terça-feira, 22 de agosto de 2017

PROFESSORA AGREDIDA POR ALUNO DENUNCIA MENSAGENS DE ÓDIO


Os ferimentos causados no rosto da professora Marcia Friggi, de 51 anos, professora de língua portuguesa e literatura de Indaial, em Santa Catarina, ganharam as redes sociais. Mas não foram as únicas agressões sofridas pela docente. 
Muitas pessoas escreveram a ela dizendo que ela merecia as agressões por ser feminista e esquerdista. "Já atingiram o meu olho, mas não vão me calar. Nas redes sociais tenho todo o direito de me expressar", afirmou Márcia, que tem dois empregos para sustentar a família. 
"Exerço uma das profissões mais dignas do mundo, com um salário miserável", disse a professora, com voz embargada, em entrevista à BBC Brasil. Para Márcia, os professores foram abandonados por sucessivos governos e reféns de famílias incapazes de educar seus filhos. De acordo com ela, "esta é a geração de cristal: de quem não se pode cobrar nada, que não tem noção de nada", lamenta.
Conforme relatou em uma postagem no Facebook, já compartilhada mais de 321 mil vezes, Márcia pediu que o aluno colocasse um livro que estava entre as pernas sobre a mesa. Após xingar a professora, o jovem de 15 anos jogou o livro em direção a ela. Ao encaminhar o jovem para a diretoria da escola, ela levou socos.
Pesquisa realizada em 34 países no ano de 2014 revelou que 12,5% dos educadores brasileiros sofreram agressões verbais ou intimidações de alunos ao menos uma vez por semana. A média entre todos os países foi de 3,4%. A polícia de Indaial registrou ocorrência na manhã desta segunda-feira (21). O adolescente deverá depor ainda nesta semana por lesão corporal. 
Em 2016, o mesmo jovem já havia sido denunciado por lesão corporal contra a própria mãe e, em 2017, por ameaça contra um Conselheiro Tutelar, que acompanha o desenvolvimento do rapaz. Na ocasião, o jovem havia afirmado que daria um soco no rosto do profissional, tal como acabou fazendo com Friggi.
Junto com manifestações de solidariedade, a professora foi alvo de mensagens de ódio de pessoas que a culparam pelo incidente. Os internautas acusaram-na de ter feito comentários elogiosos à uma ovada recebida peloo deputado federal Jair Bolsonaro.
Nos comentários, ela leu que "apanhou pouco" e que "se a senhora e vários outros professores se preocupassem em ensinar ao invés de imbecilizar os alunos, cenas como essa não existiriam nas escolas. Você é culpada por incentivar o desrespeito, a falta de educação, o vitimismo e o coitadismo".
Além da violência, os professores brasileiros são mal-remunerados. Levantamento da OCDE, de 2016, mostrou que os docentes dos ensinos fundamental e médio do país recebem menos da metade do que a média dos profissionais da educação dos 35 países membros da organização.(247).


Blog do BILL NOTICIAS

PROFESSORA É ESPANCADA POR ALUNO E DESABAFA: “ESTOU DILACERADA”


Da Revista Fórum - A violência, definitivamente, invadiu as salas de aula. No município de Indaial, em Santa Catarina, a professora Marcia Friggi foi brutalmente agredida por um de seus alunos, de apenas 15 anos, nas dependências da escola. Indignada com o fato, ela resolveu desabafar em sua página do Facebook. Marcia resumiu seu sentimento em uma palavra: "Dilacerada". O depoimento dela foi o seguinte:
"Estou dilacerada. Aconteceu assim: Ele estava com o livro sobre as pernas e eu pedi:
– Coloque seu livro sobre a mesa, por favor.
– Eu coloco o livro onde eu bem quiser.
– As coisas não são assim.
– Ahhh, vai se foder.
– Retire-se por favor.

Ele levantou para sair, mas no caminho jogou o livro na minha cabeça. Não me feriu, mas poderia. Na direção eu contei o que tinha acontecido. Ele retrucou que menti e eu tentei dizer:
– Como, menti? A sala toda viu... Não deu tempo para mais nada.

Ele, um menino forte de 15 anos, começou a me agredir. Foi muito rápido, não tive tempo ou possibilidade de defesa. O último soco me jogou na parede. Estou dilacerada por ter sido agredida fisicamente. Estou dilacerada por saber que não sou a única, talvez não seja a última. Estou dilacera por já ter sofrido agressão verbal, por ver meus colegas sofrerem. Estou dilacerada porque me sinto em desamparo, como estão desamparados todos os professores brasileiros.
Estamos, há anos, sendo colocados em condição de desamparo pelos governos. A sociedade nos desamparou. A vida... Lembrei dos professores do Paraná que foram massacrados pela polícia, não teve como não lembrar. Estou dilacerada pelos meus bons alunos, que são muitos e não merecem nossa ausência. Estou dilacerada, mas eu me recupero e vou dedicar a minha vida para que nenhum professor brasileiro passe por isso nunca mais".(247).

