sábado, 25 de janeiro de 2025

Brasileiros cantam hino e batem palmas após governo determinar retirada de algemas

Após enfrentarem deportação em condições humilhantes, grupo é resgatado pelo governo brasileiro, que desautorizou o uso de algemas e correntes.


(Foto: Reprodução MJ)


Brasileiros deportados dos Estados Unidos desembarcaram em Manaus (AM) em uma aeronave que marcou um momento de alívio e emoção. Após enfrentarem a deportação com uso de algemas e correntes, o governo brasileiro garantiu o resgate do grupo, desautorizando práticas de contenção consideradas degradantes.

Um vídeo divulgado pelo Ministério da Justiça capturou a comoção do momento. Nas imagens, os deportados cantam o hino nacional em uníssono, simbolizando o alívio de estarem de volta ao país. Em outro trecho, os passageiros vibram e aplaudem ao serem informados por um representante da Polícia Federal de que seguiriam o restante da viagem em uma aeronave do Brasil, sem as restrições impostas anteriormente.

A aeronave que transportava o grupo fez uma conexão em Manaus antes de seguir para Belo Horizonte (MG), destino final dos passageiros. Por determinação do ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, o uso de algemas e correntes foi proibido, e os deportados foram transferidos para uma aeronave das Forças Armadas para concluir o trajeto com dignidade.

Este voo marcou a chegada do primeiro grupo de deportados brasileiros ao país após a posse do ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump, cuja política migratória foi marcada por discursos e ações duramente críticos aos imigrantes.

O episódio evidencia os desafios enfrentados pelos brasileiros no exterior e destaca o compromisso do governo em assegurar o respeito aos direitos de seus cidadãos, mesmo em contextos adversos. - 247.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Brasileiros deportados pelos EUA chegaram algemados ao Brasil, informa a PF

 

Segundo a PF, os brasileiros foram imediatamente liberados das algemas

                      
                     Conteúdo postado por: Otávio Rosso
(Foto: Reprodução)

A Polícia Federal informou que os brasileiros deportados pelo governo de Donald Trump, dos Estados Unidos, chegaram algemados ao Brasil. A corporação recebeu a aeronave em Manaus após apresentar problemas técnicos. O pouso estava previsto para acontecer em Confins, Minas Gerais.

Segundo a PF, os brasileiros foram imediatamente liberados das algemas “na garantia da soberania brasileira em território nacional e dos protocolos de segurança”.  Após determinação do presidente Lula (PT) e do ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, os agentes proibiram que os deportados fossem detidos pelos americanos novamente.

Os passageiros foram acolhidos e acomodados na área restrita do aeroporto. No local, receberam bebida, comida, colchões e foram disponibilizados banheiros com chuveiros. Por determinação de Lula, uma aeronave da Força Aérea Brasileira transportará os brasileiros para o Aeroporto de Confins, em Belo Horizonte, na tarde deste sábado. Eles serão acompanhados e protegidos pelos militares da FAB e policiais federais brasileiros. De acordo com relatos, os passageiros “choraram de emoção” ao saberem que seriam transportados pelo governo brasileiro. - 247.



Governo brasileiro determina retirada de algemas de deportados dos EUA

 Passageiros vão embarcar em avião da FAB em Manaus


                                   Paula Laboissière – Repórter da Agência Brasil*

Casa Branca/Divulgação


O Ministério da Justiça e Segurança Pública determinou a retirada de algemas de brasileiros que foram deportados dos Estados Unidos e que estavam a bordo de uma aeronave norte-americana que pousou em Manaus na noite desta sexta-feira (24).

“Na manhã deste sábado (25), o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, informou o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sobre uma tentativa de autoridades dos Estados Unidos de manter cidadãos brasileiros algemados durante o voo de deportação para o Brasil”, informou o Ministério da Justiça.

Em nota, acrescentou que o ministério tomou conhecimento da situação dos brasileiros pelo diretor-geral da Polícia Federal (PF), Andrei Passos Rodrigues. O voo, que tinha como destino o Aeroporto Internacional de Confins, em Belo Horizonte, precisou fazer um pouso de emergência em Manaus devido a problemas técnicos.

Algemas retiradas

“Por orientação de Lewandowski, a Polícia Federal recepcionou os brasileiros e determinou a autoridades e representantes do governo norte-americano a imediata retirada das algemas”, reforçou o comunicado. “O ministro destacou ao presidente o flagrante desrespeito aos direitos fundamentais dos cidadãos brasileiros”, acrescenta a nota.

