sábado, 16 de junho de 2018

Celebrando os 23 anos de Lagoa Grande-PE, Governador entrega obras, celebra convênios e garante novos investimentos para a cidade

  (Por:C.Geral)
Lagoa Grande-PE, celebra os seus 23 anos de emancipação politica

Nas comemorações dos 23 anos de emancipação politica de Lagoa Grande-PE, que acontece neste sábado(16), o governador Paulo Câmara esteve na cidade nessa sexta(22), para prestigiar a data,  inaugurar o posto avançado do Detran e celebrar novos convênios com o Município.



Paulo Câmara chegou a cidade com boa parte de seus principais  secretários, acompanhado do vice governador Raul Henry , além de parlamentares, destacando a presença do Deputado Estadual Lucas Ramos, muito  identificado com a comunidade lagoagrandense.
O governador entregou o  Posto do Detran, inaugurou simbolicamente a “Enoteca Luigi Pérsico”, enaltecendo a presença do pioneiro na produção de uva no vale,  Jorge Garziera, anunciou o investimento de um milhão, para construção da sede própria da Prefeitura, a construção de duas barragens na região de Jutaí e entrega de mais de 50 títulos de pose aos agricultores assentados na Ilha do Pontal, além da implantação do saneamento dos bairros: Cristo Rei, Estátua, Vasco e Deca do Céu
O Prefeito Vilmar Cappellaro estava muto a animado e agradeceu aos gestos administrativos do Governador de Pernambuco Paulo Câmara, dizendo em seu discurso: “O governador Paulo Cãmara não só prestigia os cidadãos, mas mostra o apoio estadual no esforço de ajudar as famílias que precisam de melhor qualidade de vida. Vejo no governador total humildade em ajudar e estar próximo das pessoas do nosso Estado. Este compromisso direto, traz-nos confiança de que teremos um novo momento para a nossa Lagoa Grande”, disse o Prefeito, agradecendo as ações do governador.
Presenças na solenidade  dos secretários Ademar Nonato (Infraestrutura), Fabiana Ribeiro (Educação), Aparecida Diniz (Saúde), Valman (Planejamento, orçamento e finanças),  os deputados federais e os deputados estaduais que integravam sua comitiva, como o Deputado Lucas Ramos,  a presidente Iara Evangelista (Assembleia Legislativa), os vereadores Carlinho Ramos, Rosa Farias, Prof. Vavá, Fernando Angelim, Mantena, Josafá, Alvanir, Nena Gato e Edneuza Lafaiete, além de secretários, vereadores e prefeitos da região.
A programação de aniversário continuou neste sábado, às 08 horas da manhã houve o tradicional hasteamento das bandeiras em frente à Prefeitura e às 17h acontece o desfile cívico das escolas municipais, bandas e fanfarras. À noite os shows continuam com Joquinha Gonzaga, Fulô de Mandacarú e Iohannes no parque da uva e do vinho. Todo o evento é uma realização da Prefeitura de Lagoa Grande com apoio da FUNDARPE e Governo do Estado. Entrada Franca.

