domingo, 3 de setembro de 2017

Lava Jato: O que levou o MPF a pedir absolvição de Lula e suspensão de benefícios de ex-senador


O Ministério Público Federal (MPF) pediu hoje (1º) à Justiça Federal a absolvição do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do banqueiro André Esteves no processo que apura a suposta tentativa do ex-presidente de obstruir o andamento da Operação Lava Jato. No mesmo pedido, o procurador responsável pelo caso também pede a suspensão dos benefícios concedidos com base na delação premiada do ex-senador Delcídio do Amaral.
Nas alegações enviadas ao juiz Ricardo Leite, da 10ª Vara Federal em Brasília, responsável pelo caso, o procurador da República Ivan Cláudio Marx concluiu que não há provas de que Lula e Esteves participaram dos supostos crimes imputados pelo ex-senador nos depoimentos de delação.
“Para o procurador, ao contrário do que afirmou Delcídio do Amaral – tanto na colaboração quanto no depoimento dado à Justiça -, o pretendido silêncio de Cerveró, que à época cumpria prisão preventiva, não foi encomendado ou interessava a Lula, mas sim ao próprio senador”, diz nota do MPF.
O procurador afirmou ainda que Delcídio mentiu em seus depoimentos e que os fatos citados por ele levaram à abertura de ação penal contra sete pessoas. De acordo com Marx, o ex-senador escondeu a origem dos recursos que teriam sido providenciados supostamente para comprar o silêncio do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró. “No entanto, atribuiu falsamente a Lula a ordem para a prática do crime, e falsamente à família Bumlai [ligada a Lula] o pagamento da quarta e quinta entregas de valores para comprar o silêncio de Cerveró. Assim agindo, escondeu do Ministério Público Federal sua real função de chefe no esquema referido, angariando benefícios que não receberia se a verdade prevalecesse”, sustentou o MPF. (Fonte: Agência Brasil/foto arquivo Blog CB),(C.Britto).
Blog do BILL NOTICIAS

Estrada entre Remanso e Campo Alegre de Lourdes começa a receber pavimentação


A estrada que liga as cidades de Remanso a Campo Alegre de Lourdes, no norte da Bahia, começou a receber pavimentação. Depois de vários meses com maquinário pesado abrindo os caminhos, a obra avança e a aplicação do asfalto já contempla quase 9 km.
Vale ressaltar que os motoristas precisam ficar atentos ao circular pelo local. Em muitos trechos, homens e máquinas ainda trabalham na recuperação da rodovia, que tem cerca de 90 km entre as duas cidades. (foto: Edimilson Santos/para o Blog),(C.Britto).
Blog do BILL NOTICIAS

COM TEMER, INDÚSTRIA RECUA OITO ANOS NO TEMPO



Sob o governo de Michel Temer, a indústria já registra um recuo de oito anos anos no tempo.
Reportagem de Douglas Gravas, no Estado de S.Paulo deste domingo 3, aponta que o setor industrial, com grande capacidade ociosa e investimentos baixos, voltou ao patamar de 2009, conforme aponta o PIB industrial registrado entre abril e junho.
O resultado foi de um recuo de 0,5% no período, em comparação aos primeiros três meses do ano. Já na comparação com o mesmo período do ano anterior, a retração foi de 2,1%.
O índice foi puxado para baixo principalmente pelo desempenho negativo da construção civil, que responde por cerca de um quarto da indústria e foi afetada também pela crise das construtoras investigadas na Lava Jato.(247).

Blog do BILL NOTICIAS



Miguel e Lossio se encontram em novos caminhos


O prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (PSB) e o ex-prefeito Julio Lossio (PMDB) se encontraram na tarde deste sábado (2) em um evento com os agricultores no projeto Maria Tereza, zona rural da cidade. O encontro foi amistoso e cordial, como deve ser.
Miguel Coelho pode estar chegando ao PMDB e Lóssio já está de malas prontas para um outro partido que nem ele mesmo sabe qual, por enquanto. Tem gente que aposta, inclusive, que esse novo partido pode ser o PSB que Miguel deve desembarcar, mas essa é a mais remota das hipóteses.(C.Britto).

Blog do BILL NOTICIAS

Semana da Visibilidade Lésbica em Petrolina com fórum que discutiu combate ao preconceito


O combate a qualquer tipo de discriminação foi o tema central de um fórum realizado na noite desta terça-feira (29) no Parque Municipal Josepha Coelho, em Petrolina. O encontro que reuniu dezenas de pessoas faz parte da programação em alusão ao Dia Nacional da Visibilidade Lésbica, celebrado no último dia 29 de agosto.
O evento promovido pela Secretaria Executiva da juventude e Direitos Humanos em parceria com a Associação Sertão LGBT – Vale do São Francisco – contou com apresentação musical e muitas discussões acerca dos direitos  da população LGBT.
Segundo a gestora da pasta, Bruna Ruana, o objetivo é dar visibilidade à causa e alertar sobre o respeito. “Mobilizações como estas são importantes para conscientizar as pessoas sobre os direitos garantidos por lei à população LGBT. Mas, além disso, nós precisamos lutar para que as pessoas tenham o direito de sair de suas casas sem ser alvo de qualquer preconceito”, disse.
O fórum contou ainda com a participação da secretária executiva da mulher e acessibilidade, Talita Andrade; da jornalista e escritora, Lícia Loltran, da presidente da associação LGBT, Abnéia Miranda e da representante da OAB Petrolina, Arianna Andrade.
A programação teve início na última segunda (28) com uma capacitação para professores da rede estadual na Gerência Regional de Educação (GRE) e  seguiu  com palestras na última  quinta-feira (31), a partir das 8h na Casa Bolsa e nos CRAS da cidade. Já nesse  sábado (2) as ações foram concentradas no Parque Municipal Josepha Coelho onde aconteceram diversas oficinas temáticas das 8h às 17h. (Ascom),(C.Geral).

