sábado, 23 de junho de 2018

CORAÇÃO. VERDADES E MENTIRAS SOBRE NOSSO ÓRGÃO PULSANTE

 (photo: zimmytws)

Ele é essencial para a vida e simboliza o sentimento mais nobre: Le Figaro Santé passa a medicina em revista, para apresentar 15 ideias pré-concebidas sobre o coração.


Por Sarah Laîné - Le Figaro Santé

1 - As doenças cardíacas poupavam nossos antepassados
Não é verdade. Uma equipe internacional de cientistas examinou com scanner, os corpos de 137 múmias cobrindo cerca de quarenta séculos. As análises publicadas em 2013 revelaram que os homens são afetados pela aterosclerose há pelo menos 4 mil anos. Um terço das múmias tinha de fato artérias obstruídas por depósitos de gorduras. Responsável pelo infarto ou pelo acidente vascular cerebral, a aterosclerose não seria apenas uma doença do nosso mundo moderno. A idade seria realmente o primeiro fator de risco, mesmo que o sedentarismo, o tabagismo, o diabetes, a obesidade ou ainda a “junk food” favoreçam a ocorrência desta doença. Vários estudos têm demonstrado a influência do estilo de vida sobre as doenças cardíacas.

2 - Podemos viver sem coração
Sim, mas por enquanto apenas por curtos períodos de tempo. Em 2009, Jakub Halík, um checo de 38 anos de idade, faleceu após ter vivido por seis meses sem coração: um recorde mundial. Vítima de um tumor cardíaco muito raro, os médicos tiveram que substituir o órgão doente por um coração artificial composto por duas bombas mecânicas. Mais recentemente, o primeiro paciente francês transplantado com um coração artificial autônomo, viveu 75 dias.


3 - O “coração partido” é apenas uma figura literária
Não é bem assim. Um acidente, a perda de um ente querido ou qualquer outro trauma psicológico importante pode partir seu coração, no sentido literal da palavra. A “síndrome dos corações partidos”, “falso infarto do estresse” ou ainda “síndrome de Takotsubo” é uma verdadeira patologia cardíaca, que pode ocorrer após um choque emocional ou físico violento. Os sintomas clínicos imitam os de um infarto. Algumas áreas do músculo cardíaco não se contraem mais normalmente devido a uma liberação excessiva das catecolaminas, os hormônios do estresse. Afetando principalmente as mulheres, esta doença apresenta geralmente uma evolução favorável. A maioria dos pacientes recupera o estado de saúde normal após três a seis meses de tratamento.

4 - Tossir permite escapar de um ataque cardíaco
Bobagem. Nos últimos anos, informações falsas circulam nas redes sociais: seria possível escapar de um ataque cardíaco ao tossir vigorosamente no início dos sintomas. A solução parece simples, mas não se baseia em nenhum estudo científico. Pelo contrário, durante a ocorrência de um infarto, tossir vigorosamente pode causar uma despesa de energia desfavorável. Em caso de dor torácica persistente, muitas vezes associada a uma sensação de mal-estar, o único bom reflexo é chamar o SAMU com urgência.

5 - Escovar os dentes não tem nada a ver com o coração
Errado. Vários estudos têm demonstrado as ligações entre a saúde bucal e a saúde do coração. Em 2011, trabalhos efetuados por cardiologistas taiwaneses em mais de 100 mil pacientes mostraram que retirar o tártaro dos dentes (pelo menos uma vez por ano) reduz em 24% o risco de ataque cardíaco e de 13% o de acidente vascular cerebral, em comparação com pessoas que nunca receberam cuidados odontológicos. Em 2013, um novo estudo americano forneceu uma explicação pela primeira vez. De acordo com os pesquisadores, as bactérias dentárias poderiam contribuir para a formação de placas (ateroma) na parede das artérias. E a aterosclerose é responsável pela grande maioria dos casos de acidentes cardiovasculares.


6 - A insuficiência cardíaca não é fatal
A insuficiência cardíaca afeta quase um milhão de pessoas na França. Ela é a terceira causa de morte por doença cardiovascular, atrás de acidentes vasculares cerebrais e infartos. Ela se refere a quase todas as pessoas com idade superior a 65 anos. Em 2013, pesquisadores franceses publicaram um estudo mostrando que a mortalidade por insuficiência cardíaca tinha diminuído de 30% entre 2000 e 2010, com 23.882 mortes registradas em 2010. Resultados muito animadores. No entanto, apesar de melhores cuidados, essa patologia ainda tem um prognóstico pobre e continua a ser uma causa frequente de internação entre os idosos (200 mil estadias curtas em 2007, na França).

7 - Não é possível ter relações sexuais quando somos cardíacos
O sexo e as doenças cardíacas não se misturam? Sim, de acordo com especialistas da American Heart Association. De acordo com suas conclusões publicadas em 2012, a atividade sexual é admissível na ausência de sintomas e sujeita a certos prazos em caso de acidentes cardiovasculares ou de cirurgia. “O risco absoluto de sofrer um acidente cardiovascular durante uma relação sexual é mínimo”, tranquilizam os cardiologistas. Assim, a atividade sexual é, por exemplo, a causa de menos de 1% de todos os infartos agudos. No entanto, os médicos incentivam a prática de exercício físico regular e a reabilitação cardiovascular para facilitar a retomada da atividade sexual.