Blog do BILL NOTICIAS

MINISTRO DO TSE ANUNCIA GOLPE CONTRA LULA


O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Admar Gonzaga afirmou que o pedido de registro da candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva feito pelo PT poderá ser rejeitado de ofício. A alegação é que dentre os documentos necessários está uma certidão que comprova se o postulante está ou não condenado por um órgão colegiado. Como Lula já foi condenado no caso do tríplex do Guarujá, a existência desta "certidão positivada", poderia resultar na negação imediata do registro.
"Quando se almeja cargo de presidente da República, não podemos brincar com o país, não podemos fazer com que milhões de brasileiros se dirijam à urna para votar nulo. Não contem comigo para isso. Na hora que ele (candidato) traz uma certidão e uma prova da sua inelegibilidade e eu sou um juiz, e isso já tem jurisprudência de 50 anos, eu posso rejeitar o registro de ofício. A certidão (positivada, que comprova a condenação criminal) tem fé indiscutível. Eu vou perguntar a ele (candidato) alguma coisa? Ele confessou para mim, juiz, que é inelegível. Me desculpem, a decisão vai ser de ofício", afirmou o ministro do TSE durante um congresso em Curitiba.
A tese, porém, acabou em polêmica quando os advogados Gustavo Guedes e Luiz Fernando Pereira, além do ex-ministro do TSE Marcelo Ribeiro, discordaram de Gonzaga. que também participaram da discussão. "Nesse caso me parece que, para não brincar com o país, o TSE deve fazer um rito diferido para ter contraditório e, se o candidato não conseguir a liminar (no STF ou no STJ), não poderá continuar em campanha", disse Guedes.
"Não há teste maior para o TSE do que uma questão como essa. Há uma condenação criminal muito bem fundamentada pelo TRF-4 e um líder nas pesquisas do país. Esse é o teste máximo. Se esse é um teste máximo, nós devemos enfrentar e não podemos julgar o Lula diferente do que julgaríamos um candidato a prefeito", completou.
Gonzaga rebateu e disse que o relator do caso poderia negar o pedido de registro e pedir que o plenário do TSE julgasse a decisão de ofício.(247).


Blog do BILL NOTICIAS

Santa Maria da Boa Vista lança 19ª edição da Serenata da Recordação e terá Fafá de Belém como atração principal

  (Via:C.Britto).
Lançamento da 19ª Serenata da Recordação. (Foto: Divulgação)


A Prefeitura de Santa Maria da Boa Vista (PE) lançou, nesta sexta-feira (15), a 19ª edição da Serenata da Recordação, um dos eventos mais tradicionais do Sertão do São Francisco. A festa acontecerá de 12 a 14 de julho.
Durante a solenidade, o prefeito Humberto Mendes anunciou as atrações, entre elas Fafá de Belém, que encerrará a festa em grande estilo. Antes, no dia 12, artistas locais comandarão a serenata. No dia 13, Moacy Franco animará o público. No último dia, além da cantora paraense, o cortejo de seresteiros passará por 12 pólos e a animação ainda contará com a banda Feras do Rio Grande do Norte.
O tema da Serenata da Recordação 2018 será ‘Eu nunca mais te esquecerei’. Humberto Mendes ressalta a importância da festa para o desenvolvimento da cidade. “Podem me atacar, mas a Serenata não“, resumiu. Já a secretária Executiva de Cultura, Aline Carijó explicou que várias ações serão desenvolvidas nos três dias de festa.

Blog do BILL NOTICIAS

DAMOUS: LULA NÃO SERÁ PAZ E AMOR COM A GLOBO


O deputado federal Wadih Damous (PT-RJ) concedeu entrevista à TV 247 na sexta-feira (15) na qual o papel da Globo na manipulação pública e o envolvimento da emissora dos Marinho em esquemas corruptivos. O parlamentar relata que, se Lula for eleito presidente do Brasil, não dará trégua aos grupos de comunicação golpistas. 
O deputado analisa a baixa adesão do brasileiro em relação à Copa do Mundo de 2018. "Como a Globo tem os direitos de transmissão, esse era o momento de faturar com publicidade e audiência, e, ao que parece, irá ter prejuízo. Além disso, a emissora é associada a toda essa quadrilha do futebol formada pela Fifa e CBF, porém não é investigada porque tem ligação direta com o judiciário", condena. 
Ele informa que Lula, como um legítimo torcedor brasileiro, está usando uma camisa amarela para saudar a seleção brasileira, "mas não com a sigla da CBF", afirma Wadih. 
Wadih, que tem visitado Lula frequentemente na Polícia Federal em Curitiba, considera que, no que tange o posicionamento de Lula a respeito da regulamentação da mídia, a proposta será encaminhada. "Lula não será paz e amor com a Globo", reitera. (247).

