terça-feira, 5 de março de 2019

PMS QUE QUEBRARAM BRAÇO DE DIRIGENTE PETISTA SÃO AFASTADOS



A Polícia Militar de São Paulo confirmou o afastamento pelo menos quatro policiais militares do serviço de patrulhamento das ruas por envolvimento na abordagem que resultou na quebra do braço esquerdo de Geovani Leonardo Doratiotto da Silva, advogado e dirigente do PT.
"De acordo com a Corregedoria da PM, eles ficarão afastados até a conclusão da investigação", informou ao UOL o ouvidor da polícia do estado de São Paulo, Benedito Mariano.
Mariano havia enviado a gravação à Corregedoria da Polícia Militar pedindo que fosse aberta uma investigação sobre o caso. Em paralelo, o ouvir conduzirá sua própria apuração ao ouvir Doratiotto, cujo depoimento está marcado para a tarde de quarta-feira (6).
"O vídeo mostra que a quebra do braço é resultado do uso excessivo da força por parte dos policiais militares, a princípio. Vamos começar a apuração ouvindo Doratiotto, que passará por exames de corpo delito, caso já não tenha feito. Vamos pedir também o registro da ocorrência na delegacia", afirma.
Em nota, o Setorial Jurídico do PT exige "imediatamente providências dos fatos" ocorridos. "Comportamento inadmissível e que exige das autoridades competentes da Secretaria de Segurança Pública e da Corregedoria da polícia providências imediatas para que não tenha em seus quadros servidores como este", diz a nota (leia mais).


Blog do BILL NOTICIAS

TUIUTI HOMENAGEIA O SALVADOR DA PÁTRIA E PUXA GRITOS POR LULA LIVRE



A escola de samba Paraíso do Tuiuti realizou o desfile mais esperado desta noite, na Marquês de Sapucaí, com o enredo "O Salvador da Pátria", que homenageou o ex-presidente Lula. "Do nada um bode vindo lá do interior, destino pobre, nordestino sonhador, vazou da fome, retirante ao Deus dará, soprou as chamas do dragão do mar", diziam os versos que contagiaram a avenida.
O carnavalesco da escola, Jack Vasconcelos, já havia antecipado a homenagem a Lula. “Vocês que fazem parte dessa massa irão conhecer um mito de verdade: nordestino, barbudo, baixinho, de origem pobre, amado pelos humildes e por intelectuais, incomodou a elite e foi condenado a virar símbolo da identidade de um povo. Um herói da resistência!”.
O bode ao qual se refere a letra é o bode Ioiô, personagem real das ruas de Fortaleza, onde chegou pelas mãos de um retirante que fugia de uma grande seca no interior cearense, em 1915. Carismático e popular, Ioiô perambulava pelas ruas da capital. Fazia diariamente o mesmo trajeto, da Praia do Peixe (hoje Praia de Iracema) à Praça do Ferreira; ao cair da tarde, voltava pelo mesmo caminho — daí o nome Ioiô. Fez muitos amigos, entre eles poetas e intelectuais, com os quais levava uma vida boêmia regada a muitas doses de cachaça. No auge da fama, Ioiô foi eleito para a Câmara de Vereadores, em 1922 — tempo em que as cédulas eram pedaços de papel escritos à mão –, mas levou um "golpe" da elite fortalezense e teve sua eleição impugnada. É no paralelismo entre o bode e Lula que está a marcada poética dos compositores láudio Russo, Moacyr Luz, Dona Zezé, Jurandir e Aníbal. 247

Ao fim do desfile, a plateia pediu Lula Livre. Confira:


Blog do BILL NOTICIAS

PM PAULISTA QUEBRA BRAÇO DE DIRIGENTE DO PT QUE USAVA CAMISA LULA LIVRE


247
O presidente do diretório municipal do PT Atibaia, Geovani Doratiotto, teve o braço quebrado propositalmente por um policial militar dentro de uma delegacia da cidade, no interior de São Paulo. O episódio aconteceu neste domingo 3, quando Geovani participava de um bloco de Carnaval com um grupo que foi provocado por defensores de Bolsonaro por conta de sua camiseta, que trazia a frase "Lula Livre". Ele foi agredido pelos eleitores de Bolsonaro e, na delegacia, teve o braço quebrado quando já estava totalmente imobilizado.
A companheira de Geovani, Pham Dal Bello, fez um relato do episódio em sua página no Facebook, denunciando que o grupo deles havia sido provocado por defensores de Bolsonaro no bloco e Geovani fora covardemente agredido por essas pessoas. Já na delegacia, "Geovani foi algemado com duas algemas que eles apertaram o quanto puderam para machucar", relatou.
"Do lado de fora eu vi policiais nitidamente defendendo as agressões direcionadas ao Geovani pelo simples fato do meu companheiro vestir uma camiseta do Lula. Meu companheiro teve o braço quebrado por um policial por questionar as lesões e uso de duas algemas, quebraram o úmero e ele perdeu o movimento dos dedos", contou ainda.
O deputado federal Alencar Santana Braga (PT-SP) informou ao 247 que conversou por telefone com o ouvidor da PM, Benedito Mariano, que vai instalar um procedimento imediato para apurar a agressão, no qual o dirigente do PT será ouvido. O caso será levada para a corregedoria da corporação e também para a Comissão de Direitos Humanos da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), uma vez que Geovani é advogado.
De acordo com o deputado, o ouvidor pediu para que Doratiotto fosse registrar a ocorrência na corregedoria na próxima quarta-feira 6. O 247 tentou contato com Geovani, mas não conseguiu retorno.





Blog do BILL NOTICIAS

EMPRÉSTIMO - Dívida de aposentados com o consignado bate novo recorde: R$ 127,3 bilhões

   Por: Correio Braziliense
foto: INSS/Divulgação



Dados do Banco Central mostram que o total de dívidas dos segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no consignado atingiu R$ 127,3 bilhões em janeiro deste ano, um novo recorde. Em 12 meses, as dívidas aumentaram 10,2%.

Há uma preocupação do governo com esse excesso de dívidas, uma vez que o INSS vem registrando um número crescente de reclamações de seus beneficiários por causa do assédio dos bancos, que os têm levado a tomarem empréstimos sem precisar.

Limites

No fim de 2018, o INSS baixou uma norma limitando o assédio dos bancos a aposentados e pensionistas. As novas regras passam a valer a partir deste mês. Segundo o INSS, os bancos só poderão procurar os segurados depois de seis meses de liberados os primeiros benefícios.

Há, porém, a opção de aposentados e pensionistas procurarem os bancos depois de 90 dias do primeiro recebimento do benefício pago pelo INSS. Eles terão que pedir para que o bloqueio a empréstimos seja derrubado. Resta saber, segundo técnicos do INSS, se as instituições financeiras vão respeitar essas regras.

Aposentados e pensionistas não recebem pressão apenas dos bancos para se endividarem. Sabe-se que muitos familiares (filhos, netos, genros e noras) obrigam os idosos a fazerem todo tipo de empréstimo para garantir luxos. Quando os idosos se recusam, muitas vezes, são vítimas de violência.

Dicas

Os especialistas dizem que é preciso muito cuidado na hora de se fazer dívidas, mesmo com juros mais baixos, como os cobrados no consignado (27% ao ano). Recorrer a empréstimos, só em caso de necessidade,. O melhor é poupar todos os meses para comprar à vista o que se deseja.

Quem faz dívida sem necessidade, acaba entrando na lista de maus pagadores e ficando com o nome sujo na praça. Assim, quando realmente precisar, não poderá recorrer às linhas de crédito oferecidas pelos bancos.