8 - O câncer do coração não existe
Errado. Embora extremamente raros, os cânceres do coração existem. De modo geral, os tumores se desenvolvem devido à proliferação descontrolada das células. Mas as células musculares do coração são incapazes de se dividir (as divisões são feitas antes do nascimento). Esta característica específica fornece, portanto, alguma proteção ao coração contra o câncer. No entanto, tumores raros podem se desenvolver na membrana que envolve o coração (pericárdio) ou no tecido conjuntivo dos átrios, porque eles não são constituídos por células do coração. A maioria dos cânceres que afetam o coração constituem, na verdade, metástases produzidas por células tumorais de outros órgãos já afetados.

9 - A gripe favorece o infarto
A possibilidade é remota. Em 2013, um estudo australiano avaliou em 45% a diminuição do risco de infarto do miocárdio em pessoas com mais de 40 anos, vacinadas contra a gripe sazonal. Se foi observado o aumento dos casos de infarto durante a temporada de gripe durante várias décadas, o impacto do vírus da gripe sobre os acidentes cardíacos nunca foi claramente estabelecido. Os resultados australianos devem, portanto, ser considerados com cautela. Outros estudos de maior escala são, portanto, necessários para entender melhor esse fenômeno. Notemos, porém, que o vírus da gripe pode alcançar o coração e provocar uma miocardite. O músculo cardíaco pode então se contrair de modo anormal ou se dilatar e provocar a insuficiência cardíaca.


10 - O casamento é bom para o coração
Depende do tipo de casamento. De acordo com uma equipe de pesquisadores norte-americanos, as pessoas casadas são menos propensas a desenvolver doenças cardiovasculares que as pessoas solteiras, viúvas ou divorciadas. Mulheres ou homens, as pessoas casadas têm 5% menos riscos que uma pessoa solteira para todo tipo de doenças cardiovasculares. Os resultados foram mais marcantes para os casais mais jovens. É necessário portanto se apressar para ir ao cartório? Não, porque um casamento ruim pode ser fonte de grande estresse para os cônjuges, o que seria de modo geral bem mais prejudicial do que uma vida de solteiro serena.

11 - O animal cujo coração bate mais rápido é o beija-flor
No reino animal, a frequência cardíaca é inversamente proporcional ao tamanho. Assim, quanto menor for o animal, mais seu coração bate rápido e mais ele respira rápido, porque suas necessidades em oxigênio são mais importantes. É assim que o coração da baleia cinza bate nove vezes por minuto! Enquanto a frequência cardíaca do beija-flor pode chegar até 1 200 pulsos por minuto, um recorde igualado por certas espécies de musaranhos. Dados que tornam esse pássaro e esse roedor os animais cujo coração bate mais rápido. O do pardal, por sua vez, pode chegar a 600 batimentos por minuto.

12 - Devemos aos antigos a expressão “aprender de cor”
Na Antiguidade, Aristóteles considerava o coração como a sede da inteligência e do bom senso. Foi somente na Idade Média que, na Europa, nasceu a expressão “jantar pelo coração”. O que significava “deixar de comer”, usando a imaginação e a memória para “encher” o estômago vazio. A expressão “conhecer de cor” surgiu pela primeira vez no século 16 nos escritos de Rabelais que se referiu ao “saber de cor”. Apesar da descoberta da verdadeira função cardíaca pelo médico William Harvey no século 17, a expressão tem persistido até hoje.


13 - As crises cardíacas ocorrem mais na parte da manhã
De acordo com um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade de Friburgo, na Suíça, a probabilidade de morrer de parada cardíaca varia durante o dia. O ritmo de nosso coração está realmente regulado pelo nosso relógio interno. Se este último se desregular – o que ocorre com mais frequência com a idade – isso pode perturbar o ritmo ou até mesmo provocar uma parada cardíaca. Mas esse tipo de evento ocorre claramente com mais frequência na parte da manhã, ao acordar e à noite, de acordo com os cardiologistas. Médicos canadenses também têm demonstrado que o trabalho noturno aumenta o risco de ataque cardíaco, os horários noturnos perturbam de fato o relógio biológico.

14 - Nunca recuperaremos todas as nossas capacidades após um infarto
Todo ano, ocorrem cerca de 120 mil infartos do miocárdio na França. Essas paradas cardíacas são responsáveis por uma média de 18 mil mortes por ano. Mas o prognóstico tem melhorado significativamente, de modo que a mortalidade pós-infarto após 30 dias diminuiu em 68% no decorrer dos últimos quinze anos. As vítimas também recebem cuidados melhores após seu acidente. Através da reabilitação física, os pacientes podem não somente recuperar todas as suas capacidades, mas até mesmo melhorá-las. A retomada de uma atividade esportiva deve ser feita gradualmente. Com uma alimentação mais equilibrada, a reabilitação física reduz o risco de recorrência pela metade.

15 - Levantar pesos e halteres promove a hipertensão
Bem praticada, a musculação ou qualquer outra atividade física de resistência reduz a tensão em indivíduos hipertensos. Claro, como em qualquer prática de exercício físico, a tensão aumenta quando se levanta pesos, mas essa atividade não pode ser a causa de uma hipertensão a longo prazo. No entanto, em pacientes hipertensos, esse tipo de atividade deve ser moderado e controlado. Assim, é aconselhável não levantar o equivalente a mais de 50% do peso máximo, fazer movimentos completos (sem marcar a parada) e não bloquear a respiração. Finalmente, é melhor associar ao levantamento de pesos uma atividade física de resistência (ciclismo, natação, corrida, caminhada, etc).(Saúde247).


Blog do BILL NOTICIAS

SOLIDÃO. UM PERIGO PARA A SAÚDE

 (photo: )

Quando ela não é voluntariamente assumida por livre escolha do indivíduo, a solidão pode dobrar o índice de mortalidade após uma hospitalização por problema de cardiologia. O efeito, segundo pesquisas recentes, é mais sensível em homens do que em mulheres.