Blog do BILL NOTICIAS

PRISÃO Polícia Civil prende criminoso mais procurado do estado

Carlos Antônio da Silva, vulgo "buchudo", foi responsável pelo quíntuplo homicídio ocorrido em São José da Coroa Grande, no Litoral Sul
 (PCPE/Divulgação)

Carlos Antônio da Silva, 32 anos, mais conhecido como ‘Buchudo’, o criminoso mais procurado de Pernambuco, foi preso na tarde da última sexta-feira (15). De acordo com informações da Polícia Civil de Pernambuco (PCPE), ele é responsável por crimes como um quíntuplo homicídio ocorrido em fevereiro, em São José da Coroa Grande, no Litoral Sul, e tráfico de drogas. 

Ainda segundo a polícia, desde o dia da ocorrência, através da Diretoria Integrada de Inteligência (Dintel), da Diretoria Integrada de Interior 1 (Dinter 1) e do Núcleo de Inteligência da Zona da Mata, envidou esforços para localizar e capturar o mesmo. Na operação, a equipe da Polícia Civil de Pernambuco contou com o colaboração da Polícia Civil do estado do Espírito Santo, que disponibilizou a apoio tático e de inteligência necessários.

Outros presos

Além do próprio Buchudo, outros dois integrantes da gangue foram presos. Um deles, acusado de homicídio e tráfico de drogas, detido no último dia 7, na cidade de barreiros e o outro, preso um dia depois, em São José da Coroa Grande. 

Homicídio quíntuplo

Na manhã do dia 17 de fevereiro, um crime chocou a cidade de São José da Coroa Grande, Litoral Sul de Pernambuco. Cinco pessoas foram mortas, de acordo com a polícia, como resposta a um triplo homicídio cometido alguns dias antes, no bairro de Vila Jagatá.(DP).


Blog do BILL NOTICIAS

MESMO PRESO HÁ MAIS DE 60 DIAS, LULA AINDA TEM FORTE APOIO DE VIGÍLIA

Esq.: Stuckert / Dir.: Rafael Ribeiro

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se entregou à Polícia Federal no dia 7 de abril, o "cacique" do PT, líder absoluto em todas as pesquisas eleitorais, continua recebendo o apoio de vários manifestantes, que fazem uma vigília próximo à sede da Polícia Federal no Paraná, onde ele se encontra preso.
Lula foi condenado sem provas no processo do triplex em Guarujá (SP), após a acusação do Ministério Público Federal de que ele recebeu um apartamento da empreiteira OAS com espécie de propina no valor de R$ 3,7 milhões. Mas, na apresentação da denúncia, em setembro de 2016, o procurador Henrique Pozzobon admitiu que não havia "prova cabal" de o que o ex-presidente era o proprietário do imóvel.
Em janeiro deste ano (2018), a Justiça do Distrito Federal determinou a penhora dos bens da construtora, dentre eles o triplex que investigadores da Operação Lava Jato diziam pertencer a Lula. Também vale ressaltar que Sérgio Moro emitiu a ordem de prisão sem o esgotamento de todos os recursos judiciais.
No dia 12 de janeiro deste ano, 12 dias antes do julgamento em segunda instância, pelo Tribunal Regional Federal da Quarta Região, sediado em Porto Alegre, 600 juristas divulgaram nesta sexta-feira (12) uma carta em cinco idiomas para o mundo, denunciado o estado de exceção judicial no Brasil, que tem dentre os alvos o ex-presidente. Segundo o texto, "com cumplicidade de parte do Poder Judiciário, o Sistema de Justiça, não apenas em relação a Lula, mas especialmente em razão dele, tem sufocado o direito à ampla defesa, tratando-o de forma desigual e discriminatória e criado normas processuais de "exceção" contra ele e vários investigados e processados, típico 'lawfare', subordinado ao processo eleitoral" (veja aqui).
Pesquisa Datafolha, divulgada no domingo (10) pelo jornal "Folha de S.Paulo", apontou que, mesmo preso, Lula assegura a primeira posição, com 30%, seguido pelo deputado federal Jair Bolsonaro (PSL), com 17%, e pela ex-senadora Marina Silva, da Rede (10%). Na quarta posição está o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB) na quarta posição, com 6% dos votos junto com Ciro Gomes (PDT). (247).
Lula também venceria com facilidade no segundo turno (leia aqui).

