sexta-feira, 22 de junho de 2018

Araripina-PE. Nota da Secretaria Municipal de Comunicação Social

  (C.Geral)
governo municipal de araripina

Tendo em vista o noticiário em torno do lamentável caso de misoginia que envolve quatro brasileiros na Rússia, sendo um deles de nome Luciano Gil Mendes Coelho, a Prefeitura de Araripina informa que o servidor, aprovado em concurso público no ano de 2010, atualmente responde a Inquérito Administrativo pelo motivo de não comparecimento para  xercer as funções de engenheiro civil como servidor público efetivo lotado na Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura. O inquérito está em fase final de conclusão e pede a exoneração do servidor dos quadros do funcionalismo público municipal.
A prefeitura também informa que o servidor Luciano Gil Mendes Coelho, no ano de 2015 – durante a gestão do ex-prefeito Alexandre Arraes (PSB) [2012-2016] – esteve envolvido em investigações da Polícia Federal na operação denominada ‘Paradise’ que apurou o desvio de recursos públicos em obras de escolas nucleadas e quadras poliesportivas oriundas do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação – FNDE, do Ministério da Educação.
Em maio de 2015, a Polícia Federal e a Controladoria Geral da União (CGU) deflagraram a Operação Paradise que apontou o desvio de recursos através de fraudes em sistemas do FNDE. O servidor Luciano Gil Mendes Coelho e outros servidores comissionados do ex-prefeito Alexandre Arraes à época foram conduzidos até a Superintendência da Polícia  ederal no município de Salgueiro/PE para depoimento.
As investigações foram concluídas e o inquérito encontra-se parado há quatro anos no Ministério Público Federal (MPF) na Procuradoria da República em Salgueiro.
Por fim, a Prefeitura de Araripina repudia o ato cometido pelo servidor e externa sua indignação com este fato lamentável de misoginia e machismo.
Secretaria Municipal de Comunicação Social.

Blog do BILL NOTICIAS

Prefeita Josimara busca fortalecimento da agricultura familiar e importantes avanços para a caprinovinocultura do município de Dormentes

  (Via:C.Geral)


Em Recife, onde articulou varias ações para o município, a prefeita de Dormentes-PE,  Josimara Cavalcanti participou de reunião com o Secretário estadual de Agricultura e Reforma Agrária Wellington Batista e com a diretora presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco – IPA Nedja Moura.
Segundo a prefeita o objetivo do encontro foi a busca de expansão, fortalecimento e avanço das ações no campo. “A agricultura familiar é, e sempre será prioridade na gestão Geomarco e Josimara, quem produz os alimentos da mesa dos brasileiros são os agricultores”, pontuou.
Posteriormente, na sede do IPA, Josimara reuniu-se com o Diretor de extensão Rural Albérico, novamente com a presença da diretora presidente da instituição Nedja Moura, onde a pauta foi a busca de meios para implantação de um laboratório de inseminação no município de Dormentes e o apoio para reconhecer com registro oficial a raça Berganês, desenvolvida por criadores do município.
Ficou acertado que o Governo do Estado de Pernambuco, disponilibilizará o médico veterinário Dr. Paulo Nogueira, que ficará a disposição dos produtores de Berganês, ele que é especializado na área, para fazer o acompanhamento e assistência técnica no estudo da genética do ovino, o que é fundamental para conclusão da última etapa para reconhecimento da raça”, afirmou Josimara.
Josimara disse ainda que irá convocar uma reunirão com a Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos de Dormentes – ASCCOD, Associação Brasileira dos Criadores de Ovinos Berganês – ABCOB, Sindicato dos Trabalhadores Rurais – STF e a sociedade em geral no intuito de unir forças para a realização deste grande sonho de Dormentes. (Ascom).

Blog do BILL NOTICIAS

BRIAN MIER: TEM UM BILIONÁRIO CONTROLANDO O ACESSO DO POVO ÀS NOTÍCIAS

Brian Snyder/Reuters | Editora Brasil 247

Os jornalistas Paulo Moreira Leite e Brian Onew participaram de um debate com o deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS), sobre a propagação das Fake News, seu combate, e a importância da liberdade de imprensa.