Enfatiza que, ao tomar conhecimento da situação, Lula determinou que uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) fosse mobilizada para transportar os brasileiros até o destino final, “de modo a garantir que possam completar a viagem com dignidade e segurança.”

“O Ministério da Justiça e Segurança Pública enfatiza que a dignidade da pessoa humana é um princípio basilar da Constituição Federal e um dos pilares do Estado Democrático de Direito, configurando valores inegociáveis”, concluiu a pasta no comunicado.

Também em nota, a Polícia Federal confirmou que os 88 brasileiros que estavam a bordo da aeronave norte-americana com outros deportados dos Estados Unidos chegaram a Manaus algemados.

“Os brasileiros que chegaram algemados foram recebidos e imediatamente liberados das algemas pela Polícia Federal, na garantia da soberania brasileira em território nacional e dos protocolos de segurança em nosso país. A Polícia Federal proibiu que os brasileiros fossem novamente detidos pelas autoridades americanas.”

“Os passageiros foram acolhidos e acomodados na área restrita do aeroporto. No local, receberam bebida, comida, colchões e foram disponibilizados banheiros com chuveiros”, detalha a nota.

Por determinação da Presidência da República, uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) transportará os brasileiros para o Aeroporto de Confins, em Belo Horizonte, na tarde deste sábado.

Os brasileiros serão acompanhados e protegidos pelos militares da FAB e policiais federais brasileiros.

FAB

A FAB informou que uma aeronave KC-30 foi destacada, após solicitação do governo federal, para prestar apoio aéreo a passageiros deportados oriundos dos Estados Unidos que aguardam o término do traslado em Manaus.

A aeronave, segundo a FAB, decolou da Base Aérea de Brasília às 13h, com pouso previsto para 14h30 no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus. “O tempo de solo em Manaus dependerá de trâmites diversos a serem realizados pelos órgãos competentes”.

De acordo com o comunicado, a FAB vai disponibilizar profissionais de saúde para realizar o acompanhamento dos passageiros deportados – durante o trajeto até o destino final, o Aeroporto Internacional de Confins, em Belo Horizonte.

Entenda

As operações de deportação em massa de imigrantes ilegais tiveram início poucos dias após o início do mandato do presidente norte-americano Donald Trump. Na noite da última quinta-feira (23), 538 pessoas foram detidas e centenas foram deportadas em operação anunciada pela Casa Branca.

“A administração Trump deteve 538 imigrantes ilegais criminosos”, anunciou a porta-voz Karoline Leavitt, acrescentando que centenas foram deportados em aviões do Exército norte-americano. “A maior operação de deportação em massa da história está em curso”, disse.

Ao longo da campanha presidencial, Trump prometeu conter a imigração ilegal no país, cenário classificado por ele como “emergência nacional”. Logo em seu primeiro dia na Presidência dos EUA, o republicano assinou ordens executivas destinadas a impedir a entrada de imigranteS nos Estados Unidos.

*Com informações da RTP.


BLOG DO BILL NOTICIAS



segunda-feira, 20 de janeiro de 2025

Chuvas intensas colocam diversas regiões do país em alerta

 

Segundo o Inmet, uma faixa que se estende do Amapá ao Rio Grande do Sul, passando por mais de 20 estados, tem previsão de altos volumes de precipitação


Itajaí (SC) (Foto: Reprodução (G1))



Fabíola Sinimbú - Repórter da Agência Brasil

Grande parte do país está em alerta de potencial perigo para chuvas intensas neste domingo (19), segundo previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Uma faixa que se estende do norte do Amapá ao sudoeste do Rio Grande do Sul, passando por 21 estados e pelo Distrito Federal, tem previsão de altos volumes de chuvas e ventos intensos.

A formação de sistema de baixa pressão na Região Sul do país tem intensificado as chuvas nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, onde o alerta é de perigo. No noroeste, sudoeste e em parte do centro do Rio Grande do Sul, há risco de vendaval, com ventos variando entre 60 e 100 quilômetros por hora (km/h) até as 18 horas deste domingo.

A formação de uma ampla área de baixa pressão deve originar um ciclone que se intensificará, cruzará o estado e se deslocará para o oceano entre a noite de domingo e a segunda-feira (20).