Blog do BILL NOTICIAS

AEPET DENUNCIA: TEMER PREPARA MAIOR CRIME DA HISTÓRIA DURANTE A COPA

Esq.: Reuters / Dir.: Divulgação

(247)

O Presidente da Associação dos Engenheiros da Petrobrás (AEPET), Felipe Coutinho, reforça que a Câmara dos Deputados aprovou na noite da quarta-feira (13), por 28/1 votos a 109, o regime de urgência para Projeto de Lei que permite à Petrobrás vender até 70% dos campos do pré-sal concedidos a ela por meio do regime de Cessão Onerosa. O texto autoriza a empresa a vender até 70% da sua participação nos campos, que hoje não é permitido.
A entidade destaca que "a Lei da Partilha (Lei Nº 12.351/2010) também previa em 2014 a possibilidade de contratação direta da Petrobrás nos casos de interesse estratégico nacional. Utilizando-se deste recurso, na 28a Reunião do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), presidida pela ex-presidente Dilma Roussef em 24 de junho de 2014, aprovou-se a contratação direta da Petrobrás para a produção em regime de partilha do volume de petróleo equivalente recuperável, excedente ao volume contratado sob o regime de Cessão Onerosa".
"As multinacionais pretendem que o governo Temer anule a decisão do CNPE pela contratação direta da Petrobrás para operação e produção do excedente da Cessão Onerosa pelo regime de partilha. Cobiçam se apropriar desse petróleo, sem riscos, por meio dos leilões de privatização", diz a AEPET.
Perguntado se o projeto vai acelerar as negociações entre União e a Petrobrás em torno da revisão do contrato de Cessão Onerosa, o presidente Petrobrás, Ivan Monteiro,Monteiro respondeu: - Nossa perspectiva é que a gente tenha uma evolução positiva nas discussões com o governo federal (...). Vai ajudar bastante sim, porque vai criar um ambiente mais estável, e é isso que o investidor estrangeiro quer, e o brasileiro também.
Privatização do petróleo da Cessão Onerosa
A Cessão Onerosa é um contrato celebrado entre a Petrobrás e a União, conforme estabelecido na Lei Nº 12.276/2010, através do qual a empresa adquiriu o direito de produzir um volume total de 5 bilhões de barris de petróleo equivalente a partir de seis áreas onde a estatal já havia conduzido estudos exploratórios.
Florim (Itapu*), Franco (Búzios*), Sul de Guará (Sul de Sapinhoá*), Entorno de Iara (Norte e Sul de Berbigão-Norte e Sul de Sururu-Atapu*), Sul de Lula (Sul de Tupi*), e Nordeste de Tupi (Sépia*). Dentre estes, destaca-se o campo de Búzios, maior super gigante do Pré-Sal, contendo um volume de óleo in place (VOIP) de 29,8 bilhões de barris e um volume de gás associado de 641,1 bilhões de m3 (Ref.: BAR 2015 in Sumário Exploratório ANP de Búzios).
Por este direito, a Petrobrás pagou à União o montante total de R$ 75 bilhões (US$ 42 bilhões). Através da Cessão Onerosa, a União aumentou sua participação acionária na estatal. (Laier & Marinho, 2017)
O deputado José Carlos Aleluia (DEM-BA) apresentou o Projeto de Lei 8939/2017 que autoriza a Petrobrás a vender até 70% dos 5 bilhões de barris de petróleo adquiridos no regime de Cessão Onerosa em 2010. (Aleluia, 2017)
A imprensa repercute que o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), pretende dar prioridade para o projeto do deputado José Carlos Aleluia. (Jornal Valor, 2017)
A Lei da Partilha (Lei Nº 12.351/2010) também previa em 2014 a possibilidade de contratação direta da Petrobrás nos casos de interesse estratégico nacional. Utilizando-se deste recurso, na 28a Reunião do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), presidida pela ex-presidente Dilma Roussef em 24 de junho de 2014, aprovou-se a contratação direta da Petrobrás para a produção em regime de partilha do volume de petróleo equivalente recuperável, excedente ao volume contratado sob o regime de Cessão Onerosa.
O caráter estratégico da contratação da Petrobrás para a produção do excedente da Cessão Onerosa (9,8 a 15,2 bilhões de barris) em regime de partilha com a União foi comentado pela então presidente da estatal, Maria das Graças Silva Foster em apresentação para analistas divulgada em 27 de junho de 2014. Ela destacou a importância da produção do excedente para a Petrobrás para: repor a produção acumulada de seis anos no período de 2020-2030 (reposição de 1,6 a 1,8 bilhão de boe/ano); assegurar de forma antecipada um volume potencial com baixo risco exploratório; permitir maior seletividade nas futuras licitações de áreas exploratórias; economizar em custos de descoberta (deixar de gastar para descobrir e delimitar volumes equivalentes). (Laier & Marinho, 2017).


