domingo, 31 de dezembro de 2023

Zanin será o relator do recurso contra inelegibilidade de Bolsonaro no STF

 Em junho, o TSE tornou Bolsonaro inelegível por 8 anos

Cristiano Zanin (Foto: Carlos Moura/SCO/STF)

O agravo no Supremo Tribunal Federal (STF) que tenta reverter a inelegibilidade de Jair Bolsonaro foi distribuído para um novo relator: o ministro Cristiano Zanin, informou a coluna do jornalista Lauro Jardim, em O Globo

Em junho, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tornou Bolsonaro inelegível até 2030 devido ao abuso de poder político. Essa decisão foi motivada pela realização de uma reunião com embaixadores, meses antes das eleições de 2022, na qual Bolsonaro contestou o sistema eleitoral com informações falsas.

No início de dezembro, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, rejeitou o recurso da defesa do ex-ocupante do Palácio do Planalto. - 247.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Paulo Pimenta: "todos aqueles que apostaram contra o Brasil perderam"

Ministro da Secom também celebrou o índice de aprovação à gestão federal: "39% da população votou no Lula, mas 55% aprovam o nosso governo". Assista à entrevista na TV 247

Lula e Paulo Pimenta (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

“Todos aqueles que apostaram contra o Brasil perderam”, assim avalia o desempenho do Brasil em 2023 o ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República, Paulo Pimenta (PT), antes de listar as diversas conquistas que o governo Lula (PT) acumulou em seu primeiro ano à frente do Executivo.

“Nós chegamos no final do ano, o PIB cresceu 3% - o mercado falava em 0,9%. Nós batemos recorde na balança comercial, a bolsa a valores bateu recorde. É o recorde do número de pessoas empregadas. Caiu o preço da carne, o preço do combustível. O aumento do consumo da população brasileira. É o maior número de beneficiários do Bolsa Família, maior número de beneficiários do Prouni. Nós colocamos de pé todos os programas sociais do governo. Nós tivemos o maior Plano Safra da história para a agricultura empresarial, para a agricultura familiar”, lembrou o ministro à TV 247 neste domingo (31).

Ele também fez comparações com o governo de Jair Bolsonaro (PL): “na área de infraestrutura rodoviária, investimos mais em um ano do que todo o governo anterior em quatro anos. Na área da saúde voltou o Mais Médicos, o Brasil Sorridente. O recurso investido para reduzir a fila das cirurgias eletivas e dos exames, que ficaram represados durante o governo Bolsonaro e a pandemia. Essa extraordinária engenharia política e jurídica que permitiu pagar mais de 90 bilhões de precatórios, que o caloteiro não pagou para tentar justificar que fazia superávit. Sabe o cara que está positivo no banco mas não paga as contas?”, ironizou.

Pimenta também celebrou o índice de aprovação ao governo Lula, destacando que o apoio da população à gestão federal avançou em 2023. “Nós saímos de uma eleição onde o Lula fez 39% do total de votos. O nosso adversário fez 37%. É a menor diferença do regime democrático. E 24% da população não participou da eleição - brancos, nulos e abstenções. Esse é o ponto de partida. Nós tivemos 27 pesquisas durante esse ano, dos mais diferentes institutos. Se tu olhar todas elas, o índice de aprovação do governo estava na casa de 54%, 55%. Ou seja, 39% da população votou no Lula, mas 55% aprovam o nosso governo. Isso quer dizer que nós mantivemos intacta a base que votou no Lula e avançamos. Nós temos aí 16 pontos. Da onde veio esse apoio, essa aprovação ao governo? Veio de uma parcela expressiva das pessoas que ou não votaram ou votaram no Bolsonaro. Então mais de um terço do apoio que temos hoje da sociedade é o apoio dos que não votaram no Lula. Isso é um resultado muito expressivo do ponto de vista do apoio político que temos da sociedade”.- 247.





BLOG DO BILL NOTICIAS

sábado, 30 de dezembro de 2023

Passe Livre bate recorde e registra maior crescimento no país em 2023

 

Medida foi adotada por 94 municípios, diz pesquisador da USP

Fernando Frazão/Agência Brasil


O fim da cobrança da passagem no transporte coletivo público urbano avançou em 2023 no país como nunca registrado antes. Desde janeiro, foram 31 municípios que adotaram o sistema pleno, que abrange a tarifa zero no transporte durante todos os dias, para toda a população. O ano de 2021 foi o segundo em mais adesões: 15 cidades. No total, o país hoje conta com 94 municípios com Passe Livre pleno. Os dados são do pesquisador da Universidade de São Paulo (USP), Daniel Santini.

