quarta-feira, 17 de outubro de 2018

FUP CONVOCA PETROLEIROS A DEFENDER A DEMOCRACIA


A direção da Federação Única dos Petroleiros (FUP) reafirmou nesta terça (16) deliberação da sua VII Plenária Nacional (Plenafup), realizada entre os dias 01 e 05 de agosto, que aprovou por unanimidade o apoio à candidatura de Lula/Haddad à Presidência. A entidade reforçou em nota a importância do engajamento de todos os trabalhadores e trabalhadoras na campanha de Fernando Haddad e de Manuela D'Ávila em defesa da democracia, dos direitos sociais, da soberania nacional e contra o fascismo.
A seguir, a íntegra da convocatória da FUP aos petroleiros e demais trabalhadores brasileiros:
Juntos, derrotaremos o fascismo
Ao longo de sua história, a categoria petroleira sempre esteve à frente das lutas populares em defesa da democracia e da soberania nacional. Na resistência à ditadura militar, na construção da redemocratização do país, no enfrentamento às políticas neoliberais, no combate ao golpe de 2016, os petroleiros e petroleiras jamais se omitiram. Sempre que a democracia esteve em risco, a categoria se levantou contra o autoritarismo.
Não será diferente agora. O atual momento exige um posicionamento firme de todos os brasileiros e brasileiras diante dos dois projetos antagônicos de Brasil que estão postos para a sociedade. É democracia ou fascismo. É direito ou opressão. É justiça social ou extermínio. É civilização ou barbárie. É isso que está em disputa neste segundo turno da eleição presidencial.
A candidatura Haddad e Manuela representa o campo democrático e dos direitos sociais. A candidatura do capitão Jair Bolsonaro e do general Mourão é a militarização do Estado e a defesa de bandeiras fascistas, como a tortura, o racismo, a homofobia, a opressão das minorias.
A candidatura Haddad e Manuela tem compromissos com a defesa da soberania energética; com a redução das tarifas de luz e dos preços dos combustíveis; com a exploração do Pré-Sal de forma estratégica, para que esteja a serviço do povo brasileiro e não das multinacionais; com uma Petrobrás pública e transparente, voltada para o desenvolvimento nacional, gerando emprego, renda e tecnologia no país.
Bolsonaro, por sua vez, votou a favor da abertura do Pré-Sal para operação das empresas estrangeiras e já declarou que continuará entregando essa riqueza às multinacionais; defende a manutenção da atual política que fez disparar os preços da gasolina, diesel e gás de cozinha; apoia a desintegração do Sistema Petrobrás, com privatização das refinarias, terminais, gasodutos, oleodutos e de todo o setor logístico.
A candidatura Haddad e Manuela se compromete em revogar a reforma trabalhista e a Emenda Constitucional 95, que congelou os investimentos públicos por 20 anos. Bolsonaro e Mourão defendem mais cortes de direitos e maior redução dos investimentos públicos.
Está nas mãos dos brasileiros a escolha do Brasil que emergirá das urnas no dia 28 de outubro. A FUP e seus sindicatos reforça a importância da defesa da democracia, dos direitos sociais e trabalhistas e da soberania nacional. Nesta reta final da campanha presidencial, vamos intensificar a luta para derrotar o fascismo. Convocamos todos os trabalhadores e trabalhadoras a se engajarem nessa campanha, somando-se aos movimentos populares e democráticos em defesa da candidatura de Haddad e Manuela.247
Vamos garantir a democracia e um futuro melhor para o nosso país.
Petroleiros e petroleiras contra o fascismo!
Petroleiros e petroleiras pelo Brasil!
Federação Única dos Petroleiros – FUP


Blog do BILL NOTICIAS

Campanha de Haddad vai à PF pedir investigação e apoio contra violência e fake news na eleição

Segundo a campanha de Haddad, Bolsonaro e seus apoiadores são responsáveis "pela idealização e distribuição" de conteúdo para difamar o petista

  Por: Folhapress
Fernando Haddad
Fernando HaddadFoto: Nelson Almeida/AFP


Um dos coordenadores da campanha de Fernando Haddad (PT), Emidio de Souza foi na tarde desta quarta-feira (17) à sede da Polícia Federal, em Brasília, pedir apoio contra a violência nas eleições. Além disso, o petista protocolou pediu a instauração de inquérito para investigar a divulgação de fake news, principalmente nas redes sociais, por parte da campanha de Jair Bolsonaro (PSL).