Blog do BILL NOTICIAS

DEU NO NEW YORK TIMES: LULA AINDA É O POLÍTICO MAIS POPULAR DO BRASIL


O The New York Times, maior jornal do mundo, vem cobrindo a caravana do ex-presidente Lula, ignorada pelos jornais brasileiros, e publica reportagem nesta terça-feira em que destaca sua força.
"Milhões de brasileiros deixaram a linha de pobreza durante seus dois governos e ele ainda é o político mais popular do Brasil, a despeito da condenação que poderá impedi-lo de concorrer em 2018", aponta o texto do correspondente Anthony Boadle.
Lula já passou pela Bahia e por Sergipe e chega nesta terça-feira a Alagoas.
Leia, abaixo, texto de Fernando Brito, editor do Tijolaço, sobre a condução coercitiva de Lula pelo povo:
Por Fernando Brito, editor do Tijolaço
Não é meu, mas o lugar se chama Campo do Brito e fica entre Lagarto e Itabaiana, em Sergipe.
Lá, uma multidão fez parar o ônibus que conduzia Lula para o comício noturno na segunda cidade e o obrigou a descer, para abraçá-lo.
Uma condução coercitiva do tipo que Lula merece.
E que explica e prova o que se escreveu aqui, com palavras roubadas do professor Wanderley Guilherme dos Santos:  “a direita e a esquerda de nariz torcido evitam reconhecer que a indestrutibilidade de Lula não é propaganda partidária, mas fenômeno sociológico”.
Acompanhei cenas assim, no interior do Rio de Janeiro e no do Rio Grande do Sul, com Leonel Brizola. Seus braços ficavam roxos de tantos puxões e agarrões recebidos do povo.(247).
É o “corpo de delito” da sua significação pública. 

Blog do BILL NOTICIAS

Morre policial petrolinense depois de passar mal durante teste de físico da Polícia Militar da Bahia


Morreu durante a madrugada desta terça-feira(22), o soldado da Polícia Militar Yuri Lindemberg de Souza Lima Bezerra, 35 anos, lotado na Companhia Independente de Policiamento Especializado(Cipe/Chapada). Yuri estava internado desde o fim da tarde de ontem, depois de passar mal durante um teste de habilidade específica da PM.
Vários policiais participavam da atividade que fazia parte do Curso de Operações de Choque da Polícia Militar da Bahia. Outros dois policiais também foram retirados do treinamento e internados pelo mesmo motivo, mas apesar das notícias de que estão bem de saúde, não há detalhes sobre o que realmente ocorreu com eles. a identidade desses outros dois também não foi divulgada.
Em nota, a Polícia Militar informou sobre a morte do soldado:
É com imenso pesar que a Polícia Militar da Bahia informa o falecimento do soldado Yuri Lindemberg de Souza Lima Bezerra, 35 anos, nesta madrugada de terça-feira (22).
 
Yuri estava internado no Hospital Menandro de Farias desde ontem (21) após ter se sentido mal durante a realização do Teste de Habilidade Específica para ingresso no Curso de Operações de Choque da Polícia Militar da Bahia. Ele foi atendido pela equipe médica do Departamento de Saúde da corporação que acompanhava o teste e levado para o hospital. O estado de saúde dele agravou e nesta madrugada ele não resistiu.
 
Yuri era lotado na Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe)/Chapada e há nove anos integrava as fileiras da corporação. Natural de Petrolina (PE), o soldado era solteiro e deixa um filho. O horário e local do sepultamento serão definidos pelos familiares de Yuri”.(Agora na Bahia),(C.Geral).

