terça-feira, 24 de setembro de 2024

Intensos combates ocorrem no Líbano entre exército israelense e Hezbollah após ataques de Israel que mataram centenas de pessoas

 

A segunda-feira (23) foi o dia mais mortal no Lìbano em décadas

Fumaça sobe sobre o sul do Líbano após ataques israelenses (Foto: Reuters/Aziz Taher)


O exército israelense disse nesta terça-feira que atingiu dezenas de alvos do Hezbollah no sul do Líbano durante a noite, um dia após lançar uma onda de ataques aéreos contra instalações do movimento de Resistência no dia mais mortal do Líbano em décadas.

O Hezbollah disse na manhã desta terça-feira (24) que atacou vários alvos militares israelenses, incluindo uma fábrica de explosivos a 60 km (37 milhas) dentro de Israel, com a série de foguetes Fadi.

O movimento disse que atacou a fábrica de explosivos por volta das 4h (01h00 GMT) e o campo de aviação de Megido três vezes durante a noite.

Após quase um ano de guerra contra os palestinos em Gaza , na fronteira sul, Israel está mudando seu foco para a fronteira norte, visando o Hezbollah. O exército israelense disse que atingiu uma célula militante do Hezbollah e sua artilharia e tanques atingiram outros alvos do Hezbollah no sul. A polícia no norte de Israel disse que fragmentos de mísseis interceptadores foram encontrados em várias áreas. 

Autoridades libanesas disseram que os ataques aéreos israelenses no Líbano na segunda-feira mataram quase 500 pessoas e fizeram com que dezenas de milhares fugissem em busca de segurança.

Após algumas das mais intensas trocas de tiros entre fronteiras desde que as hostilidades começaram em outubro, quando a guerra em Gaza começou, Israel alertou a população do Líbano para evacuar as áreas onde, segundo ele, o Hezbollah  estava armazenando armas.

Famílias do sul do Líbano carregaram carros, vans e caminhões com pertences e pessoas jovens e velhas. As rodovias do norte ficaram congestionadas.

O ministro libanês que coordena a resposta à crise, Nasser Yassin, disse à Reuters que 89 abrigos temporários em escolas e outras instalações foram montados, com capacidade para mais de 26.000 pessoas, enquanto civis fugiam do que ele chamou de "atrocidades israelenses".

O exército israelense disse que atacou o Hezbollah no sul, leste e norte do Líbano, incluindo lançadores de foguetes, postos de comando e infraestrutura de combate. A Força Aérea Israelense atacou cerca de 1.600 alvos do Hezbollah no sul do Líbano e no Vale do Bekaa, disse.

O Ministério da Saúde do Líbano disse que pelo menos 492 pessoas foram mortas, incluindo 35 crianças, e 1.645 ficaram feridas. Uma autoridade libanesa disse que esse foi o maior número diário de mortes por violência no Líbano desde a guerra civil de 1975-1990. - Reuters.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Presidente do Irã alerta sobre consequências "irreversíveis" de uma guerra regional mais ampla

 

"Queremos viver em paz, não queremos guerra, é Israel que busca criar esse conflito total”, diz presidente persa

Masoud Pezeshkian (Foto: Reuters)


Israel quer arrastar o Oriente Médio para uma guerra total, provocando o Irã a se juntar ao conflito de quase um ano entre Israel e o Hezbollah, no Líbano, disse o presidente iraniano na segunda-feira (23), alertando sobre suas consequências "irreversíveis".

Masoud Pezeshkian, falando a um grupo de jornalistas após sua chegada a Nova York para participar da Assembleia Geral das Nações Unidas, disse: "Não queremos ser a causa da instabilidade no Oriente Médio, pois suas consequências seriam irreversíveis"

"Queremos viver em paz, não queremos guerra", ele acrescentou. "É Israel que busca criar esse conflito total."

Pezeshkian acusou a comunidade internacional de silêncio diante do que ele chamou de "genocídio de Israel" em Gaza.

O apelo de Pezeshkian para resolver o conflito no Oriente Médio por meio do diálogo ocorreu depois que Israel desencadeou uma intensa onda de ataques aéreos contra o Hezbollah na segunda-feira, tornando-se o dia mais mortal no Líbano em quase um ano de conflito entre Israel e o grupo apoiado por Teerã.