Por: Damien Mascret – Le Figaro Santé 

Você vive sozinho? Se o médico lhe faz essa pergunta logo após sua visita a um atendimento de cardiologia, ela não é feita apenas por causa de questões práticas ou por empatia, mas sim porque a solidão, real ou sentida, aumenta consideravelmente o seu risco de morte durante o ano que virá a seguir. O que justifica a questão: Um coração fragilizado será mais vulnerável ao isolamento social?
“Pesquisas mostraram que os homens utilizam principalmente suas esposas como primeiro suporte, mas as mulheres com frequência encontram apoio em pessoas que não são seus maridos”, afirma Anne Vinggaard Christensen, uma doutoranda em saúde pública no centro de cardiologia da Universidade de Copenhague. Mas essa cientista esclarece que as coisas acontecem de forma diferente para os homens e as mulheres. Christensen apresentou os surpreendentes resultados de sua pesquisa no dia 9 deste mês de junho no Trinity College de Dublin, na Irlanda, durante o congresso da Sociedade Europeia de Cardiologia (EuroHeartCare).


A pesquisadora se baseou nos dados de todos os pacientes hospitalizados entre abril de 2013 e abril de 2014 em um dos cinco grandes centros de cardiologia da Dinamarca, inclusive aquele onde ela trabalha, perfazendo uma amostragem de mais de 13 mil pessoas, com idade média de 65 anos. A metade tinha sido hospitalizada por infarto do miocárdio e um terço por arritmia cardíaca; as restantes por insuficiência cardíaca ou doenças das válvulas do coração. A maioria (70%) era  de homens. Mas o que a pesquisadora descobriu é que aqueles que viviam sozinhos apresentavam um risco duas vezes maior de morrer do que os outros durante o ano sucessivo a partir da sua alta hospitalar. Um excesso de risco que não foi encontrado nas pacientes mulheres!
Homens parecem ser mais dependentes
“Pesquisas anteriores já tinham demonstrado que os homens utilizam principalmente suas esposas como primeiro suporte,  mas as mulheres com frequência encontram apoio em pessoas que não são seus maridos”, explica Anne Vinggaard Christensen. “Os homens portanto parecem ser bem mais dependentes da pessoa com a qual eles vivem, do que as mulheres. Já sabíamos que existe uma associação entre uma rede social pobre e a saúde, mas a força dessa associação nos deixou realmente surpresos”.
O mais surpreendente é que o sentimento de solidão faz com que dobre a mortalidade durante o ano seguinte a saída do hospital, e isso tanto para os homens quanto para as mulheres.


Nesse estudo dinamarquês, os pacientes deviam simplesmente responder à pergunta: “Acontece com frequência que você esteja sozinho até mesmo quando preferiria estar em companhia de outras pessoas?”. “Com frequência” foi a resposta para 6% dos homens e 10% das mulheres; “às vezes” para 17% dos homens e 21% das mulheres.  
Um desafio para a sociedade
Em seu livro Loneliness, Human nature and the need for social connection (Solidão, natureza humana e a necessidade de relações sociais”) o neurocientista John Cacioppo, da Universidade de Chicago – conhecido por ter demonstrado em 2003, com o uso de ressonâncias magnéticas cerebrais, a  ativação de zonas dolorosas quando as pessoas são rejeitadas por um grupo no decorrer de alguma partida esportiva – insiste repetidas vezes sobre os impactos provocados pela solidão prolongada. “A solidão não altera apenas o comportamento mas seus efeitos atuam também quando medimos os hormônios do estresse, a imunologia e a função cardiovascular”, escreve Cacioppo. “À medida que o tempo passa, essas alterações fisiológicas se agravam a ponto de levar para a sepultura milhões de pessoas”. O fenômeno é bastante inquietante sobretudo quando consideramos a verdadeira epidemia de solidão que se desenvolve hoje em dia, sobretudo entre os idosos.
Uma pesquisa feita em 2017 encomendada pela organização francesa Les petits frères des pauvres (Os irmãozinhos dos pobres) estima que cerca de 900 mil pessoas com mais de 60 anos, apenas na França, já se encontram em uma situação de isolamento tanto em termos de círculo familiar quanto de roda de amigos. Um desafio que a sociedade moderna deverá enfrentar também em termos de saúde pública.(Saúde247).