Entenda o caso
O debate sobre as fake news ganhou grande repercussão no Brasil após o Facebook contratar duas agências de verificação de notícias para selecionar os conteúdos que circulam na rede. A Agência Lupa, ligada ao bilionário João Moreira Salles, e a Agência "Aos Fatos".
Após a implantação do sistema, diversos sites progressistas denunciam que seus conteúdos foram suspensos do Facebook e contestam o caráter imparcial de avaliação das agências de verificação.
Ascendendo ainda mais o debate, o ministro Luiz Fux, membro do STF e TSE, afirmou que, durante o período eleitoral, uma comissão de jornalistas será criada para avaliar os conteúdos publicados nas redes sociais, podendo gerar sanções judiciais aos grupos de comunicação que supostamente propagarem notícias falsas.
"Liberdade de imprensa é fundamental"
Contrário ao modelo imparcial de checagem de notícias, Moreira Leite afirma que é com o debate plural e liberdade de imprensa que as fake news serão desconstruídas. "Que cada um defenda sua versão até que a mentira se desmascare, só não podemos tolerar a censura", defende. 
O jornalista Brian Mier explica a origem das fake news. "Nas eleições de 2016, o partido Democratas começou a usar o termo "fake news", para justificar a razão de Hillary Clinton ter perdido a presidência para o republicano Donald Trump", relata.
"Os democratas afirmaram que, para beneficiar os republicanos, o governo russo investiu em agencias para difundir falsas notícias sobre Hillary Clinton", relembra Mier.

Mier conta que os democratas, em conjunto com outros grandes grupos hegemônicos de comunicação dos EUA, reclamaram ao Facebook a propagação das falsas notícias, culminando na ação da rede social alterar seus algoritmos. Gerando grandes prejuízos.
"Após a mudança de algoritmos, o tráfego das páginas de esquerda nos EUA caiu. O site Alternet, por exemplo, perdeu 63% da sua audiência em uma semana", narra Mier, que possui naturalidade estadunidense.
Brian condena a checagem do Facebook, argumentando que tal mudança é uma forma de controle social. "Hoje, a maioria das pessoas acessam as notícias pelo Facebook, e um bilionário (Mark Zuckerberg, CEO da rede social) controla o acesso à essas noticias de forma parcial", denuncia.(247).


Blog do BILL NOTICIAS

Condomínios e hipermercados de Juazeiro precisam ficar atentos a projeto de circulação, alerta CSTT

Foto: Ascom PMP/divulgação


Representantes da Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT) reuniu ontem (21), em Juazeiro (BA), os representantes de condomínios e hipermercados da cidade. A reunião foi conduzida pelo diretor operacional, Marcos Cardoso, e o gerente de Engenharia de Tráfego Abner Vasconcelos.
O objetivo do encontro foi detalhar a esse pessoal sobre o projeto de circulação. “De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), no Artigo 93, nenhum projeto de edificação que possa transforma-se em polo atrativo poderá ser aprovado sem prévia anuência do órgão ou entidade com circunscrição sobre a via, e sem que do projeto conste área para estacionamento e indicação das vias de acesso adequadas. Não podemos atender ocorrências de trânsito em condomínios e estacionamentos de hipermercados sem que antes haja a aprovação do projeto de circulação do local”, informou Cardoso.
Já Abner orientou sobre o procedimento para a realização do projeto. “É preciso esclarecer que não há uma obrigatoriedade para a realização do projeto, porém há consequências. De acordo com a Lei, nossos fiscais não poderão atuar nos empreendimentos residenciais ou comerciais que não tiverem o projeto“, ressaltou o gerente.
Na oportunidade Cátia Patrícia de Figueiredo Oliveira representou o Condomínio Park Centenário e avaliou a reunião como positiva. “Achei muito interessante esse canal de diálogo que a Companhia abriu com os responsáveis pela gestão de condomínios. O órgão nos convidou para tratar sobre um problema e já nos apresentou uma solução”, declarou. Com informações da assessoria da PMP.

