessa forma, na avaliação da Secretaria de Infraestrutura, Habitação e Mobilidade (SEINFRAHM), o impacto na mobilidade de quem trafega pelo local será reduzido, diante de um menor trânsito de veículos e pessoas na nova data estabelecida.
A manutenção da ponte, danificada desde o começo do ano, será feita a partir da substituição das placas existentes. As 11 novas placas de concreto já estão prontas, depois de um período de confecção que durou cerca de dois meses e incluiu a montagem da ferragem por uma empresa de São Paulo, o transporte até Petrolina e a concretagem do material, que exigiu 30 dias para a secagem (cura) completa do concreto. Ao todo, a prefeitura está investindo na obra R$ 67 mil, com recursos próprios. (foto/divulgação),(C.Britto).

Blog do BILL NOTICIAS

LULA: VOU DISPUTAR A PRESIDÊNCIA, E SE GANHAR, VOU CONSERTAR DE NOVO ESSE PAÍS

Mídia Ninja

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a denunciar o desmonte do estado promovido pelo governo de Michel Temer, e a criticar a caçada judicial e midiática a que vem sendo submetido no âmbito da operação Lava Jato.
Durante ato na noite dessa sexta-feira, 27, que reuniu milhares de pessoas na cidade de Montes Claros, Lula disse a a Lava Jato entrou em sua casa à procura de dinheiro, mas o que achou foi "vergonha na cara". "Já acharam dinheiro na casa de um monte de gente. Foram na minha casa, abriram televisão, levantaram colchão... acharam vergonha na cara", disse o ex-presidente. "Aqui em Minas Gerais chegaram até a achar um helicóptero com 400 quilos de cocaína que todo mundo sabia de quem era. Sumiu", acrescentou Lula. 
O líder petista, que comemorou 72 anos nessa sexta, voltou a garantir que será novamente candidato a presidente. "Só tem um jeito de eles me barrarem: 'ganhar de mim numa eleição honesta'. A única coisa que eu quero é que se faça justiça nesse país. Eu quero disputar a Presidência. Se disputar, vou ganhar. Se ganhar, vou consertar de novo esse país", afirmou. 
Já neste sábado, durante visita à propriedade de um agricultor familiar do município de Montes Claros, Lula conversou com agricultores que produzem com a tecnologia de irrigação por gotejamento e lembrou que seu governo criou lei obrigando todas prefeituras a comprar pelo menos 30% da merenda escolar junto à agricultura familiar. "Ainda há preconceito ideológico nas grandes cadeias de supermercado contra os produtos dos agricultores familiares", disse Lula.(247).

Blog do BILL NOTICIAS

Codevasf fortalece produção agrícola de comunidade indígena do semiárido pernambucano




A Superintendência Regional da Codevasf em Pernambuco tem estruturado comunidades indígenas que desenvolvem agricultura familiar no estado. Os últimos a serem beneficiados com ações da Companhia foram os índios Xucurus, do município de Pesqueira. Produtores de milho, feijão, mandioca, banana e palma, eles acabam de receber um trator agrícola com grade aradora, que representam investimento de quase R$ 100 mil – originários de emenda parlamentar.
De acordo com o atual cacique, Marcos Luidson, a comunidade indígena local conta com população de 11 mil pessoas, distribuídas em 24 aldeias que precisam ser equipadas. “Esse equipamento irá beneficiar muitas famílias. Nós somos muitos agricultores e trabalhamos com a agricultura familiar. É sempre muito difícil organizar o plantio sem o equipamento necessário. Esse trator vai nos ajudar muito. Temos uma área de produção grande aqui e esse trator era necessário”, diz.
Recentemente a aldeia indígena de Serrote dos Campos, no município de Itacuruba, sertão pernambucano, também foi beneficiada com um trator pela Codevasf. A população local, que vive basicamente da produção de mandioca, teve um significativo fortalecimento em sua produção com o equipamento. O líder indígena da aldeia, Jorge Pankará, afirma que antes era necessário recorrer aos municípios vizinhos e gastar parte do lucro dos agricultores para alugar o equipamento. “Agora isso não acontece mais. Todos nós temos o nosso próprio trator para trabalhar. Isso gera maior produção, além de pouparmos o valor que antes era gasto no aluguel”, relata.
Segundo o superintendente regional da Codevasf em Pernambuco, Aurivalter Cordeiro, a Companhia tem trabalhado para equipar associações de agricultores locais. Uma nova entrega de trator está prevista para o município de Ouricuri para os próximos dias. “É um trabalho necessário, pois sabemos a importância da agricultura familiar para o estado e para o Brasil como um todo. No caso dessas comunidades indígenas, é ainda mais importante, pois, com esses equipamentos, conseguimos ajudá-los a permanecer em suas terras e viver do que é produzido nela”, diz.   (Ascom)(C.Geral).