Blog do BILL NOTICIAS

Inscrições para processo seletivo da Prefeitura de Juazeiro seguem até o dia 11 de março

   Via:Carlos Britto
Prefeitura de Juazeiro-BA. (Foto: Duda Oliveira/Blog do Carlos Britto)


Prosseguem até  o dia 11 de março as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura Municipal de Juazeiro (BA). O certame, regido pelo edital n° 001/2019, prevê a oferta de vagas para atender as necessidades excepcionais de manutenção dos serviços essenciais das Secretarias Municipais de Saúde e de Administração. As inscrições podem ser feitas através do endereço eletrônico http://sesau2019.juazeiro.ba.gov.br.
Ao todo serão disponibilizadas 421 vagas, mais CR (Cadastro de Reserva) para cargos de nível fundamental, médio e superior. “A seleção será feita por meio de avaliação curricular de títulos e experiência profissional. Por isso, é imprescindível que após a realização da inscrição online, o candidato leve o seu formulário de inscrição impresso e preenchido em um envelope, junto com todos os documentos solicitados no edital até a Superintendência de Valorização do Servidor, para validar a sua participação no processo seletivo”, explica a secretária de Gestão de Pessoas, Angelita Carvalho.
A Superintendência fica situada na Orla II de Juazeiro, s/nº (antigo prédio do IFBA) A entrega dos documentos pode ser feita de 25 de fevereiro a 12 de março, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Durante o carnaval, a Superintendência estará fechada hoje e amanhã (5), retornando às suas atividades na quarta (6), às 12h. Mais informações no telefone (74) 3612-5674.
Cronograma
Publicação do Edital – 22 de fevereiro/2019
Período de Inscrições – 22 de fevereiro a 11 de março/2019
Entrega da documentação – 25 de fevereiro a 12 de março/2019
Divulgação da lista dos inscritos – 15 de março/2019
Recurso à lista de inscritos – 18 a 19 de março/2019
Divulgação da lista final dos inscritos – 22 de março/2019
Avaliação de Títulos e Experiência Profissional – 22 de março a 15 de abril/2019
Divulgação dos Resultados Preliminares – 18 de abril/2019
Recursos – 22 e 23 de abril/2019
Divulgação do resultado dos recursos – 29 de abril/2019
Resultado Final – 03 de maio de/2019

Blog do BILL NOTICIAS

ORGANIZAÇÕES DENUNCIAM NA ONU VIOLÊNCIA CONTRA DEFENSORAS DE DIREITOS HUMANOS NO BRASIL

Lula Marques / Fotos Públicas


Sputinik – A Terra de Direitos, a Justiça Global e a Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq), com apoio de organizações internacionais, debateram em evento nas Nações Unidas as violências sofridas por mulheres defensoras de direitos humanos no Brasil, como a vereadora assassinada no Rio de Janeiro Marielle Franco.
A atividade, ocorrida na última sexta-feira, fez parte de uma agenda paralela da 40ª reunião do Conselho de Direitos Humanos da ONU, em Genebra, se debruçando sobre os problemas enfrentados por mulheres do campo, floresta e da cidade que questionam e desenvolvem ações de resistência ao agronegócio, ao racismo, à violência doméstica, à violência do Estado e de empresas, entre outros, e sobre meios para enfrentamento do contexto de crescente vulnerabilidade das mulheres e a atuação do sistema internacional de proteção dos direitos humanos de defensoras.
De acordo com as organizações, a adoção de uma política austera, expressa na Emenda Constitucional 95/16, "medida que determina o congelamento do orçamento público por vinte anos para áreas como saúde e educação, condicionado apenas à variação da inflação anual, oferece impactos ainda mais fortes para as mulheres, e por consequência, para o trabalho das mulheres que defendem os direitos humanos".
"Enquanto o orçamento para políticas para promoção da autonomia e combate à violência sofreu queda de 83% entre 2014 a 2018 (Orçamento da União), e desemprego de mulheres teve aumento de 73% para mulheres brancas e 96% para mulheres negras para o mesmo período (IBGE), o registro de mortes de mulheres vítimas de violência cresceu 5,9% no último ano (Anuário de Segurança de 2018). Nenhuma Casa da Mulher Brasileira, espaço unificado de atendimento psicossocial e jurídico de atendimento à mulher vítima de violência, foi construída nos últimos três anos. Os assassinatos das defensoras são ponto final de uma cadeia de violências. Anterior à ele há um conjunto de situações, por medo omitidas ou não relatadas", escreveu a assessoria de comunicação Terra de Direitos.