Estão previstas pancadas de chuva forte com trovoadas e volumes superiores a 50 milímetros em 24 horas. Também podem ocorrer queda de granizo e rajadas de vento acima de 80 km/h entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Essa instabilidade se deslocará para o norte de Santa Catarina e o Paraná, na tarde da segunda-feira, atingindo também parte do litoral gaúcho, até perder força durante a noite. Em Porto Alegre a temperatura máxima será de 33 graus Celsius (ºC), e a mínima, de 23ºC.

Em Brasília, a previsão também é de céu com muitas nuvens e pancadas de chuva isoladas. A máxima será de 28ºC, e a mínima, de 18º. Em Salvador, a previsão é de muitas nuvens com chuva isolada e temperatura que varia de 23ºC a 29º.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Trump afirma que vai restaurar ordem e patriotismo e celebra a volta do TikTok em discurso na véspera da posse

 

"Gostamos de vencer, não é? Vamos tornar o país melhor do que nunca antes", disse ele


Trump faz discurso na véspera da posse (Foto: Reuters)


A cidade de Washington, capital dos Estados Unidos, foi palco de um discurso carregado de promessas no fim desta tarde, quando o presidente eleito Donald Trump reuniu milhares de apoiadores na Capital One Arena para um comício na véspera de sua posse para o segundo mandato. Trump afirmou que conseguiu a vitória “mais épica” da história dos Estados Unidos e garantiu que está pronto para "restaurar a ordem e o patriotismo" no país, enquanto rejeita políticas progressistas. "Vamos trazer de volta a lei e a ordem às cidades americanas, restaurar o patriotismo nas escolas e tirar as políticas da esquerda radical do governo", declarou, arrancando aplausos efusivos.

O evento refletiu a força da base de Trump. Ele destacou a importância de seus seguidores, afirmando que suas vitórias não seriam possíveis sem eles. “Estamos indo fazer a América grande novamente”, proclamou, recebendo uma ovação do público. Em seguida, ele celebrou a volta do TikTok, aplicativo chinês que poderia ser banido nos Estados Unidos. “O TikTok voltou!", disse ele.

Trump também comemorou seus resultados eleitorais, listando os estados onde superou a atual vice-presidente Kamala Harris, em uma narrativa que buscou reforçar seu legado e energizar seus apoiadores. "Vencemos", disse, acrescentando com humor: "Gostamos de vencer, não é? Vamos tornar o país melhor do que nunca antes."

A multidão, repleta de símbolos como bonés "Make America Great Again" e bandeiras americanas, expressava um espírito de celebração e esperança. "Estou emocionado por estar de volta na véspera de ‘recuperar nosso país’", afirmou Trump. - 247.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Trump promete acabar com a guerra na Ucrânia e evitar a Terceira Guerra Mundial

 

Presidente eleito dos Estados Unidos diz que o mundo chegou muito perto do conflito nuclear

Donald Trump (Foto: REUTERS/Jeenah Moon)


O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), disse neste domingo (19) que pretende acabar com a guerra na Ucrânia e evitar a Terceira Guerra Mundial.

"Eu acabarei com a guerra na Ucrânia, acabarei com o caos no Oriente Médio e impedirei que a Terceira Guerra Mundial aconteça - e você não tem ideia de quão perto estamos", disse ele durante comício em Washington, capital norte-americana.

A eleição presidencial nos Estados Unidos foi realizada em 5 de novembro de 2024. O republicano Donald Trump, presidente entre os anos de 2017 e 2021, venceu, derrotando a ex-candidata democrata Kamala Harris. A cerimônia de posse está agendada para esta segunda-feira (20).

Entenda o conflito

putin-zelensky-forcas-russia-ucrania
Presidentes Vladimir Putin (Rússia) e Volodymyr Zelensky (Ucrânia) mais tropas russas em solo ucraniano ao fundo. Foto: Reuters

A Rússia lançou a "Operação Militar Especial" na Ucrânia em fevereiro de 2022. As autoridades russas afirmam que a ofensiva tem como objetivo proteger a população russa submetida a genocídio pelo regime de Kiev. Moscou declara que é necessário remover forças militares e elementos neonazistas da Ucrânia para alcançar esses objetivos.

As autoridades da Ucrânia negam associações ao nazismo, afirmando que a política do país é completamente livre de fascistas. Kiev argumenta que a invasão russa é uma guerra de agressão e de expansão imperialista.

