segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Com Lucas Ramos confirmando disputa pela reeleição, rumores em relação a apoio possível de Maria Elena devem zerar

   
   (C.Britto)

Os rumores que pairavam quanto a um possível apoio da vereadora licenciada e secretária de Cultura, Turismo e Esportes de Petrolina, Maria Elena Alencar (PSB), ao deputado Lucas Ramos (PSB) nas eleições deste ano devem zerar de vez. Mesmo sendo improvável que isso acontecesse, já que ela faz parte do grupo do senador Fernando Bezerra Coelho (MDB), uma ‘dobradinha’ entre Elena e Lucas seria algo verossímil, já que a secretária sempre deixou claro seu bom relacionamento com a família de Lucas.
Mas com a decisão do socialista de disputar a reeleição para a Assembleia Legislativa de Pernambuco, essa hipótese – mesmo remota – agora se tornou impossível.
Tudo porque Elena também está decidida a disputar mandato de estadual. Quem a conhece sabe que esse é um sonho antigo da secretária. Tão antigo quanto o do seu aliado, FBC, de chegar ao Palácio do Campo das Princesas.

Blog do BILL NOTICIAS

O PAÍS A UM PASSO DO GOLPE MILITAR


O que se mostrou no Carnaval deste ano revela que situação política está caminhando para um ponto de ebulição.
Deram vitória para a escola de samba "Beija-Flor", que tinha enredo e propaganda muito direitista.
Isso diz muita coisa sobre as perspectivas políticas em geral. É particularmente importante para tentar entender as preocupações da direita e dos golpistas.
Se Lula for preso, o que pode acontecer, tendo em vista que muitos no Carnaval gritaram o seu nome?
Como fazer se ele não for candidato? Como manter a autoridade política do regime instalado com o golpe diante do povo?
Tudo isso se mostrou numa festa popular em que todo o mundo teria ido sem maiores compromissos, apenas para se divertir, sem intenções políticas.
O governo Temer, em grande medida, abandonou reforma da Previdência e muitos declararam que não têm como votá-la. Isso se dá porque a pressão popular é tão forte, até mesmo sobre os políticos da direita, que não querem votar.
Já disse anteriormente que se Temer não aprovasse a reforma da Previdência, a burguesia ia querer derrubá-lo. Ela tentou, não conseguiu, e agora ele também não consegue aprovar mais nada. Isso coloca um problema para burguesia, que precisaria eleger um candidato que fosse desconhecido da população, ou seja, não tivesse sido atingido pela crise política até agora; que tivesse condições de concorrer com Lula, que conseguisse ultrapassar o problema de que instituições de conjunto estão desmoralizadas; que tivesse base no Congresso capaz de levar adiante a política extremamente dura contra a população e que conseguisse defender essa política nas eleições contra o interesse da população.
Por tudo isso, vejo a crise que vai adquirindo a situação política pós-golpe.
No centro da crise estão, de um lado, as medidas do governo, que mostrou a que veio, e em segundo lugar o "problema Lula" que se apresenta como entrave absoluto ao desenvolvimento da situação.
Na realidade, Lula se apresenta como um entrave porque expressa a aglutinação das forças populares contra o golpe.
Não fosse Lula, teríamos seis ou sete candidatos de esquerda cada um com um programa "maravilhoso", sendo que nunca se preocuparam em ter programa nenhum.
Quando alguém apresenta um programa, como o de Manuela D'ávila do PCdoB, vemos que é um programa extremamente direitista, que não tem nada a ver com a população.
O Carnaval mostrou isso de maneira muito acentuada.
Muitos festejaram desfile da escola "Paraíso do Tuiuti" – e é pra ser festejado – pois foi uma verdadeira manifestação da luta de classes no Carnaval. O confronto com a "Beija Flor" acentuou, de um lado, o programa da direita, de outro lado, o da população contra o golpe.
Poucos, no entanto, deram a verdadeira importância para o que isso significa para a situação do país, como espelho da situação política brasileira.
Temos que tirar conclusões destes fatos para orientar nossa ação política.
O Exército, de maneira ainda mais profunda do que ocorreu em Natal (RN), assumiu o controle da segurança pública no Rio de Janeiro. Temos no Rio um governo militar branco, não declarado.
Os militares dominam um dos principais estados do País, comandando todas as forças repressivas têm, portanto, controle sobre o fundamental do Estado.
Isso nunca aconteceu desde que foi promulgada a Constituição de 1988. É um fato da maior gravidade política e, se somarmos todos elementos, vemos que a intervenção no Rio é parte de um plano estratégico de controle da população.
Quando analisamos as declarações que foram feitas no sentido de que poderia haver um golpe militar, do general Mourão e outros, assinalamos que o Rio de Janeiro era cabeça de ponte da intervenção militar pois o Rio é mais vulnerável que São Paulo, por exemplo, devido ao governo em estado de colapso, os problemas de segurança pública fora de controle etc.
A discussão política sobre essa questão central no meio da esquerda foi debatida na Análise Política da Semana, pelo companheiro Rui Costa Pimenta. Resumidamente, a maior parte da esquerda não considera que a intervenção militar é um passo para o golpe militar.
Desconsideram que uma operação de grande envergadura como essa é algo que necessita de uma concepção estratégica, que se dá depois de um longo período de preparação e treinamento das Forças Armadas por meio das operações de garantia da lei e da ordem (GLO) em todo o País. Ignoram ainda que a intervenção se dá em um momento em que a situação política fica cada vez mais complicada.
A situação pode se agravar diante de problemas importantes. O "problema Lula" não foi resolvido. E se a prisão dele der lugar à rebelião popular?
É óbvio que uma intervenção militar no Rio é início de uma intervenção mais geral que poderia descambar em um golpe e uma ditadura militar.
O que nos afasta neste momento de uma verdadeira ditadura militar é o fato de que as tropas e seu comando ainda não declararam abertamente que não respeitarão o Congresso e as demais instituições e não indicaram a que comando responderiam.
Ao controlar o Rio, estão a um passo de controlar o País todo militarmente, ou seja, a um passo de golpe militar. Esse é problema que tem que ser destacado na agitação política e o objetivo de mobilizar a esquerda, os trabalhadores e todas as forças democráticas contra essa ameaça.(247).

