domingo, 30 de dezembro de 2018

Reservatório de Três Marias atingiu maior nível desde de junho de 2013 e tem vazão elevada

    Via:Vinicius de santana


Um grave acidente deixou cinco pessoas mortas na madrugada deste sábado (29/12), na BR-020, próximo a cidade de Formosa, no estado do Goiás. As informações são do CGNotícas.
As cinco vítimas, três homens adultos e duas crianças, estavam em um Palio, vinha da cidade de Sonora, em Mato Grosso do Sul, e tinha como destino o estado do Piauí. O veículo colidiu frontalmente com um ônibus da Transbrasil fazia o trajeto São Raimundo Nonato (PI) para São Paulo (SP). Ninguém ficou ferido no coletivo.
Quatro das vítimas são da cidade de Monsenhor Hipólito e uma de Francisco Santos e vinham passar as férias de fim de ano ao lado de familiares em suas cidades natais.
As vítimas de Monsenhor Hipólito foram identificadas como “Cleidiomar” e o seu filho, “Edimilson de Agapito” e sua filha. A vítima de Francisco Santos ainda não foi identificada.


Blog do BILL NOTICIAS

Tragédia Humana! Homem faz ex-mulher refém, tenta esfaquear PM e é morto a tiros na Bahia



Um homem que fez a ex-mulher de refém morreu após tentar esfaquear um policial militar que tentava negociar a liberação da vítima, em Ilhéus, cidade no sul da Bahia. o Caso ocorreu na noite de quinta-feira (27), na casa da vítima. Conforme a polícia, o suspeito não aceitava o fim do relacionamento.
De acordo com a polícia, Juraci Vieira Souza Oliveira foi até a casa da ex-companheira, identificada como Eliana Santos Oliveira, no bairro Nossa Senhora da Vitória, zona sul da cidade, por volta das 19h, quando a encontrou com o atual companheiro dela, Patrick Luís da Hora Sá.
Com uma faca, o suspeito ameaçou matar a ex-mulher e deois de matar. Patrick tentou intervir e foi atingido ferido por Juraci, mas, logo depois, conseguiu sair do apartamento e chamou a polícia.
De acordo com a PM, ao chegar no local, quando os policiais chegaram no local o homem permanecia com a ex-mulher em refém.
Durante as negociações, a vítima conseguir correr para um dos cômodos do apartamento, mas Juraci foi atrás. Foi quando os policiais conseguiram entrar no imóvel.
Ao perceber a aproximação dos militares, o suspeito, segundo a PM, tentou esfaquear um dos policiais e acabou baleado. Ele morreu no apartamento. O corpo dele foi levado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Ilhéus.
A ex-mulher de Juaraci, que teve um mal-estar após a ação, e o compnaheiro dela, que acabou ferido pelo suspeito, foram levados para o Hospital Costa do Cacau. Não há detalhes sobre o estado de saúde deles.
Por G1 BA

Blog do BILL NOTICIAS

Casal sofre graves lesões após carro colidir contra caminhão na BR-428, em Petrolina

Foto: reprodução


Um acidente automobilístico na manhã de ontem (29), na BR-428 – imediações  do povoado de Nova Descoberta, zona rural de Petrolina -, deixou um casal gravemente ferido. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), uma das vítimas é Rinaldi Pereira da Costa Moura. O veículo conduzido por ele acabou colidindo lateralmente contra um caminhão, que vinha em sentido contrário.
Informações da PRF dão conta de que Rinaldi teria cochilado ao volante. No carro também estavam a esposa, Maria Socorro Ferreira da Silva, e a filha do casal (um bebê). A família tinha saído de Jacobina (BA) com destino ao Ceará. Os três foram encaminhados ao Hospital Universitário (HU). A unidade médica não tem autorização para divulgar o estado de saúde das vítimas.
Já o caminhoneiro, identificado por Francisco Vaz Tenório, sofreu apenas ferimentos leves e foi liberado. Com informações do G1-Petrolina.

Blog do BILL NOTICIAS

Registro de arma sobe 280%; Bolsonaro promete decreto para facilitar posse

A lei prevê regras para a concessão da posse, caracterizada pela possibilidade de permanência da arma na casa do proprietário ou no estabelecimento comercial
  Por: AE
Imagem: Mauro Pimentel/AFP
Imagem: Mauro Pimentel/AFP


O presidente eleito, Jair Bolsonaro, disse neste sábado, 29, que pretende “garantir”, por decreto, a posse de arma de fogo para cidadãos sem antecedentes criminais, além de tornar o registro do equipamento definitivo. Especialistas questionam a mudança por decreto sem aval do Congresso, uma vez que afetaria o Estatuto do Desarmamento, lei de 2003. 