"Defenderemos qualquer grupo que esteja defendendo seus direitos e a si mesmo", disse Pezeshkian, quando perguntado se o Irã entrará no conflito entre Israel e o Hezbollah. Ele não deu mais detalhes.

O chefe de política externa da União Europeia, Josep Borrell, também em Nova York, descreveu a situação como quase uma guerra total. Ele pediu aos líderes mundiais que fizessem tudo o que pudessem para pará-la, acrescentando: "Aqui em Nova York é o momento de fazer isso."

Dezenas de milhares de pessoas foram deslocadas de cidades e vilas em ambos os lados da fronteira por trocas de tiros quase diárias entre as forças israelenses e o Hezbollah. 

O Hezbollah diz que quer evitar um conflito total, e que apenas o fim da guerra em Gaza interromperá a luta. Os esforços de cessar-fogo em Gaza estão em um impasse após meses de negociações vacilantes mediadas pelo Catar, Egito e Estados Unidos.

A política regional do Irã é definida pela Guarda Revolucionária de elite, que responde apenas ao Líder Supremo Aiatolá Ali Khamenei, a maior autoridade do país.

Pezeshkian tem afirmado repetidamente a posição anti-Israel do Irã e seu apoio aos movimentos de resistência na região desde que assumiu o cargo no mês passado.

Questionado se o Irã retaliaria pelo assassinato do líder do grupo militante palestino Hamas, Ismail Haniyeh, em seu território no final de julho, Pezeshkian disse: "Responderemos no momento e local apropriados, de maneira apropriada".

O assassinato de Haniyeh, que tanto Teerã quanto o Hamas atribuíram a Israel, despertou temores de conflito direto entre Teerã e seu arqui-inimigo Israel em uma região abalada pela guerra de Israel em Gaza e pelo agravamento do conflito no Líbano. - Reuters.


BLOG DO BILL NOTICIAS

DECLARAÇÃO - Em Nova York, Lula ataca Elon Musk durante evento

 

Presidente defendeu regulação universal das plataformas digitais em encontro com outros chefes de Estado


                      Por Agência O Globo
Lula acusa Elon Musk de não respeitar as constituições dos países - Foto: Spencer Platt / Getty Images North America / Getty Images via AFP

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva atacou nesta terça-feira (24), durante evento em Nova York, o bilionário Elon Musk, dono do X, rede social que foi tirada do ar no Brasil por decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Ao defender a regulação universal das plataformas digitais durante um encontro com outros chefes de Estado, Lula acusou Musk de não respeitar as constituições dos países.

— De repente você tem um cidadão que se transformou no mais rico do mundo que ousa desafiar as constituições dos países que não concordam com ele. Aonde nós vamos parar? Aonde a democracia vai se sustentar?

A declaração foi dada durante o evento “Em defesa da democracia: lutando contra extremismos”, realizado paralelamente à Assembleia Geral da ONU.

O X está com o funcionamento suspenso no Brasil desde o fim de agosto, por determinação de Moraes, que depois foi confirmada pela Primeira Turma do STF. A suspensão ocorreu devido ao descumprimento de ordens legais, como o bloqueio de perfis, e a falta de um representante legal no país.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Lula denuncia na ONU forças de extrema-direita no Brasil e nos EUA e aponta crise democrática

 

'A extrema-direita tem um discurso identitário às avessas', afirmou o presidente à margem da Assembleia Geral das Nações Unidas

24.09.2024 - Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante o evento “Em defesa da democracia, combatendo os extremismos”, na Sede das Nações Unidas (ONU). Nova York - Estados Unidos. (Foto: Ricardo Stuckert/PR)


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez um alerta nesta terça-feira (24) sobre as tentativas de golpes da extrema-direita no Brasil e condenou a agenda defendida por esse campo político. Em discurso à margem da Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York (EUA), o chefe de Estado criticou propostas anti-imigração, como as defendidas pelo candidato à presidência dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), e destacou a importância da preservação da democracia, da agenda ambiental e do respeito aos direitos humanos.

"A extrema-direita também se tornou viável eleitoralmente ao organizar os descontentes em torno de um discurso identitário às avessas. Culpam migrantes, mulheres e minorias pelos problemas da atualidade. E fazem isso tensionando os limites das instituições democráticas", afirmou durante o discurso na ONU.