Blog do BILL NOTICIAS

Facape abre inscrições de cursos para pessoas da terceira idade


Sempre é tempo para compartilhar novas experiências. É com essa proposta que a Faculdade Aberta da Terceira Idade (FATI) abre as portas para mais um semestre de aprendizado na Facape. Pessoas a partir de 50 anos que têm interesse em participar de algum dos cursos ofertados no semestre 2018.1 podem realizar sua inscrição até o dia 07 de março, no bloco de Pós Graduação da Faculdade, das 9h às 11h. Ao todo, 200 vagas são ofertadas para sete diferentes cursos.
Os interessados devem comparecer no local portando um documento original de identidade, comprovante de residência. Para participar dos cursos é preciso ter disponibilidade de tempo para os horários das aulas, ter, no mínimo, 50 anos de idade e possuir formação escolar em nível fundamental completo ou equivalente.
Neste semestre é possível participar dos módulos de Inclusão Digital (manhã), Noções de Direito (tarde), Noções de Saúde (tarde), Noções de Administração/Empreendedorismo (tarde), Noções de Inglês 1 e 2 e Conversação (manhã),  Produção de Textos no Contexto da Melhor  Idade (tarde) e Noções de Espanhol 1 e Conversação (manhã).
A FATI é fruto de uma parceria entre a Facape e a Universidade de Pernambuco (UPE). Os estudantes dessas instituições podem participar como monitores. Há vagas para alunos dos cursos de Ciência da Computação, Gestão da Tecnologia da Informação (GTI), Direito, Ciências Contábeis, Serviço Social, Administração, Pedagogia, Letras e para estudantes dos cursos de saúde. A previsão é que as atividades do FATI tenham início no dia 21 de março, com uma aula inaugural a partir das 8h, no auditório da Facape. Ao final dos cursos, alunos e monitores receberão certificado. Todas as informações de inscrição e as condições para participar do projeto estão disponíveis nos Editais.
Monitoria
Os alunos da Facape ou da UPE que desejam participar do projeto devem realizar inscrição também no período de 21 de fevereiro a 07 de março, das 9h às 12h, nas dependências da  Coordenação de Extensão e Cultura da UPE ou das 15h às 18h, no bloco da Pós-graduação da Facape. Os discentes devem apresentar cópias do histórico escolar, do documento de identificação e do CPF. (C.Geral).
Confira os editais aqui:  Edital Alunos , Edital Monitores
(Ascom)


Blog do BILL NOTICIAS

A Posse do novo Bispo. Diocese de Petrolina convida para a posse de Dom Francisco Canindé Palhano


A Diocese de Petrolina, encaminhou à toda a família católica da cidade e região, autoridades  constituídas e outras,  convite para a posse do novo Bispo de Petrolina, Dom Francisco Canindé Palhano, que ocorrerá neste dia 03 de março, sábado, às 18 horas na Catedral de Petrolina.
Vários convidados já confirmaram presenças na festa da posse, ao lado de todos os sacerdotes com suas respectivas paróquias.(247).