Na prática, todo cidadão pode pedir a posse à Polícia Federal, se cumpridos alguns requisitos, como ficha criminal limpa e exames de aptidão. O total de registros tem crescido: o salto foi de 280% de 2009 a 2017, chegando a 33 mil licenças no País.

Ao anunciar a medida no Twitter, Bolsonaro não detalhou o decreto que está em planejamento. Duas horas após a publicação, ele voltou à rede social para dizer que “a expansão temporal será de intermediação do Executivo, entretanto outras formas de aperfeiçoamento dependem também do Congresso Nacional, cabendo o envolvimento de todos os interessados”. Já tramitam no Congresso projetos que tentam revogar o estatuto.

A lei prevê regras para a concessão da posse, caracterizada pela possibilidade de permanência da arma na casa do proprietário ou no estabelecimento comercial. O candidato deve se submeter a exames de aptidão psicológica e capacidade técnica, além de apresentar a razão da efetiva necessidade, “expondo fatos e circunstâncias que justifiquem”, explica a PF. Defensores da liberação de armas reclamam da subjetividade desses critérios. 

Ao jornal O Estado de São Paulo, o futuro ministro do Gabinete de Segurança Institucional, general Augusto Heleno Ribeiro, disse que o decreto deverá manter as exigências legais, como não ter antecedentes, fazer exame de vista e seguir as regras de registro. “A posse será facultada para quem se submeter às exigências, será mais fácil ter a posse, para o cidadão de bem, que nas regras de hoje”, disse. “É lógico que ninguém vai vender arma na esquina.” 

A decisão de Bolsonaro de manter a facilitação para posse de arma foi tomada após conversa com o futuro ministro da Justiça e Segurança, Sérgio Moro. O argumento do futuro governo é garantir a legítima defesa aos cidadãos. Segundo dados obtidos pela Lei de Acesso à Informação, em 2009 a quantidade de registros era de 8.679. Até o ano anterior, ainda vigorava o prazo, previsto pelo Estatuto, de registro de quem já tinha armas irregularmente. O número subiu ano a ano, até atingir pico de 36,8 mil licenças em 2015. 

Também preocupa especialistas o número crescente de registros concedidos pelo Exército a atiradores esportivos. Mudanças nas normas de obtenção e transporte dos equipamentos atraíram milhares de interessados em obter arma e que encontravam dificuldade de obter a liberação via PF. 

Para o diretor executivo do Instituto Sou da Paz, Ivan Marques, esse fenômeno está ligado à onda de descrença da população, com a escalada da violência urbana. “Em situações estáveis, onde o Estado funciona, as pessoas não veem necessidade de ter arma, até porque ela contribui para que a violência aumente”, diz. “É um mito que a arma de fogo é um bom instrumento de defesa.” O risco, para especialistas, é que a facilitação da posse eleve ainda a circulação de armas ilegais.

Expectativa

Despachante e instrutor de armamento há quatro anos, Guilherme Dias diz que a demanda aumentou nos últimos meses, após a eleição. “Muita gente acha que, por ele (Bolsonaro) ter ganhado e ser atirador, vai conceder porte.” Ele conta que hoje atende de sete a oito pedidos de registro por mês. Em 2015, esse número não passava de três.

Pelo serviço, que inclui todos os trâmites exigidos - como valor da arma, treinamento, exames e taxas-, ele cobra cerca de R$ 6 mil a R$ 8 mil. Segundo ele, desde 2017 o interesse tem crescido após a permissão do porte de arma para atiradores esportivos do local de treino até a residência. 

“Este ano aumentou muito (a procura), está movimentado mesmo”, concorda o instrutor e advogado, Mario Viggiani Neto. Para ele, uma mudança na lei deve manter a exigência de provas de capacitação psicológica e de manuseio da arma. “Quem nunca pegou arma não adianta fazer a prova, que não passa. Tem de ter o básico, saber as regras de segurança, como se usa, como se municia. É como uma autoescola.”

O vigilante Danilo Alves, de 28 anos, obteve a posse legal em 2015. “O motivo foi a insegurança pública que a gente vive nesse País. Sempre tive receio de sofrer alguma invasão residencial. Uma arma traz um conforto psicológico.”

Especialistas em Direito Constitucional ouvidos pelo jornal O Estado de São Paulo afirmaram que a proposta do presidente eleito, Jair Bolsonaro, de alterar o Estatuto do Desarmamento por decreto pode trazer insegurança jurídica e sofrer questionamentos no Supremo Tribunal Federal (STF).

Professor titular da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), André Ramos Tavares afirma que para estabelecer o registro definitivo da posse de arma de fogo, por exemplo, seria preciso aprovar um projeto de lei ou editar uma medida provisória. 