Segundo a campanha de Haddad, o capitão reformado e seus apoiadores -inclusive a empresa digital AM4 -são responsáveis "pela idealização e distribuição" do conteúdo para difamar o petista. Emidio apresentou ainda um relatório com os principais casos e pediu pediu providências das autoridades diante da proliferação das notícias falsas, assim como "o restabelecimento da paz nas ruas" neste segundo turno.
O dirigente do PT vai ainda nesta quarta ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral), onde fará uma reunião com a presidente da corte, Rosa Weber, e representantes da campanha de Bolsonaro para tratar das fake news. Desde as vésperas do primeiro turno, a equipe de Haddad tem se preocupado com notícias falsas que circulam contra o candidato nas redes sociais -e com o fato de não ter encontrado um antídoto eficaz para combatê-las.



Blog do BILL NOTICIAS

Bolsonaro e Haddad assinam termo de compromisso com a Constituição

Presidente da entidade, Domingos Meirelles, disse que a intenção é restabelecer “o fulcro natural” da campanha, para que os dois voltem a discutir propostas de governo

  Por: Agência Brasil
Bolsonaro e Haddad disputam o segundo turno
Bolsonaro e Haddad disputam o segundo turnoFoto: Miguel Schincariol; Daniel Ramalho / AFP



Os candidatos à Presidência da República Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT), assinaram nesta quarta (17), um Termo de Compromisso de Respeito à Constituição da República Federativa do Brasil proposta pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI). O presidente da entidade, Domingos Meirelles, disse que a intenção é restabelecer “o fulcro natural” da campanha, para que os dois voltem a discutir propostas de governo e questões pragmáticas no lugar de trocarem insultos.

“Diante desse caos, um dos motivos que nos levou a pedir que eles assinassem [o Termo de Compromisso] era baixar a temperatura e que voltassem a discutir programa de governo e não ficar um acusando o outro. Isso foi uma conversa preliminar e eles concordaram. É uma intenção de baixar a poeira e decantar um pouco o tom de intolerância da campanha”, disse Meirelles, em entrevista à Agência Brasil.

No texto do documento, que tem a concordância dos dois candidatos, a ABI cita o fato da Carta Magna ter 30 anos e que notícias veiculadas pela imprensa indicavam uma eventual vontade dos candidatos em promover uma Constituinte para modificar os principais postulados da Constituição. A ABI destacou que é importante que a sociedade brasileira tenha tranquilidade e confiança de que o Texto Constitucional em vigor não sofrerá deformações que comprometam sua verdadeira natureza.

entidade destacou também “a enxurrada de notícias que circulam pelas mais diversas redes sociais, na maioria das vezes de conteúdo fraudulento, enfatizando o desejo dos candidatos em transfigurar nossa Lei Maior”.

Diálogo
De acordo com o presidente da entidade, o compromisso assinado com Bolsonaro e com Haddad foi resultado de um processo que começou em um primeiro contato para saber se ambos concordavam em assinar o documento, que em seguida foi encaminhado para análise de cada um. Bolsonaro assinou no Rio e Haddad em São Paulo.

“A ABI é talvez a mais longeva entidade da sociedade civil, está completando 110 anos em 2018. Nós, diante do peso da instituição e da idade que ela tem, nos achamos no dever de fazer uma carta compromisso para os candidatos [questionando] se eles concordavam em não mexer na Constituição”.