Blog do BILL NOTICIAS

No Twitter, presidente Bolsonaro defende 'Lava-Jato da Educação'

  Por: Correio Braziliense
Presidente citou que o Brasil gasta mais em educação em relação ao Produto Interno Bruto (PIB) do que a média de países desenvolvidos, mas ocupa as últimas posições na Programa Internacional de Avaliação (PISA). Foto: Reprodução/Youtube
Presidente citou que o Brasil gasta mais em educação em relação ao Produto Interno Bruto (PIB) do que a média de países desenvolvidos, mas ocupa as últimas posições na Programa Internacional de Avaliação (PISA). Foto: Reprodução/Youtube


O presidente Jair Bolsonaro comentou sobre os gastos com educação no Brasil em sua página no Twitter, nesta segunda-feira (4/3). Ele sinalizou que o tema está sendo investigado e defendeu a "Lava-Jato da Educação".

Segundo o presidente, o Brasil gasta mais em educação em relação ao PIB do que a média de outros países desenvolvidos. Ele apontou que, em 2003, o Ministério da Educação gastou cerca de R$ 30 bilhões nessa área e que, em 2016, os valores subiram e atingiram cerca de R$ 130 bilhões. Bolsonaro comentou também que mesmo com o valor gasto com educação, o Brasil ainda ocupa os últimos lugares no Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA).

"Dados iniciais revelam indícios muito fortes que a máquina está sendo usada para manutenção de algo que não interessa ao Brasil. Sabemos que isto pode acarretar greves e movimentos coordenados prejudicando o brasileiro", afirmou Bolsonaro através do Twitter.

Segundo o presidente, o governo deve apresentar medidas para a área. O presidente disse que pretende prestar mais informações sobre esses gastos em breve. "Há algo de muito errado acontecendo: as prioridades a serem ensinadas e os recursos aplicados. Para investigar isso, o Ministério da Educação junto com o Ministério da Justiça, Polícia Federal, Advocacia e Controladoria-Geral da União criaram a Lava-Jato da Educação".



Blog do BILL NOTICIAS

Meio ambiente na folia

Empresa pernambucana fará coleta de 
óleo de cozinha usado

  Por: Vanessa Lins/folhape
Haverá pontos de recolhimento do produto em pontos de Carnaval
Haverá pontos de recolhimento do produto em pontos de CarnavalFoto: Divulgação

Pelo quinto ano consecutivo, a ASA Indústria e Comércio vai recolher óleo de cozinha usado durante o Carnaval. O agente, altamente poluente e nocivo para o meio ambiente, é o alvo do programa “Mundo Limpo Vida Melhor”, que instala coletores de óleo na Arena Gastronômica no Carnaval do Recife Antigo, nos eventos Carvalheira na Ladeira e no Camarote Olinda

Numa parceria com a prefeitura da cidade histórica, o Mundo Limpo também vai receber óleo de cozinha utilizado pelas barracas de rua de Olinda. Enquanto a maioria de nós se preocupa apenas com o lixo deixado nas ruas pelos foliões, a ação atua em outro viés e traz números impressionantes: já reciclou 7,5 milhões de litros do resíduo, ajudando a preservar cerca de 150 bilhões de litros de água. 

Para se ter uma ideia, de acordo com o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), um litro de óleo pode contaminar até 20 mil litros de água. O óleo reciclado é utilizado na fabricação do sabão em barra. A empresa ainda reverte recursos financeiros, proporcional ao volume do produto coletado, para a Fundação Alice Figueira de apoio ao Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP).