Blog do BILL NOTICIAS

Justiça arquiva caso de professor denunciado por assédio contra aluna de 15 anos no Rio Corrente


Primeira Vara Criminal de Petrolina arquivou o processo contra o professor Raimundo Amorim Coelho, denunciado por assédio sexual a uma estudante de 15 anos na Escola Professor Simão Amorim Durando, da rede estadual de ensino. O fato aconteceu em 2012 no Bairro Rio Corrente, zona oeste de Petrolina.
A sentença foi proferida pelo juiz Elane Brandão Ribeiro e pode ser conferida aqui. Com o arquivamento, o professor não tem mais pendência alguma com a justiça.(C.Britto).

Blog do BILL NOTICIAS

ENGENHEIRO QUE DESCOBRIU O PRÉ-SAL LAMENTA: TEMER DESTRUIU O BRASIL


Por Maurício Thuswohl, para a Rede Brasil Atual
A entrega de blocos de exploração do pré-sal para empresas estrangeiras em consórcios sem a participação da Petrobras doeu em todos os brasileiros que enxergam o setor de petróleo e gás como instrumento primordial para garantir a soberania nacional e o desenvolvimento econômico e científico do país. Talvez mais do que qualquer outro brasileiro, uma pessoa viu no leilão realizado nesta sexta-feira (27) pela Agência Nacional de Petróleo (ANP) uma razão especial para se entristecer: o engenheiro Guilherme Estrella. Estrella foi diretor de Exploração e Produção da Petrobras na época da descoberta do pré-sal, ainda no governo Lula. E afirma que a realização de leilões como esse é um dos objetivos centrais do golpe que afastou Dilma Rousseff da Presidência da República.
"Este governo entrega o Brasil, destrói o nosso futuro. A entrega do pré-sal às empresas transnacionais – mas que defendem os interesses de seus países de origem – consiste numa das metas centrais do golpe de 2016. As nações hegemônicas sabem que petróleo e gás natural permanecerão a principal fonte de energia para a humanidade ao longo dos próximos 50 anos, senão além, até o final deste século 21. E a província petrolífera do pré-sal brasileiro é, muito provavelmente, a última área petrolífera de reservas de grandes dimensões do planeta. Os geólogos de petróleo de todo o mundo sabem disso", disse Estrella em conversa exclusiva com a RBA.
Para o ex-diretor da Petrobras, a postura do atual governo em relação ao pré-sal condenará o Brasil a um papel secundário na economia global pelas próximas décadas: "Energia é soberania nacional. Para essas nações assegurarem, defenderem, preservarem suas soberanias e seu poder geopolítico mundial, não há outra saída: é o pré-sal brasileiro ou nada", afirma o engenheiro.
Estrella lembra que o Iraque foi invadido por causa do "gigante Majnoon" – ironicamente descoberto também por brasileiros, e pela Petrobras, em 1976. "Eram 50 bilhões de barris que estavam preservados como reserva estratégica iraquiana. Bagdá conquistada, o tal do Bush, a bordo do porta-aviões nuclear Nimitz estacionado no Golfo Arábico, concluiu seu cumprimento às tropas invasoras com uma expressão que se tornou mundialmente conhecida: 'Mission accomplished'."
Agora, diz o especialista, Temer poderá repetir o gesto: "Essa figura sinistra que agora ocupa o Planalto se apressará em exclamar, orgulhoso, a mesma sentença, e provavelmente no mesmo idioma de seus senhores, mission accomplished. Missão cumprida. Esse governo ilegítimo e rejeitado por todos está a cumprir a missão que lhe foi imposta pelos interesses antibrasileiros que o colocaram no poder", critica. "Só a eles obedece. E nessa trajetória infame conta com empenho diuturno, incansável da grande mídia doméstica, historicamente a eles submissa."
"A imprensa estrangeira não se cansa de denunciar esse governo e de exibir perplexidade pela inação da sociedade brasileira em ir às ruas. É a única maneira de fazer com que esse projeto de Brasil dependente e escravo seja incinerado e todas as medidas tomadas por este governo, anuladas"
Retrocesso total

O retrocesso que a cada dia se consolida, diz o "pai do pré-sal", não se resume ao setor de energia: "Não basta entregar as riquezas brasileiras e nosso território – solo e subsolo. O trabalhador brasileiro, como agente e protagonista de tudo o que o Brasil construiu, está em processo terminal de reescravização, perde suas garantias trabalhistas, é condenado a nunca se aposentar de maneira civilizada, a sustentar um sistema ultracapitalista, completamente desumano, explorador e excludente, comandado diretamente do exterior. Estrella observa que um lobista da multinacional Shell, com total naturalidade, transitou entre parlamentares no Congresso Nacional para "dar seu recado" – tanto em pessoa quanto por intermédio de seus representantes nativos. "De alto, médio e pequeno escalão".
Para ele, o momento agora é de mobilização e denúncia da entrega das riquezas do país pelo governo golpista: "A imprensa estrangeira não se cansa de denunciar esse governo e de exibir sua total perplexidade pela inação da sociedade brasileira, do povo brasileiro em ir às ruas e, concretamente, parar o país, todo o país. É a única maneira de ser ouvido e fazer com que esse projeto de Brasil dependente e escravo seja incinerado e todas estas medidas tomadas por este governo sejam anuladas, na íntegra".
Segundo o engenheiro, o não prosseguimento da denúncia contra Temer na Câmara dos Deputados deixa ainda mais "à vontade" o projeto entreguista: "Esse governo podre, mal cheiroso e corrupto é surdo, insensível e debochado às manifestações da sociedade. E, quando se sente incomodado, põe a polícia para resolver a parada. O próprio chefe de governo já disse, em público: 'Os cães ladram e a caravana passa'. E completou, interpretando mais de 90% dos brasileiros como os cães. Se depender desse governo entreguista, o Brasil acabou. Cabe a nós, povo brasileiro, ir às ruas e trazê-lo de volta para nossas mãos", completou.(247).

