segunda-feira, 10 de abril de 2017

O primeiro carro elétrico brasileiro

Produzido em Pernambuco, o veículo "Vamo" deve chegar às ruas em um ano para facilitar a mobilidade dos centros urbanos
Uma carga total, que dura entre duas e três horas, deve garantir 100 quilômetros de autonomia ao veículo
Uma carga total, que dura entre duas e três horas, deve garantir 100 quilômetros de autonomia ao veículoFoto: Divulgação
Falar em carro elétrico não é mais uma coisa do futuro, muito menos coisa de chinês. É que a empresa pernambucana de tecnologia e mobilidade urbana Serttel desenvolveu o protótipo do primeiro automóvel abastecido com eletricidade do Brasil. É o Veículo Alternativo para Mobilidade (VAMO), que deve chegar às ruas em um ano. A intenção da Serttel, no entanto, não é vender a tecnologia, mas usá-la em sistemas de carros compartilhados para facilitar a mobilidade dos centros urbanos. 

O protótipo foi desenvolvido nos últimos seis meses no Parque Tecnológico de Eletroeletrônicos e Tecnologia Associada (Parqtel), na Zona Oeste do Recife, e foi apresentado no workshop "Energias Renováveis e Inovações Interconectadas". No evento, o “esqueleto” do que será o Vamo chamou atenção por conta do modelo inovador. É que o carro elétrico pernambucano conta com apenas três rodas: uma na frente e duas atrás. Para a Serttel, é como um triciclo protegido. 

“O que temos hoje é o chassi do Vamo. Ainda vamos colocar a carenagem. Então, será um carro fechado, com cinto de segurança e, se houvesse necessidade, até air-bag”, tranquiliza o presidente da Serttel, Ângelo Leite. A empresa ainda garantiu que a ausência da segunda roda dianteira não vai atrapalhar a estabilidade, porque o modelo foi desenvolvido em parceria com duas empresas holandesas que fabricam carros de corrida neste mesmo formato. “O veículo resolve isso eletronicamente, inclinando-se nas curvas para manter a estabilidade”, contou o diretor de smartcitie da Serttel, Rudrigo Maciel. 

Outra diferença está no porte do veículo, que é menor que os carros comerciais com 2,4 metros de comprimento e um metro de largura. Há uma versão que conta apenas com lugar para o motorista, mas também haverá opções com assento de passageiro. Mesmo assim, a Serttel garante que a experiência de dirigir será semelhante à de um veículo comum. É que o Vamo terá as mesmas proporcionalidades e elementos de qualquer carro. Depois da modelagem final, vai ganhar até ar-condicionado e direção elétrica, mais leve que a hidráulica. O câmbio também será elétrico, por isso o Vamo não terá marchas e funcionará como um carro automático. 

Em termos de potência, no entanto, há algumas especificidades, já que o motor elétrico é tradicionalmente mais potente que os de combustão. “O torque elétrico é constante do início ao fim, por isso é mais potente e já bateu recordes de velocidade. Pensando nisso e lembrando que este será um carro de uso urbano, limitamos a velocidade do Vamo para 60 km/h, a fim de proteger o motorista e garantir uma saída suave”, detalhou Maciel. Ele ainda lembrou que, por ser elétrico, o Vamo precisa ser carregado quando desligado. Para isso, a Serttel desenvolveu eletropostos semelhantes às bombas de combustíveis. Uma carga total, que dura de duas a três horas, vai permitir que o carro rode por 100 quilômetros. 

Segundo a Serttel, só falta definir se a bateria do Vamo será de lítio para ter mais autonomia ou de chumbo ácido para ser mais barata. Mas a intenção da empresa é produzir cada carro com até 3 mil euros. O preço, no entanto, não deve chegar ao consumidor. Por enquanto, o Vamo será produzido em pequena escala para ser usado em sistemas de compartilhamento, como o das bicicletas Bike PE. “Se houver procura para compra, teremos que rever o projeto e construir uma planta industrial para produzir em larga escala. Então, o preço também será revisto”, frisou Leite. (Folhape).



Blog do BILL NOTICIAS

Lula derrota todos os adversários também nos cenários de segundo turno

  Pesquisa Datafolha aponta favoritismo do presidente Lula contra possíveis candidatos da extrema direita Lula - Estaleiro Ecovix, Rio Grand...