“A lei diz que o registro deve ser renovado periodicamente. Para torná-lo definitivo, é preciso alterar a lei e isso não pode ser feito por decreto. Ele pode dar prazo maior do que os cinco anos que vigoram hoje, mas não tornar definitivo por decreto. Isso traria uma insegurança jurídica para quem tem posse porque a lei continuaria em vigor”.

A advogada constitucionalista Vera Chemim ressalta que qualquer modificação para facilitar a posse de arma também precisa passar por aprovação no Congresso Nacional. “A lei impõe uma série de requisitos para quem quer ter posse de arma, como certidão negativa de antecedentes criminais e comprovação de capacidade técnica. Para alterar esses dispositivos, é preciso passar pelo Legislativo. Um decreto atropelaria o processo democrático”

Ao anunciar a medida no Twitter, Bolsonaro não detalhou o decreto que está em planejamento. Duas horas após a publicação, ele voltou à rede social para dizer que “a expansão temporal será de intermediação do Executivo, entretanto outras formas de aperfeiçoamento dependem também do Congresso Nacional, cabendo o envolvimento de todos os interessados”. Já tramitam no Congresso projetos que tentam revogar o estatuto.

A lei prevê regras para a concessão da posse, caracterizada pela possibilidade de permanência da arma na casa do proprietário ou no estabelecimento comercial. O candidato deve se submeter a exames de aptidão psicológica e capacidade técnica, além de apresentar a razão da efetiva necessidade, “expondo fatos e circunstâncias que justifiquem”, explica a PF. Defensores da liberação de armas reclamam da subjetividade desses critérios. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

fonte: Estadão Conteudo


Blog do BILL NOTICIAS

Agente Penitenciário de Juazeiro morre em acidente de moto na entrada do N.9 em Petrolina

   Via:Vinicius de Santana


Na manhã deste domingo(30), registrado um acidente com vítima fatal na entrada do N-09, Projeto Senador Nilo Coelho em Petrolina.  O condutor  pilotava uma Moto Yamaha e colidiu com um micro ônibus de transporte coletivo.
O piloto da moto chamado André, era Agente Penitenciário de Juazeiro BA, e  veio a óbito no local. Ele também foi militar do 72 BI Motorizado e morava no Residencial Vivendas em Petrolina PE, conhecido popularmente como Andrezão.
O corpo está sendo velado no SAF da Avenida 7 de Setembro,  Bairro José e Maria.


Blog do BILL NOTICIAS

Homem agride idoso guardador de carros no bairro do Pina

O agressor de 35 anos, identificado como Bruno Nunes Elihima, ainda não foi localizado. Foi instaurado inquérito para apurar o caso e a polícia segue com 
as buscas para encontrá-lo

   Por: Folha de Pernambuco
Agressor de 35 anos, identificado como Bruno Alves, está foragido.
Agressor de 35 anos, identificado como Bruno Alves, está foragido.Foto: Reprodução/Internet


guardador de carros William José de Souza62 anos, morador de Brasília Teimosa, foi violentamente agredido na manhã deste sábado (29), na Rua Amazonas, no bairro do Pina, Zona Sul do Recife, por um homem musculoso identificado pela Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) como Bruno Nunes Elihima, de 35 anos. A agressão, ocorrida por volta das 10h17, foi registrada por câmeras de segurança.

De acordo com a Polícia Civil, a vítima teve muitos ferimentos no rosto, perdeu os dentes e chegou a ser encaminhada para a UPA da Imbiribeira, mas, devido à gravidade das lesões, seguiu para o Hospital da Restauração. O guardador de carros recebeu alta no início da tarde deste domingo (30).

Ainda segundo a PCPE, o agredido informou que não sabe o motivo do ataque e apenas conhece o agressor de vista, por passar por aquela região. O agressor ainda não foi localizado. Foi instaurado inquérito para apurar o caso, e a polícia segue com as buscas para encontrá-lo. Ele responderá pelo crime de lesão corporal grave. A população pode ajudar denunciando através dos telefones 3184.3328 (Delegacia de Boa Viagem) e 3184.7146.

Através do vídeo da agressão, que circulou pelas redes sociais e gerou revolta de vários internautas, Bruno Nunes foi identificado. Inclusive, através de post nas redes sociais, a empresa onde o homem trabalha informou que demitiu Bruno Nunes Elihima devido à violência.

A reportagem tentou entrar em contato com Bruno Nunes através do chat do Facebook, mas aparentemente ele excluiu a conta da rede social.

Bruno Alves foi identificado nas redes sociais. Empresa em que trabalha anunciou demissão.
Bruno Alves foi identificado nas redes sociais. Empresa em que trabalha anunciou demissão. - Crédito: Reprodução/Facebook e Instagram




Blog do BILL NOTICIAS

VELHICE - Com que idade uma pessoa é considerada "velha"?

  Pesquisadores da Universidade de Stanford chegaram ao nº exato após pesquisas científicas com 4 mil pessoas                               ...