Blog do BILL NOTICIAS

Cientistas conseguem novo avanço em técnica de edição genética


(Exame Abril)
A técnica, conhecida como “Crisper”, permite a edição do DNA com o objetivo de eliminar mutações indesejáveis
Um estudo publicado nesta quinta-feira, 26, na revista Science, anuncia novo avanço em uma técnica que promete, no futuro, corrigir falhas no DNA de embriões humanos produzidos por fertilização in vitro, evitando assim a transmissão de doenças genéticas hereditárias.
A técnica conhecida Crispr-Cas9 (ou simplesmente “Crisper”) permite a edição do DNA, com o objetivo de eliminar mutações indesejáveis. Com o novo avanço, será possível editar o RNA, em vez do DNA – o que traria a vantagem de não afetar diretamente o código genético do paciente, segundo os autores da pesquisa.
Em agosto deste ano, um de cientistas provou que é possível utilizar a técnica Crisper para editar o DNA de embriões humanos e corrigir uma mutação associada ao risco de uma doença genética. A descoberta foi anunciada como o início de uma nova era da ciência aplicada à reprodução humana.
Desta vez, os cientistas do Instituto Broad e do Instituto de Tecnologia do Massachusetts (MIT) e da Universidade de Harvard – todos dos Estados Unidos – desenvolveram um sistema, com base no Crisper, capaz de alterar individualmente os nucleotídeos do RNA, de forma precisa e programável.
Responsável por armazenar a informação genética e controlar a atividade das células, o DNA – ou ácido dosoxirribonucleico -, contém as instruções genéticas que coordenam todo o desenvolvimento e funcionamento dos seres vivos. O DNA é uma longa cadeia dupla de nucleotídeos – as “letras” que formam as instruções genéticas – arranjada em forma de hélice.
Os genes do DNA são expressos por meio de proteínas produzidas pelos seus nucleotídeos, com a ajuda do RNA – ou ácido ribonucleico. A função do RNA é transferir a informação do DNA para que as células possam sintetizar essas proteínas. O RNA é composto de uma só cadeia curta de algumas centenas de nucleotídeos.
“A capacidade para corrigir mutações que causam doenças é um dos principais objetivos da edição de genoma. Até agora, nós conseguimos desativar os genes indesejáveis muito bem, mas recuperar a função perdida de uma proteína é muito mais desafiador”, afirmou o líder do estudo, Feng Zhang, pesquisador do MIT e do Instituto Broad.
“Essa nova capacidade para editar o RNA potencialmente abre mais oportunidades para que recuperemos as funções das proteínas e tratemos diversas doenças em quase todos os tipos de células”, afirmou Zhang.

Edição química

O cientista explica que há dezenas de milhares de variações no código genético humano associadas a doenças. Embora algumas doenças envolvam múltiplas variações desse tipo, uma grande parte delas é resultado de uma só troca de “letras” do DNA.
Essas “letras”, que compõem os nucleotídeos, são as moléculas citosina (C), adenina (A), guanina (G) e timina (T). Elas se apresentam sempre em pares de A e T, ou C e G. Segundo Zhang, metade das 32 mil mutações em um único gene associadas a doenças são causadas por uma simples troca de uma dessas “letras”: quando aparece um G onde deveria haver um A, por exemplo.
Com o novo método, porém, é possível alterar individualmente as “letras” do RNA, trocando os nucleotídeos. Essa “edição química” é feita em apenas um dos nucleotídeos, convertendo bases C-G em T-A, e dispensando o procedimento de cortar a molécula de DNA como vinha sendo feito com o Crisper.
Assim, em vez de provocar uma modificação permanente no genoma da pessoa, ao editar o DNA, o novo método oferece uma opção mais segura e flexível para realizar correções nas células. “O novo método pode consertar mutações sem interferir no genoma, porque o RNA se degrada naturalmente e a intervenção é potencialmente reversível”, disse David Cox, aluno de Zhang que é outro dos autores do estudo.(C.Geral).

Blog do BILL NOTICIAS

VELHICE - Com que idade uma pessoa é considerada "velha"?

  Pesquisadores da Universidade de Stanford chegaram ao nº exato após pesquisas científicas com 4 mil pessoas                               ...