Blog do BILL NOTICIAS

MARCO AURÉLIO DIZ QUE PRISÃO DE LULA É ILEGAL

LULA MARQUES

Um dos ministros mais experientes do Supremo Tribunal Federal, Marco Aurélio Mello afirmou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está preso ilegalmente, durante entrevista que concedeu a uma emissora de televisão portuguesa. No entanto, ele afirmou que a ilegalidade deve ser mantida, uma vez que Cármen Lúcia, presidente da corte, decidiu não pautar essa discussão até setembro.  Ontem, em nova decisão polêmica, o ministro Luiz Fachin manobrou para manter Lula, que lidera todas as pesquisas, preso ilegalmente.
Confira aqui a entrevista de Marco Aurélio Mello, que também disse que Lula está inelegível, e confira abaixo notícia sobre a decisão de Fachin:
BRASÍLIA (Reuters) - O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu nesta sexta-feira retirar de pauta o julgamento de um pedido de liberdade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva que estava previsto para ocorrer na terça-feira pela 2ª Turma da corte.
A defesa do petista —líder nas pesquisas de intenção de voto ao Palácio do Planalto— tentava garantir a liberdade dele a fim de tentar concorrer novamente à Presidência. Ele, contudo, deve ser barrado na Lei da Ficha Limpa por ter tido uma condenação em segunda grau por órgão colegiado da Justiça.
A decisão de Fachin ocorre depois que o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) não ter admitido o recurso —chamado extraordinário— que pretendia reavaliar no STF o processo a que o petista foi condenado do tríplex do Guarujá (SP).
O ministro do Supremo entendeu que, se o TRF-4 tomou essa decisão de não enviar o processo ao STF, não haveria motivo no momento para que a 2ª Turma julgasse a medida cautelar sobre o mesmo caso.
Essa medida cautelar tinha por objetivo suspender os efeitos da condenação até o julgamento do mérito da ação pelo STF —na prática, o ex-presidente poderia deixar a prisão, onde cumpre pena desde abril.
Fachin entendeu que o pedido de julgamento estava prejudicado e é indispensável uma decisão prévia do TRF-4 sobre se aceita um novo recurso da defesa do ex-presidente para que o processo seja remetido ao Supremo.
"Vale dizer, o exame do recurso extraordinário referido pela defesa, no atual cenário processual, imprescinde da propositura e provimento de recurso próprio. Com efeito, a modificação do panorama processual interfere no espectro processual objeto de exame deste Supremo Tribunal Federal, revelando, por consequência, a prejudicialidade do pedido defensivo", decidiu.
Profissionais do mercado financeiro citaram a expectativa do julgamento do novo pedido de liberdade de Lula como um dos fatores que têm permeado o temor de grandes investidores em relação a ativos brasileiros.
Isso por entenderem que, solto, Lula poderia atuar para as eleições de outubro como importante cabo eleitoral de um candidato menos comprometido com a disciplina fiscal do governo.(247).


Blog do BILL NOTICIAS

PESQUISA IPSOS: 55% JÁ REJEITAM MORO E APENAS 37% DOS BRASILEIROS O APROVAM

  (247)
REUTERS/Leonardo Benassatto

A atuação do juiz Sergio Moro, que prendeu o ex-presidente Lula sob aplausos da mídia nacional, é aprovada por apenas 37% dos brasileiros, enquanto 55% rejeitam sua conduta – em março, antes da prisão de Lula, o menos rejeitado entre os presidenciáveis, 44% aprovavam Moro e 47% o rejeitavam. Este é o dado mais marcante da pesquisa Ipsos, divulgada neste sábado.
"No caso de Lula, preso desde o dia 7 de abril, a desaprovação oscilou para cima (de 52% para 54%), após dois meses de tendência de queda. O ex-presidente é aprovado por 45% – a taxa mais alta entre todos os 19 nomes apresentados pelo Ipsos aos entrevistados. O juiz Sérgio Moro, responsável pela condenação de Lula em primeira instância, enfrenta desgaste de imagem nos últimos meses. Desde março, sua taxa de desaprovação subiu oito pontos porcentuais, de 47% para 55%, enquanto a aprovação passou de 44% para 37%", informa o jornalista Daniel Bramatti.


Blog do BILL NOTICIAS

Estádio Paulo de Souza Coelho recebe vaqueiros para tradicional ‘Forró da Espora’ em Petrolina

     (C.Geral)

Um dos mais tradicionais festejos do São João de Petrolina, o ‘Forró da Espora’ será realizado neste sábado (23), no Estádio Paulo de Souza Coelho, a partir das 19h. Ao todo, quatro atrações irão animar o forró dos vaqueiros: Lu Vaqueira; Forró Novo Skema; Adenys Vaqueiro e Sérgio do Forró.
Para o secretário de Cultura, Turismo e Esportes, o ‘Forró da Espora’ está entre os eventos do ciclo junino de maior tradição no município. “É compromisso da `Prefeitura de Petrolina fortalecer a cultura do nosso povo. Desde o ano passado o prefeito Miguel Coelho pediu que a tradicional festa dos vaqueiros voltasse ao local de origem: o Estádio Paulo de Souza Coelho. Este ano, está tudo sendo preparado com muito esforço para realizamos uma festa melhor que a do ano passado”, anuncia o gestor.
O ‘Forró da Espora’ é uma realização da Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes (SECULTE), em parceria com a Associação de Cristália.
Missa do Vaqueiro:
No domingo (24), será dia de agradecer às bênçãos e lutas do homem sertanejo. A partir das 9h, homem e cavalo se preparam para a cavalgada em direção a Orla de Petrolina. A concentração será do Estádio Paulo de Souza Coelho até a Porta do Rio, onde será realizada  a 77ª ‘Missa do Vaqueiro’. (Ascom).