Blog do BILL NOTICIAS

Espanha resgata 933 imigrantes no mar e agora espera navio rejeitado pela Itália

A guarda costeira do país resgatou também quatro corpos no mar de mais de 60 barcos próximos à costa europeia

Por: Folhapress
Barco de resgate francês "Aquarius" transporta imigrantes
Barco de resgate francês "Aquarius" transporta imigrantesFoto: Kenny Karpov / SOS MEDITERRANEE / AFP

A guarda costeira da Espanha resgatou 933 imigrantes e quatro corpos no mar Mediterrâneo nesta sexta (15) e sábado (16), de 68 barcos migrantes que tentavam chegar à costa europeia. Pelo Twitter, a guarda costeira informou que resgatou 507 pessoas de 59 pequenos botes no estreito de Gibraltar, onde encontrou também os quatro corpos. Os demais resgatados estavam no mar de Alborão, entre o Marrocos e a Espanha.

O resgate ocorre no momento em que a Espanha se prepara para receber outros 630 migrantes do navio Aquarius, das ONGs SOS Méditerranée e Médicos Sem Fronteiras, que foi proibido pela Itália e por Malta de aportar em seus portos.

O Aquarius e outros navios italianos com migrantes devem chegar a Valencia, no leste da Espanha, neste domingo (17). Os migrantes foram resgatados em 9 de junho pelo Aquarius na costa da Líbia e serão recebidos na Espanha por equipes de emergência, com 2.320 pessoas, incluindo profissionais de saúde, psicólogos, voluntários da Cruz Vermelha e tradutores.

A recusa da Itália, em 10 de junho, de receber o Aquarius abriu na União Europeia uma crise política sobre a questão migratória e desencadeou protestos pelo continente, que foram mantidos mesmo após o primeiro-ministro espanhol Pedro Sanchez dizer que abrigaria os imigrantes. Sanchez, que tem adotado medidas favoráveis à imigração em suas duas primeiras semanas no cargo, ganhou o apoio neste sábado (16) do presidente da França.

Segundo Emmanuel Macron, seriam aceitos em seu país os imigrantes que chegassem à Espanha e que desejassem ser enviados para lá.Sanchez agradeceu a ajuda e disse que "este é o quadro de cooperação que a Europa deve usar para responder" à imigração no continente.

Após o governo italiano ser chamado de fascista por uma das organizações que ajudam os imigrantes, a Mission Lifeline, o ministro do Interior da Itália, Matteo Salvini, reagiu e disse que a proibição de navios humanitários de aportarem na costa italiana será mantida. Ele afirmou que "insultos e ameaças não vão nos impedir" e que as ONGs humanitárias que operam navios de resgate de migrantes no Mediterrâneo estão sendo exploradas por traficantes.

Salvini falou um dia depois que Itália e França tentaram apaziguar os ânimos com a recusa do governo de Roma em aceitar o Aquarius.A tensão é tanta que a União Europeia se reunirá para discutir as regras de asilo do bloco no final deste mês. Só neste ano, até agora, pelo menos 792 migrantes morreram cruzando o Mediterrâneo, segundo a ONU (Organização das Nações Unidas). Nos primeiros cinco meses de 2018, 35.455 migrantes chegam à costa europeia.