Blog do BILL NOTICIAS

AVALISTA DA CORRUPÇÃO, FHC PEDE PSDB MORALISTA


O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso propõe uma equação impossível em seu artigo deste domingo: a de que os tucanos lancem uma candidatura presidencial ancorada na moralidade, depois que o partido se associou a Michel Temer, primeiro ocupante da presidência da República denunciado por corrupção, e não tomou qualquer providência em relação ao senador Aécio Neves (PSDB-MG), cujo primo foi flagrado com malas de dinheiro.
"A moralidade pública e privada é um requisito para que as pessoas possam voltar a crer nos que governam", diz FHC.
É justamente por isso que os políticos tucanos estão entre os mais rejeitados do Brasil, com 91% de avaliação negativa de Aécio e mais de 70% para FHC, Geraldo Alckmin e José Serra, segundo a mais recente pesquisa Ipsos.
Leia, abaixo, o artigo de FHC:
Uma candidatura agregadora
Em sua fundação, em 1988, o PSDB se insurgira basicamente contra dois procedimentos: o compromisso de certas lideranças do PMDB com práticas de conduta reprováveis e a inconsistência, revelada durante a votação da Constituição, entre os objetivos proclamados pelo partido e o voto dado por muitos de seus membros. Mário Covas e eu então éramos líderes das bancadas do PMDB, respectivamente, na Constituinte e no Senado.
Na formação do PSDB, nossa base social não provinha dos sindicatos, como no caso dos partidos social-democratas europeus. As questões sociais que nos preocupavam não se restringiam aos trabalhadores fabris, abrangiam “o povo em geral”, inclusive o setor agrário e os novos profissionais urbanos, como os empregados de call centers, os programadores, etc. Não esquecíamos, tampouco, as classes médias, de onde provínhamos.
O PSDB nasceu com uma chave ideológica clara: o republicanismo (luta contra as iniquidades causadas por privilégios e abusos corporativos e clientelistas) e o primado do interesse coletivo sobre o particular. Isso, entretanto, não equivalia à defesa cega das leis do mercado nem à crença no intervencionismo estatal.
A defesa dos interesses gerais requer responsabilidade fiscal e critérios de eficiência e justiça social na tributação e no gasto público.
O partido nasceu, portanto, com posição ideológica nova, que aliava a técnica à política e, aos poucos, tornou as posições social-democratas mais contemporâneas à globalização.
O programa do PSDB recentemente difundido na TV mostrou a mutação maligna sofrida pelo sistema de alianças decorrente da Constituição de 1988. A eleição do presidente da República com pelo menos 50% mais um de votos quando seu partido não alcança mais do que 20% das cadeiras na Câmara, como ocorreu até hoje, obriga o presidente eleito a compor alianças para governar.
Esse sistema, dito “presidencialismo de coalizão”, com o passar do tempo, degenerou-se no “presidencialismo de cooptação”. Juntaram-se grandes empresas e partidos políticos para a sucção ilegal de recursos públicos, gerando um fluxo financeiro que beneficiava os partidos e parlamentares que sustentavam os governos. Isso se deu graças à persistência de uma cultura política oligárquica e clientelista e graças, também, ao fortalecimento de um capitalismo de laços entre partidos e empresas (públicas e privadas).
No modelo de coalizão, a maioria no Congresso se forma, em tese, com base no acordo entre os partidos sobre uma agenda do Executivo.
No presidencialismo de cooptação, o apoio passa predominantemente pela oferta de vantagens financeiras a partidos, empresas cartelizadas e indivíduos. Esse novo arranjo ganhou força com a ascensão do PT ao poder, movido por objetivos de ocupação hegemônica do Estado.
Foi no presidencialismo de cooptação que se centrou a crítica do citado programa do PSDB, dando ouvidos à voz das ruas no repudio à corrupção.
O Brasil clama por mudanças e o partido deve apoiá-las, dentre as quais: a cláusula de barreira para conter a fragmentação partidária e para impedir a criação de não partidos com acesso aos recursos públicos; a proibição de coligações nas eleições proporcionais; e o barateamento do custo das campanhas.
É preciso devolver aos programas “gratuitos” de TV o formato de debates propositivos, sem o apoio de “marquetagem” . Fundamental também é criar distritos eleitorais menores para as eleições às Câmaras já na eleição municipal de 2020.
A doação empresarial, se for aprovada, deve dirigir-se apenas a um partido em cada modalidade de eleição (federal ou estadual). Os recursos devem ser doados ao Tribunal Eleitoral, que abrirá contas em nome de cada partido, para as despesas de campanha. A doação voluntária de pessoas físicas deve ser estimulada, com fixação de teto. Sem tais alterações, a começar pelo barateamento das campanhas, mais recursos públicos para as eleições devem ser recusados bem como a criação de novos fundos eleitorais.
O PSDB apoiou o governo Temer pelo interesse nacional na governabilidade e porque ele se comprometeu com reformas que o partido deve assumir e liderar, lutando para garantir a conformidade entre elas e seu ideário. É inegável que houve avanços nas áreas econômicas e nas da educação, da habitação e da infraestrutura, assim como na política externa.
Não há apoios políticos incondicionais, nem por causa deles se deve deixar de criticar o que parecer errado. Se existirem divergências mais profundas e substantivas, que sejam explicitadas antes de um eventual “desembarque”.
O importante agora será constituir um polo democrático e popular que olhe para as eleições de 2018 com visão de futuro. A globalização, da qual devemos participar com mais intensidade do que até agora, baseia-se em uma tecnologia que requer inovação constante e formação técnico-científica, tanto de executivos como dos empregados e trabalhadores em geral.
O crescimento da economia dependerá da aplicação eficiente do conhecimento à produção e de sua melhor integração às cadeias internacionais de produção e valor.
É preciso gerar crescimento econômico sem comprometer o meio ambiente, já ameaçado em escala global. O olhar social requer compromissos morais inescapáveis: a bandeira da igualdade ganha enorme força diante da desigualdade gritante prevalecente e deverá implicar em mais e melhor educação, saúde e segurança.
A moralidade pública e privada é um requisito para que as pessoas possam voltar a crer nos que governam.
O país necessita uma candidatura agregadora para 2018, que assuma essas bandeiras. Chances de vitória existem se tivermos competência para retomar uma narrativa que, valorizando o muito que o PSDB fez na área social (Fundef, bolsa-escola, avanços na reforma agrária, estruturação do SUS, implementação das LOAS, etc.), abra os horizontes do futuro e defenda os valores morais.(247).

