quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

Maior auditório do sertão pernambucano será inaugurado em 2019 no campus Petrolina do IF Sertão-PE

Fonte:(www.ifsertao-pe.edu.br)
Obras do novo auditório do campus Petrolina tiveram início em janeiro de 2018 
e têm previsão de conclusão para março de 2019


A julgar pelo andamento das obras, o ano de 2019 começará com uma promissora novidade, não só para a comunidade acadêmica do IF Sertão-PE, como para toda a população da cidade de Petrolina/PE. A boa nova é que, no ano vindouro, o Instituto Federal do Sertão Pernambucano irá presentear a região com um equipamento cultural totalmente novo, amplo e moderno, ideal para sediar grandes eventos e espetáculos. Tão amplo que, após inaugurado, será o auditório com maior capacidade de público em Petrolina, no Vale do São Francisco e no sertão pernambucano.

De acordo com o projeto da obra, a área total construída será de 1.918,57 metros quadrados e o auditório terá capacidade para 620 espectadores. Serão dois pavimentos. No térreo, além do palco central, haverá dois camarins, ambos com toaletes; sala de instrumentos; poltronas para plateia; espaço para exposições científicas e artísticas; além de toaletes feminino e masculino.

Parte bruta da obra, constituída pelas estruturas de concreto armado e colocação das ferragens, já está praticamente concluída

Já no pavimento superior, estarão localizados a sala de projeção; uma lanchonete; o foyer, que nas salas de espetáculos funcionam como locais de espera das atrações e espaço para coquetéis e coffe brakes; salão de convivência; o Departamento de Material de Limpeza (DML) e toaletes feminino e masculino. O auditório do Campus Petrolina disporá de acessibilidade e contará com duas saídas de emergência.

Diretor do campus Petrolina, Fabiano Marinho, está otimista com a previsão de inauguração para o segundo semestre de 2019.


O diretor do campus Petrolina, Fabiano Marinho, fala com otimismo sobre o novo equipamento cultural que surgirá na cidade em 2019. “Buscaremos parcerias com os poderes municipal, estadual e federal com vistas à melhoria do entorno do campus, em termos de infraestrutura viária e algumas obras complementares de saneamento, já que esse equipamento servirá não só à comunidade do campus, mas principalmente às populações de Petrolina e Juazeiro, que contarão com mais um espaço amplo e confortável para realização de grandes eventos e espetáculos culturais” afirma o professor Fabiano.

Após a finalização da obra, restará apenas a instalação das poltronas, climatização, iluminação cenográfica e sonorização que devem ser finalizadas ainda no primeiro semestre do ano novo 

De acordo com o engenheiro Helaelson Júnior, do Departamento de Infraestrutura (Deinf) da Reitoria do IF Sertão-PE, inicialmente a obra do auditório central do campus Petrolina foi orçada em R$ 3,02 milhões, com previsão de conclusão em dezembro de 2018. No entanto, foi necessário um aditivo no contrato e o custo total passou para R$ 3,16 milhões, com a previsão de finalização da obra ficando para março de 2019.

Construção do novo auditório está modificando a paisagem do campus Petrolina do IF Sertão-PE


O técnico em Edificações do Deinf/Reitoria, Ebson Silva, é o responsável pela fiscalização da obra. Ele afirma que aproximadamente 63% da obra já se encontra concluída. “A chamada obra bruta já foi praticamente concluída. Trata-se da estrutura de concreto armado e de ferragens, que é o mais complexo numa obra desse porte. Agora estamos perto de concluir a cobertura com o telhado para entrarmos na fase de acabamento, que inclui a conclusão dos banheiros, pintura, e colocação da alcatifa”, explica o servidor.

Direção do campus Petrolina espera contar com o apoio das esferas municipal, estadual e federal para melhorias no entorno da obra, que ainda necessita de investimentos públicos em termos de acesso, infraestrutura viária, além de obras complementares de saneamento.


Ainda de acordo com Ebson, até o momento a obra não sofreu nenhum contratempo. “o único atraso que tivemos foi decorrente das chuvas no início de 2018, o que interrompeu um pouco a etapa de fundação. No mais, tudo está correndo dentro do previsto”, afirmou o fiscal da obra. Após a entrega da edificação, daqui a três meses e meio, ainda será necessário a instalação de ares-condicionados, poltronas, iluminação cenotécnica e sonorização. A direção do campus informou que esses projetos já estão sendo elaborados e que os equipamentos de climatização já foram lançados no Sistema de Controle das Aquisições de Bens e Serviços (Sicabs). A previsão é que o maior auditório do sertão pernambucano seja inaugurado no segundo semestre de 2019.

Maior auditório do sertão pernambucano terá capacidade para 620 pessoas e estará apto a sediar grandes congressos, conferências e seminários científicos, bem como espetáculos culturais de música, dança e teatro


A reitora do IF Sertão-PE, Leopoldina Veras, destaca a importância do canal de diálogo que foi estabelecido com o Ministério da Educação, com vistas à execução de diversas obras na Instituição. "Tivemos várias conversas com o então diretor de Desenvolvimento da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e atual secretário da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), Romero Raposo Filho, o que possibilitou a retomada de obras estruturais que estavam pendentes no campus Ouricuri. Conseguimos ainda viabilizar a construção das quadras poliesportivas dos campi Ouricuri, Floresta e Salgueiro; a construção da sala de professores e dos alojamentos dos estudantes no campus Petrolina Zona Rural, além da construção da subestação de energia e das obras de acessibilidade no campus Petrolina", enumera a reitora, ao fazer um balanço das recentes realizações de sua gestão. "Somos gratos pelo empenho dos nossos servidores, cujo envolvimento e dedicação foram fundamentais para a conquista desses avanços", concluiu.



Escrito por Ricardo Brandao / ASCOM)


Blog do BILL NOTICIAS

Habilitação de 38 novas fábricas amplia exportações de carne para a China

Presidente Lula acompanhou, em Campo Grande, primeiro lote de proteína animal da JBS a ser enviado ao país asiático Presidente Lula visita p...