Blog do BILL NOTICIAS

FAKE NEWS Brasil é país mais preocupado com notícias falsas, diz estudo global

Estudo global analisou a realidade de 37 nações

  Por: Agência Brasil
 (Leonardo Malafaia/Esp. DP)

O Brasil aparece como o país mais preocupado com as chamadas “notícias falsas” (fake news) em um estudo global que analisou a realidade de 37 nações. Dos entrevistados brasileiros, 85% manifestaram preocupação com a veracidade e a possibilidade de manipulação nas notícias lidas. A lista é seguida por Portugal (71%), Espanha (69%), Chile (66%) e Grécia (66%). Na opinião dos autores, a polarização política nesses países provocada por eleições, referendos e outros grandes processos de disputa na sociedade podem ter favorecido essa percepção.

Já os menos preocupados com a possibilidade de uma notícia não ser verdadeira ou contar algum tipo de desinformação são Holanda (30%), Dinamarca (36%), Suécia (36%), Alemanha (37%) e Áustria (38%). Os autores destacaram na análise que, diferentemente dos Estados Unidos, a Alemanha passou recentemente por eleições em que a disseminação de notícias falsas não apareceu como um problema grave.

Quando tomada a amostra de forma conjunta, a média geral das pessoas consultadas pelo levantamento preocupadas com a veracidade das informações lidas na Internet ficou em 54%.

O Relatório sobre Notícias Digitais do Instituto Reuters, uma das mais importantes pesquisas do mundo sobre o tema, foi divulgado nesta semana. O levantamento fez entrevistas para identificar hábitos de consumo da população em relação a veículos de mídia e produtos jornalísticos.

Percepção
Os autores da pesquisa apontam uma percepção maior do que a realidade vivida pelas pessoas. Do total dos entrevistados, 58% disseram estar preocupados com notícias “fabricadas” mas apenas 26% conseguiram identificar casos concretos. Essa diferenciação, entretanto, não foi feita por país, não permitindo identificar se essa disparidade ocorre nas nações onde a preocupação foi maior, como no Brasil.

“Quando olhamos para os resultados do nosso estudo, descobrimos que quando consumidores falam sobre ´fake news´ eles estão preocupados também com mau jornalismo, práticas de caça de cliques e enviesamento”, argumentam os autores da pesquisa.

Providências
Mesmo assim, as pessoas consultadas colocaram a necessidade de providências sobre o assunto. Na avaliação dos entrevistados, os principais responsáveis por adotar medidas de combate às chamadas notícias falsas deveriam ser os veículos tradicionais de mídia (75%) e as plataformas digitais (71%).

Na compreensão dos autores, essa percepção estaria relacionada ao fato de muitas reclamações com foco na veracidade ou manipulação estarem relacionadas a mídias tradicionais, e não a conteúdos fabricados por sites desconhecidos.

A adoção de alguma regulação pelo Estado para atacar o problema ganhou aceitação sobretudo entre asiáticos (63%) e europeus (60%). Na Europa, a regulação do tema tem ganhado espaço. No último ano, a Alemanha aprovou uma lei que passa a responsabilidade pela fiscalização de conteúdos falsos e ilegais às plataformas. No Brasil, já há diversos projetos de lei tramitando no Congresso visando estabelecer regras sobre o tema.(DP).



Blog do BILL NOTICIAS

Atrações musicais arrastam multidão para a abertura do São João de Petrolina

  (Via:C.Geral)
Aviões do Forró embalou a noite

O público vibrou com as atrações


Estruturas de camarotes e reservados ficaram lotadas


Começou nessa sexta-feira(15)  a festa junina-2018 de Petrolina no pátio de eventos  `Ana das Carrancas´. A noite fria, foi convidativa e uma multidão lotou as dependências do evento para acompanhar as atrações da noite, que fizeram a diferença,  levando o publico a momentos de muita alegria e vibração pessoal a cada apresentação dos artistas. Foi assim com todos os que se apresentaram na grade musical.

