segunda-feira, 12 de março de 2018

A constituição não permite prisão de Lula

Ricardo Stuckert
                                   
                                   (247)

Se a constituição de 1934 fosse obedecida, em 1938 haveria eleições presidenciais e seria evitada a ditadura do Estado Novo que resultou em censura às artes e à imprensa, prisões ilegais e clima de terror.
Se a constituição de 1946 fosse obedecida, Getúlio não seria pressionado pelos generais a renunciar, em 1954, não se mataria e concluiria seu mandato, o que evitaria a crise que se seguiu ao seu suicídio.
Se a constituição de 1946 fosse obedecida, quando o presidente do Congresso Auro de Moura Andrade, declarou vaga a cadeira de presidente da República, a 1º. de abril de 1964 o novo presidente deveria ser o primeiro civil na linha sucessória e não um general, o que foi o primeiro passo da decretação da primeira ditadura militar brasileira, uma crise que durou 20 anos.
Quando a constituição não é obedecida, segue-se à desobediência uma crise institucional.
O corolário também é verdadeiro.
Cresce a cada dia a percepção de que a prisão de Lula, caso ocorra, nas circunstâncias que se apresentam – condenação sem provas e prisão sem trânsito em julgado – vai acirrar ainda mais a crise política por alimentar a suspeita de que não é mais que um subterfúgio para afastar o favorito das eleições.
E quando o favorito é afastado a fórceps da principal disputa eleitoral do país é sinal de que a ditadura pode estar na próxima esquina.
Caso ocorra a prisão, dois cenários se apresentam. Ou Lula ganha habeas corpus depois de alguns dias preso e volta ao campo eleitoral ainda mais fortalecido, à espera do registro da candidatura, o que arrefece a crise ou tudo lhe é negado, permanece atrás das grades como candidato e a crise se aprofunda, contaminando a campanha eleitoral.
Não precisa ser um fanático do apocalipse para prever que os defensores de Lula vão reagir de alguma forma contra a prisão e seus antagonistas vão sair às ruas a favor, um quadro no qual tumultos não podem ser descartados, tal como acontecia nas ruas do Rio de Janeiro, nos anos 30, entre comunistas e integralistas e que deu a Getúlio pretexto para cancelar as eleições de 1938.
Essa crise que se forma diante de nós pode ser evitada facilmente. Basta seguir o que diz a constituição. Ninguém pode ser considerado culpado antes de esgotados todos os recursos em todas as instâncias.
A constituição não permite que Lula seja preso nem impedido de se eleger o próximo presidente do Brasil.
E não pode ser revogada por decisão de seis ministros do STF.
A constituição é a resposta para todas as crises.

Blog do BILL NOTICIAS

Em Juazeiro, mais um veiculo resolve se lavar no canal do Projeto Mandacarú


(C.Geral).

Mais um motorista perde o controle da direção e leva o seu veiculo para tomar banho no Canal do Projeto, próximo da CAJ – COOPERATIVO AGRÍCOLA  DE JUAZEIRO-BA. Não é o primeiro, nem será o último, pode anotar. O carro carro já foi retirado do local.




Blog do BILL NOTICIAS

Em Petrolina, ladrões roubam as armas dos vigilantes das duas unidades da EMBRAPA localizadas na BR Nilo Coelho

Resultado de imagem para embrapa petrolina

(C.Geral)

Três larápios roubaram  nesse sábado(10) as armas do vigilantes da alforge que prestam serviços na EMPRAPA. Os bandidos levaram três revólveres .38, mais 25 munições, dois coletes balísticos, e um veículo tipo gol Titan.
A policia foi avisada e após a VT 250.103 de Izacolandia, Petrolina-PE,  foi realizado incursões nas proximidades onde conseguiu recuperar o veículo e mais os dois coletes balísticos da empresa.
O roubo aconteceu nas duas EMPRAPA da Br 428 km 152 e os bandido ainda mantiveram os vigilantes em Cáceres privado. Aguardem novas informações.

Blog do BILL NOTICIAS

Correios entram em greve a partir desta segunda (12). Paralisação é por tempo indeterminado

Resultado de imagem para correio em greve
A greve também servirá para protestar contra as alterações no Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS)(foto: Aniele Nascimento / Gazeta do Povo )