A Rússia anexou quatro regiões ucranianas parcialmente ocupadas em outubro de 2022. Em agosto de 2024, a Ucrânia invadiu o território russo e iniciou uma ocupação limitada. Diversos países, especialmente da Otan (Aliança do Tratado do Atlântico Norte), forneceram assistência militar e financeira para a Ucrânia e implementaram sanções contra a Rússia. Irã e Coreia do Norte auxiliaram, em diferentes níveis, as Forças Armadas da Rússia.

Mais de 12.300 civis foram mortos desde a invasão da Rússia há quase três anos, disse uma autoridade da ONU em janeiro. Moscou contesta as cifras.

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva apresentou, em conjunto com a China em maio de 2024, uma proposta para negociações com o objetivo de promover uma solução diplomática para a crise ucraniana.

Guerra na Ucrânia
Um soldado tira uma foto de seu companheiro enquanto ele posa ao lado de um tanque russo destruído e veículos blindados, em meio à invasão da Rússia na Ucrânia em Bucha, na região de Kiev, Ucrânia. Foto: Zohra Bensemra / Reuters

Exercícios físicos ajudam a prevenir, tratar e se recuperar de câncer

 Recomendação é do Instituto Nacional de Câncer


                                 Francielly Barbosa - Estagiária da Agência Brasil *

Francielly Barbosa - Estagiária da Agência Brasil *

O Instituto Nacional de Câncer (Inca), órgão vinculado ao Ministério da Saúde (MS), ressalta a importância das atividades físicas para prevenção e controle de câncer em comunicado divulgado na última semana. Alinhado à Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer (PNPCC), o instituto destaca que os exercícios físicos são benéficos tanto para a saúde mental quanto coletiva, além de contribuírem para o bem-estar, a qualidade de vida, a socialização, a ampliação de autonomia e a participação social.

A prática regular de exercícios, segundo recomenda o Inca, pode levar à redução do risco de diversos tipos de câncer, como os de mama, próstata, endométrio, cólon e reto. 

O estímulo à atividade física, no entanto, não deve partir apenas dos pacientes. 

Para o coordenador de Prevenção e Vigilância do Inca, Fábio Carvalho, a inovação da divulgação é justamente enfatizar o que a literatura científica traz em relação ao potencial da atividade física para a saúde em geral, não só relacionada ao câncer. Com a divulgação, o documento ajuda a desmistificar o senso comum de que o repouso é a melhor estratégia para pacientes oncológicos. 

“O que o posicionamento está destacando também é que existem políticas públicas do Sistema Único de Saúde (SUS) que oferecem atividades físicas para a população brasileira”, observa. “Além disso, nas unidades de saúde, outros profissionais, como fisioterapeutas, nutricionistas e enfermeiros, podem aconselhar sobre o tema e apoiar as pessoas a adaptarem a atividade física à sua realidade, de acordo com o local onde moram e o ritmo de trabalho que possuem”.

Números

No Brasil, conforme dados do MS com base nos Registros de Câncer e no Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM/MS), houve 71.730 casos novos de câncer de próstata, 21.970 de cólon e reto e 18.020 de traqueia, brônquios e pulmões em homens em 2023. Entre as mulheres, foram 73.610 casos novos de câncer de mama, 23.660 de cólon e reto e 17.010 de colo do útero no mesmo período. 

Os dados do ministério mostram ainda a quantidade de óbitos por localização primária do tumor em 2021. Em homens, o câncer de próstata registrou 16.300 mortes, o de traqueia, brônquios e pulmões, 15.987, e o de cólon e reto 10.662 . A situação se mantém semelhante entre as mulheres, com 18.139 mortes por conta do câncer de mama, 12.977 por câncer de traqueia, brônquios e pulmões e 10.598 por câncer de cólon e reto. 

“Especificamente para as pessoas em tratamento de câncer, a atividade física tem potencial tanto de reduzir a mortalidade específica por alguns tipos de câncer, como também de contribuir no controle dos sintomas, como, por exemplo, a fadiga oncológica, sintoma comum para quem está em tratamento”, pontua Carvalho.

Segundo o coordenador, manter o corpo em movimento melhora igualmente a qualidade de sono e o estado psicossocial — conjunto de necessidades sociais, emocionais e de saúde mental — dos pacientes. “De forma geral, a atividade física contribui tanto na prevenção, para evitar que um caso de câncer surja, quanto para ajudar quem está em tratamento ou após ele”, acrescenta. No estudo Estimativa 2023 - Incidência de Câncer no Brasil, o Inca alertava para o surgimento de 704 mil casos novos de câncer no país por ano até 2025, com destaque para as regiões Sul e Sudeste, que concentram cerca de 70% da incidência da doença.