São Paulo é o estado com maior número de municípios com tarifa zero: 29, seguido de Minas Gerais (25), Paraná (11), e Rio de Janeiro (10). O estado paulista também lidera na quantidade de cidades que adotaram o Passe Livre em 2023. Dos 31 municípios que implementaram o sistema neste ano, dez estão em São Paulo, seguido de Minas Gerais (6), Santa Catarina (5), Rio de Janeiro (5), Paraná (3), Goiás (1), e Rondônia (1).

“A gente está vivendo um momento de expansão da política de tarifa zero no Brasil. 2023 foi o ano em que houve mais adesões e a gente está vivendo uma tendência muito clara. Existe aí uma multiplicação de experiências, tem o que a gente chama de efeito contágio, ou seja, uma cidade vizinha influencia a outra, que influencia a outra, e a coisa vai se multiplicando”, destaca Santini.

Ele ressalta que o crescimento do número de cidades com tarifa zero no país ocorre dentro de um contexto de queda acentuada no número de passageiros do transporte público e da, consequente, crise do sistema de financiamento baseado na cobrança de passagens.

Dados da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) mostram que, no mês de outubro de 2013, foram transportados 398,9 milhões de passageiros no país. Em outubro de 2022, essa quantidade caiu para 226,7 milhões, com redução de 43%.   

De acordo com o pesquisador, a situação é de um círculo vicioso. Para manter a mesma receita com menos passageiros é necessário aumentar o valor da passagem; o aumento da passagem, no entanto, faz reduzir o número de passageiros.

“O modelo de financiamento baseado na receita das catracas não se sustenta mais. A gente tem vivido repetidos ciclos de perdas de passageiros, e isso tem uma influência direta aí na manutenção e gestão dos sistemas. E a tarifa zero surgiu como uma alternativa, como uma possibilidade, e é uma política especialmente interessante por reunir uma dimensão que ela é social e ambiental ao mesmo tempo”.

engenheiro Lúcio Gregori, secretário de transportes da gestão de Luiza Erundina na prefeitura de São Paulo (1989-1993), e elaborador do Projeto Tarifa Zero em São Paulo, afirma que, com as seguidas elevações no preço das tarifas do transporte, parte da população deixou de ter condição financeira de se locomover pelo transporte público. 

“[A diminuição das viagens é decorrência] de reajustes de tarifas cada vez maiores; por exemplo, em função do aumento do preço de combustíveis. Mas no geral, a questão é tarifária. Quer dizer, a tarifa foi aumentando numa proporção que os usuários foram perdendo as condições de pagá-la e foram deixando de usar o transporte coletivo. Fundamentalmente é isso”.

Dos 94 municípios que adotaram o Passe Livre no país, apenas 11 têm mais de 100 mil habitantes, encabeçados por Caucaia, no Ceará, com população de 355 mil pessoas; Luiziânia (GO) (209 mil); e Maricá (RJ) (197 mil). A complexidade dos sistemas de transporte das cidades mais populosas é apontada como um empecilho para adoção da tarifa zero nessas localidades.

No entanto, 2023 foi o ano em que mais cidades com mais de 100 mil habitantes adotaram o sistema gratuito para os passageiros, apontando uma nova tendência. Foram seis municípios: Luiziânia (GO) (209 mil habitantes); Ibirité (MG) (170 mil); São Caetano do Sul (165 mil) ; Itapetininga (SP) (157 mil); Balneário Camboriú (SC) (139 mil); e Ituiutaba (MG) (102 mil).    

“As cidades com mais de 100 mil habitantes estão adotando a tarifa zero, é parte de uma tendência. Existe agora uma maior percepção de que é possível estruturar tarifa zero também em cidades mais populosas, com redes de transporte público mais complexas”, diz Santini.

“Ao mesmo tempo que é mais desafiador você trabalhar com uma rede mais estruturada, é preciso lembrar também que as cidades mais populosas costumam ter um orçamento maior do que cidades menores. Isso também é um potencial”, acrescenta o pesquisador.