Blog do BILL NOTICIAS

EX-PREFEITO DE LONDRES DENUNCIA ENVOLVIMENTO AMERICANO EM CAÇA A LULA

Esq.: Stuckert / Dir.: REUTERS - Peter Nicholls

O ex-prefeito de Londres, Ken Livingstone, fez uma declaração de apoio à Lula, nesta segunda-feira (26), em sua conta no Twitter e disse ainda desconfiar da participação americana na perseguição ao ex-presidente.
“Eu suspeito que, assim como aconteceu por décadas e décadas no Brasil e em vários países da América Latina, os EUA estão mais uma vez por trás da queda do governo progressista brasileiro, assim como estiveram por trás da queda dos governos da Argentina e do Chile e de vários outros países”.
Livingstone disse lembrar de se “encontrar com Lula quando ele era presidente do Brasil, depois de anos de governos corruptos, e vê-lo tirar milhões de pessoas da pobreza”.
O ex-prefeito ressaltou ainda que “agora, a velha elite está tentando desesperadamente cada truque para impedi-lo de voltar”.(247).
O ex-prefeito pede ainda que todos deem RT e assinem a declaração @nocoupinBrazil (não ao golpe no Brasil) de apoio à democracia – http://bit.ly/standwithlula


Blog do BILL NOTICIAS

GOVERNADOR DA BAHIA: GLOBO CHEGOU ANTES DA PF À CASA DE JAQUES WAGNER


O governador da Bahia, Rui Costa, denunciou nesta segunda-feira (26), que a TV Bahia, afiliada da Rede Globo no estado, de propriedade da família do prefeito de Salvador, ACM Neto, chegou antes da Polícia Federal à casa do ex-governador Jaques Wagner para uma ação de busca e apreensão.
Para o governador, quando ocorre isto, fica claro que a operação não tem caráter investigativo, mas sim midiático, político partidário. “Em qualquer lugar do mundo civilizado é estranho que a imprensa chegue antes da polícia em uma operação. E é mais estranho ainda que uma das TVs tenha tido o acesso privilegiado antes das outras”. (247).


Blog do BILL NOTICIAS

Jungmann na Segurança e general Silva Luna na Defesa


Coluna do Estadão – Andrezza Matais
O presidente Michel Temer escolheu o ministro Raul Jungmann para assumir o novo ministério da Segurança Pública. No lugar de Jungmann na Defesa assume o general Joaquim Silva e Luna (foto), atual secretário-geral da pasta. Ele foi chefe do Estado Maior do Exército e é general do Exército da reserva.
A decisão foi tomada ontem e o anúncio será feito nesta segunda-feira, 26. O ministério será criado por Medida Provisória.
O nome do ministro Jungmann sempre foi o preferido do governo para a nova pasta que será responsável pela Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Departamento Penitenciário Nacional e  Secretaria de Segurança Pública, hoje vinculadas ao Ministério da Justiça.
O ministério é mais uma medida do governo dentro do pacote para reforçar a segurança pública. A primeira foi a intervenção na segurança do Rio de Janeiro, informação também revelada pela Coluna.
O presidente se reuniu ontem com Jungmann no Palácio do Jaburu, além dos ministros Eliseu Padilha (Casa Civil), Moreira Franco (Secretaria de Governo), Sergio Etchegoyen (GSI) e o deputado Darcisio Perondi (MDB-RS), vice-líder do governo. (Colaboraram Tânia Monteiro e Vera Rosa).

Blog do BILL NOTICIAS

Estupro na UPA: 'é possível que estejamos diante de um serial', diz chefe da Polícia Civil

Segundo Joselito Kehrle do Amaral, três mulheres já procuraram a delegacia. Outras duas prestam depoimento nesta segunda
Joselito Kehrle, chefe da Polícia Civil
Joselito Kehrle, chefe da Polícia CivilFoto: Rafael Furtado/Folha de Pernambuco

O chefe da Polícia Civil de Pernambuco, Joselito Kehrle do Amaral, acredita que o médico suspeito de estuprar uma paciente na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Imbiribeira, na Zona Sul do Recife, seja um possível criminoso em série. "Parece que estamos diante de um serial, de uma pessoa que utiliza a função médica para praticar os crimes", comentou Joselito. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (26).

Segundo o investigador, três vítimas já procuraram a 1ª Delegacia de Polícia de Prevenção e Repressão aos Crimes Contra a Mulher e outras duas vão prestar depoimento ainda nesta segunda. Entre as vítimas, está a jovem de 18 anos, que denunciou o crime no último dia 21. 

"É importante salientar que encontramos perfil genético masculino, das amostras de material orgânico recolhidas no corpo da vítima. Vamos confrontar e ter prova material da participação dele", comentou Kehrle do Amaral. Até o momento, o médico não se apresentou à polícia. "Se não houve participação ou culpa, que ele se forneça material orgânico para confronto", disparou Joselito.(Folhape).