"Ceder diante dessas narrativas é cair em uma armadilha. Recuar não vai apaziguar o ânimo violento de quem ataca a democracia para silenciar e retirar direitos. Não há contradição entre coesão social e o respeito à diversidade. O pluralismo nos fortalece. A democracia em sua plenitude é a base para promover sociedades pacíficas, justas e inclusivas, livres do medo e da violência. Ela é fundamental para um mundo de paz e prosperidade."

De acordo com o presidente, "a História nos ensinou que a democracia não pode ser imposta". "Sua construção é própria de cada povo e de cada país. Para resgatar sua legitimidade, precisamos recuperar sua essência, e não apenas sua forma", continuou.

Em seu pronunciamento, Lula afirmou que a "participação social é um dos principais caminhos para o fortalecimento da identidade democrática". "A democracia não é um pacto de silêncio. Precisamos ouvir movimentos sociais, estudantes, mulheres, trabalhadores, empreendedores, minorias raciais, étnicas e religiosas", disse.

"Proteger quem defende os direitos humanos, o meio ambiente e a democracia também é imprescindível. A experiência brasileira mostra que o equilíbrio entre os poderes constituídos, a resiliência e o fortalecimento das instituições são cruciais na proteção desses princípios. Somente uma democracia revigorada nos permitirá equacionar os dilemas de nossas sociedades e do mundo contemporâneo." - 247.



BLOG DO BILL NOTICIAS

GRE Sertão do Médio São Francisco realiza a 4° Formação do Programa Criança Alfabetizada do Ciclo Formativo 2024.


Nos dias 17 e 18 de setembro, foi realizada na GRE Sertão do Médio São Francisco a 4° Formação do Programa Criança Alfabetizada do Ciclo Formativo 2024. 

Os estudos foram conduzidos pelos formadores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Universidade de Pernambuco (UPE), Prof. Evanilson Landim, Profª. Tarciana Almeida e Profª. Emmanella Barros, em parceria com a Gerência Geral de Educação Infantil e Anos Iniciais (GGEIAI/SEE-PE). 

O evento foi organizado pelas Articuladoras Regionais de Gestão e Formação, professoras Eliane Vieira Fabrício e Edjanice Fonsêca de Alencar, contando com o apoio da Técnica Pedagógica da GGEIAI, profª. Cleide Jane Vera Cruz, da Equipe UEA e da Articuladora da Undime, profª. Midian de Castro. O Público-Alvo da Formação Continuada foram os Formadores Municipais, Quilombolas e Indígenas de Língua Portuguesa e Matemática - 1° e 2°/ 3°ao 5° anos do PCA/CNCA dos sete municípios jurisdicionados à esta Gerência Regional. - (Por: Eliane Vieira).

Foram dois dias de muito aprendizado e troca de experiências com foco na melhoria do ensino e qualidade da aprendizagem das nossas crianças destas etapas. Gratidão a todos os parceiros da GRE SMSF pelo apoio e colaboração nestes valiosos momentos.

@educacaopeoficial @celiareginacarvava @nilmaramercia_ @leocadia_marcia @waldiclecyo.kel @glaucianovaiss @universidadedoafeto @maricapetcavalcanti @elianevieirafabricio

@educacaopeoficial @celiareginacarvava @nilmaramercia_ @leocadia_marcia @waldiclecyo.kel @glaucianovaiss @universidadedoafeto @maricapetcavalcanti @elianevieirafabricio

https://www.instagram.com/p/DAL24acRNhx/?igsh=MXVya25yOGp4amMyOA==



BLOG DO BILL NOTICIAS

Habeas Corpus Deolane Bezerra e outros investigados da Operação Integration são soltos pela Justiça

 

A decisão do desembargador Eduardo Guilliod Maranhão foi promulgada na noite desta segunda-feira (23)


                 Por Portal Folha de Pernambuco

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) determinou, na noite desta segunda-feira (23), a soltura de suspeitos que estavam presos pela Operação IntegrationDeolane Bezerra e sua mãe, Solange Bezzera, estão entre os beneficiados pela decisão judicial. 

O responsável pela ordem judicial foi o desembargador Eduardo Guilliod Maranhão, relator do caso.


Na decisão, foi determinado que os investigados não podem mudar de endereço, nem podem se ausentar da Comarca onde residem sem prévia autorização judicial. 
 