São Paulo

A maior cidade do país deu início, no último dia 17, a um sistema parcial de Passe Livre no transporte de ônibus no município, o Programa Domingão Tarifa Zero. A não cobrança das passagens tem validade somente aos domingos e nos feriados do Natal, Ano-Novo e aniversário da cidade (25 de janeiro), para toda a população.

De acordo com dados da prefeitura, o número de passageiros que utilizaram o sistema no primeiro domingo de passe livre cresceu 35% em relação aos domingos anteriores: passou de 2,2 milhões para 2,9 milhões de pessoas. Nas regiões periféricas, o aumento de usuários chegou a 38%.

“A cidade de São Paulo adotar a tarifa de anos nos domingos é um grande passo. A gente entende, cada vez mais, a mobilidade urbana como uma ferramenta de acesso à cidade. E a tarifa é uma barreira. Mesmo com pouca divulgação, já no  primeiro dia, teve 35% a mais. Isso demonstra que, de fato, a cobrança de passagem é uma barreira de acesso à cidade”, destaca a diretora do Instituto Multiplicidade e Mobilidade Urbana, Glaucia Pereira.

Ela ressalva que a decisão, mesmo tomada em véspera de ano eleitoral, vai ao encontro da Política Nacional de Mobilidade Urbana, de 2012, que prevê que o transporte nas cidades deve ser gerido para reduzir desigualdades e diminuir barreiras sociais.

“São Paulo sempre teve medidas eleitoreiras no transporte, só que a medida principal eleitoreira sempre foi fazer asfalto [para o carro]. E esse prefeito vem fazendo asfalto [para o carro]. Mas mesmo que essa medida [do Passe Livre aos domingos] seja eleitoreira, é a primeira vez que há uma medida eleitoreira de acordo com a política que diz que a mobilidade deve, na verdade, reduzir desigualdades e diminuir as barreiras”, ressalta Pereira. - (Por Bruno Bocchini - Repórter da Agência Brasil - São Paulo.).

Edição: Valéria Aguiar



BLOG DO BILL NOTICIAS

“Mercado de trabalho no Brasil vive o melhor momento desde 2014”, diz Paulo Gala

Economista-chefe do Banco Master destaca os bons resultados do emprego e da renda no primeiro ano do governo Lula 3


Luiz Inácio Lula da Silva (terno) e Paulo Gala 
(Foto: Agência Brasil I Ricardo Stuckert I Reprodução)

Economista-chefe do Banco Master, Paulo Gala afirmou nesta sexta-feira (29) que o "Brasil está testemunhando um cenário incrível no mercado de trabalho". O estudioso citou alguns números da economia no terceiro mandato do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A taxa de desemprego no Brasil no trimestre móvel encerrado em novembro foi de 7,5%, representando uma queda de 0,2 ponto percentual em comparação com o trimestre anterior (junho a agosto de 2023). Foi o menor patamar desde de 2015, apontaram estatísticas da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad Contínua), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Outro dado citado pelo economista foi o aumento no rendimento do brasileiro no trimestre. A renda média subiu 2,3% no trimestre, atingindo o valor de R$ 3.034, sendo o maior nível desde 2020, informou o IBGE.

Leia a íntegra da análise:

1/ Desde 2014, o Brasil está testemunhando um cenário incrível no mercado de trabalho, com a menor taxa de desemprego registrada em 7,5%, de acordo com os dados recentes divulgados pelo IBGE. Cem milhões de brasileiros estão empregados, atingindo números recordes.

2/ A massa salarial também atingiu um marco histórico, alcançando trezentos bilhões de reais mensais. Esse número reflete diretamente o rendimento médio brasileiro, que gira em torno de três mil e trinta e quatro reais, multiplicado pelos cem milhões de trabalhadores ativos.

3/ Contudo, é vital notar que, apesar desses números impressionantes, apenas trinta e sete milhões de pessoas têm carteira assinada, o que representa uma porção relativamente baixa em comparação com o total de pessoas empregadas.

4/ Na categoria de trabalhadores por conta própria, há vinte e cinco milhões de pessoas, incluindo microempresários, motoristas de aplicativos e entregadores, totalizando trinta e nove milhões de pessoas na informalidade, conforme os dados do IBGE.