Segundo Meirelles, pairava sobre as duas candidaturas suspeitas de modificação na Carta Magna e como a ABI defende direitos humanos, as liberdades e garantias individuais, houve a avaliação de que os dois precisavam mostrar este compromisso. O presidente da ABI disse que ficou surpreso com a concordância imediata dos candidatos em assinar o documento.

“Eles não pediram para mexer em nada. Isso é que realmente surpreendente. Senti que eles estavam assinando com um certo alívio. É como se eles estivessem se livrando de um peso que carregassem nas costas. É essa a minha leitura”, disse.

Meirelles disse que a história da ABI pode ter levado à concordância imediata dos candidatos em assinar o documento. “Talvez pelo fato de ser uma entidade como a ABI, ela tem 110 anos, a própria história em defesa da liberdade, da democracia, que teve um papel importante na luta pelo restabelecimento do estado de direito. Talvez a soma de todos esses aspectos, eles não criaram nenhum tipo de objeção”, disse.

Cláusulas
O Termo de Compromisso tem três cláusulas. A primeira destaca o Título II da Constituição e os preceitos do Caput do Artigo 5º que trata da “inviolabilidade do direito à vida, à igualdade, à segurança e à propriedade”. Na segunda, o compromisso é de respeitar as cláusulas pétreas da Carta Magna, afastando por completo qualquer tipo de manobra ou artifício que viole ou produza preceitos contrários ao atual texto Constitucional. Na última, os candidatos ratificam e enfatizam seu pacto de assegurar os direitos à informação, à liberdade de expressão e, por conseguinte, à liberdade de imprensa.

O presidente da ABI acrescentou que o compromisso está firmado, mas não pode garantir que o eleito vá respeitar o documento. “É um compromisso moral e ético”, disse.





Blog do BILL NOTICIAS

Ainda comemorando reeleição, Gonzaga Patriota recebe visita de prefeitos aliados

   Por: Carlos Britto


O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) recebeu nesta quarta-feira (17) a visita dos prefeitos Adelmo Moura (Itapetim), Tânia Maria (Brejinho) e Ângelo Ferreira (Sertânia) no seu gabinete, em Brasília.
Durante a conversa, os gestores e o deputado debateram diversos assuntos em prol desses municípios, inclusive algumas das demandas existentes e outros investimentos para Itapetim, Brejinho e Sertânia.
Ainda, na ocasião, Patriota agradeceu mais uma vez o apoio dos prefeitos durante a campanha eleitoral e frisou que continuará contribuindo com recursos e ações para o desenvolvimento dos municípios.

Blog do BILL NOTICIAS

‘Dani Bumbum’ se entrega à polícia após morte de microempresária


Fernanda submeteu-se a um preenchimento de glúteos no dia 4
Acusada pela polícia de ser a responsável pelo procedimento estético que causou a morte da microempresária Fernanda de Assis, de 29 anos, em 13 de outubro, Danielle Cândido Cardoso, de 37, entregou-se à Polícia Civil do Rio de Janeiro na tarde desta terça-feira, 16, um dia após a Justiça decretar sua prisão temporária. Danielle, conhecida como “Dani Bumbum” ou “Dani Sereia”, vai responder por homicídio e exercício ilegal da medicina. Ela mora em Mesquita, na Baixada Fluminense, e se entregou à 31ª Delegacia de Polícia (Ricardo de Albuquerque).
Fernanda submeteu-se a um preenchimento de glúteos no dia 4. Segundo familiares contaram à polícia, dois dias após a intervenção surgiram bolhas nas nádegas dela. Uma semana depois surgiram edemas na boca da paciente, que chegaram a impedi-la de falar.
A microempresária morreu nove dias após a cirurgia, no último sábado, 13, vítima de uma parada cardiorrespiratória. Seu corpo foi enterrado nesta terça-feira, 16, em Ricardo de Albuquerque, bairro onde ela morava.
Na decisão em que decretou a prisão temporária da suspeita, a juíza Livia Bechara de Castro destacou que testemunhas reconheceram Danielle como a responsável pela intervenção estética. Além da prisão, a magistrada autorizou busca e apreensão na casa e no local de trabalho da mulher para evitar a destruição de provas.
Segundo a Polícia Civil, Dani Bumbum já foi indiciada uma vez, em 2015, por posse de substâncias injetáveis proibidas. O caso foi investigado pela 64ª DP (São João de Meriti). (Estadão)