Blog do BILL NOTICIAS 

Famílias de PE fazem gás de cozinha com esterco, e param de comprar botijão


(UOL Notícias)
Pelo menos 500 famílias do Nordeste estão sem despesa com a compra de botijão de gás de cozinha depois que ganharam biodigestores em suas propriedades para produção de gás por meio de esterco de animais. Em Caruaru (PE), por exemplo, duas famílias de assentamentos do MST (Movimento Sem Terra) ganharam biodigestores e cozinham nos fogões com o gás produzido com esterco de gado que criam em suas propriedades.
A agricultora Lúcia da Silva, 40, relata o alívio de não ter mais a despesa com a compra de gás de cozinha para a família, que tem nove integrantes, desde que o biodigestor entrou em funcionamento, em 2015. A economia feita com biodigestor incrementa a alimentação dos filhos e netos.
Um botijão custa R$ 55 e não dá para o mês todo porque somos nove pessoas. Vivíamos com dificuldade, até usando lenha quando faltava o gás, mas hoje temos a tranquilidade de ter gás o tempo todo e sem pagar nada.”
Para alimentar o biodigestor, de três em três dias, a agricultora coloca três latas de esterco de gado e três latas de água no tanque de mescla, que é interligado com o recipiente do biodigestor onde ocorre a fermentação das fezes com bactérias anaeróbicas que produzem vários gases, sendo metano o principal.
Em seguida, o sistema a ser ligado por uma válvula começa a liberar o gás para os canos, que chegam até o fogão, que fica na cozinha da família.

Esterco é reutilizado como adubo

O biodigestor ainda tem um reservatório de descarte de esterco que é usado para adubar as plantações do lote de terra da família.
“Em quase dois anos de uso, nunca tivemos problema. Não compramos gás e ainda usamos como adubo o resto do esterco que é maturado dentro do biodigestor nas nossas plantações”, diz a agricultora.
A pequena propriedade está dentro do assentamento do MST Lagoa Azul, que fica localizada no sítio Lages, zona rural de Caruaru. Lá são plantados milho, mandioca, feijão, tomate, hortaliças, como cebolinha, coentro e alface.
O agente comunitário de saúde, Marcelino Luiz Silva, que trabalha na área há mais de 15 anos, destaca a importância do biodigestor para beneficiar famílias carentes. Ele observa que as duas famílias do assentamento que ganharam o equipamento hoje estão com mais qualidade na alimentação devido ao adubo usado nas plantações e também porque não têm mais a despesa de comprar gás.

Melhor para o ambiente

O biodigestor da propriedade de Lúcia Silva foi construído por meio de uma parceria entre a ONG Caritas Diocesana, Caixa Econômica Federal (programa de habitação rural) e MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra). O biodigestor custa em média R$ 2.500, mas as famílias beneficiadas não gastaram nada para implantação do sistema.
O técnico Jucier Silva, da ONG Diaconia, destaca a importância do biodigestor para o ambiente. “A família preserva o meio ambiente com a diminuição da emissão de gás metano na atmosfera. O gás metano que seria liberado com o esterco do gado nos currais, depois do processo de biodigestão, é queimado no fogão e parte dele se transforma gás carbônico, menos poluente que o metano”, explica Silva.
O sistema recebe manutenção periódica feita para verificar se houve entupimento e se o sistema está funcionando corretamente. As manutenções não têm datas marcadas porque variam de acordo com o cuidado que a família beneficiada tem de seguir as instruções de uso do equipamento.
O biodigestor não é pressurizado e, por isso, não há risco de explosão. A única modificação que ocorre no fogão é que o orifício onde o gás passa tem de ser aumentado para ele passar porque não há pressão”, afirma o técnico.
A construção de biodigestores pela ONG Diaconia começou em 2009, na Bahia, em Pernambuco e no Rio Grande do Norte, depois de intercâmbios com outras organizações, os trabalhos se estenderam aos Estados de Goiás, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. (C.Geral).

Blog do BILL NOTICIAS

Em Petrolina mais um guerreiro do asfalto perde a vida em acidente de caminhão próximo a Fortaleza,CE





O motorista que residia em Petrolina, Marcelo Araújo QRA Beiby, faleceu na última sexta-feira(18) em acidente com a carreta em que ele conduzia. O caminhão tombou próximo ao Porto de Pecém, em Fortaleza, CE, onde ele foi  a óbito. Segundo Informações, o acidente foi em  uma curva fechada já chegando em Pecém, no Porto de Fortaleza . Ele dirigia uma carreta carregada  de frutas para exportação, tipo ´Carreta container`.
A noticia deixou a família e os amigos de Marcelo abalados com o fato. Petrolina está de luto por mais um guerreiro do asfalto que morreu exercendo a sua profissão de caminhoneiro.
Nas redes sociais muita solidariedade com a família do motorista. O corpo de Marcelo foi encaminhado já na madrugada do sábado(19) para o IML de Fortaleza. Marcelo era casado e tinha 04 filhos, uma menina de 2 anos uma de 7 anos é um menino de 11 anos uma moça de 17 anos.
Na noite desta segunda-feira(21), os amigos comunicaram que o corpo do caminhoneiro chega por volta das 02 horas da madrugada desta terça-feira(22) em Petrolina e o velório será  em sua residencia, localizada, no Residencial  Nova Vida 1, na Rua do Mercado Vitória. O Sepultamento será as 16 horas no Cemitério Campo da Paz. As informações foram repassadas pelo Facebook de Amigos da Estrada Petrolina é Show. Aguardem novas informações. (C.Geral).