5/ Embora o país esteja gerando muitas vagas de emprego e o desemprego esteja em baixa, há uma preocupação válida sobre a qualidade dos empregos. O rendimento médio de três mil reais lança luz sobre o tipo de empregos que estão sendo criados.

6/ Uma boa notícia é a redução pela metade na taxa de pessoas desalentadas, aquelas que desistiram de procurar emprego, atingindo três por cento. Isso marca uma melhoria significativa em relação aos momentos mais críticos da pandemia, quando essa taxa quase alcançou seis por cento.

7/ De modo geral, o mercado de trabalho brasileiro está em um estado robusto, vivendo seu melhor momento desde 2014. Com um crescimento econômico previsto em torno de dois por cento no próximo ano, as perspectivas são animadoras.

8/ Entretanto, o desafio futuro reside na sofisticação produtiva, exigindo estratégias de reindustrialização e serviços produtivos mais avançados para criar empregos mais qualificados e com maior nível salarial. A análise detalhada com gráficos será compartilhada em breve. - (247).






BLOG DO BILL NOTICIAS

RETROSPECTIVA - Confira a retrospectiva dos principais fatos da política de 2023

 


Raquel Lyra e Priscila Krause assumem Governo do Estado de Pernambuco - Foto: Paullo Allmeida

O ano de 2023 foi marcado pela posse dos gestores públicos e legisladores eleitos na corrida às urnas de 2023. A governadora Raquel Lyra (PSDB) se tornou a primeira mulher eleita governadora de Pernambuco e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se tornou o primeiro chefe do Executivo federal brasileiro eleito de forma popular para um terceiro mandato. Além disso, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) se tornou inelegível após decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e novos ministros do Supremo Tribunal Federal foram indicados pelo novo gestor federal.

Posse de Raquel Lyra e Priscila Krause

Posse de Raquel: Primeira mulher eleita governadora de Pernambuco

A governadora Raquel Lyra (PSDB) e a vice Priscila Krause (Cidadania) foram empossadas, em cerimônia realizada no Edifício Miguel Arraes, sede da Assembleia Legislativa de Pernambuco, no dia 1º de janeiro. A transmissão do cargo ocorreu no Palácio do Campo das Princesas.

Posse de Lula

Posse de Lula: Presidente pela 3ª vez

O Congresso Nacional deu posse, no dia 1º de janeiro, a Luiz Inácio Lula da Silva (PT), 39º presidente do Brasil e primeiro governante do Executivo Federal a conquistar três vitórias em eleições diretas. Na mesma solenidade, tomou posse o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB).  

Posse de José Múcio Monteiro

Ministros pernambucanos: Destaques na Esplanada

Na Esplanada dos Ministérios, Pernambuco teve destaque com três nomes. Em janeiro, Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovação), José Mucio (Defesa) (foto) e André de Paula (Pesca e Aquicultura). Em setembro, com a reforma ministerial, Silvio Costa Filho assumiu a pasta de Portos e Aeroportos.

Atos antidemocráticos

Ataques aos Três Poderes: 8 de janeiro

Extremistas romperam a barreira de segurança durante manifestação em Brasília e depredaram os prédios dos Três Poderes, em um ataque sem precedentes na história do Brasil. Lula decretou intervenção na segurança do DF, e Alexandre de Moraes afastou governador do Distrito Federal por 90 dias.


Jair Bolsonaro

Bolsonaro inelegível: Decisão do TSE

Por maioria de votos (5 a 2), o Plenário do TSE declarou, no dia 30 de junho, a inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por oito anos, contados a partir das Eleições 2022. Ficou reconhecida a prática de abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação.

Presidente da Alepe

Eleição da Mesa Diretora: Assembleia Legislativa de Pernambuco

A Alepe definiu a Mesa Diretora. Álvaro Porto (PSDB) foi proclamado presidente da Casa; Gustavo Gouveia (Solidariedade), primeiro-secretário. A Casa iniciou a legislatura com uma novidade aprovada em regimento nas sessões extraordinárias: ter uma bancada independente. 