Os suspeitos também não podem praticar nenhuma infração penal dolosa, nem fazer publicidade ou citar qualquer plataforma de jogos. 

Eles também devem comparecer em até 24 horas, pessoalmente, no Juízo da 12ª Vara Criminal do Recife, para assinatura do Termo de Compromisso. 

Veja a lista das pessoas que receberam o benefício: 

Darwin Henrique da Silva Filho

Maria Eduarda Quinto Filizola

Dayse Henrique Da Silva

Marcela Tavares Henrique da Silva 

Eduardo Pedrosa

Maria Aparecida Tavares de Melo

Darwin Henrique da Silva 

Giorgia Duarte Emerenciano

Maria Bernadette Pedrosa Campos 

Maria Carmen

Edson Antonio Lenzi

Deolane Bezerra Santos 

Solange Alves Bezerra

Jose André da Rocha Neto 

Aislla Sabrina Trutta

Rayssa Ferreira Santana Rocha

Ruy Conolly Peixoto

Thiago Heitor Presser

Situação de Gusttavo Lima 

O cantor Gusttavo Lima, que recebeu ordem de prisão na tarde desta segunda-feira (23), não foi beneficiado com a determinação do desembargador Eduardo Guilliod Maranhão.


BLOG DO BILL NOTICIAS

BELEZA - Conheça a cabeleireira recifense que está entre as 10 melhores do mundo em concurso na Alemanha

 

A cabeleireira recifense Andrea Gomes, de 47 anos, será a representante do Brasil, e a única representante da América Latina, no Talent Green House.


                  Por Gabriela Castello Buarque
A cabelereira recifense Andrea Gomes, de 47 anos, será a representante do Brasil, e a única representante da América Látina, no Talent Green House.  - Foto: Paullo Allmeida/Folha de Pernambuco

Com história inspiradora, a cabeleireira recifense Andréa Gomes, de 47 anos, será a representante do Brasil, e a única representante da América Latina, no Talent Green House, concurso mundial de beleza que acontece nos próximos dias 3 e 8 de outubro em Berlim, na Alemanha. 

Durante entrevista na Rádio Folha, com a jornalista Patrícia Breda, na tarde desta segunda-feira (23), Andréa explicou os passos, desafios, escolhas e inspirações que a levaram a estar entre as 10 melhores cabeleireiras do mundo. 

"Quando recebi o convite, fiquei em choque. Pensei: 'Meu Deus, será que eu consigo?'. Mas se Deus nos dá um propósito, ele também nos dá coragem. Eu sabia que precisava tentar", compartilhou Andréa.


Top 10 mundial
Parceira do Salão Espaço Depp, localizado no bairro da Madalena, Zona Oeste do Recife, há oito anos, e cabeleireira há 14, Andrea destacou que grande parte de suas inspirações para a criação dos conceitos de cabelos premiados da conexão com a natureza e a beleza natural do Recife. 

"A natureza me inspira todos os dias, principalmente o Recife, com suas praias e mangues. A beleza está em todos os detalhes, basta a gente olhar com atenção", comentou a artista.

O cabelo que a classificou para o Top 100 do Talent Green House foi inspirado na beleza das praias, com tons de dourado que remetem ao brilho do sol e à textura dos cabelos expostos à brisa do mar. 

Para o vídeo de apresentação do conceito, ela escolheu a canção La Belle de Jour, de Alceu Valença, como trilha sonora, reforçando sua conexão com a cultura pernambucana.

"Eu queria trazer a leveza da mulher praiana, a simplicidade e a beleza natural que as praias daqui me inspiram", explicou Andréa.

 BLOG DO BILL NOTICIAS

Mundo - Lula se reúne com Scholz, da Alemanha, e conversam sobre cooperação entre os países

 

A agenda ocorreu à margem da Assembleia-Geral das Nações Unidas (ONU)


                          Por Estadão Conteúdo

Presidente da Republica, Luiz Inácio Lula da Silva, durante encontro bilateral com o Chanceler da República Federal da Alemanha, Olaf Scholz, na Missão Permanente da Alemanha junto às Nações Unidas. Nova York - Estados Unidos. Foto: Ricardo Stuckert  - Foto: Ricardo Stuckert / PR


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu nesta segunda-feira, 23, com o chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, em Nova York.