Adaptações

No posicionamento divulgado no início deste ano, o Inca enfatiza que a atividade física, quando adaptada às condições específicas de cada indivíduo, é segura e eficaz para pacientes em diferentes estágios de tratamento. “É absolutamente relevante que a equipe de saúde que já acompanha o caso esteja ciente de que a pessoa vai fazer atividade física, preferencialmente com acompanhamento de um profissional de educação física ou de um fisioterapeuta”, enfatiza Carvalho. 

Para os pacientes mais vulneráveis economicamente, que não têm a possibilidade de serem acompanhados por equipes especializadas, o coordenador indica que simples ações no dia a dia podem ajudar. 

“Se a pessoa não tiver acesso a esse profissional, ela pode ter opções fisicamente mais ativas no dia a dia. Por exemplo, caminhar um pouco mais, trocar o carro em trechos pequenos, como para ir à padaria ou ao mercado perto de casa, por ir andando. Tudo isso vai trazer benefícios”, recomenda Carvalho.

“Se for possível, a partir do estágio de tratamento e do acesso que a pessoa tiver, frequentar uma atividade física sistematizada, como uma academia ou mesmo uma corrida com supervisão, vai ser melhor ainda, mas isso não é condição para ter os benefícios da atividade física. Opções mais fisicamente ativas no dia a dia também ajudam bastante”, defende. 

* Estagiária sob supervisão de Vinícius Lisboa


BLOG DO BILL NOTICIAS

Apresentador Léo Batista morre no Rio de Janeiro, aos 92 anos

Dono de voz marcante, ele enfrentava um câncer no pâncreas

                                     Bruno de Freitas Moura - Repórter da Agência Brasil

TV Globo/Divulgação


O jornalista, locutor e apresentador de televisão Léo Batista morreu neste domingo (19), aos 92 anos. A confirmação foi feita pela TV Globo, emissora onde trabalhou por 55 anos.

Conhecido pela voz marcante ligada a transmissões esportivas, Batista estava internado desde o último dia 6 no hospital Rios D'Or, na Freguesia, zona oeste do Rio de Janeiro. Ele enfrentava um câncer no pâncreas.

Carreira

Nascido em 22 de julho de 1932 em Cordeirópolis, interior de São Paulo, foi batizado como João Baptista Belinaso Neto. Começou a carreira de jornalista, locutor e apresentador em 1947. Ao longo da trajetória profissional, considerou ser conveniente mudar o nome para Léo Batista.

Trabalhou nas rádios de Birigui, de Campinas (SP), e na Difusora de Piracicaba (SP) antes de se mudar para o Rio de Janeiro, em janeiro de 1952, para atuar da rádio Globo como locutor e redator de notícias.

Apesar de ser muito associado ao jornalismo esportivo, uma das mais marcantes notícias lidas por Léo Batista faz parte da história política do Brasil. Em 24 de agosto de 1954, noticiou o suicídio do presidente Getulio Vargas.

Em novembro de 1963, noticiou também o assassinato do presidente americano John F. Kennedy.

Após a passagem pela rádio Globo, trabalhou na hoje extinta TV Rio, onde esteve à frente do Telejornal Pirelli por mais de 13 anos. Teve ainda uma rápida passagem pela antiga TV Excelsior, antes de chegar à TV Globo em 1969.

No canal carioca, participou dos principais telejornais e programas esportivos da casa, como locutor e apresentador. Criou quadros e virou uma das faces e vozes mais conhecidas da emissora.

A última aparição de Léo Batista na televisão foi no dia 26 de dezembro, no programa esportivo vespertino. "Léo Batista trabalhou com o que gostava até praticamente os últimos dias de sua vida", disse a TV Globo em nota.

Repercussão

“A maior referência para todos os jornalistas esportivos do Brasil. Cada gol com sua narração era mais emocionante. Uma voz que ecoava com sutileza em nossos ouvidos”, disse à Agência Brasil o locutor e comentarista Rodrigo Campos, da TV Brasil, emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

“A gente se acostumou a ouvir a voz do Léo Batista”, comenta o radialista Waldir Luiz, da Rádio Nacional, emissora da EBC.