Eleição de Rodrigo Pacheco como presidente do Congresso

Reeleição de Pacheco e Lira: Poder Legislativo

O senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e deputado Arthur Lira (PP-AL) foram reeleitos, em 1º de fevereiro, à presidência do Senado e da Câmara dos Deputados, respectivamente, para o biênio 2023-2024. Ambos tiveram o apoio do presidente Lula. Pacheco obteve 49 votos; Lira, 464 votos.

Posse de Cristiano ZaninZanin, Dino e Gonet: No Supremo Tribunal Federal

Em 3 de agosto, Cristiano Zanin foi nomeado pelo presidente Lula para o cargo de ministro do STF, depois de aprovado pelo Senado. No dia 13 de dezembro, o Plenário do Senado também aprovou as indicações de Flávio Dino para ministro do STF e de Paulo Gonet para procurador-geral da República. - (Por Carol Brito).


BLOG DO BILL NOTICIAS

RETROSPECTIVA - Confira os principais fatos do Brasil e do mundo em 2023

                       


Guerra entre Israel e Hamas - Foto: by MOHAMMED ABED / AFP



O ano de 2023 foi marcado por conflitos extremos, eventos climáticos extremos, avanço da Inteligência Artificial e eleições acirradas. A guerra entre Israel Hamas deixou o mundo em estado de tensão eo planeta bateu o recorde mundial de calor.

Guerra entre Israel e Hamas

Guerra Hamas x Israel: Conflito e sofrimento

Em 7 de outubro, comandos do Hamas se infiltraram no sul de Israel a partir da Faixa de Gaza e executaram um massacre em cidades fronteiriças e em um festival de música ao ar livre. O ataque deu início a uma intensa guerra, marcada por  mortes de civis e reféns e uma escalada de destruição na Faixa de Gaza, além de grave crise humanitária.

Eleição de MileiEleição na Argentina: Novo presidente

O candidato da direita Javier Milei (coalizão “La Libertad Avanza) venceu o 2º turno das eleições presidenciais na Argentina, no dia 19 de novembro, derrotando o peronista Sergio Massa (Unión por la Patria). Milei foi eleito defendendo pautas como a abertura comercial, desregulamentação financeira e privatizações.

Terremoto no Oriente Médio

Terremotos: Devastação

No dia 6 de fevereiro, o sul da Turquia e o noroeste da Síria foram devastados por um dos terremotos mais mortais dos últimos 100 anos. O tremor, de magnitude 7,8, seguido por outro nove horas depois, deixou pelo menos 56 mil mortos. As imagens da catástrofe chocaram o mundo. A Turquia é uma das zonas sísmicas mais ativas do planeta.

Apagão no Brasil                                       Apagão no setor elétrico: Transtornos no país

Um apagão, no dia 15 de agosto, afetou estados brasileiros, com exceção de Roraima. Houve uma falha no Sistema Interligado Nacional. A queda durou pouco tempo em parte do país, mas demorou em outros locais.

Onda forte de calor atinge o BrasilRecorde mundial de calor: Recado do clima

No dia 17 de novembro, o planeta bateu o recorde mundial de calor. A média global de temperatura ultrapassou os 2°C de anomalia e atingiu  2,07°C acima dos níveis do período pré-industrial.

COP 23COP 28: Mudanças climáticas

Durante 12 dias, entre novembro e dezembro, líderes de mais de 190 países se reuniram na 28ª Conferência do Clima da ONU, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. O objetivo principal foi delinear estratégias para medir o avanço na luta contra a crise climática e indicar correções de curso necessárias.

Equipes de resgate expandiram a busca debaixo d'água enquanto corriam contra o tempo para encontrar um submersível turístico de mergulho profundo Titan que desapareceu perto do naufrágio do Titanic com cinco pessoas a bordoSubmersível Titan: Tragédia

Em 20 de junho, a expedição do submersível Titan até os destroços do famoso navio naufragado Titanic a quase 4.000 metros de profundidade terminou em tragédia. Após dias de buscas, a morte de todos os ocupantes foi confirmada.

Inteligência ArtificialInteligência Artificial: Tecnologia

O ano de 2023 foi marcado pelo avanço da Inteligência Artificial, com a popularização de ferramentas como o ChatGPT influenciando diversos setores da sociedade como cultura, economia, comunicação, entre outros. - (Por Carol Brito).