De acordo com o governo brasileiro, no encontro, ambos retomaram as Consultas Intergovernamentais de Alto Nível entre Alemanha e Brasil, que devem ter nova etapa no Brasil em 2025.

A agenda ocorreu à margem da Assembleia-Geral das Nações Unidas (ONU), que terá abertura nesta terça-feira, 24.

Nas redes sociais, Lula publicou um registro de sua reunião com Scholz. "Encontrando meu amigo Olaf Scholz para uma bilateral entre Brasil e Alemanha", escreveu o petista no Bluesky.

Em nota, o governo brasileiro afirmou que os dois líderes falaram sobre as reuniões da COP29, que acontecerá em novembro no Azerbaijão, e da COP30, que será realizada em Belém, no Brasil, no ano que vem.

"O chanceler alemão confirmou sua presença na Cúpula de Líderes do G20, que está agendada para os dias 18 e 19 de novembro de 2024, no Rio de Janeiro", diz nota do Palácio do Planalto.

 

BLOG DO BILL NOTICIAS

Bolsa UFPE abre inscrições para o Bolsa Atleta; veja o edital e saiba como se inscrever

 

Podem concorrer estudantes regularmente matriculados em curso de graduação presencial dos três campi da UFPE



                                  Por Portal Folha de Pernambuco

Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), por meio da Pró-Reitoria para Assuntos Estudantis (Proaes) e da Secretaria de Gestão do Esporte e Lazer (Segel), abriu as inscrições para o Projeto Bolsa Atleta.

A iniciativa visa ao fortalecimento da política universitária de esportes da UFPE e o senso de pertencimento estudantil no âmbito da política de assistência ao estudante.

Confira o edital:

Edital - Bolsa Atleta - 2024 by Folha de Pernambuco


Ao todo, a instituição disponibilizou 140 bolsas no valor de R$ 400, sendo um total de R$ 168 mil, destinados a esta ação no ano de 2024.

Podem concorrer estudantes regularmente matriculados em curso de graduação presencial dos três campi da universidade.

As inscrições seguem até o dia 30 de setembro e podem ser realizadas através do site institucional da universidade. 


BLOG DO BILL NOTICIAS

AGRONEGÓCIO - Mosca do estábulo ataca os rebanhos em pelo menos 9 municípios de PE

 

A mosca do estábulo influi na saúde (do animal) e está trazendo prejuízos aos produtores com perda de alguns animais


                                       Por Angela Belfort

Está ocorrendo uma infestação da mosca do estábulo em nove municípios de Pernambuco, concentrada em Barra de Guabiraba e cidades próximas como Amaraji, Bonito, Sairé, Cortês, Chã Grande, Gravatá, entre outros. O prejuízo dos produtores destes municípios alcança cerca de R$ 200 milhões por ano, de acordo com informações da União Nordestina de Agropecuaristas (UNA).

“Os animais não atingem a produtividade que poderiam alcançar por causa desta mosca”, comenta o pecuarista João Tavares, também diretor da UNA. “Todo ano, o rebanho perde aproximadamente 30% do peso, se for de corte. Se for animal que produz leite, perde mais de 50% da produção. Para o animal recuperar o peso, leva tempo por causa do sofrimento que teve com a mosca”, diz João, que tem uma propriedade em Barra de Guabiraba. Animais, como os bovinos, são vendidos por arroba e, quanto mais pesado, maior o valor a ser pago com a venda do animal.

Além da perda do peso dos animais, todos os anos morrem muitos animais por causa da mosca do estábulo. "Este ano, já perdi três garrotes. Tem gente usando cama de galinha nas proximidades, embora tenha uma lei que diz para não trazer a cama neste período", conta a pecuarista Guadalupe Cabral, que cria animais também em Barra de Guabiraba. Ela compra bovinos para "recriar" vendendo o animal depois que ele fica adulto.

Ela estava se referindo a lei estadual 17.890, de 13 de julho de 2022, que proíbe a utilização e armazenamento da cama de aviário como adubo orgânico na atividade agrícola nos municípios de Amaraji, Barra de Guabiraba, Bonito, Camocim de São Félix, Chã Grande, Cortês, Gravatá e Sairé durante os meses de julho, agosto, setembro e outubro.