Blog do BILL NOTICIAS

Agricultores familiares de Araripina, Bodocó e Ouricuri recebem mais de 1 mil títulos do Governo de Pernambuco


Documentos, que garantem a posse definitiva da terra, são frutos do trabalho realizado pelo Instituto de Terras e Reforma Agrária do Estado (Iterpe), em parceria com a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) e com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra)
As famílias rurais que vivem da agropecuária na região do Araripe foram beneficiadas com a entrega de 1.016 títulos de domínio já registrados em cartório, durante solenidades promovidas pelo Governo do Estado. Desse total, 547 títulos contemplaram famílias de agricultores de Bodocó; 203 de Araripina e 266 de Ouricuri, representando o avanço do trabalho de Regularização Fundiária das áreas rurais desses municípios e mais segurança jurídica das posses dos imóveis, permitindo a permanência dos trabalhadores e das trabalhadoras do campo na terra.
“Com a força do nosso trabalho vamos continuar avançando em parceria com os municípios, levando títulos que permitem a segurança jurídica aos agricultores da posse da terra e muitas outras ações estruturantes que garantem o desenvolvimento rural em Pernambuco”, afirmou o governador Paulo Câmara durante as solenidades de entregas dos títulos.
A partir dos títulos de acesso à terra em mãos, os agricultores e agricultoras conseguem ter a segurança jurídica de viver no imóvel rural porque passam a ter o direito do domínio da terra. Somente a partir do documento em mãos é que podem buscar créditos junto aos agentes financeiros para potencializar sua produção. Em Pernambuco, o Governo do Estado já garantiu, de 2015 até o momento, mais de 9 mil títulos de domínio, documento com o qual o posseiro passa a ser proprietário e o título é entregue somente após o registro no cartório.
Avanço da Regularização Fundiária no Araripe
As ações de Regularização Fundiária Rural no Sertão do Araripe são realizadas pelo Iterpe, órgão vinculado à Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária do Estado, executas através da Unidade Regional da Instituição, que tem sede em Ouricuri. A realização do trabalho contempla uma série de etapas que envolvem ações de fotocadastro e georreferenciamento (medição), na qual foi executada em parceria com o Governo Federal, e cadastramento socioeconômico dos beneficiários, além de procedimentos jurídicos que auxiliam os agricultores a regularizarem seus imóveis rurais.
“A Regularização Fundiária é uma política pública que possibilita às famílias rurais exercerem a posse em terras públicas integrantes do patrimônio fundiário do Estado de Pernambuco. É a partir do resultado das ações dessa política que agricultores e agricultoras recebem o Título de Domínio e passam a ter o direito da posse. São ainda beneficiadas pelas ações as pessoas que comprovem que o imóvel rural possui registro imobiliário há mais de quinze anos, considerado um dos requisitos para receberem o Título de Reconhecimento de Domínio”, explicou o presidente do Iterpe, André Negromonte.
“A posse é uma situação de fato, é a mera ocupação do imóvel rural, e existe independentemente da existência de algum documento. Assim, a pessoa que não tem o título (registro imobiliário), mas tem o imóvel rural como seu, exerce sobre ele apenas a posse. Muitas famílias rurais possuem apenas contratos de compra e venda, mas não tem o registro imobiliário, sendo, portanto, meras possuidoras. ‘Só é dono quem registra o imóvel’, assim, a propriedade é a situação de direito, isto é, ocorre a partir do registro imobiliário do título. Quem tem o título registrado em cartório é o verdadeiro dono do imóvel rural”, esclareceu o assessor jurídico do Iterpe, Lucas Brandão.
Com essa entrega, o Governo do Estado garantiu em Pernambuco, de 2015 até o momento, mais de 12 mil títulos de acesso à terra gratuitos e já registrados em cartório, entre títulos de propriedade/domínio e de Concessão de Direito Real de Uso.