“Léo Batista, sem dúvida alguma, foi um ícone do jornalismo esportivo. Uma pessoa que teve 70 anos de profissão tem que ser respeitada, reverenciada, aplaudida e amada por todos nós que participamos da crônica esportiva”, disse.

O Botafogo de Futebol e Regatas, time por quem Léo Batista torcia, publicou nas redes sociais uma homenagem ao locutor, que chamou de dono de uma voz marcante e atemporal, além de “um marco na história do jornalismo, do esporte e do Botafogo”. 

“Torcedor declarado e sócio desde 1992, Léo sempre exaltou o nome do Clube e ganhou um espaço a mais nos corações alvinegros. Em nossa casa, o [estádio] Nilton Santos, viu a cabine de TV ser batizada com o seu nome e foi ovacionado por milhares de botafoguenses em lindas homenagens. Uma relação de amor, reconhecimento e lealdade”, escreve a publicação.



BLOG DO BILL NOTICIAS

Oriente Médio - Israel anuncia libertação de 90 prisioneiros sob acordo de trégua

 

Multidões entoaram cânticos, celebraram e buzinaram em seus carros quando dois ônibus com os prisioneiros palestinos chegaram à cidade de Beitunia, na Cisjordânia ocupada


                                   Por AFP
Israel anuncia libertação de 90 prisioneiros sob acordo de trégua - Foto: JOHN WESSELS/AFP

O sistema prisional israelense anunciou neste domingo (19, horário de Brasília) que concluiu a libertação de 90 prisioneiros palestinos como parte do acordo de cessar-fogo em Gaza, que entrou em vigor no domingo.

"Todos os terroristas foram libertados da prisão de Ofer e do centro de detenção de Jerusalém", informou o serviço penitenciário em um comunicado divulgado pouco antes de 01h30 (20h30 de domingo em Brasília).

Multidões entoaram cânticos, celebraram e buzinaram em seus carros quando dois ônibus com os prisioneiros palestinos chegaram à cidade de Beitunia, na Cisjordânia ocupada, conforme observaram jornalistas da AFP.

Algumas pessoas subiram no teto do primeiro ônibus e ergueram uma bandeira do Hamas, relataram os jornalistas.


BLOG DO BILL NOTICIAS



sábado, 18 de janeiro de 2025

Prefeitura de Juazeiro abre inscrições para processo seletivo simplificado da Secretaria de Educação

 


A Prefeitura de Juazeiro publicou, no Diário Oficial desta sexta-feira (17), o edital n° 001/2025, referente ao processo seletivo simplificado, que visa atender e manter serviços essenciais da Secretaria de Educação (Seduc). O certame oferece mais de 100 vagas e a formação de cadastro de reserva para funções de nível fundamental, médio e superior, na sede e no interior do município.

As inscrições podem ser realizadas através do endereço eletrônico: https://pss.juazeiro.ba.gov.br/, das 14h de 18 de janeiro, até às 23h59 do dia 23. No ato da inscrição o candidato deve preencher o formulário e enviar toda a documentação que comprove os títulos e experiência profissional em arquivo PDF. A seleção será feita por uma Comissão Coordenadora de Recrutamento de Pessoal, que irá avaliar o currículo de títulos e a experiência profissional dos candidatos.

Entre as funções oferecidas estão agente de portaria, auxiliar de serviços gerais e auxiliar de atendimento educacional especializado (AEE). A contratação terá um prazo de 2 anos, podendo ser renovada por igual período, ou extinta antes do prazo, na hipótese de substituição por servidor efetivo.

Mais informações no edital do processo seletivo, disponível em: https://doem.org.br/ba/juazeiro/diarios/previsualizar/bjmyA5j7

Ascom Seduc/PMJ


BLOG DO BILL NOTICIAS

quarta-feira, 15 de janeiro de 2025

Governo cria bolsa de R$ 1.050 para estudantes de licenciatura

Medida faz parte de programa Mais Professores, de incentivo à docência

                                           Pedro Rafael Vilela - Repórter da Agência Brasil

Pedro Rafael Vilela - Repórter da Agência Brasil


O governo federal lançou nesta terça-feira (14) o Pé de Meia Licenciaturas, uma bolsa mensal de R$ 1.050 para estudantes de graduação que ingressem em cursos de licenciatura via Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Desse valor, o aluno contemplado poderá sacar até R$ 700 por mês. Os outros R$ 350 ficarão depositados em uma poupança e poderão ser sacados após o professor recém-formado ingressar em uma rede pública de ensino e em até cinco anos após a conclusão do curso. A medida faz parte do Programa Mais Professores, que envolve uma série de ações para incentivar e valorizar a docência.