BLOG DO BILL NOTICIAS

quinta-feira, 28 de dezembro de 2023

No Rio, pomada modeladora de cabelo faz emergência lotar após Natal

 

Em 2 dias, mais de 100 são atendidos com lesões nas córneas

Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Mais de 100 pessoas deram entrada na emergência oftalmológica do Hospital Municipal Souza Aguiar, na zona norte do Rio de Janeiro, com queimaduras nas córneas devido ao contato de pomada modeladora de cabelos com os olhos, na segunda-feira (25) e na terça-feira (26).

São pessoas que fizeram tranças ou outros penteados fixados com o produto para passar o a noite de Natal e, ao molharem os cabelos, a água com o ingrediente químico escorreu para os olhos. A lesão na córnea pode causar irritação e inchaço, visão turva e até cegueira temporária, além de causar bastante dor.

A Vigilância em Saúde e o Instituto de Vigilância Sanitária do Rio (IVISA-Rio), órgãos da Secretaria Municipal de Saúde, já iniciaram uma apuração epidemiológica para identificar quais as marcas dos produtos usados pelos pacientes e em quais estabelecimentos os penteados foram feitos ou os produtos adquiridos.

Algumas marcas de pomadas estão com a comercialização e uso suspensos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em todo o Brasil, justamente por conterem insumos em sua composição que são considerados nocivos à saúde, como os que causam a intoxicação ocular.

Sintomas

Normalmente, a emergência oftalmológica do Hospital Souza Aguiar atende por dia cerca de 70 pacientes por problemas diversos. Somente na segunda-feira de Natal e no dia seguinte, foram 83 e 167 atendimentos, respectivamente, a maioria devido a lesões na córnea causadas pelo contato com a pomada modeladora de cabelos.

Havia crianças, adolescentes, mulheres e homens adultos, todos com o relato de terem feito o penteado para o Natal e, ao lavarem os cabelos, mergulharem na praia ou piscina, começaram a sentir a ardência nos olhos, o que foi piorando nas horas seguintes.

Os principais sintomas apresentados são coceira nos olhos, vermelhidão, irritação, ardência, inchaço. Nos casos mais graves, a visão vai ficando turva, até chegar ao ponto em que o paciente não consegue enxergar.

“A maioria dos pacientes apresenta uma conjuntivite ou ceratite química causadas pelo contato com a pomada. E, quanto maior a quantidade do produto que escorre para os olhos, mais grave pode ser a lesão. Alguns estão chegando com muito inchaço nos olhos e sem conseguir enxergar, tendo que ser guiados por acompanhantes. São quadros considerados bem graves”, disse, em nota, a diretora do Hospital Souza Aguiar, Paula Travassos.

Ela demonstra preocupação para o próximo fim de semana: “Se a situação já está assim por causa do Natal, pode ficar pior para o réveillon, pois sabemos que muitas pessoas terminam a noite mergulhando no mar. E ainda temos previsão de chuva para a tarde do dia 31. Quem tiver usado essas pomadas e se molhar, também correrá o risco da água da chuva com o produto químico escorrer para os olhos.”

O IVISA-Rio orienta que as pessoas adquiram e utilizem apenas produtos regularizados junto à Anvisa. A consulta dos produtos que constam como regularizados pode ser feita em site da agência. - (Por Ana Cristina Campos - Agência Brasil - Rio de Janeiro).

Edição: Maria Claudia



BLOG DO BILL NOTICIAS

Governo divulga calendário de pagamentos do Bolsa Família para 2024

 

Benefício é depositado nos dez últimos dias de cada mês


Arte Bolsa Família

Os beneficiários do Programa Bolsa Família já podem conferir o calendário de pagamento de 2024. As datas foram divulgadas nesta quarta-feira (27), após definição do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), responsável pela gestão do programa, e da Caixa Econômica Federal, que executa os pagamentoss.

A data em que o benefício é pago é definida pelo último dígito do número de identificação social (NIS) do cartão do Bolsa Família.

Mensalmente, no primeiro dia de pagamento, são liberados os recursos destinados aos beneficiários com NIS de final 1. A cada dia útil, um novo grupo tem os valores liberados, até que o último grupo, com NIS de final 0, receba o valor daquele mês.