Blog do BILL NOTICIAS

JUSTIÇA Defesa de Lula nega pedido de prisão domiciliar para o ex-presidente

Lula está preso na sede da Polícia Federal em Curitiba desde 7 de abril e terá um recurso apreciado 
pela Corte na terça-feira

O ex-presidente foi condenado a 12 anos e um mês de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro
(foto: Nelson Almeida/AFP)
O ex-presidente foi condenado a 12 anos e um mês de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro (foto: Nelson Almeida/AFP)

Em nota distribuída à imprensa na noite dessa quinta-feira (21/6), a defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva negou que irá solicitar ao Supremo Tribunal Federal (STF) que o petista passe a cumprir prisão domiciliar. Lula está preso na sede da Polícia Federal em Curitiba desde 7 de abril e terá um recurso apreciado pela Corte na terça-feira (26/6).

"O ex-presidente Lula está pedindo nos recursos dirigidos aos Tribunais Superiores o restabelecimento de sua liberdade plena porque ele jamais praticou qualquer ato ilícito", diz o texto assinado pelo advogado Cristiano Zanin Martins. "A defesa de Lula não apresentou ao STF ou a qualquer outro Tribunal pedido de prisão domiciliar."

O ex-presidente foi condenado a 12 anos e um mês de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do triplex no Guarujá (SP).(DP).



Blog do BILL NOTICIAS

Prefeitura inicia construção de adutora que beneficiará 130 famílias da zona rural de Ouricuri

  (C.Geral)


A prefeitura de Ouricuri através do Programa Obra da Semana realiza mais uma importante tarefa no sentido de dar mais qualidade de vida aos ouricurienses.
O prefeito Ricardo Ramos esteve na manhã dessa segunda-feira(18), na comunidade do sítio Garrote em companhia do representante da empresa executora de obras nos sítios Garrote e Baixio, o Sr. Aureliano, o objetivo da visita foi ver de perto o inicio dos serviços da adutora com mais 12 mil metros de tubulação que vai beneficiar 130 famílias com água nas torneiras de suas residências .
A nossa gestão é feita de parcerias, visando sempre à melhoria de vida do nosso povo, por isso, acolhemos o pedido da comunidade, e a prefeitura de Ouricuri fará de tudo para agilizar o mais rápido possível a realização da obra”, disse Ricardo Ramos.
Essa ação visa atender as demandas de distribuição de água às várias famílias da comunidade, garantindo assim mais qualidade de vida aos moradores que passarão a receber água tratada.
Esse abastecimento é uma reivindicação antiga dos moradores da localidade, em especial do Sr. Pedrinho que lutou, incansavelmente, para que essa ação fosse concretizada. (Ascom).

Blog do BILL NOTICIAS

Solidariedade.Familiares de seu Raimundo Robério de Petrolina fazem campanha para conseguir doação de sangue

        (Via: C.Geral)

A família do senhor Raimundo Robério Granja, 59 anos, residente no bairro Cohab Massangano, está fazendo uma campanha que visa conseguir doadores de sangue dos tipos sanguíneos A- e O- para o mesmo, que encontra-se internado já há uns 15 dias, no Hospital Regional, na cidade de Juazeiro-Ba.
A família se compromete em ir buscar e deixar o doador em casa. Por tanto, quem puder doar ou conhecer quem possa fazer essa doação, é só entrar em contato com o sobrinho do senhor Raimundo, no número 87 8872 7504, falar com Wellington.
Seja doador !!
Doar sangue é mais do que ajudar, é simplesmente doar uma vida a uma pessoa que precisa.
Raimundo Robério foi para o hospital há 15 dias atrás depois de passar mal em casa, chegando na unidade médica foi detectado um problema no fígado. Ele precisa fazer outros exames e para isso necessita de mais sangue.