Blog do BILL NOTICIAS

MESMO PRESO, LULA SEGUE NA LIDERANÇA, APONTA IPESPE

Uma semana após a abertura da Copa do Mundo da Rússia, a corrida eleitoral brasileira ainda aguarda por um pontapé inicial no imaginário da opinião pública. A cerca de três meses e meio do primeiro turno, um misto de falta de interesse pelo pleito e indisposição do eleitor com algumas das principais candidaturas à presidência marca o cenário político nacional. É o que mostra pesquisa realizada pelo  (Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas) entre 18 e 20 de junho, a quinta encomendada pela XP Investimentos.
Segundo o levantamento, cresceu para 37% o grupo de eleitores que se declaram desinteressados com o pleito de outubro. É a maior marca já registrada na série de pesquisas, iniciada em 15 de maio. O resultado corresponde a um salto de 6 pontos percentuais em relação à fotografia da semana passada e uma oscilação para cima de 1 ponto em comparação com o percentual registrado no primeiro levantamento. Apenas 23% dos entrevistados hoje se dizem muito interessados nas eleições, ao passo que 21% afirmam estar mais ou menos interessados. Uma semana atrás estes grupos somavam 48%. A margem máxima de erro é de 3,2 pontos percentuais para cima ou para baixo.
Nem mesmo o clima de Copa do Mundo ajudou a dar uma trégua na percepção negativa dos brasileiros sobre os principais nomes postos para a corrida presidencial. Conforme aponta a pesquisa XP/Ipespe, nenhum pré-candidato avaliado viu sua taxa de rejeição cair de uma semana para cá. Pelo contrário, na maioria dos casos foram registradas oscilações para cima nos percentuais de eleitores que refutam apoio a determinado candidato sob qualquer hipótese.
Líder isolado neste indesejável ranking, com taxa de rejeição de 60%, embora também esteja à frente na corrida ao Palácio do Planalto nas simulações que consideram sua candidatura, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) agora vê três adversários com o mesmo percentual: Marina Silva (Rede), Ciro Gomes (PDT) e Geraldo Alckmin (PSDB). Tecnicamente empatados com o quarteto aparecem Fernando Haddad (PT) e Henrique Meirelles (MDB), ambos com 58%, mesmo com simultâneos níveis de desconhecimento superiores a 1/4. O deputado Jair Bolsonaro (PSL) apresentou patamar similar ao de outras pesquisas: 53% de rejeição.
Primeiro turno
Sem fatos políticos novos capazes de motivar grandes alterações na atual dinâmica eleitoral e com eleitores ainda pouco interessados no pleito, os cenários de primeiro turno testados pelo levantamento não apresentaram mudanças significativas em relação ao quadro de uma semana atrás. Na pesquisa espontânea, quando não são apresentados nomes de candidatos aos entrevistados, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o deputado federal Jair Bolsonaro aparecem empatados com 13% das intenções de voto. Brancos, nulos e indecisos somam 67%. Os ex-governadores Ciro Gomes, do Ceará, e Geraldo Alckmin, de São Paulo, têm 2% das intenções de voto cada. O senador Álvaro Dias (Podemos), a ex-ministra Marina Silva (Rede) e o engenheiro João Amoêdo (Novo) figuram com 1% cada.
Além do levantamento espontâneo, a pesquisa fez quatro simulações de primeiro turno. No cenário sem uma candidatura apresentada pelo PT, Bolsonaro lidera com 22% das intenções de voto. Na sequência, aparecem tecnicamente empatados Marina Silva, com 13%, Ciro Gomes, com 10%, e Geraldo Alckmin, com 8%. Álvaro Dias tem 5%, acompanhado por Manuela D'Ávila (PCdoB), com 2%. Com 1%, estão Henrique Meirelles (MDB), Guilherme Boulos (PSOL) e Flávio Rocha (PRB). Brancos, nulos e indecisos somam 36%.
Na simulação com o PT lançando o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad como candidato, Bolsonaro lidera com 21%, seguido por um empate triplo entre Marina Silva (14%), Ciro Gomes (10%) e Geraldo Alckmin (8%). Álvaro Dias aparece com 5%, tecnicamente empatado com Haddad, com 3%, e Henrique Meirelles e Manuela D'Ávila, com 2% das intenções de voto. Flávio Rocha e Guilherme Boulos têm 1% cada. Brancos, nulos e indecisos somam 33%.
No cenário em que sua candidatura é incluída, o ex-presidente Lula lidera com 28% das intenções de voto, seguido por Bolsonaro, com 19%. Em outro pelotão, aparecem tecnicamente empatados Marina Silva (10%), Geraldo Alckmin (7%), Ciro Gomes (5%) e Álvaro Dias (4%). Henrique Meirelles, Guilherme Boulos, Manuela D'Ávila e João Amoêdo têm 1% cada. Os "não voto" somam 22%.
A pesquisa testou, pela terceira vez, um cenário que simula o poder de transferência de votos do ex-presidente Lula a Fernando Haddad como possível candidato do PT. Para isso, o nome do ex-prefeito foi apresentado aos entrevistados acompanhado pelo aposto "apoiado por Lula", o que lhe rendeu um salto nas intenções de voto e a segunda posição na disputa. Nesta situação, Bolsonaro lidera com 19%, seguido por um empate técnico entre quatro candidatos: Haddad (12%), Marina Silva (11%), Ciro Gomes (8%) e Geraldo Alckmin (8%). Álvaro Dias aparece logo atrás, com 5% das intenções de voto. Manuela D'Ávila e Henrique Meirelles têm 2% cada, ao passo que Guilherme Boulos e Flávio Rocha têm 1%. Brancos, nulos e indecisos somam 31%.
Segundo turno
Foram testadas seis situações de segundo turno na pesquisa XP/Ipespe. Em eventual disputa entre Alckmin e Haddad, o tucano venceria por 28% a 19%, com 46% de brancos, nulos e indecisos. A diferença de 9 pontos percentuais é 1 ponto menor que a registrada na semana anterior, com uma oscilação negativa do tucano enquanto o petista se manteve estável. Na terceira semana de maio, eles chegaram a estar tecnicamente empatados.
Se a disputa fosse entre Lula e Bolsonaro, o petista venceria por 41% a 33%, com 26% de brancos, nulos e indecisos. Duas semanas atrás, a vantagem numérica era de 5 pontos, o que configurava empate técnico. No início da série histórica, o deputado aparecia 2 com 2 pontos a mais, também em situação de empate técnico.
Caso Bolsonaro e Alckmin se enfrentassem, a situação seria de empate técnico, com o deputado numericamente à frente por placar de 32% a 31%. Brancos, nulos e indecisos somam 37% das intenções de voto. A diferença de placar neste levantamento é 4 pontos menor do que a registrada há três semanas e 6 em comparação com o maior distanciamento entre os candidatos, quando o tucano vencia por 35% a 28%.
Em eventual disputa entre Marina Silva e Bolsonaro, o cenário também é de empate técnico, com a ex-senadora numericamente à frente por 36% a 32%. Brancos, nulos e indecisos somam 31% das intenções de voto. Nos dois primeiros levantamentos, realizados em maio, era o deputado que aparecia numericamente à frente..
Empate técnico também é observado na simulação de disputa entre Alckmin e Ciro, com o tucano numericamente à frente por placar de 32% a 30%. Brancos, nulos e indecisos somam 38%. Duas semanas atrás, o cenário também era de empate técnico, mas com placar favorável ao pedetista por 3 pontos de diferença.
Caso Bolsonaro e Ciro se enfrentassem, o cenário também seria de empate técnico (como nas últimas duas semanas), com o parlamentar à frente numericamente com placar de 33% das intenções de voto a 32%. Brancos, nulos e indecisos somam 35%. Nos dois primeiros levantamentos, o deputado vencia a disputa com diferença superior à soma da margem de erro máxima dos votos dos candidatos.
Metodologia
A pesquisa XP/Ipespe foi feita por telefone, entre os dias 18 e 20 de junho, e ouviu 1.000 entrevistados em todas as regiões do país. Os questionários foram aplicados "ao vivo" por entrevistadores (com aleatoriedade na leitura dos nomes dos candidatos nas perguntas estimuladas) e submetidos a fiscalização posterior em 20% dos casos para verificação das respostas. A amostra representa a totalidade dos eleitores brasileiros com acesso à rede telefônica fixa (na residência ou trabalho) e a telefone celular, sob critérios de estratificação por sexo, idade, nível de escolaridade, renda familiar etc.
O intervalo de confiança é de 95,45%, o que significa que, se o questionário fosse aplicado mais de uma vez no mesmo período e sob mesmas condições, esta seria a chance de o resultado se repetir dentro da margem de erro máxima, estabelecida em 3,2 pontos percentuais. O levantamento está registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) pelo código BR-06647/2018 e teve custo de R$ 30.000,00.
O Ipespe realiza pesquisas telefônicas desde 1993 e foi o primeiro instituto no Brasil a realizar tracking telefônico em campanhas eleitorais. O instituto tem como presidente do conselho científico o sociólogo Antonio Lavareda e na diretoria executiva, Marcela Montenegro.
Em entrevista concedida ao InfoMoney em 12 de junho, Lavareda explicou as diferenças de metodologias adotadas pelos institutos de pesquisa e defendeu a validade de levantamentos feitos tanto presencialmente quanto por telefone, desde que em ambos os casos procedimentos metodológicos sejam seguidos rigorosamente, com amostras bem construídas e ponderações bem feitas.(247).