REPAGINADA 1
Nez Bistrô, de Marcelo Valença e Mônica Tenório, está com carta de vinhos nova que contou com a curadoria de Rafaela Barros, da Zahil Norte e Nordeste. Segundo Mônica, são 17 novos rótulos de seis países e sete produtores. A empresária destaca ainda a presença de dois ótimos produtores nacionais: Cave Geisse, no Sul do País, do chileno Mario Geisse, e Guaspari, nome de destaque da vitivinicultura paulistana. 

REPAGINADA 2

Quem também renovou as taças foi o restaurante do Clube Alemão. Quem assina o serviço é o sommelier Tiago Emery, que selecionou 35 vinhos de Portugal, Espanha, Itália, França, Chile, Argentina e Brasil. 

HOMENAGEM
Festival de hambúrguer do Boteco Steak Bistrô homenageia o Carnaval pernambucano. São três sandubas temáticos: Voltei, Recife!, Madeira do Rosarinho e Galo da Madrugada. O restaurante fica no Shopping Recife. 

GORDICE
Os fãs da marca argentina Havanna podem separar o espaço para a sobremesa. A empresa lançou barras de chocolate branco com cookies e raspas de limão siciliano. As barrinhas também vêm nos sabores chocolate ao leite e chocolate meio amargo. Todas são ainda recheadas com doce de leite.

A GENTE BEBE MAIS

O Carnaval amplia em mais de 40% o faturamento da categoria de cerveja, segundo pesquisa da Kantar Worldpanel. De acordo com o mestre cervejeiro Luciano Fialho, diretor da Dimer & Fialho Consulting, a folia é uma chance das empresas locais firmarem suas marcas e se aproximar do consumidor com ações de relacionamento e experiência. 

FUNCIONA, SIM 
O ótimo italiano La Pecora Nera funciona no sábado de Carnaval durante o jantar e domingo para almoço. Volta na Quarta de Cinzas, para almoço e jantar. Fica na Praça de Casa Forte. 