Blog do BILL NOTICIAS

Paulo Câmara: 'Não vou decidir vaga de Senado e vice agora'

Por: Blog da Folha
Paulo Camara entrega o 3º Premio Ariano Suassuna de Cultura Popular e Dramaturgia
Paulo Camara entrega o 3º Premio Ariano Suassuna de Cultura Popular e DramaturgiaFoto: Hélia Scheppa/S


O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), afirmou, nesta quinta-feira (21), que não vai decidir vaga para o Senado ou para vice agora, mas "no momento certo". A fala do gestor ocorre após anúncio de rompimento do clã Ferreira, que deve integrar a Frente das Oposições, que terá o senador Armando Monteiro Neto (PTB) na cabeça de chapa. De acordo com Câmara, o PSC, do deputado federal André Ferreira quer antecipar o debate.

"O PSC quer antecipar um debate que a gente não vai fazer agora. Tenho que governar Pernambuco, tenho que fazer a administração correr e não vou decidir vaga de Senado, vaga de vice-governador agora. Vamos decidir no momento certo, conversando, sentando na mesa e não soltando nota", declarou o governador após a entrega do Prêmio Ariano Suassuna de Cultura Popular e Dramaturgia, no Palácio do Campo das Princesas.

Questionado sobre o Solidariedade, que faz parte da base governista, mas que estaria insatisfeita com a perda de espaço na gestão, Paulo Câmara afirmou que "tem conversado muito" com a legenda. "Quanto ao Solidariedade, eu desconheço, pelo contrário, a gente tem conversado muito com o Solidariedade e os movimentos todos que nós fazemos são de valorização desse partido que está presente nessas discussões conosco", avaliou o socialista.

Indagado se pleneja dar mais espaço para os partidos da base no Governo, Paulo Câmara afirmou que "o momento é de conversar". "De ver o que falta. Tenho muito o que fazer ainda até dezembro e eu tô com a ajuda de quem quer me ajudar. Vários partidos da base têm indicado pessoas que têm nos ajudado a governar Pernambuco. Estou muito satisfeito com essas indicações", disse.

Com informações de Marcelo Montanini, da editoria de Política.


Blog do BILL NOTICIAS

TIJOLAÇO: GEÓLOGA DA PETROBRAS DIZ QUE CONGRESSO BRASILEIRO SAQUEIA SEU PRÓPRIO PAÍS

WILTON JUNIOR

Com base em artigo da geóloga Ana Patrícia Laier, o blog Tijolaço aponta como o congresso nacional age contra o próprio país ignorando o volume de reservas que está em jogo na seção às empresas estrangeiras. A geóloga afirma que há uma discrepância de 15 bilhões de barris de petróleo desde a capitalização da Petrobras, em 2010, para os dias de hoje, quando se pode verificar o verdadeiro potencial da área do campo de Búzios.

O Tijolaço diz que “Trata-se, essencialmente, de áreas do campo de Búzios (antes conhecido como Franco) e ainda a de outros que, somadas, representam um potencial de extração de cerca de 20 bilhões de barris. Isso é mais do que temos, hoje, em reservas de petróleo certificadas. No negócio da capitalização, a União vendeu à estatal o direito de explorar o mínimo que se estimava na época, 5 bilhões de barris, com a revisão de que jazidas excedentes pudessem ser adjudicadas à Petrobras pelo regime de partilha, dividindo com o governo brasileiro o que viesse a ser produzido a mais.”
O blog ainda aponta que os estudos na área avançaram e que os números foram modificados: “(...) viu-se à medida em que os estudos sísmicos e os poços pioneiros avançavam, era muito mais: quadruplicou a expectativa dos reservatórios de óleo. E, com ela, a expectativa de ganhos para o Estado brasileiro, algo em torno de 650 bilhões de reais.”(247).
Leia mais aqui.