Blog do BILL NOTICIAS

Curso de Medicina da Univasf é o único de Pernambuco a aparecer em lista dos 50 melhores do país


A comunidade acadêmica da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) está rindo à toa. O motivo é que o curso de Medicina da instituição, em Petrolina, está entre os 50 melhores do país. A avaliação é do Enade 2016 – exame realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
O curso da Univasf simplesmente é o único de Pernambuco a figurar na lista dos 50 melhores. Quem se interessar sobre os detalhes do levantamento, pode acessar aqui.(C.Britto).
Blog do BILL NOTICIAS

Prefeito assina decreto para preservação de imóveis históricos


IGREJA MATRIZ, PALÁCIO DIOCESANO E CATEDRAL DE PETROLINA
Com o objetivo de preservar a memória da capital do São Francisco, o prefeito Miguel Coelho assinou um decreto que garantirá a proteção de vários imóveis históricos de Petrolina. O documento já entrou em validade e preservará prédios tradicionais da cidade sertaneja como as igrejas Matriz e Catedral, o antigo Incra, o Palácio Episcopal, a antiga sede da Prefeitura entre outros bens com grande valor imaterial.
Com o decreto, ainda fica vedada a liberação de licenças ou quaisquer anuências pelo poder municipal que impliquem intervenções ou a realização de obras sobre algumas áreas da cidade até que sejam formalizados e concluídos os processos de tombamento por parte do órgão competente. A preservação de um bem imóvel por parte do poder público, seja por questão cultural ou histórica, é assegurada através da formalização e registro de tombamento, que no âmbito do Estado de Pernambuco é conduzido pela Secretaria Estadual de Cultura, tendo a Fundarpe como órgão técnico.
PRÉDIOS INCÓLUMES QUE FICAM NA PETROLINA ANTIGA
Além de emitir o decreto, a Prefeitura segue na elaboração de uma legislação municipal de preservação e fiscalização do patrimônio histórico e cultural da cidade. A expectativa é que o conjunto de leis seja apresentado para votação na Câmara municipal ainda neste ano.
ESTAÇÃO DE TREM, PRÉDIO DO ANTIGO INCRA E CAIXA D´AGUA NO CENTRO DA CIDADE
Confira a relação dos imóveis protegidos pelo novo decreto:
– Área do Palácio Episcopal de Petrolina e recuos, incluindo sua área remanescente total;
– Igreja Matriz;
– Antiga Estação da Leste;
– Antigo prédio da Prefeitura;
– Casa de Maria de Lourdes Athaíde;
– Antigo açougue;
– Prédio onde funcionava o Incra;
– Igreja Catedral
– Edificações localizadas na “antiga Petrolina”.(C.Geral).

Blog do BILL NOTICIAS

VELHICE - Com que idade uma pessoa é considerada "velha"?

  Pesquisadores da Universidade de Stanford chegaram ao nº exato após pesquisas científicas com 4 mil pessoas                               ...