sexta-feira, 12 de abril de 2013

Medalha Dom Malan: Uma honraria ao homem da cultura e do esporte de Petrolina, Demazinho (Valdemar Cavalcante)


DEMAZINHO CAMARA
Na sessão desta quinta-feira (11), a Câmara de Vereadores concedeu a Medalha Dom Malan a Valdemar Cavalcante, pelos relevantes serviços prestados a Petrolina e região na área cultural e esportiva. Natural de Campo Formoso-BA, Valdemar Cavalcante, mais conhecido como Demazinho, que chegou a Petrolina no ano de 1957, onde encontrou alegria identificou para o esporte e a cultura popular.
Em 1966 ingressa no esporte de Petrolina se tornando árbitro de futebol na Liga Desportiva Petrolina até 1986, se torna assim, um dos melhores da história do futebol petrolinense. Em 1975, torna-se um componente amoroso da banda marcial da EMAAF, mais tarde instrutor da banda.
Já nos anos oitenta, presidiu a Liga Desportiva do Centro Social Urbano. Em 1982, atua no Departamento de Cultura e Esporte da Prefeitura Municipal de Petrolina. Visionário, Valdemar cria a Copa do Interior e vivencia ativamente dos jogos escolares do município. Em 1986 assume também o cargo de professor de educação física da Educação da Escola Caiano.
Em 1979, participa ativamente da famosa e folclórica dança do coco da EMAAF e em 1986 do animado xaxado da Escola Paul Harris e do movimento peixe vivo da Escola Caiano. Tem participação ativa, como produtor e animador das quadrilhas juninas de Dona Izaura, de Dona Moça e da EMAAF.
Em 1989, as Escolas José Martins de Deus (Pau Ferro) e José Cícero de Amorim (Rajada), o convidam para ser instrutor das bandas marciais de Rajada e Dormentes em desfiles alegóricos que deixaram marcas na história de Petrolina.
Em 1990, surge o primeiro concurso de quadrilhas do interior, também por iniciativa de Demarzinho, com penas duas concorrentes, no ano seguinte o concurso recebe 14 quadrilhas.
Certamente, a medalha Dom Malan fez justiça e reconhece a dedicação ao esporte, folclore, teatro, humor e repentes. Pensador, poeta, contador de causos e piadas, um artista e defensor das raízes culturais sertanejas. No futebol, nas gincanas culturais, escolas de samba, danças folclóricas, em Petrolina tem a marca de Demazinho.
demazinho -0 2

Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...