Blog do BILL NOTICIAS

Bicicletas irão auxiliar o trabalho dos catadores na coleta de lixo em Juazeiro

Bicicletas SAAE coleta

O Serviço de Água e Saneamento Ambiental – SAAE adquiriu três bicicletas cargueiras para facilitar o trabalho dos servidores que recolhem o lixo das lixeiras do centro. O trabalho dos catadores ciclistas é o de retirar o lixo das lixeiras, colocar em sacos apropriados e deixar em local seguro para que os caminhões compactadores façam a devida coleta.
Mais de 300 lixeiras já foram instaladas no centro da cidade e diversos bairros de Juazeiro visando melhorar cada vez mais a limpeza em toda a cidade. Além das lixeiras comuns foram instaladas também conjuntos para a coleta seletiva, incentivando a devida separação do lixo.
Com as novas bicicletas os catadores terão mais agilidade na coleta, como atesta Orlando Bispo dos Santos. “Agora o serviço renderá mais, pois teremos mais facilidade no deslocamento. Eu andava na minha própria bicicleta que já estava nas últimas, mas agora com esta nova cargueira o serviço fica melhor”, disse. (Ascom).

Blog do BILL NOTICIAS

SUPREMO Lewandowski desmente notícia falsa sobre Lula durante sessão do STF

Informação dizia que sessão sobre pedido 
de liberdade seria secreta
  Por: Agência Brasil
 (Foto: Agência Brasil)

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski desmentiu hoje (21) o conteúdo de uma notícia falsa (fake news) divulgada nas redes sociais.

Durante o julgamento sobre a validade da veiculação de programas humorísticos durante as eleições, o ministro confirmou que a sessão da Segunda Turma que vai julgar o pedido de liberdade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na terça-feira (26), será pública, e não secreta, como foi divulgado falsamente.

Ao final da sessão, o ministro, que é presidente do colegiado que julgará Lula, leu uma postagem que circula pelas redes sociais. A mensagem afirmava que ele teria determinado a realização de uma sessão fechada para julgar o caso.  A mensagem continha erros de português e dizia ainda que seria a primeira vez, desde a criação da TV Justiça, que a sessão não seria transmitida.

Ao comentar o caso, Lewandowski disse que as sessões são abertas ao público e que não vai se intimidar pela divulgação da notícia falsa. As sessões das duas turmas da Corte não são transmitidas porque ocorrem simultaneamente às terças-feiras. Somente as que ocorrem no plenário, às quartas e quintas-feiras, podem ser acompanhadas ao vivo pela internet, Rádio Justiça e TV Justiça.

"Eu quero aproveitar a oportunidade para desmentir categoricamente essa fake news e dizer que nossas sessões da Segunda Turma são públicas, o acesso à imprensa é absolutamente franqueado, sem nenhuma restrição, e dizer àqueles que divulgaram essa fake news que elas não só não me intimidam, como reforçam a minha firme intenção de cumprir a Constituição e as leis do país", afirmou.

Na próxima terça-feira (26), a Segunda Turma do STF vai se reunir para julgar um pedido para suspender a condenação do ex-presidente. Se a condenação for suspensa, como pedem os advogados de defesa, o ex-presidente poderá deixar a prisão imediatamente e também se candidatar às eleições.

Na petição enviada ao Supremo, a defesa do ex-presidente alega que há urgência na suspensão da condenação, porque Lula é pré-candidato à Presidência e tem seus direitos políticos cerceados diante da execução da condenação, que não é definitiva.

Entretanto, fora do STF, Lula corre o risco de ser enquadrado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na Lei da Ficha Limpa, que impede a candidatura daqueles condenados por um colegiado - como é o caso do TRF-4. 

Além de Lewandowski, fazem parte da Segunda Turma do STF os ministros Edson Fachin, Gilmar Mendes, Dias Toffoli e Celso de Mello.


Blog do BILL NOTICIAS

Nível da Barragem de Sobradinho prossegue tendência de queda, diz Chesf

  (Via: C.Britto)

A tendência de redução no nível da Barragem de Sobradinho, norte da Bahia, continuará para este resto de mês e início de julho, apontou mais um boletim da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf).
Neste final de semana o reservatório deve atingir 35,05% de sua capacidade, no domingo (24). Já no primeiro dia de julho, o volume deverá ficar em 34,53%.

Blog do BILL NOTICIAS

VELHICE - Com que idade uma pessoa é considerada "velha"?

  Pesquisadores da Universidade de Stanford chegaram ao nº exato após pesquisas científicas com 4 mil pessoas                               ...