Blog do BILL NOTICIAS

IPSOS: LULA É A ESPERANÇA DO POVO BRASILEIRO

Agência Brasil | Ricardo Stuckert

A pesquisa Ipsos, divulgada neste sábado, também revela que o ex-presidente Lula, que vem mantido como preso político em Curitiba, à margem da legislação nacional, para não disputar as eleições presidenciais, que ele venceria com facilidade, e também para que riquezas nacionais, como o pré-sal, sejam entregues na bacia das almas, tem a maior aprovação entre os presidenciáveis. Enquanto isso, Alckmin é rejeitado por 70%, seguido por Ciro, com 65%, Bolsonaro, com 64%, e Marina, com 63%.
Abaixo, os dados organizados por Diogo Costa, em seu facebook:
PESQUISA ESTADÃO-IPSOS, JUNHO DE 2018
1. LULA: aprovação de 45% e desaprovação de 54% - estabilidade em relação a maio
2. Alckmin: aprovação de 18% e desaprovação de 70%
3. Marina: aprovação de 29% e desaprovação de 63%
4. Ciro: aprovação de 20% e desaprovação de 65%
5. Bozonaro: aprovação de 20% e desaprovação de 64%
6. Moro: aprovação de 37% e desaprovação de 55% - imagem caindo junto à população desde março
LULA tem a mais alta taxa de aprovação entre os 19 nomes pesquisados.
O Estadão ainda não divulgou os índices dos outros 13 pesquisados neste mês de junho de 2018.


Blog do BILL NOTICIAS

EX-AMIGO DE FACHIN O CHAMA DE “VERME” APÓS MANOBRA PARA MANTER LULA PRESO

LULA MARQUES

O advogado Wilson Ramos Filho, o Xixo, que lecionou com o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, na Universidade Federal do Paraná e foi um dos melhores amigos dele, desabafou no Twitter, depois que o ministro do STF mandou arquivar ação que poderia dar liberdade ao ex-presidente Lula.
Xixo o chama de “verme”. "O princípio da 'colegialidade' só vale contra a gente. O verme impede que seus pares apreciem a matéria", disse o advogado em sua página no Twitter. Ele já havia escrito um artigo em que, sem citar o nome, dizia: “Meu amigo morreu”.
Leia, abaixo, reportagem da Agência Brasil sobre a decisão de Fachin:
Fachin nega recurso de Lula e julgamento é cancelado no Supremo
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin rejeitou há pouco pedido protocolado pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para aguardar em liberdade o julgamento de mais um recurso contra a condenação na Operação Lava Jato. Com a decisão, o caso não será julgado na próxima terça-feira (26) pela Segunda Turma da Corte, e Lula continuará preso. 
A decisão do ministro foi tomada após a vice-presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF 4), Maria de Fátima Freitas Labarrère, rejeitar pedido para que a condenação a 12 anos e um mês de prisão pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro, no caso do tríplex em Guarujá (SP), um dos processos da operação, fosse analisado pela Corte. 
Na decisão, Fachin afirmou que o resultado do julgamento do pedido de admissibilidade do recurso pelo TRF-4 impede o julgamento no STF.  "Com efeito, a modificação do panorama processual interfere no espectro processual objeto de exame deste Supremo Tribunal Federal, revelando, por consequência, a prejudicialidade do pedido defensivo, [o que] impede a análise da questão pelo STF", decidiu o ministro.
Se a condenação fosse suspensa pela Segunda Turma do STF, como pede inicialmente a defesa, o ex-presidente poderia deixar a prisão imediatamente e também se candidatar às eleições. A defesa do ex-presidente alegou que há urgência na suspensão da condenação, porque Lula é pré-candidato à Presidência e tem seus direitos políticos cerceados ante a execução da condenação, que não é definitiva.
Lula está preso há dois meses, na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba. A prisão foi executada com base na decisão do STF que autorizou prisões após o fim dos recursos na Oitava Turma do TRF 4, segunda instância da Justiça.(247).