"Com a mosca, o gado fica andando, não come, fica pisoteando o pasto no mesmo lugar. Acaba até com o pasto. Quem tinha que tratar este esterco (a cama de galinha) antes de vir para o campo é o granjeiro que está gerando este problema", resume Guadalupe. Ela diz que está pensando em deixar de criar animais por causa da mosca do estábulo. O setor granjeiro de Pernambuco é um dos maiores do Nordeste.

Mosca do estábulo não é de hoje...

Os problemas causados pela mosca do estábulo vem ocorrendo há cerca de 15 anos, segundo vários produtores da região. Este ano, a mosca do estábulo começou a ser um problema a partir de agosto em alguns municípios. E este mês, atingiu mais outros municípios. De acordo com os produtores, o que mais contribui para a multiplicação da mosca do estábulo são as camas de galinha, local que recebe os dejetos das aves, e são comercializados para serem usados como adubo em plantações de banana e cará, entre outras.

As moscas se colam na pele do animal, se espalhando por grande parte do corpo dele, pois são hematófagas: se alimentam de sangue. Geralmente, uma mosca coloca cerca de 400 ovos e num ambiente normal somente 2% destes ovos eclodem. Na cama de galinha, metade dos ovos eclodem. E este é mais um dos motivos que explica a infestação. Em alguns locais, o integrador - que cria o pinto até ficar adulto - vende a cama de galinha por um preço maior do que os animais.

Segundo o diretor de Defesa e Inspeção Vegetal da Adagro, Jurandir Barbosa, a Adagro está monitorando o uso da cama de galinha, montando barreiras fixas e móveis e evitando a comercialização da cama de galinha na região. Ele reconhece que está tendo um início de infestação da mosca em alguns municípios.


BLOG DO BILL NOTICIAS

domingo, 15 de setembro de 2024

Militares do Exército começam a combater incêndios no Tocantins

 

Brigadistas de outras unidades de conservação foram remanejados


Marcelo Camargo/Agência Brasil


O combate aos incêndios florestais no Tocantins ganhou o reforço das Forças Armadas. O Exército enviou 190 militares para ajudar o Corpo de Bombeiros, os brigadistas, a Defesa Civil e os órgãos estaduais de meio ambiente na contenção das chamas.

A equipe chegou no sábado (14) e começou a trabalhar neste domingo (15). Os integrantes do Exército estão distribuídos da seguinte forma: em relação aos militares especializados no combate a incêndios, 60 foram para a Ilha do Bananal, principal foco de incêndio no estado; 60 trabalham na região metropolitana da capital, Palmas; e 40 formam um contingente de reserva para reforçar as equipes. Além da equipe especializada, 30 militares dão suporte logístico à operação.

A força-tarefa de combate aos incêndios florestais no estado se reuniu no sábado no 22° Batalhão de Infantaria Mecanizado do Exército, em Palmas. O governo estadual participou do encontro por meio do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil Estadual, do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e de outros órgãos envolvidos nos trabalhos.

Neste ano, o fogo consumiu cerca de 250 mil hectares na Ilha do Bananal, reserva da biosfera e uma das áreas de maior biodiversidade do país por ficar numa zona de confluência entre o Cerrado e a Floresta Amazônica. Os ventos fortes e que mudam de direção dificultam o controle das chamas.

A maior preocupação da força-tarefa na Ilha do Bananal neste momento é a Mata do Mamão, habitat de povos indígenas isolados, onde 8 mil hectares foram devastados. A Ilha do Bananal abriga três etnias indígenas.

Outros pontos turísticos do Tocantins foram afetados por incêndios recentes. No período de 4 a 7 de setembro, o Parque Estadual do Jalapão, que abriga as famosas Dunas do Jalapão, ficou fechado por causa do fogo que atingiu cerca de 10 mil hectares na Serra do Espírito Santo. Um dos portais de entrada do parque, a Lagoa da Serra, teve quiosques destruídos pelo fogo, o que forçou a evacuação às pressas de um grupo de turistas de São Paulo. - (Por Wellton Máximo - Repórter da Agência Brasil - Brasília).

Edição: Graça Adjuto





BLOG DO BILL NOTICIAS

Lula e Xi Jinping estreitam laços com a assinatura de 37 acordos bilaterais entre Brasil e China

  Acordos abrangem mais de 15 áreas estratégicas, como agronegócio, tecnologia, saúde, educação, infraestrutura e energia Presidente da Repú...