Blog do BILL NOTICIAS

É ALARMANTE: TSE NÃO ESTÁ PREPARADO PARA COMBATER FAKE NEWS DE BOLSONARO


Em junho passado, por ocasião de evento promovido pelo TSE com a União Européia para discutir o combate a notícias falsas [fake news], o então presidente Luiz Fux declarou que "se o resultado de uma eleição qualquer for fruto de uma fake news difundida de forma massiva e influente no resultado, o artigo 222 [do Código Eleitoral] prevê inclusive a anulação".
Passados 4 meses daquele evento, constata-se que a eleição está infestada por uma massa gigantesca de fake news e conteúdos falsos industrialmente produzidos pela campanha do Bolsonaro, como parte da guerra cibernética que ele promove contra a candidatura Haddad/Manuela.
A 10 dias da eleição, o TSE confessa-se totalmente despreparado e desequipado para enfrentar a torrente de fake news propagadas a partir de sistemas de telecomunicações de países estrangeiros e que inundam a eleição e que, a essas alturas, alcançam magnitude incalculável.
A inaptidão do TSE é confirmada pelas opiniões do vice-procurador-geral eleitoral Humberto Jacques de Medeiros, resumidas do seguinte modo na reportagem da FSP de hoje: "Não há como monitorar mensagens enviadas pelo aplicativo WhatsApp, que preza pela privacidade, nem aplicar a ele a mesma metodologia de combate às fake news empregada em redes sociais como Facebook e Twitter. O problema das notícias falsas é menor do que parece, e 90% das conversas no WhatsApp são interpessoais, e não por meio de grupos".
O vice-procurador-geral – por ignorância, partidarismo ou por incúria – ainda minimiza o problema, dizendo que "o volume de informações mentirosas não tem esse número alarmante".
Essas declarações peremptórias contrariam, contudo, a constatação de integrantes do conselho consultivo do próprio TSE, que identificaram que depois do primeiro turno, "o Whatsapp é um dos principais meios de transmissão de notícias falsas" [sic].
Medeiros se contradiz feio. Ao mesmo tempo em que invoca o sigilo e a privacidade que, teoricamente, impediria o exame e o conhecimento dos conteúdos espalhados, ele declara que as informações mentirosas não têm "esse número alarmante" [sic].
Ora, o vice-procurador-geral somente consegue aferir a magnitude e o tipo de informações porque consegue ter acesso ao conteúdo do Whatsapp.
O vice-procurador-geral do tribunal diz ainda que "90% do tráfego de WhatsApp no Brasil é interpessoal. Não é essa megalópole de grupos que as pessoas tendem a imaginar" – o que é profundamente equivocado, porque os grupos funcionam como uma tipologia organizativa e relacional bastante observada nos intercâmbios interpessoais nesta mídia.
O trabalho investigativo de hackers brasileiros e estrangeiros que acompanham o tráfego de conteúdos na campanha eleitoral chegou às seguintes constatações preliminares:
1. a campanha do Bolsonaro usa plataformas e infra-estruturas logísticas instaladas em países estrangeiros, de onde são feitos bombardeios nas redes sociais e mídias digitais;
2. ainda é impreciso saber a magnitude da constelação de grupos de Whatsapp, porém sabe-se que sua arquitetura de funcionamento alcança dezenas de milhões de eleitores;
3. quase metade [49%] dos conteúdos são enviados através de áudios, vídeos e memes, e não por intermédio de textos [48%];
4. é possível correlacionar o crescimento da rejeição do Haddad nas pesquisas com os ataques no Whataspp, que manipulam e estimulam o ódio, o racismo, o preconceito e o antipetismo.
A situação é gravíssima. Está evidente que os supostos preparativos feitos pelo ex-presidente do TSE para assegurar a lisura do pleito e o respeito da soberania popular não produziram a eficácia necessária, fato que justifica a desconfiança de que a atuação do tribunal não passa de fake news.
É alarmante: o TSE não está preparado para combater a indústria de fake news do Bolsonaro e, menos ainda, para enfrentar a guerra cibernética contra Haddad e Manuela.
A manipulação do Whatsapp produz efeitos assombrosos, devido ao tremendo alcance desta mídia no Brasil, que tem cerca de 120 milhões de usuários – 10% do total de usuários de todo o mundo.
A lisura da eleição está ameaçada pela guerra cibernética que visa destruir Haddad para instalar um regime ditatorial e de terror político e social propício à consecução do projeto ultraliberal anti-povo, anti-nação e anti-democracia.247