Blog do BILL NOTICIAS

São João de Petrolina promove inclusão social no pátio Ana das Carrancas

  (C.Geral)

O ‘Melhor e Mais forte São João do Brasil’, promovido pela Prefeitura de Petrolina, também está mostrando que é a festa da inclusão social. É que, durante todos os dias do festejo junino, pessoas com algum tipo de deficiência e idosos estão conseguindo curtir os shows com o devido conforto. Esse cuidado especial tem agradado o público.
Para Patrícia Bonfim, mãe do garoto Pedro Cauã, de 6 anos, portador da síndrome de Cri du chat e fã das Coleguinhas Simone e Simaria, essa atenção dada para esses grupos é muito importante. “A organização está de parabéns. Fico muito feliz por poder trazer meu filho pra festa e encontrar uma estrutura apropriada. O Pedro é fã das Coleguinhas e aqui, ele teve a oportunidade de ficar mais perto de uma delas” disse. A criança conseguiu realizar o sonho de conhecer a cantora Simone.
Outro que vem marcado presença na festa é o aposentado Raimundo Barreto Xavier. O idoso de 62 anos, conta que aprovou a estrutura do ‘Camarote da Pessoa Idosa’.  “Fiquei surpreso ao chegar no local e ver que o espaço oferecia essa estrutura. Tive a oportunidade de curtir o show do Zezé di Camargo e Luciano, tirei fotos e até vi o Luciano de perto”, frisou
Inscrições abertas – Os idosos interessados ainda podem se inscrever até o dia 23 de junho, das 8h às 13h, na sede da Secretaria Executiva de Atenção à Pessoa Idosa – SEAPI, localizada na Rua Sizernando Nunes de Amorim, 30 – Vila Eduardo, na Vila Mocó e, também, na sede do Conselho Municipal da Pessoa Idosa – CMPI, localizado na Rua das Laranjeiras, nº 77, Centro.
As ações estão sendo organizada pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDESDH). Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (87) 3864-3291. (Ascom).

Blog do BILL NOTICIAS

FACHIN ARQUIVA PEDIDO DE LIBERDADE DE LULA


O ministro Luiz Edson Fachin determinou nesta sexta-feira (22) o arquivamento de pedido de liberdade feito pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no qual houve pleito alternativo de prisão domiciliar nesta semana. O julgamento estava marcado para a próxima terça (26).
"Verifico a inadmissão superveniente do aludido recurso excepcional, providência que acarreta a alteração do quadro processual e, a meu ver, revela a indispensabilidade de prévio cotejo e debate da decisão proferida pela Vice-Presidência do Tribunal Regional Federal da 4ª Região mediante o respectivo agravo em recurso extraordinário. Vale dizer, o exame do recurso extraordinário referido pela defesa, no atual cenário processual, imprescinde da propositura e provimento de recurso próprio", decidiu o ministro.
Leia matéria da Agência Brasil sobre o assunto:
Fachin nega recurso de Lula e julgamento é cancelado no Supremo
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin rejeitou há pouco pedido protocolado pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para aguardar em liberdade o julgamento de mais um recurso contra a condenação na Operação Lava Jato. Com a decisão, o caso não será julgado na próxima terça-feira (26) pela Segunda Turma da Corte, e Lula continuará preso. 
A decisão do ministro foi tomada após a vice-presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF 4), Maria de Fátima Freitas Labarrère, rejeitar pedido para que a condenação a 12 anos e um mês de prisão pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro, no caso do tríplex em Guarujá (SP), um dos processos da operação, fosse analisado pela Corte. 
Na decisão, Fachin afirmou que o resultado do julgamento do pedido de admissibilidade do recurso pelo TRF-4 impede o julgamento no STF.  "Com efeito, a modificação do panorama processual interfere no espectro processual objeto de exame deste Supremo Tribunal Federal, revelando, por consequência, a prejudicialidade do pedido defensivo, [o que] impede a análise da questão pelo STF", decidiu o ministro.
Se a condenação fosse suspensa pela Segunda Turma do STF, como pede inicialmente a defesa, o ex-presidente poderia deixar a prisão imediatamente e também se candidatar às eleições. A defesa do ex-presidente alegou que há urgência na suspensão da condenação, porque Lula é pré-candidato à Presidência e tem seus direitos políticos cerceados ante a execução da condenação, que não é definitiva.
Lula está preso há dois meses, na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba. A prisão foi executada com base na decisão do STF que autorizou prisões após o fim dos recursos na Oitava Turma do TRF 4, segunda instância da Justiça.(247).