Denúncias podem ser feitas por telefone:
Ouvidoria da Delegacia da Mulher
0800 281 8187



Blog do BILL NOTICIAS

JAQUES WAGNER: AÇÃO DA PF FOI “ABSOLUTAMENTE DESNECESSÁRIA”

Elza Fiúsa/Agência Brasil

Após ter sido alvo de uma busca e apreensão em sua residência o ex-governador da Bahia Jaques Wagner (PT) classificou a operação da Polícia Federal como 'desnecessária'.
Indiciado, Wagner é acusado de receber propina por intermédio de contratos firmados do governo estadual e o Consórcio Arena Fonte Nova para a construção do estádio da Copa do Mundo. A Operação Cartão Vermelho investiga o superfaturamento na parceria público-privada (PPP) com a Fonte Nova Participações (FNP).
“Há pronunciamento do TCU dizendo que os preços são normais. Esse processo teve consulta pública, audiência pública e só depois foi feito o edital. Eu acho uma aberração se colocar que a exigência da demolição... um preço ridículo em relação ao preço do conjunto da obra, então eu espero que o processo de inquérito se encerre e que a gente tenha direito de se defender do TRF1”, afirmou, em coletiva de imprensa.
Pré-candidato ao Senado e citado como possível candidato à presidência no caso da impossibilidade de candidatura do ex-presidente Lula, Wagner falou do seu estranhamento do processo.
“Eu também estranho porque esse inquérito existe desde 2013, fui chamado para prestar testemunho em 2017, a própria delegada afirma que eu fui e colaborei e de repente vem um busca e apreensão, na minha opinião, absolutamente desnecessária. O que eu queria falar em relação aos fatos: eu estou com minha cabeça absolutamente tranquila, vou aguardar o final desse processo de inquérito, vamos ver o que a PF e o MPF dirão e eu vou me defender com muita tranquilidade, até porque todo esse processo da Fonte Nova foi feito sempre com a participação de consultorias internacionais”, acrescentou.
A PF chegou a pedir a prisão do petista, mas o Tribunal Regional Federal da 1º Região (TRF-1) negou o pedido.(247).


Blog do BILL NOTICIAS

Prefeito de Lagoa Grande corre atrás de recursos em Brasília e busca apoio de aliados

(Fonte/fotos: Ascom PMLG)


O prefeito de Lagoa Grande (PE), Vilmar Cappellaro (MDB), esteve em Brasília (DF) correndo atrás de recursos para investimentos no município do Sertão do São Francisco. Acompanhado do vice-governador de Pernambuco, Raul Henry (MDB), Cappellaro reuniu-se com um velho aliado – o deputado federal Jarbas Vasconcelos (MDB).
Conseguimos boas parcerias que iremos anunciar em breve, além de uma quadra coberta para o assentamento Catalunha, que irá atender toda a área de assentamentos como Jatobá, Malhada Real, entre outras que não dispõem de nenhuma área de lazer. Temos tido um esforço muito grande para conquistar obras estruturadoras para a nossa cidade. A população tem reconhecido isso“, ressaltou o gestor.
Cappellaro também se encontrou com o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, e visitou o gabinete de outro federal, Gonzaga Patriota (PSB), o qual enalteceu a importância de uma feira da agricultura familiar que vai acontecer na comunidade rural de Malhada Real. O parlamentar aproveitou para mandar um recado aos moradores da comunidade.
Quero me fazer representar nesta feira pelo nosso líder Cristiano, sua família, pelo nosso prefeito Vilmar Cappellaro, pelo vice, Ítalo, e pelos vereadores. Quero dizer que esta associação é muito importante e está crescendo muito na fruticultura”, disse. Gonzaga aproveitou ainda para anunciar que tem um presente para Malhada Real Catalunha, Jatobá e Lagoa Grande. Mas preferiu manter a surpresa. “No dia 17 (de março) estarei aí para anunciar, juntamente com o prefeito, o vice e os vereadores que estão fazendo um excelente papel na administração desta cidade. Parabéns a todos”, frisou. (C.Britto).


Blog do BILL NOTICIAS

Mais um assassinato no Projeto Maria Tereza, em Petrolina


(C.Geral)

Na madrugada desta segunda-feira(26), um jovem  foi assassinado no bairro Maria Tereza, em Petrolina. Segundo informações Joseano Pereira do Nascimento, de 23 anos,  foi alvo de disparos de arma de fogo.
Não se tem conhecimento sobre motivação ou autoria do crime. As autoridades foram acionadas, a polícia isolou o local e o Instituto Criminalista(IC) colheu o corpo da vítima para o Instituto de Medicina Legal (IML). Aguardem novas informações.

Blog do BILL NOTICIAS

VELHICE - Com que idade uma pessoa é considerada "velha"?

  Pesquisadores da Universidade de Stanford chegaram ao nº exato após pesquisas científicas com 4 mil pessoas                               ...