Blog do BILL NOTICIAS


Campus Petrolina Zona Rural abre seleção complementar para 39 vagas em cursos técnico

Resultado de imagem para O campus Petrolina Zona Rural do IF Sertão-PE

Campus Petrolina Zona Rural
O campus Petrolina Zona Rural do IF Sertão-PE divulgou, nessa segunda-feira (21) o edital nº 18/2017, que abre inscrições para o Processo Seletivo Complementar. Estão sendo ofertadas 39 vagas, sendo 26 para o curso de Zootecnia e 13 para o curso de Agricultura. Os cursos têm duração de dois anos e acontecem no turno da tarde. A entrada é referente ao semestre 2017.2. Esta seleção visa preencher as vagas que ficaram ociosas no último processo.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas a partir da próxima quarta-feira (23), até o dia 5 de setembro, exclusivamente pela internet, (acesse aqui). Para participar é preciso ter concluído o Ensino Médio, possuir documento de identificação com foto e CPF.
As provas da seleção acontecerão no dia 17 de setembro, no campus Petrolina do IF Sertão-PE, das 13h às 17h, sendo compostas de 20 questões de múltipla escolha, dez de português e dez de matemática. De acordo com o calendário acadêmico, as aulas estão previstas para começarem no dia 13 de novembro de 2017.
Clique aqui para acessar o edital nº 18/2017 completo (C.Geral).

Blog do BILL NOTICIAS

LULA: NÃO ADIANTA ME PERSEGUIR, ELES TÊM QUE SE PREOCUPAR COM OS MILHÕES QUE QUEREM MUDAR O PAÍS

Resultado de imagem para LULA: NÃO ADIANTA ME PERSEGUIR, ELES TÊM QUE SE PREOCUPAR COM OS MILHÕES QUE QUEREM MUDAR O PAÍS

O ex-presidente Lula assegurou não ter medo de quem o persegue em um novo discurso feito no Nordeste, durante sua caravana que passa pelos nove estados da região.
Durante encontro com a Frente Brasil Popular de Sergipe, Lula mandou um recado: "Nesse país não adianta me perseguir. Um nordestino que não more de fome até os cinco anos de idade, não tem por que ter medo de mais nada".
"Essas pessoas que não admitem que o pobre deixe de ser pobre não têm de se preocupar comigo, mas com vocês. Com todos que querem mudar o país", prosseguiu, citando "milhões e milhões" que representariam essas pessoas.
Lula voltou a incentivar os mais jovens a entrar para a política. "Eu quero dizer a cada jovem: temos condições para mudar o país. O Brasil será o que a gente quiser que ele seja. Basta a gente participar". Lula, que tem sido homenageado por diversas cidades nordestinas, também disse viver "um momento gratificante".
Lula vestiu um jaleco de médico e fez um apelo aos formandos em medicina: para que devolvam seu aprendizado às pessoas mais pobres. "A única coisa que eu peço a esses jovens médicos é que não se transformem em médicos mercenários que querem ficar ricos às custas do pobre", disse.
Assista abaixo à íntegra do discurso. No vídeo acima, Lula é recebido pela Frente Brasil Popular.(247).

Blog do BILL NOTICIAS

VALOR, DA GLOBO, APONTA: COM TEMER, BRASIL VIROU PÁRIA GLOBAL

ABR / Reprodução

O fiasco da política externa brasileira no governo de Michel Temer já é inegável até para a Globo, uma das principais fiadoras do golpe. Manchete do Valor desta terça explora o assunto.
Auxiliares diretos de Michel Temer recorrem à tumultuada agenda doméstica para justificar a baixa visibilidade da política externa brasileira. Na verdade, o país vive um momento de claro isolamento por parte das lideranças globais. Nos 15 meses em que está no cargo, Temer viajou pouco e tem recebido bem menos líderes estrangeiros no Brasil do que seus antecessores em igual período. Segundo registros do Itamaraty, vieram ao Brasil nove chefes de Estado durante o governo atual, mas vários deles vieram para as Olimpíadas e nem foram a Brasília. Ontem, Temer recebeu o presidente do Paraguai, Horacio Cartes.
A informação que mais incomoda o Itamaraty é que chefes de Estado ou de governo como o americano Barack Obama, a alemã Angela Merkel, o francês François Hollande e o canadense Justin Trudeau fizeram giros pela América Latina ignorando o Brasil. Foi o que aconteceu também com o vice-presidente dos EUA, Mike Pence, que visitou quatro países da vizinhança. Benjamin Netanyahu escolheu só Argentina e México para a viagem inédita de um primeiro-ministro de Israel à região, embora o Brasil tenha comunidade judaica mais numerosa.
As informações são de reportagem do Valor.(2470.