Blog do BILL NOTICIAS

ProUni oferece 174 mil vagas; inscrições começam dia 26

prouni

Estudantes que quiserem concorrer a bolsas de estudo no ensino superior poderão se inscrever no Programa Universidade para Todos (ProUni) entre os dias 26 e 29. As bolsas são para o segundo semestre.
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), o programa vai ofertar 174.289 vagas, sendo 68.884 bolsas integrais e 105.405 parciais, em 1.460 instituições de ensino superior privadas. As inscrições devem ser feitas na página do ProUni, na internet.
Para se candidatar, é preciso ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2017, ter alcançado no mínimo 450 pontos e ter tido nota superior a zero na redação.
Além disso, só podem participar alunos brasileiros sem curso superior e que tenham cursado o ensino médio completo na rede pública ou como bolsista integral na rede privada. Alunos que fizeram parte do ensino médio na rede pública e a outra parte na rede privada na condição de bolsista ou que sejam deficientes físicos ou professores da rede pública também podem solicitar uma bolsa.
O candidato que quiser uma bolsa integral deve ter uma renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio. As bolsas parciais de 50% são destinadas aos alunos que têm uma renda familiar per capita de até três salários mínimos. Quem conseguir uma bolsa parcial, e não tiver condições financeiras de arcar com a outra metade do valor da mensalidade, pode utilizar o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Os resultados com a lista dos candidatos pré-selecionados estarão disponíveis na página do ProUni na internet, a partir do dia 2 de julho para a primeira chamada, e 16 de julho para a segunda. (Agência Brasil).

Blog do BILL NOTICIAS

Começou o São João de Uauá-BA com muita alegria e animação. Neste sábado(23) tem mais

  (C.Geral)

Começou nesta sexta-feira (22), no circuito da Concha Acústica, a apresentação dos shows musicais do São João de Uauá-BA 2018. No Arraiá do Conselheiro, até o dia 24, mais de 20 atrações subirão aos palcos para embalar o público do mais tradicional e melhor São João do Norte da Bahia. Artistas como Flávio Leandro, Eric Land, Ricardinho e Gláucia, Canários do Rei, Henrique Nunes, Ranieri, Rennan Mendes e Nilton Freittas são alguns nomes que compõem a programação.
O tema deste ano é “Bola no pé e Forró no Terreio, o Melhor São João da Bahia é no Arraiá do Conselheiro”, uma alusão às tradições que fazem da festa de Uauá uma das mais procuradas e, por ser ano de Copa do Mundo, também demonstra o apoio à Seleção Brasileira, através de uma homenagem aos times de futebol que fizeram e fazem parte da história esportiva da cidade.
As atividades festivas no município tiveram início no dia 15 de junho e seguem até o dia 24 com o novenário ao padroeiro da cidade, São João Batista, alvoradas, banda de pífanos, leilões, passeatas e entrega de ramos. A expectativa é que mais de 50 mil pessoas visitem a Capital do Bode durante os 10 dias de evento.

Confira programação musical


Dia 23 (Sábado)
Nilson Beck
Acssis
Cláudio Barris
Rennan Mendes
Eric Land
Ricardinho e Gláucia
Dia 24 (Domingo)
Bosco do Realejo
Cavachão
Marcos Canudos
Roberto Dantas
Suzy Lima
Nilton Freittas
Ranieri
(Ascom)

Blog do BILL NOTICIAS

MINISTRO DE TEMER FALA EM 'GUERRA LETAL' NAS FAVELAS E AVISA QUE 'CRIANÇA BONITINHA' PODE VIRAR ALVO

Fernando Frazão/Agência Brasil | Ueslei Marcelino/Reuters

"Não há guerra que não seja letal", disse Torquato Jardim, ministro da Justiça de Michel Temer, ao comentar a intervenção militar no Rio de Janeiro, em entrevista ao Correio Brazliense." "Se está lá com PM, Polícia Civil e Forças Armadas, se passar um guri de 15 anos de idade, você vê a foto dele, já matou quatro, entrou e saiu do centro de recuperação, uma dúzia de vezes, e está ali com um fuzil exclusivo das Forças Armadas, você vai fazer o quê? Prende. O guri vai lá e sai, na quarta ou quinta vez que você vê o fulano, vai fazer o quê? Você tem uma reação humana aí que deve ser muito bem trabalhada psicologicamente, emocionalmente, no PM ou no soldado. Você está no posto, mirando a distância, na alça da mira aquele guri que já saiu quatro, cinco vezes, está com a arma e já matou uns quatro. E agora? Tem que esperar ele pegar a arma para prender em flagrante ou elimino a distância? Ele é um cidadão sob suspeita porque não está praticando o ato naquele momento ou é um combatente inimigo? Os EUA enfrentaram esse tema como um inimigo combatente. É a noção de guerra assimétrica, estamos vivendo uma guerra simétrica", afirmou.
Dias atrás, Marcos Vinícius, estudante de 14 anos, foi assassinado pelas costas, quando ia para a escola. "Você não sabe nem quais são os recursos necessários, não sabe quantos são necessários e usando qual arma. Quantos eu preciso para a Rocinha? Não sei. Como você vai prevenir aquela multidão entrando e saindo de todas as 700 favelas? Tem 1,1 milhão de cariocas morando em zonas de favelas, de perigo. Desse 1,1 milhão, como saber quem é do seu time e quem é contra? Não sabe. Você vê uma criança bonitinha, de 12 anos de idade, entrando em uma escola pública, não sabe o que ela vai fazer depois da escola. É muito complicado." (247).

Blog do BILL NOTICIAS

VELHICE - Com que idade uma pessoa é considerada "velha"?

  Pesquisadores da Universidade de Stanford chegaram ao nº exato após pesquisas científicas com 4 mil pessoas                               ...