"Esse importante programa é para atrair, estimular e incentivar as pessoas a entrarem nas licenciaturas e permanecer", afirmou o ministro da Educação, Camilo Santana, durante cerimônia de anúncio do programa, no Palácio do Planalto. O Pé de Meia Licenciaturas reproduz a fórmula do programa de mesmo nome destinado a reter estudantes do ensino médio na escola, e que hoje alcança quase 4 milhões de alunos.

No caso da bolsa para estudantes de graduação, ela deve começar a valer a partir de 2025, conforme inscrição dos estudantes no Sisu, que começa na próxima sexta-feira (17). Os alunos aptos a receber a bolsa são aqueles com nota mínima de 650 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que se matriculem em algum curso de licenciatura reconhecido pelo MEC. Ao todo, serão 12 mil vagas nessa primeira etapa e a primeira parcela deve ser paga a partir de abril.

"No último Enem, 19 mil alunos acima de 650 pontos escolheram fazer licenciatura. Apenas 5 mil se matricularam. E desses, os dados mostram que, ao longo dos anos, metade desiste. Então, a gente quer praticamente triplicar o número atual de ingressantes na licenciatura com notas do Enem acima de 650 pontos", explicou o ministro a jornalistas após o evento.

R$ 2,1 mil para professores

Além do apoio financeiro a estudantes de licenciatura, o programa prevê a Bolsa Mais Professores, com apoio financeiro a docentes das redes públicas de ensino da educação básica e que pretende aumentar a atuação em regiões com carência de professores, em medida similar ao Programa Mais Médicos, que contrata profissionais de saúde para regiões desassistidas. O participante receberá uma bolsa mensal no valor de R$ 2,1 mil, mais o salário do magistério, pago pela rede de ensino a qual está vinculado. Além disso, durante o período da bolsa, o professor cursa uma pós-graduação lato sensu com foco em docência. A abertura de inscrições para essa bolsa está prevista para começar no segundo semestre, a partir da adesão das redes de ensino dos estados e municípios, por meio de edital que deverá ser aberto nos próximos dias.

"Quem dá aula na periferia das grandes metrópoles desse país sabe que ser professor é um risco. Ser professor é um risco. Esperar ônibus tarde da noite, pegar ônibus de manhã lotado, chegar na escola sabendo que as crianças estão com preocupação, muitos nem tomaram café em casa. E, às vezes, menino com violência, menino que sai de casa brigado com a mãe porque não comeu, porque não sei lá, e vai tentar jogar a sua raiva na professora e no professor", afirmou o presidente Lula, durante o anúncio do programa.

"Se a gente não motivar que professor e professora sejam uma profissão, eu diria, promissora, uma profissão que dê a eles a certeza de que eles estão trabalhando em benefício das pessoas e que o Estado poderá ajudá-la através do município, através do próprio Estado, de que esse professor não vai ser molestado, não vai apanhar. Então, essas coisas que nós temos que cuidar e que nós estamos fazendo aqui", acrescentou.

Prova Nacional

Outra medida anunciada é a Prova Nacional Docente (PND), criada para melhorar a qualidade da formação, estimular a realização de concursos públicos e induzir o aumento do número de professores nas redes públicas de ensino. A PND será realizada anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a mesma autarquia que realiza o Enem. Estados e municípios poderão utilizar a PND em seus processos de seleção de professores, substituindo concursos públicos. Docentes interessados se inscrevem diretamente no Inep. A primeira PND tem previsão de ser aplicada em novembro.

O Programa Mais Professores ainda prevê descontos em hotéis, a partir de uma parceria com o Ministério do Turismo e a Associação Brasileira da Indústria Hoteleira (ABIH), para docentes das redes públicas. O valor dos descontos ainda não foi detalhado.

O MEC criou uma página na internet com informações sobre o programa..  