Blog do BILL NOTICIAS

ACNE. TERROR DOS ADOLESCENTES

Le figaro
 (photo: )

Na adolescência, é quase impossível evitar a aparição da acne. Sob o efeito de importantes descargas de hormônios, o funcionamento da pele muda, os poros inflamam, as espinhas se formam.


Por: Cécile Thibert - Le Figaro Santé

A acne é o drama de 8 adolescentes em cada dez. Ao deixar a infância e entrar na adolescência, o rosto liso torna-se território livre para a erupção de espinhas, e isso muitas vezes torna-se uma fonte de profundo mal-estar para muitos jovens. Embora constituam a maioria, os jovens não são os únicos a serem atingidos, já que cerca de 20% das mulheres entre 25 e 40 anos sofrem do problema. Os homens não são poupados, mas são as costas deles, e não a parte baixa do rosto, a região que costuma ser mais atingida. A acne, em praticamente todo o mundo, é o primeiro motivo de consulta aos dermatologistas.
Qual é a origem da acne?
Existem muitos tipos de acne, mas os mais frequentes são a acne retencional e a acne inflamatória. A primeira é reconhecida pelo aspecto gorduroso que dá à pele, a dilatação dos poros e a aparição de pontos avermelhados escuros (as espinhas) e brancos (microcistos). Mas a acne retencional pode evoluir para uma acne inflamatória. Os pontos avermelhados se transformam então em grandes espinhas inchadas e vermelhas, muitas vezes dolorosas.

Na ampliação, um folículo sebáceo. A produção excessiva de sébum entope o canal e saída, provocando o inchaço e as inflamações que chamamos espinhas.
Na ampliação, um folículo sebáceo. A produção excessiva de sébum entope o canal e saída, provocando o inchaço e as inflamações que chamamos espinhas.
Na sua origem, a acne é fruto de uma disfunção dos folículos pilo-sebáceos. Essas pequenas estruturas que pontilham toda a superfície da pele associam um pelo a uma glândula que produz sébum, uma substância graxa fabricada pelo organismo a partir do início da adolescência, sob a ação da testosterona. “Essa película oleosa permite proteger a pele e lhe dar uma certa maciez”, explica o dermatologista francês Marc Perrussel, da cidade de Rennes. Sob o efeito dos hormônios masculinos, certas pessoas começam a secretar sébum em excesso ou de má qualidade. Resultado? O canal pelo qual esse líquido deve escorrer, entope!
Isso no entanto não impede que a glândula continue a secretar sébum, o que dá lugar à formação de uma espinha aberta, ou de um ponto branco.  A primeira deve sua cor à oxidação das células contidas no sébum. Quanto ao ponto branco, ele é perfeitamente idêntico à espinha, salvo que é recoberto por uma fina camada de células da pele. A acumulação de sébum, que continua sendo secretado pela glândula, acarreta então um inchaço da pele centrado por uma zona esbranquiçada. Tanto num caso como no outro, espremer uma espinha é totalmente desaconselhado. “Cada vez que esprememos uma espinha, criamos uma chaga que pode infeccionar, e isso pode conduzir a reações localizadas de cicatrização que deixam marcas”, explica o dermatologista.