Blog do BILL NOTICIAS

Semana da Pessoa Com Deficiência tem inicio nesta terça(22)em Petrolina


Uma programação variada e inclusiva foi planejada pela prefeitura para marcar a Semana da Pessoa Com Deficiência que tem início nesta terça-feira (22), em Petrolina. As ações englobam serviços sociais, jogos, apresentações culturais e mostra de educação, todas, com um único objetivo: a inclusão e cidadania.
A abertura oficial acontece nesta terça-feira (22) a partir das 9h na Praça do Bambuzinho, onde  haverá dança das cadeiras, voz e violão e exposição de materiais pedagógicos. No local também será montada uma mostra de educação inclusiva, serviços sociais e stand com serviços de beleza como corte de cabelo e maquiagem.
Ainda dentro da articulação, serão realizadas ações de conscientização na quarta-feira (23) em frente à Prefeitura de Petrolina, onde uma equipe da Secretaria Executiva da Mulher e Acessibilidade fará panfletagens e abordagens educativas com tema ‘Prevenindo a Deficiência’.
Já na sexta-feira (25), será a vez das ações esportivas e culturais que serão realizadas a partir das 8h no Parque Municipal Josepha Coelho. No espaço haverá teatro de libras; maracatu da Apae; capoeira; judô; oficina de futebol de 5; atletismo, entre outras atividades.
A programação é realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, através da Secretaria Executiva da Mulher e Acessibilidade tendo várias instituições parceiras. As mobilizações seguem até o dia 28 de agosto quando acontecerá uma mesa-redonda com o tema ‘empoderamento, liberdade e cidadania’ das 8h às 12h na Gerência Regional de Educação (GRE).
Programação:
Dia 22 de agosto – Inclusão na praça
Local: Praça do Bambuzinho das 8h às 12h
Dia 23 de agosto – Prevenindo a deficiência
Local: Avenida Guararapes das 8h às 9h
Dia 24 de agosto – Apresentações internas nas instituições
Dia 25 de agosto – Inclusão e Movimento
Local: Parque Municipal Josepha Coelho das 8h às 11h
Dia 28 de agosto – Mesa redonda Empoderamento, liberdade e cidadania
Local: Gerência Regional de Educação (GRE) das 8h às 12h
Magnólia Costa: Assessora de Comunicação
Sec. Cultura, Turismo e Esporte
Sec. de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (Ascom),(C.Geral.

Blog do BILL NOTICIAS

Após denúncia de tiroteio na Via Mangue, adolescente é apreendido com espingarda

Militares continuam as buscas para localizar grupo criminoso, que seria responsável pelo tiroteio na região, na última segunda
Policiais militares realizaram rondas dentro do mangue


Um adolescente foi apreendido, na manhã desta terça-feira (22), após denúncias de que cinco pessoas estariam efetuando disparos de arma de fogo na Via Mangue. Policiais do 11º Batalhão foram acionados ao local e detiveram o menino, que estava com uma espingarda calibre 12. 

Leia também:
Duas pessoas ficam feridas em tiroteio no bairro do Pina
Tiroteio atrás de delegacia assusta moradores em Boa Viagem
Os militares realizaram buscas por dentro do mangue. Um helicóptero da Secretaria de Defesa SOCIAL (SDS) participou das incursões. Até o momento, apenas o adolescente foi encontrado. Os outros suspeitos conseguiram fugir.

Os policiais permanecem realizando rondas para tentar localizar o restante do grupo, que seria responsável pelo tiroteio na região, na última segunda-feira (21). O adolescente foi levado para a Gerência da Polícia da Criança e do Adolescente (GPCA) para que fossem tomadas as providências legais.(Folhape).

Blog do BILL NOTICIAS

VELHICE - Com que idade uma pessoa é considerada "velha"?

  Pesquisadores da Universidade de Stanford chegaram ao nº exato após pesquisas científicas com 4 mil pessoas                               ...