*É editora do caderno Sabores e, até março, escreve semanalmente neste espaço





Blog do BILL NOTICIAS

LULA SAIU MAIOR. SEUS ALGOZES, MENORES AINDA

Ricardo Stuckert

Por Gilvandro Filho, para o Jornalistas pela Democracia - A liberação de Lula para comparecer aos funerais do neto Artur, falecido semana passada vítima de meningite meningocócica, deve significar um novo capítulo na luta pela libertação do ex-presidente. Foram muitos os fatos estranhos e condições absurdas impostos pela Justiça. A impressão que fica é de que, mesmo apanhando tanto, Lula sai desse doloroso episódio mais forte, no seu espírito e na alma do povo. Lula Livre é hoje um grito ainda mais forte e mais presente.
Tudo o que foi feito contra Lula foi respondido por ele com uma dignidade e uma coragem tão grandes que batem na cara dos seus algozes. Um tapa firme e sem luva de pelica. Para doer, como doeu. Mas, Lula deu o que tinha e que ainda não conseguiram tirar dele, que é, justamente, essa resistência incomum de um homem igualmente incomum. Um homem que cresce na mesma proporção da sordidez e da desumanidade dos que o querem aniquilar política e fisicamente.
A grandeza de Lula, e isto ficou demonstrado nesses dias, é inversamente proporcional à pequenez dos que não o querem vivo, mas não têm coragem de matá-lo; e que por isso tentam situações que provoquem e ampliem a sua dor e, pela constância, provoquem a sua morte. A dor maior tem sido deles, a trama tem sido em vão.
Da parte das autoridades parecia uma competição para ver quem cometia a arbitrariedade maior ou qual era o despropósito mais gritante. A começar pelo aparato armado desproporcional para escoltar e intimidar um senhor de 73 anos, desarmado e só, além de justificadamente abatido por uma tragédia (mais uma) pessoal. A desculpa de que a Polícia Federal sabia de um plano do PT para sequestrar Lula é ridícula. Seria risível, mas o nível do deboche é tamanho que não tem graça e ultrapassa os limites do absurdo.
Nesse aparato militar, um fato grave e que, não se tenha dúvida, será abafado pela PF e pelo governo. Como justificar a presença, na escolta de Lula, de um guarda pessoal do presidente da República? O agente Danilo Campetti, aquele do distintivo da Swatt de Miami pregado na farda, é quase que da família. Vem zelando pela segurança de Jair Bolsonaro desde a campanha eleitoral. Fanático pelo então candidato e pelo hoje presidente, orna sua rede social com palavras de ordem afetivamente favoráveis ao "mito" e odiosamente contrárias a Lula e ao PT.
(Conheça e apoie o projeto Jornalistas pela Democracia)
Tudo é muito nebuloso no "Caso Campetti". A começar pela sua eficiência, que deve ser muito grande a ponto de Bolsonaro e família quererem sempre ele por perto. Nesse caso, fica meio estranho que ele tenha "falhado" justamente da facada contra o patrão, episódio mais grave e emblemático da campanha eleitoral, por muitos tido como o grande empurrão para a vitória de Bolsonaro. Fotos da época mostram Campetti ao lado do seu "protegido", bem na hora do atentado.
Ainda em relação à logística que levou Lula ao velório do neto, em São Paulo, e o devolveu de volta à carceragem da PF, em Curitiba, outra armação que, desta vez, não deu certo. Os bolsonautas tentarem plantar uma fakenews infame, com uma foto de Lula com a mão estendida e sem ter retorno do piloto do helicóptero. A imagem era acompanhada de uma carta, falsa, do piloto onde ele "justificava" por que não apertara a mão de um "condenado". A imagem era apenas um frame do filme onde Lula, na verdade, aperta a mão do piloto que foi profissional e afável com o ex-presidente.
Lula foi proibido de ser fotografado e filmado (algo impossível, como ficou patente, pois imagens e vídeos foi o que não faltou, claro), além de ser impedido de falar com as pessoas no percurso do velório. Uma das "regras" esdrúxulas impostas pela juíza Carolina Lebbos que o liberou para a viagem. Em São Paulo, Lula foi saudado pelas pessoas e, contrito, acenou de volta. Foi o bastante para um delegado dizer que ele "não devia ter feito aquilo". A resposta do ex-presidente foi moralmente inquestionável: "Você sabe que eu devia fazer".
O dia inteiro, a baixaria correu solta, nas redes sociais. Mas, fato mais baixo veio mesmo foi da família Bolsonaro, na triste figura do filho do meio do presidente, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP). Arreganhando os dentes e mostrando que educação doméstica não é mesmo uma de suas características, ele aproveitou o episódio para destilar seu ódio contra Lula, acusando o ex-presidente, um "larápio", de querer posar "de coitado" com a morte do neto. Nenhuma novidade no discurso insano de um dos "garotos' que têm manchado de lama o governo no qual têm a certeza de que mandam. E eles têm razão, pelo visto.
Toda essa misturada de horrores, mais impropérios, mais truculências jurídicas, mais canalhices, tudo foi encarado por Lula com as armas de que ele dispõe: seu olhar, sua fibra, seu destemor. A sua postura de estadista privado de seus direitos por uma justiça que julga e condena sem provas um inimigo político; o mesmo segmento judiciário que o retirou de uma campanha eleitoral da qual ele era favorito absoluto, provocando a vitória de um candidato de extrema-direita que leva o País a um caminho que ninguém sabe onde vai dar.
Tudo isto foi mostrado a todo o País e pelo mundo afora. E Lula sai com um saldo de ganhos e solidariedade muito maior que o de perdas e baixarias sofridas. Sai como realmente é: forte e com apoio popular. Um homem raro, cuja cabeça vão tentar por muito tempo e em muitas outras oportunidades. Não será fácil. Com Lula, não.


Blog do BILL NOTICIAS

VELHICE - Com que idade uma pessoa é considerada "velha"?

  Pesquisadores da Universidade de Stanford chegaram ao nº exato após pesquisas científicas com 4 mil pessoas                               ...