O cantor Mano Walter fez o público cantar as suas belas canções


Raimundinho do Acordeon abriu a noite com o autentico forró pé de serra. Na sequencia,   Gustavo Mioto cantou e fez mexer o pátio, depois Mano Walter levou o público a cantar suas baladas musicas, Aviões do Forró ferveu de alegria o pátio e eventos e Avine Vinny encerrou a noite para quem ficou até o fim da festa.
Acompanhe as fotos e os registros feitos pelos nossos parceiros do blog JAIR LUCAS E DAVID.
Os nossos repórteres do blog,  que vão acompanhar todos os dias de evento,  direto do pátio Ana das Carrancas: David Muriel e Jair Lucas
Os nossos repórteres David e Jair com as estrelas da noite no pátio de eventos ´Ana das Carrancas` em Petrolina-PE, abertura do São João 2018:  David e Mano Walter, Jair e Gustavo Mioto, David e Xandi e Jair e Avani  Vinny
Vila cenográfica instalada no pátio de eventos em Petrolina-PE


Blog do BILL NOTICIAS

Agricultores familiares de Petrolina e representante de fazenda ocupada tentam diálogo para resolver impasse

   (Por:C.Britto)
Foto/divulgação


Um grupo de agricultores familiares e um representante da Fazenda Copa Fruit se reuniram, na tarde desta sexta-feira (15), para dialogar sobre a ocupação das terras feita por integrantes do acampamento Chico Sales, na zona rural de Petrolina (PE). Cerca de 80 pessoas estão no terreno próximo ao Núcleo 4 do Projeto de Irrigação Senador Nilo Coelho, na BR 232, desde às 4h da manhã da sexta.
A área, que tem 190 hectares, foi considerada improdutiva pelo Instituto Nacional da Colonização e Reforma Agrária (Incra) em 2017. Há 10 anos, a Copa Fruit não produz no local. A presidente do Sintraf, Isália Damacena, que assiste a mobilização, disse que são esperadas mais pessoas para a ocupação, neste sábado (16).
Os proprietários da fazenda foram informados da ação logo após a montagem do acampamento, mas só enviaram um segurança, representando a empresa, à tarde. O emissário, que se apresentou como Júnior, disse que os donos “não têm o mínimo interesse” na reforma agrária das terras. “Pelo contrário, nós queremos é plantar 100 hectares no terreno”, disse.
Já Isália Damacena rebateu o representante da Copa Fruit, lembrando que os agricultores familiares chegaram a ocupar parte da fazenda com o objetivo de chamar a atenção do Incra para a desapropriação das terras, entregando-as à reforma agrária. Numa audiência da empresa com a Justiça, ficou acordado que a Copa Fruit voltaria a produzir na área. O que segundo os manifestantes, não aconteceu.
O pessoal saiu daqui ano passado porque vocês disseram que iriam produzir, mas já tem mais de um ano que não é feito nada na fazenda. Aqui é uma área que poderia estar empregando gente, produzindo, mas que continua improdutiva“, disse a líder sindical.
Assinatura
Os manifestantes também lembraram que só falta a assinatura de um documento, em Brasília, para ser efetivada a redistribuição das terras e que a nova ocupação visa dar celeridade ao processo. Isália informou que se confirmada, essa vai ser uma das maiores desapropriação da região. “A ocupação é pacífica, nossa reivindicação é pacífica, e o que os agricultores querem é utilizar produtivamente o terreno”, afirmou a presidente do Sintraf, que foi contestada. “É um ponto de vista. Não vejo isso como pacificamente. Isso é só um linguajar de vocês”, afirmou Júnior. As informações foram repassadas pela assessoria do Sintraf.

Blog do BILL NOTICIAS

VELHICE - Com que idade uma pessoa é considerada "velha"?

  Pesquisadores da Universidade de Stanford chegaram ao nº exato após pesquisas científicas com 4 mil pessoas                               ...