Espremer as espinhas pode provocar cicatrizes que durarão toda a vida 
Espremer as espinhas pode provocar cicatrizes que durarão toda a vida 
Melhor não espremer as espinhas
Entra em cena, então, a propionibacterium acnes, uma bactéria naturalmente presente na pele. Aninhada nas glândulas sebáceas, essa bactéria irá se aproveitar do excesso de sébum, que é para ela um verdadeiro coquetel nutritivo, para se multiplicar. A fase inflamatória se põe em movimento a partir do ponto em que haja um n’mero suficiente de  micróbios para desencadear uma reação imunológica. “Essa bactéria libera uma toxina que, a partir de uma certa concentração, induz uma reação inflamatória”, explica o doutor Perrussel. Concretamente, isso se manifesta pelo aparecimento de uma espinha (pápula) em relevo, às vezes dolorosa. Mas atenção: uma espinha pode surgir espontaneamente, sem sequer a presença prévia de um ponto escuro ou branco.
No caso de a infecção continue aumentando, a pápula evolui para o estado de pústula. As pústulas são essas conhecidas espinhas inchadas que possuem, em seu centro, uma certa quantidade de líquido purulento. “Esse pus é composto de sébum, de células da pele e de bactérias que não são infecciosas pois estão habitualmente presentes no sébum”, explica o dermatologista. Esse líquido pode simplesmente ser espremido e extraído – algumas vezes respingando no espelho sobre a pia do banheiro – ou então escorrer para as camadas mais profundas da pele, criando então um pequeno inchaço avermelhado. São essas espinhas profundamente inseridas na pele, esses nódulos, que, com o tempo, causam cicatrizes. Muito tenazes e resistentes, alguns deles necessitam de uma pequena intervenção cirúrgica para serem removidos.
Todas essas diferentes manifestações da acne podem aparecer no rosto, nas costas, no tórax e nos ombros.  E podem coexistir em um mesmo paciente. Mas, felizmente, a acne não dura toda a vida: no adolescente ela dura em média 3 a 4 anos, e desaparece de maneira geralmente espontânea entre os 18 e 20 anos.

A acne surge geralmente na adolescência e não depende da cor da pele da pessoa. Todas as etnias podem ser atingidas.
A acne surge geralmente na adolescência e não depende da cor da pele da pessoa. Todas as etnias podem ser atingidas.
Qual o tratamento mais adequado para a acne?
A acne não necessita, obrigatoriamente, de uma medicação. Um tratamento local (tópico) pode ser prescrito no caso de acnes moderadas. A preferência deverá recair sobre os tratamentos que requerem apenas uma aplicação diária. Para as formas retencionais será usado um retinoide, e para as formas inflamatórias peróxido de benzoila associado ou não a um antibiótico local. Para a terapia de manutenção a única medicação de eficácia comprovada é o adapaleno.
De modo paralelo, cuidados de higiene são altamente aconselháveis não importa qual seja a gravidade da acne: lavagem duas vezes ao dia com algum produto de limpeza sem detergente, aplicação quotidiana de um creme hidratante adaptado para pele com acne.
No caso de peles gordurosas, podem ser usados cremes ou bases colorantes, desde que não sejam gordurosos. Por fim, é fortemente recomendado o uso de um filtro solar específico para peles com acne. Os cosméticos – com exceção de certos ácidos extraídos de frutas -, não tratam as lesões da acne. Essas maquilagens servem apenas para esconder as lesões. Por isso a escolha dos produtos deve ser feita com cuidado e melhor ainda se a pessoa puder contar com a ajuda de um especialista.(Por:Saúde247) 


Blog do BILL NOTICIAS

VELHICE - Com que idade uma pessoa é considerada "velha"?

  Pesquisadores da Universidade de Stanford chegaram ao nº exato após pesquisas científicas com 4 mil pessoas                               ...