Os trabalhadores dos Correios entram em greve nesta segunda(12) em todo o Brasil, por tempo indeterminado. O principal motivo da paralisação é evitar mudanças no plano de saúde dos funcionários, que envolvem a cobrança de mensalidades do titular e de dependentes.
A categoria cruza os braços no mesmo dia em que o Tribunal Superior do Trabalho (TST) começa julgamento referente ao plano de saúde, depois de trabalhadores e empresa terem, sem sucesso, tentado chegar a um acordo sobre a questão.
Segundo a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (FENTECT), a direção da empresa quer que os funcionários arquem com mensalidades do plano, assim como a retirada de dependentes. Além disso, afirma, o benefício poderá ser reajustado conforme a idade, chegando a mensalidades acima de R$ 900,00.
A greve também servirá para protestar contra as alterações no Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS), a terceirização na área de tratamento, a privatização da empresa, suspensão das férias dos trabalhadores, extinção do diferencial de mercado e a redução do salário da área administrativa. A categoria defende ainda a contratação de novos funcionários via concurso público e o fim dos planos de demissão.
Apesar de a paralisação estar marcada para começar nesta segunda, os funcionários que trabalham de madrugada já entram em greve a partir das 22h deste domingo.(em.com.br).

Blog do BILL NOTICIAS

Odacy Amorim recebe apoio de Lula para prosseguir com pré-candidatura ao governo do estado


O Deputado Odacy Amorim conversou com o ex-presidente Lula e recebeu incentivos para continuar sua jornada em busca da vitória nas eleições de 2018 rumo ao Palácio das Princesas. O Deputado voltou muito animado.
O deputado estadual Odacy Amorim (PT) recebeu nessa sexta-feira (09), em São Paulo, um importante apoio para a manutenção da sua pré-candidatura. Trata-se do líder maior do Partido dos Trabalhadores, o ex-presidente Lula. Em reunião extensa ocorrida com as principais lideranças petistas de Pernambuco, Lula incentivou a pré-candidatura do PT ao governo, estimulando o deputado Odacy Amorim a percorrer as diversas regiões do estado e colocar a pré-campanha na rua. O parlamentar destacou a sua alegria em receber o apoio e impulso do ex-presidente:
“Fiquei feliz com o incentivo e apoio dado por ele a nossa pré-candidatura, no qual deixou claro que o momento agora é de discutir projetos e percorrer o estado. O ex-presidente expressou que acredita no nosso potencial para trabalhar ainda mais por Pernambuco, e por isso iremos seguir em frente. Tive a oportunidade durante a reunião de deixar claro que, de fato, tenho uma trajetória política longa, mas que também represento uma inovação, pois temos projetos e discussões inovadoras para o futuro de Pernambuco. Pretendo chegar a um consenso com a vereadora Marília e com José de Oliveira, para que com o apoio de ambos possamos vencer essa eleição e melhorar cada vez mais a vida do povo pernambucano.”
Odacy Amorim é ex-prefeito de Petrolina e o deputado mais votado do partido nas ultimas eleições. Possui uma trajetória política longa, tendo exercido diversos cargos nos últimos anos.(C.Geral).

Blog do BILL NOTICIAS

TEMER PODE DAR EMBRAER AOS EUA PARA REDUZIR SOBRETAXA DO AÇO


Sob comando do entreguista Michel Temer, o governo brasileiro só vai entrar na Organização Mundial do Comércio (OMC) contra a sobretaxa de 25%, a ser aplicada pelos Estados Unidos nas importações de aço, após esgotadas todas as tentativas de um acordo bilateral que exclua o Brasil dessa medida protecionista.
Existe uma avaliação reservada de que, para chegar a um entendimento, o governo brasileiro teria de fazer concessões tanto nas vendas de siderúrgicos ao mercado americano, adotando restrições voluntárias de exportações, por exemplo, como em áreas completamente distintas, como a associação entre a Boeing e a Embraer, operação que, pelo Ministério da Defesa, só acontecerá mediante uma série de condições, para não prejudicar projetos estratégicos de aviação militar. Há, ainda, a possibilidade de, nessas conversas, os EUA exigirem vantagens para o etanol de milho, que concorre diretamente com o álcool combustível fabricado da cana-de-açúcar do Brasil.
Os contatos informais entre autoridades dos dois países já começaram antes mesmo do anúncio da sobretaxa pelo presidente Donald Trump, na semana passada. Alguns dias atrás, o ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Jorge, enviou uma carta ao secretário de Comércio dos EUA, Wilbur Ross, reforçando o pedido de exclusão do Brasil da nova barreira comercial. E, até o fim desta semana, o governo entrará com dois recursos em Washington: um deles, pedindo a exclusão do Brasil da medida, dirigido ao Representante Comercial dos EUA, o USTR; e outro solicitando a exclusão dos produtos exportados àquele mercado ao Departamento de Comércio.(247).
As informações são de reportagem de Eliane Oliveira em O Globo

Blog do BILL NOTICIAS

VELHICE - Com que idade uma pessoa é considerada "velha"?

  Pesquisadores da Universidade de Stanford chegaram ao nº exato após pesquisas científicas com 4 mil pessoas                               ...