Os pagamentos são feitos durante os últimos dez dias úteis de cada mês, à exceção de dezembro, quando o calendário é antecipado.  Em novembro, devido ao feriado do Dia da Consciência Negra, no dia 20 daquele mês, as datas de pagamento poderão sofrer alterações, que serão informadas posteriormente.

Brasilia (DF) 27/12/2023 Calendário de pagamento do Bolsa Família. Foto Reprodução MDS.
Calendário de pagamento do Bolsa Família. - Foto Reprodução MDS.

Bolsa Família

Em março de 2023, o maior programa social de transferência de renda do Brasil voltou a se chamar Bolsa Família no 20º ano de existência, para combater a fome, por meio da transferência direta de renda às famílias beneficiárias.

Com o novo programa, o governo federal garantiu o repasse mínimo de R$ 600 por família inscrita, com o objetivo de garantir o acesso das famílias aos direitos sociais básicos e, sobretudo, interromper o ciclo de reprodução da pobreza, entre gerações da mesma família.

Para ter direito ao Bolsa Família, cada pessoa da família deve ter a renda mensal máxima de R$ 218.

Condicionalidades

O novo Bolsa Família também trouxe de volta o acompanhamento do cumprimento das condicionalidades assumidas pelas famílias para que os beneficiários continuem a receber o auxílio financeiro.

As condicionantes são das áreas de saúde, educação e assistência social, como o cumprimento do calendário nacional de vacinação; realização de pré-natal das gestantes; acompanhamento nutricional de beneficiários de até 7 anos de idade incompletos; frequência escolar mínima de 60% de crianças de quatro a seis anos incompletos. Para beneficiários de seis a 18 anos incompletos, que não tenham concluído a educação básica, a frequência escolar mínima deve ser de 75%.

O acompanhamento de condicionalidades é feito em conjunto com os ministérios da Saúde e da Educação.

Recebimento do benefício

Os beneficiários devem manter atualizados os dados preenchidos no Cadastro Único para Programas Sociais. O sistema do governo federal reúne informações sobre as famílias brasileiras em situação de pobreza e extrema pobreza.

O cadastramento dos dados é feito em postos de atendimento da assistência social dos municípios, como os Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), com a apresentação do Cadastro de Pessoas Física (CPF) ou o título de eleitor.

Mesmo inscrita no Cadastro Único, a família não entra imediatamente para o Bolsa Família. Todos os meses, o programa identifica, de forma automatizada, as famílias que terão direito de ser incluídas no Bolsa Família e, assim, estarão aptas a começar a receber o benefício.

A partir desta inclusão, os cartões do Programa Bolsa Família são enviados para o endereço preenchido no Cadastro Único. Porém, do MDS esclarece que é possível sacar o valor, mesmo sem portar o cartão. Basta que o responsável familiar apresente um documento oficial com foto em uma agência lotérica.

Caso o responsável familiar não tenha ainda senha cadastrada, pode apresentar documento oficial com foto e receberá o recurso por meio de guia de pagamento, diretamente em uma agência da Caixa Econômica Federal (CEF).

Esclarecimentos

O MDS disponibiliza, desde outubro deste ano, o Disque Social 121, canal de atendimento ao cidadão, para esclarecimentos de dúvidas. O telefone funciona com atendimento humano de segunda a sexta-feira, de 7h às 19h; e nos fins de semana, durante o Calendário de Pagamento do Programa Bolsa Família, de 10h às 16h. Já o atendimento digital funciona 24h, sete dias por semana, por meio do telefone 121.

Também é possível consultar o aplicativo do Bolsa Família ou da Caixa, disponíveis para download gratuito, nas lojas virtuais de aplicativos.

Pelo aplicativo de mensagens WhatsApp, o atendimento é prestado de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h e o atendimento eletrônico, 24h, por meio do telefone +55 61 4042-1552 ou pelo link. Essa opção conta também, com o atendimento na Língua Brasileira de Sinais (Libras). - (Por Daniella Almeida - Repórter da Agência Brasil - Brasília).

Edição: Aline Leal



BLOG DO BILL NOTICIAS

Lula e Xi Jinping estreitam laços com a assinatura de 37 acordos bilaterais entre Brasil e China

  Acordos abrangem mais de 15 áreas estratégicas, como agronegócio, tecnologia, saúde, educação, infraestrutura e energia Presidente da Repú...