BLOG DO BILL NOTICIAS

Conspiração contra o ministro Alexandre de Moraes: ‘kid preto’ investigado na trama golpista confirma uso de celular do Exército

 

Pela primeira vez na investigação sobre a tentativa de golpe, um aparelho foi vinculado ao Exército brasileiro

                         Conteúdo postado por: Leonardo Lucena
Alexandre de Moraes (mais destaque) e Rodrigo Bezerra de Azevedo (Foto: Fellipe Sampaio / STF I Reprodução)

A defesa do tenente-coronel Rodrigo Bezerra de Azevedo afirmou que o aparelho celular apreendido pela Polícia Federal, na investigação do plano golpista associado ao governo Jair Bolsonaro (PL), era funcional e pertencia ao Comando de Operações Especiais do Exército Brasileiro. De acordo com investigadores, a trama envolvia o assassinato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), do vice-presidente Geraldo Alckmin e do ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes. Pela primeira vez um aparelho utilizado na operação golpista é vinculado ao Exército brasileiro. Segundo informações, aliados de Bolsonaro teriam desistido do plano golpista devido à falta de apoio do Comando do Exército.

O tenente-coronel está preso desde novembro do ano passado, suspeito de envolvimento na trama golpista. Segundo o Portal Uol, a defesa afirmou que ele não estava em Brasília no dia 15 de novembro de 2022, data em que uma suposta operação teria ocorrido perto da casa de Moraes, na capital federal. A defesa também alegou que ele só teve acesso ao aparelho funcional ao ser designado para assumir o comando do Centro de Coordenação de Operações (CCOp) do COPESP.

Investigadores da Polícia Federal apontaram que o esquema para a tentativa de golpe, com o objetivo de impedir a posse do atual presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, era dividido em seis núcleos. Cada núcleo, ou "departamento", era responsável por uma tarefa específica.

Jair Bolsonaro
Jair Bolsonaro. Foto: Reuters

Durante sua gestão, Bolsonaro buscou transmitir à sociedade a ideia de que o Judiciário dificultava o governo. Alguns de seus aliados chegaram a defender a participação das Forças Armadas na apuração do resultado da eleição de 2022. Na ocasião, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceu com 50,9% dos votos válidos (60 milhões), contra 49,1% (58 milhões) de Bolsonaro.

Em 2023, o Tribunal Superior Eleitoral condenou Bolsonaro à inelegibilidade por declarações golpistas feitas em 2022. Na época, o ex-presidente afirmou a embaixadores, em Brasília (DF), que o sistema eleitoral brasileiro não era seguro contra fraudes. Partidos de oposição denunciaram a declaração como tentativa de golpe.

A Polícia Federal indiciou Bolsonaro em três inquéritos: o plano golpista, fraudes em cartões de vacinação e a venda ilegal de joias que, por lei, deveriam pertencer ao Estado brasileiro e não poderiam ser incorporadas ao patrimônio pessoal.

Em 8 de janeiro de 2023, apoiadores de Bolsonaro cometeram atos violentos sem precedentes na Praça dos Três Poderes. Os manifestantes chegaram a ocupar os palácios presidencial, judicial e parlamentar, mas foram dispersados por forças de segurança em poucas horas.

Em resposta, a União apresentou um processo por atos contra o Estado Democrático de Direito. As investigações foram estabelecidas no inquérito 4874-DF, protocolado em julho de 2021 e relatado pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal. Centenas de apoiadores do governo anterior foram condenados e mais de 1,5 mil, presos por determinação do tribunal ao longo dos últimos anos nesse âmbito.

A Polícia Federal concluiu em novembro de 2024 que a disseminação de narrativas golpistas pelo governo anterior propiciou uma tentativa de golpe, que culminou nos eventos de 8 de janeiro de 2023.

Por que o nome "kid preto"?

exercito-militares
Membros do Exército. Foto: Divulgação (Exército)

Os chamados "kid pretos" são militares que fazem parte da elite do Exército brasileiro, integrantes do Comando de Operações Especiais (Copesp). Os agentes são treinados para ações de sabotagem e insurgência popular. O apelido 'kid preto' é usado porque esses militares usam gorros pretos em suas operações.

Atualmente, mais de 20 dos 40 indiciados no inquérito do plano golpista são militares. Comandada por Paulo Gonet, a Procuradoria-Geral da República analisa as investigações, após receber denúncias da PF. - 247.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Cid diz que Bolsonaro nunca desmobilizou manifestações, na esperança de que golpe fosse concretizado

  “Ele tinha esperança de que, até o último momento, aparecesse uma prova cabal de que houve fraude nas urnas", afirmou o tenente-coron...

POSTAGENS MAIS VISITADAS